Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. PIX: Governo colhe dupla derrota, demonstra fragilidade e cansaço a dois anos da eleição
Aliados e adversários veem abatimento, falta de estratégia e descompasso no recuo da fiscalização do PIX; episódio amplia poder de barganha do centrão, que prega reforma ampla no Planalto O presidente Lula durante cerimônia no Palácio do Planalto em 6 de novembro
Adriano Machado/Reuters
O governo Lula 3 conseguiu a proeza de colher uma dupla derrota num episódio para o qual nem se apresentou para disputa política com a oposição. A avaliação é corrente nos bastidores entre aliados e adversários que assistem o dia seguinte de uma vitória retumbante de ala estridente da oposição sobre mudanças que nem chegaram a ser implementadas na fiscalização da Receita Federal sobre movimentações do sistema de pagamentos mais usado do país hoje: o PIX.
O blog ouviu integrantes do governo, da base, da oposição e marqueteiros. O entendimento é o de que o Planalto demonstrou fragilidade, inaptidão e ainda ampliou o poder de fogo e dependência de um centrão que já prega uma reforma ministerial mais ampla do que a que Lula sinaliza intenção em fazer.
“O recuo, da forma como foi feito, demonstrou uma fragilidade do governo como há muito tempo eu não via”, resume o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI). “O problema, para mim, não é só de comunicação. É o Lula. Ele parece estar de saco cheio, sem apetite para governar. Está blindado. Os problemas chegam na sala dele quando já é muito tarde para decidir”, conclui.
Aliados do governo poupam o presidente, mas reconhecem que o episódio causou um bate cabeça como há muito não se via, expondo os principais agentes da Esplanada a uma derrota acachapante diante da ala mais estridente da oposição.
A imensa propagação de fake news é apontada como fator determinante para o saldo final do episódio, mas não só. “Existe um ambiente irreal criado pelas redes, mas o governo mexeu com a base da pirâmide. O pedreiro, a faxineira, os personagens que são de fundamental importância e que agora estão em pânico. Essas pessoas receberam uma ‘fake news’ da extrema direita sobre o PIX e ficaram desconfiadas. Mas, agora, elas acham que era verdade. Tanto era verdade, que o governo recuou”, analisa um especialista em comunicação próximo a ministros de Lula.
“Recuar de um erro pode ser meritório, mas nesse caso faltou mesmo foi coordenação política. No fim, o Lula mandou um recado para o eleitor dele, que hoje está sendo humilhado por ter ‘feito o L’. É um erro grosseiro”, resume.
A burocracia da Fazenda decidiu ampliar a fiscalização sobre transições acima de R$ 5 mil feitas em PIX, mirando sonegadores fiscais. À medida, somaram-se uma série de desinformações, que tratavam a decisão somo uma “taxação do PIX”, o que era falso. “No fim, se era meritório, cercar lavagem de dinheiro e sonegação, era preciso contar uma história pras pessoas. Uma conversa com o eleitor. Faltou conversar com a sociedade”, explica o marqueteiro.
O governo ontem derrubou a medida, atribuindo o recuo a fake news, sem nem sequer defender a norma editada por ele mesmo no campo da comunicação ou no da política.
A saída de cena envergonhada da determinação editada pela Receita ficou na conta do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), autor de um vídeo com mais de 200 milhões de visualizações sobre o assunto. “Ele não aparece hoje como pré-candidato à Presidência em 2026 porque não tem idade. Simples assim”, diz um prócer da direita. Nikolas tem 28 anos. A idade mínima para concorrer à Presidência é 35.
Além da oposição, ganha com o episódio o centrão, que prega uma mudança profunda no ministério de Lula, para ampliar seus espaços. “Ou faz uma virada em 60 dias ou não sei”, projeta o presidente do PP. Leia mais
2. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura
Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao BDAC com Melícia Moura Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC – 2ª edição a partir de 19h30. Leia mais
3. Adolescente é baleado após ser perseguido por carro e moto em Boa Vista
Vítima de 15 anos foi atingido com três disparos após ser perseguido por homens em moto e em carro. Ele foi levado ao HGR. Vítimas foram levadas ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR)
Luciano Abreu/Rede Amazônica/Arquivo
Um adolescente de 15 anos foi baleado com três disparos após ser perseguido por dois homens, um em um carro e outro em uma moto, nesta quarta-feira (15) no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista. Ninguém foi preso.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar (PM), o adolescente foi encontrado pelos agentes já caído no chão. Os moradores do bairro já haviam ligado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Testemunhas disseram à PM que a vítima estava sendo perseguida na rua, quando os suspeitos deram os tiros e fugiram do local.
O adolescente foi levado para o Hospital Geral de Roraima (HGR).
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima. Leia mais
4. Defesa Civil realiza avaliação de risco estrutural em imóvel atingido por incêndio em Aracaju
O prazo para emissão do relatório técnico é de 72 horas. Imóvel atingido pelo fogo em Aracaju
Anderson Barbosa/ TV Sergipe
A Defesa Civil de Sergipe realizou nesta quinta-feira (16) uma avaliação de risco estrutural no residencial que teve um imóvel atingido por um incêndio no Bairro Santos Dumont, na capital. O risco risco de colapso estrutural no restante da cobertura da edificação foi descartado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“Somente na casa em que houve o incêndio é que houve realmente o colapso da estrutura da parte da cumeeira em que será feito todo o serviço de reestruturação da edificação. A parte do pavimento superior é de alvenaria de vedação, o pavimento inferior é de concreto armado, então não há risco, não há indício de risco que isso possa afetar as casas da parte inferior da edificação”, explicou a coordenadora da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo, acrescentando que o prazo para emissão do relatório técnico da vistoria é de 72 horas.
Ainda segundo a Defesa Civil, os moradores que precisaram deixar o imóvel devido ao incêndio estão em casa de familiares. Leia mais
5. Cursos de graduação estão com 835 vagas abertas no IFMG
Vagas para 57 cursos superiores serão disponibilizadas por meio do SISU 2025 Cursos de graduação estão com 835 vagas abertas no IFMG.
Júlia Reis/g1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais está com 835 vagas abertas para cursos de graduação.
As oportunidades, que serão disponibilizadas via Sisu, são para 57 cursos superiores (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), na modalidade presencial, de 17 campo da instituição, dentre eles Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.
Só nos campos da região Leste de Minas, serão 190 vagas distribuídas entre 11 cursos de áreas diversas como Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Matemática, Sistema de Informação, Agronomia, Ciências Biológicas e Administração.
A relação completa com as oportunidades divididas por curso e por campus encontra-se disponível no portal da instituição.
As inscrições para o SISU começam na próxima segunda-feira, dia 17, e seguem abertas até o dia 21 deste mês.
São ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025. No caso do IFMG, a maior parte das vagas são para o primeiro semestre.
Como participar do Sisu
Para participar, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e não ter tirado nota zero na prova de redação.
Com os resultados, os candidatos podem se inscrever gratuitamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Na edição 2025 do Sisu haverá somente uma etapa de inscrição de candidatos. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro (1º e 2º semestres), participando da seleção uma única vez.
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, dentro da chamada regular, deverão realizar a matrícula no período de 27 a 31 de janeiro de 2025.
Classificação
Todos os candidatos inscritos serão classificados conforme o desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Lista de espera
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
Serão divulgados no site dos campi do IFMG o cronograma referente às chamadas de candidatos classificados na lista de espera, para que procedam ao registro acadêmico e à matrícula.
O resultado da chamada regular do Sisu sai no dia 26 de janeiro. Os aprovados precisam ficar atentos à documentação exigida. O IFMG divulgará o cronograma e os locais de matrícula em seu portal institucional.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.