A indicação nº 24 de 2022 das vereadoras Ageane Barros e Jocilma Amaral (UB) deu bons resultados e foi atendida pelo Prefeito Municipal de Poconé Tatá Amaral; Sebrae-MT e Sicred-Poconé.

No ano passado as vereadoras solicitaram implantação do projeto ambiental, educacional e econômico para auxiliar crianças, famílias e pequenos produtores da agricultura familiar, nominado como programa RECICLA VERDINHO.

Segundo o site da prefeitura de Poconé:

“Esse projeto consiste em uma estratégia de integração da sociedade, com foco na sustentabilidade, por meio da educação ambiental, porém, com reflexos fortes e positivos na educação alimentar e financeira de nossos alunos e no desenvolvimento econômico local dos pequenos negócios, em especial os agricultores familiares e os catadores de materiais recicláveis.

Prefeito Tatá Amaral, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Ornella Falcão, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agropecuário Rural, Amarildo Schmieleski, Secretário Municipal de Turismo, Manoel Salvador (Dodô), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Daniele Assis, Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, Sandro Rossi e o Consultor Credenciado do Sebrae-MT, Luiz Pivovar. Reunião, a respeito da viabilização da implantação do Projeto Recicla Verdinho em Poconé 

O verdinho consiste em uma moeda social que será utilizada pelos alunos na feira municipal nas aquisições de produtos produzidos diretamente pelos agricultores familiares locais. Com a aplicação desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação, busca incentivar os alunos a consumir produtos mais saudáveis, ao mesmo tempo que faz a inclusão social e econômica do homem no campo, e reduz a pegada ambiental.

O programa funciona por meio de parcerias realizadas pela Secretaria Municipal de Educação, de agricultura, Meio Ambiente, SEBRAE, SICREDI entre outras. Poconé selecionou a escola municipal João Godofredo como projeto piloto nesta primeira etapa.”

Para Ageane Barros “a iniciativa unirá vários atores comprometidos com o futuro da cidade, envolvendo áreas essenciais como a Educação, o Meio Ambiente, o Desenvolvimento Econômico, a Agricultura, especialmente as famílias da agricultura familiar que também serão beneficiadas com o projeto”. Jocilma Amaral finalizou dizendo que “o programa é uma causa muito nobre e uma forma de despertar nas crianças a vontade de empreender, cuidar do nosso Meio Ambiente com um dos processos de reaproveitamento que é extremamente importante: a reciclagem

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta