
A indicação nº 24 de 2022 das vereadoras Ageane Barros e Jocilma Amaral (UB) deu bons resultados e foi atendida pelo Prefeito Municipal de Poconé Tatá Amaral; Sebrae-MT e Sicred-Poconé.
No ano passado as vereadoras solicitaram implantação do projeto ambiental, educacional e econômico para auxiliar crianças, famílias e pequenos produtores da agricultura familiar, nominado como programa RECICLA VERDINHO.
Segundo o site da prefeitura de Poconé:
“Esse projeto consiste em uma estratégia de integração da sociedade, com foco na sustentabilidade, por meio da educação ambiental, porém, com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira de nossos alunos e no desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, em especial os agricultores familiares e os catadores de materiais recicláveis.
O verdinho consiste em uma moeda social que será utilizada pelos alunos na feira municipal nas aquisições de produtos produzidos diretamente pelos agricultores familiares locais. Com a aplicação desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação, busca incentivar os alunos a consumir produtos mais saudáveis, ao mesmo tempo que faz a inclusão social e econômica do homem no campo, e reduz a pegada ambiental.
O programa funciona por meio de parcerias realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, de agricultura, Meio Ambiente, SEBRAE, SICREDI entre outras. Poconé selecionou a escola municipal João Godofredo como projeto piloto nesta primeira etapa.”
Para Ageane Barros “a iniciativa unirá vários atores comprometidos com o futuro da cidade, envolvendo áreas essenciais como a Educação, o Meio Ambiente, o Desenvolvimento Econômico, a Agricultura, especialmente as famílias da agricultura familiar que também serão beneficiadas com o projeto”. Jocilma Amaral finalizou dizendo que “o programa é uma causa muito nobre e uma forma de despertar nas crianças a vontade de empreender, cuidar do nosso Meio Ambiente com um dos processos de reaproveitamento que é extremamente importante: a reciclagem