PF prende americano condenado por abuso sexual infantojuvenil; homem foi detido em Salvador, Criança de 4 anos morre após tomar remédio controlado em MS; polícia investiga caso

Bendev Junior
fevereiro 7, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. PF prende americano condenado por abuso sexual infantojuvenil; homem foi detido em Salvador

Ministério da Justiça havia determinado a expulsão do estrangeiro em 2019, mas ele respondia pelo crime em liberdade. Imagem ilustrativa da PF na Bahia
Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu um cidadão estadunidense na manhã desta sexta-feira (7), em Salvador. O homem foi condenado pela prática de crimes sexuais contra menores e exploração de conteúdo referente a abuso infantojuvenil.
Em comunicado enviado à imprensa, a PF explica que solicitou o pedido de prisão cautelar para garantir a retirada do estrangeiro do país com base nesses crimes. O g1 pediu mais informações sobre o local e as circunstâncias da detenção, mas a instituição não respondeu até a publicação deste texto.
A expulsão dele foi determinada pelo Ministério da Justiça em 2019, porém a defesa do homem havia conseguido a permanência dele no Brasil, em liberdade, até a execução da medida de retirada compulsória.
Na sequência, diligências realizadas pela PF constataram que o homem não cumpria as determinações judiciais impostas para permanecer em território nacional, não comparecendo às intimações subsequentes e nem apresentando justificativa plausível para a ausência.
Com isso, a 17ª Vara Federal Criminal de Salvador determinou a prisão cautelar dele pelo prazo necessário à conclusão do processo de expulsão do país. A instituição policial lembra que a medida, diferentemente da extradição, é um ato administrativo de retirada compulsória do migrante, devidamente fundamentado na legislação brasileira, com o propósito de proteger a ordem pública e a segurança nacional.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Homem é suspeito de abuso sexual no sudoeste da Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais

2. Criança de 4 anos morre após tomar remédio controlado em MS; polícia investiga caso

Ao g1, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA) informou que as equipes seguem empenhadas para esclarecer o caso, que está em sigilo. DEPCA em Campo Grande.
Reprodução
Uma criança, de 4 anos, morreu após tomar diversos comprimidos tarja preta. Conforme o Hospital Universitário de Campo Grande, o menino chegou a ficar mais de uma semana internado, mas não resistiu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Ao g1, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA) informou que as equipes seguem empenhadas na investigação para esclarecer o caso, que está em sigilo.
A reportagem entrou em contato com o Hospital Universitário, que informou que a criança deu entrada no fim de janeiro após o acidente e permaneceu em tratamento até a tarde dessa quinta-feira (7), quando não resistiu.
O hospital se manifestou através de nota, informando que não tem autorização para divulgar detalhes sobre os pacientes. Veja abaixo na íntegra:
“O Hospital Universitário pautada/o pelo Código de Ética e Conduta da Ebserh e pela Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), não compartilha boletins sobre estado de saúde ou informações de pacientes.
Todas as informações sobre o atendimento e a conduta terapêutica são discutidos pelas equipes de atenção à saúde e comunicadas exclusivamente ao paciente ou ao familiar responsável”.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: Leia mais

3. Chevrolet paralisa produção do Onix em Gravataí por ao menos dois meses

Segundo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, mil funcionários podem ser afetados pela interrupção na produção dos modelos hatch e sedã. Chevrolet paralisará produção do Onix e Onix Plus a partir de 22 de abril
Divulgação
A Chevrolet anunciou que vai paralisar a produção de seus veículos de entrada, Onix e Onix Plus, a partir de abril. A interrupção perdurará três meses (até julho) devido ao grande número de carros estocados no pátio na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, onde há mais de 20 mil unidades do hatch e do sedã.
Segundo nota enviada pela fabricante, há uma negociação em andamento com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para adção de um período de suspensão de contratos de trabalho. Confira o comunicado:
“A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado.
A GM reforça seu compromisso com seus colaboradores e parceiros, e continuará monitorando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento, sempre em diálogo com as partes envolvidas.”
Inicialmente, a paralisação era de apenas 30 dias. Porém, a negociação com o sindicato apontava uma necessidade de interromper a produção dos dois modelos por três meses.
De acordo com o presidente do sindicato, Valcir Ascari, o acordo foi o seguinte: “layoff negociado com a GM de dois meses e oito dias, a partir do dia 22 de abril. Garantimos para os trabalhadores o VR [vale-refeição], décimo terceiro e PPR [programa de participação nos resultados] integrais, além cursos de qualificação em andamento mesmo durante o layoff”.
Com reuniões encerradas, há uma assembleia agendada entre a montadora e os representantes do sindicado para a próxima segunda-feira (10). De acordo com Ascari, são cerca de 700 a mil funcionários afetados pela paralisação da Chevrolet.
“Não temos saída, o layoff já foi confirmado pela GM e não temos muito para onde ir”, confidencia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.
Porém, a Chevrolet informou ao g1 que nada foi definido e o processo ainda está em negociação. Leia mais

4. Após chuvas, açude Gargalheiras chega a 75% da capacidade de armazenamento

Reservatório, considerado um dos mais importantes do estado, sangrou em abril do ano passado após 13 anos. Açude em Serra Negra do Norte foi único a encher em 2025. Açude de Gargalheiras, em Acari, interior do RN
Divulgação/Igarn
Após as chuvas recentes que caíram em todo o Rio Grande do Norte nos últimos dias, o açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó, atingiu 75% da capacidade de armazenamento de água, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).
De acordo com o órgão, o Gargalheiras recebeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de água em apenas 24 horas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Em abril do ano passado, o reservatório sangrou após 13 anos, sendo motivo de festa para os potiguares e virando atração turística. Isso porque, no Gargalheiras, o transbordo acontece por uma parede de mais de 20 metros, proporcionando o que os sertanejos chamam de “véu de noiva” durante a queda d’água.
👉 Contexto: A “sangria” é o termo usado quando o reservatório chega à sua capacidade máxima e transborda. Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme “Bacurau” em 2018 e é um dos maiores açudes do estado.
De acordo com o Igarn, em comparação com a primeira semana de fevereiro do ano passado, a carga de água acumulada no Gargalheiras é bem maior: 75% contra 5% neste mesmo período em 2024.
Na época, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) buscava alternativas para evitar o colapso no fornecimento de água para Acari e Currais Novos, município vizinho que também é abastecido pelo reservatório. Juntas, as cidades têm mais de 50 mil habitantes.
O primeiro reservatório a sangrar neste ano no RN foi a barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, no mês de janeiro, segundo o Igarn.
Em janeiro, as chuvas ficaram acima do esperado no Rio Grande do Norte. Na Mesorregião Central, onde a Região Seridó se localiza, o esperado para o mês era de 58,2 milímetros e foi observada uma média de 150,1 milímetros pela Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
Segundo o Igarn, os 65 reservatórios públicos monitoras pelo órgão acumulavam, nesta sexta, 60,9% da capacidade de armazenamento de água, o que representa o maior volume desde 2012 (veja dados no final para o mês de fevereiro).
LEIA TAMBÉM
Entenda o caminho das águas: para onde vai sangria do Açude Gargalheiras
Período de seca e cenário de ‘Bacurau’
O Gargalheiras passou por momentos difíceis com a falta de chuvas na região após a sangria de 2011, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.
Num desses momentos sem água, o açude serviu de cenário para o filme brasileiro “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.
LEIA TAMBÉM
JANEIRO DE 2021: Açude Gargalheiras virou patrimônio histórico do RN
NO SERIDÓ: Saiba como chegar ao açude Gargalheiras no Seridó potiguar
Pescador celebra aumento no volume do açude Gargalheiras com música no RN
Aumentos imporantes
Dois outros reservatórios da Região Seridó do Rio Grande do Norte também receberam recarga significativa após as chuvas dos últimos dias na região, segundo o Igarn: o Zangalheiras, em Jardim do Seridó, e o Açude de Cruzeta, em Cruzeta.
O volume do Zangalheiras subiu para 36,85% da capacidade total, tendo 2,91 milhões de metros cúbicos de água acumlada – na segunda-feira passada (3) o volume registrado era de 2,68 milhões.
Já o açude público de Cruzeta recebeu 3,24 milhões de metros cúbicos de recarga, acumlando atualmente 20,52 milhões, o que representa 87,13% da capacidade total. No início da semana, o porcentual era de 73,39%.
A Lagoa do Bonfim, que é ponto de captação de água para alimentar a Adutora Monsenhor Expedito, no Agreste, subiu de 56,5% para 58%.
Reservatórios menores
Reservatórios menores também apresentaram incrementos positivos, segundo o Igarn.
O açude Sossego, em São Fernando, fechou a semana como volume de água acumulado em 59,5%. Já o Riachão, em Rodolfo Fernandes, com 49,5%
Maiores barragens
Maior reservatório do RN, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 65,84% do total da capacidade de armazenamento, caindo um pouco em relação ao relatório anterior, quando estava com 65,95%.
A Barragem Santa Cruz do Apodi fechou a semana com 70,1%, segundo Igarn, e a de Umari, em Upanema, com 76,9% da capacidade.
Volume de água armazenada considerandos os reservatórios monitorados na primeira semana de fevereiros nos últimos anos, segundo o Igarn (%):
2025: 60,97%
2024: 50,09%
2023: 43,55%
2022: 39,39%
2021: 43,01%
2020: 22,36%
2019: 21,09%
2018: 10,59%
Lembre reportagem de quando o Gargalheiras sangrou, em 2024, após 13 anos:
Após 13 anos, açude Gargalheiras inicia sangria e sertanejos comemoram com fogos e orações
Vídeos mais assistidos do g1 RN Leia mais

5. Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas

O principal centro da folia será a capital, São Luís que conta com rede de hotéis e restaurantes com preços diversos, além de opções de transporte; segurança será reforçada Com grandes nomes da música nacional, apresentações de artistas locais e grupos folclóricos tradicionais a programação do Carnaval 2025, no Maranhão, promete superar os recordes registrados em 2024 e consolidar o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante a folia. Por isso, preparamos um guia para ajudar quem pretende curtir as apresentações no estado.
Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas
Divulgação/Gov do Maranhão
O principal centro da programação do Carnaval do Maranhão 2025 será a capital, São Luís. E quem vier para a cidade vai contar com estruturas de segurança, saúde, transporte público, promoção social e, claro, uma rede de hotéis, bares e restaurantes prontos para receber os visitantes com muita cordialidade.
“Nossa expectativa é que este Carnaval atraia turistas tanto quanto as festividades do final de ano, em que São Luís chegou a 100% de ocupação hoteleira. Vamos, novamente, realizar o Receptivo Turístico, no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em clima carnavalesco. Uma das muitas formas animadas de receber o visitante que chega ao Maranhão”, afirma a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Em 2024, o Carnaval maranhense teve mais de 2,9 milhões de participantes nos cinco dias de festa e a ocupação hoteleira superou 80%, confirmando o Maranhão como um importante destino turístico no período.
Serviços de hospedagens
Para 2025, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), prevê um crescimento entre 6% e 8% em relação ao ano passado. São Luís conta com hotéis, pousadas, hostels e hospedarias. Para quem pretende acompanhar os trios elétricos no Circuito Vem Pro Mar, a dica é se hospedar nos hotéis da orla da capital maranhense.
De acordo com o TripAdvisor, plataforma de viagens que fornece informações e avaliações sobre destinos turísticos, as diárias para hotéis na orla podem custar a partir de R$ 1.500,00, se o interesse for um serviço de alto padrão com uma suíte de frente para o mar. No mesmo hotel é possível encontrar diárias a partir de R$ 590 em quartos intermediários.
Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas
Divulgação/Gov do Maranhão
Para quem busca hotéis que fiquem localizados na Avenida Litorânea, onde é realizado o Circuito Vem Pro Mar, as diárias podem custar a partir de R$ 586,00 em hotéis três estrelas. Porém é possível encontrar opções mais econômicas na via com diárias custando a partir de R$ 400,00.
Para quem pretende maior economia, mas também não abre mão de boa localização a opção é buscar hotéis nas avenidas de acesso mais próximo à que ocorrerá o circuito. Neste caso, há diárias com preços que podem custar a partir de R$ 278,00 em hotéis duas estrelas. Já quem for priorizar as atrações do Centro Histórico da capital maranhense nos circuitos Vem Pro Centro (pré-Carnaval) ou Vem Pra Madre Deus (Carnaval oficial) as melhores opções podem ser as pousadas da região.
Neste caso, há opções com diárias a partir de R$ 300,00 em estabelecimentos três estrelas localizados no coração do Centro Histórico ou R$ 163,00 em pousadas. Há ainda opções de hostels com valores a partir de R$ 201,00 nas ruas mais próximas aos pontos de folia.
Uma dica importante é pesquisar os pacotes com a agências de viagens, que podem conseguir as melhores vantagens nos períodos de alta temporada.
Serviços de alimentação
O ditado já diz que saco vazio não para em pé, por isso, também é importante pesquisar bons locais para fazer as refeições. O café da manhã quase sempre é feito no hotel ou outro estabelecimento onde se está hospedado e muitos deles contam com restaurantes.
