Poconé é uma cidade pantaneira que além do turismo se destaca pela sua produção no campo.

Distante 100 quilômetros ao sul de Cuiabá que é a capital do estado de Mato Grosso, o município de Poconé é um polo produtor que comercializa seus produtos para o consumo da capital e cidades vizinhas.

Recentemente as Vereadoras Ageane Barros e Jocilma Amaral, ambas do partido União Brasil, conseguiram que mais uma de suas INDICAÇÕES fosse aprovada por unanimidade no parlamento municipal.

O pedido foi apresentado em forma de indicação e encaminhado as seguintes autoridades: Amarildo Schimieleski, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Rural, aos Senhores José Daniel Dalri, Diretor da Empaer Poconé, Joenil Helena de Jesus, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poconé. 

As vereadoras solicitaram uma reunião para que seja criado ou apresentado:

1 – O PLANEJAMENTO e cuidados com a terra, seguido de plantio, com a chegada do período de chuva;

2 – Plano de manutenção das estradas rurais;

3 – Plano de comercialização de produtos;

4 – Frota e profissionais a disposição da secretaria. 

Na justificativa as vereadoras esclareceram que: “o inicio do mês de outubro, as chuvas se apresentam, momento do agricultor plantar. Por isso devemos voltar à atenção do poder público para o campo, tendo em vista que o planejamento de forma adequada estuda o mercado, conhece o processo produtivo, escolhe o tipo de semente ideal para sua região e tipo de solo que são pontos primordiais no planejamento”, afirmou Jocilma Amaral.

“Poconé precisa identificar a frequência de produção; conseguir entregar a quantidade que o mercado exige, para isso oferecer uma boa manutenção de estradas para facilitar entrega”, defendeu Ageane Barros.

Segundo as parlamentares as atenções das entidades de capacitação (Empaer e a própria secretaria municipal) para auxiliar na qualidade do produto tendo a potencializar a produção local; por isso precisam debater alguns pontos como: Produtividade, Tempo para Colheita, Quantidade e qualidade a ser produzida.  

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta