POCONÉ: Agroana Girau produz alimentos orgânicos

Grupo de mulheres do assentamento Agroana Girau buscam parceria para aumentar a produção e a venda de alimentos orgânicos em Poconé e região

Pelo fato de proporcionar importantes benefícios para a saúde e para o meio ambiente, o consumo de alimentos orgânicos está se tornando cada vez mais popular e, por isso, a sua produção vem sendo apoiada no mundo inteiro.

Em Poconé (100 km de Cuiabá-MT), o projeto de extensão da Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem estimulado a produção dos alimentos orgânicos no núcleo São João do Assentamento Agroana Girau que fica localizado próximo à Vila 120, as margens da BR 070.

Na localidade, que é uma das maiores referencias da Baixada Cuiabana na produção de hortifrútis granjeiros, vivem cerca de 35 famílias de pequenos produtores rurais onde um grupo formado por 14 mulheres também vêm produzindo e comercializando os alimentos orgânicos.

Na semana passada (Terça-feira: 04/10), o secretário municipal de Agricultura, Amarildo do 120, esteve visitando a localidade e discutindo novas parcerias para poder contribuir com o grupo das trabalhadoras, dentre elas, no transporte dos alimentos para comercialização na feira municipal e a busca pelo selo de certificação dos alimentos para potencializar a venda para outros municípios.

A notícia das novas parcerias animou as produtoras que creem no aumento da produção e da venda e, consequentemente, na renda familiar. A Prefeitura de Poconé, em sua atual gestão, tem sido parceira do assentamento com a destinação de patrulha mecanizada para o preparo do solo, bem como, kit’s de irrigação, de caminhões baús para o transporte dos alimentos, dentre outros.

Walney Rosa
Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta Cancelar resposta