Mas para quem quer aproveitar para conhecer os restaurantes da cidade uma dica é buscar o Centro Histórico, onde é possível experimentar o melhor da comida típica maranhense à base de frutos do mar em estabelecimentos que vão desde o perfil mais sofisticado ao tradicional com pratos individuais a partir de R$ 48,00 e de R$ 103,00 para duas pessoas.
O Centro Histórico conta ainda com restaurantes do tipo buffet e prato feito para quem deseja preços mais econômicos.
A orla de São Luís também conta com inúmeras opções de bares e restaurantes para quem preferir curtir uma praia enquanto aguarda o pedido ficar pronto. Além de oferecer um cardápio variado com frutos do mar e carne vermelha, os estabelecimentos contam com cardápio de bebidas e drinks variados que ajudam a amenizar o calor. Em alguns locais ainda é possível curtir os embalos de apresentações musicais ao vivo.
O preço médio de uma refeição na Avenida Litorânea, em São Luís, pode variar de acordo com o restaurante e o tipo de comida. Há opções individuais que custam a partir de R$ 29,00, mas também há opções para duas pessoas que podem custar a partir de R$ 80,00 a R$ 130,00 no mesmo estabelecimento.
Ainda na orla da capital há opções climatizadas com cardápio de comida regional ou massas. Se a pedida for uma cozinha mais sofisticada a cidade com ainda com diversas opções de bistrôs e restaurantes com cardápio de cozinha oriental e contemporânea.
Transporte
Também é fundamental saber como se deslocar pela cidade. São Luís conta com serviço de táxi e também de transporte por aplicativo que podem ser solicitados pelo passageiro ou no hotel.
Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas
Divulgação/Gov do Maranhão
Para quem prefere utilizar o transporte público a cidade conta com cinco terminais de integração por meio dos quais é possível se locomover entre os quatro municípios da chamada Grande Ilha de São Luís com apenas uma tarifa de R$ 4,20. Para quem vai para os circuitos da folia o mais estratégico é o Terminal da Integração Praia Grande, localizado no Centro Histórico de São Luís, onde ocorrem os circuitos Vem Pro Mar e Vem Pra Madre Deus.
Este também é o terminal mais próximo da orla, sendo possível pegar diversas linhas de ônibus que circulam nas áreas de acesso à Avenida Litorânea. Uma delas, inclusive, circula diretamente pela via. Mas vale lembrar que nos dias de programação o trânsito na avenida passará por alterações para garantir a segurança de todos.
Segurança
Quem vier à capital maranhense no Carnaval pode ficar tranquilo, pois um grande esquema de segurança será realizado nos dias de festa nos circuitos e vias de acesso aos pontos de folia. A Polícia Militar fará o policiamento a pé, montado e motorizado, revistas, torres de observação. A Polícia Civil também terá pontos onde será possível registrar qualquer tipo de ocorrência.
Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas
Divulgação/Gov do Maranhão
No restante da cidade o policiamento diário também será reforçado para garantir a segurança de quem for para outras regiões da cidade em busca outro tipo de lazer.
O Corpo de Bombeiros também atuará prevenção de acidentes e auxiliando o atendimento médico. Na orla, salva-vidas estarão orientando as pessoas quanto aos riscos de entrar no mar, sobretudo após o consumo de bebida alcoólica e estarão de prontidão para ação de resgate.
Carnaval do Maranhão: onde ficar, comer e outras dicas
Divulgação/Gov do Maranhão
Carnaval 2025
Com o tema “Estado de Folia e Alegria”, a programação organizada pelo Governo do Maranhão para o Carnaval 2025 se divide em dois grandes momentos. No dia 31 de janeiro foi iniciado o Pré-Carnaval, que segue até 23 de fevereiro. No dia 27 de fevereiro será aberta a programação oficial com encerramento marcado para dia 4 de março.
Este ano, serão sete pontos de apresentações divididos nos circuitos: Vem Pro Mar, Vem Pro Centro e Vem Pra Madre Deus. A festa vai atrair visitantes de todo o Brasil para acompanhar as apresentações musicais, dos blocos tradicionais e cortejos culturais. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak