Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP

Bendev Junior
fevereiro 2, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina

Afogamento aconteceu no sábado (1). Segundo amigo, vítima tinha arritmia cardíaca e havia consumido vários energéticos no dia. Represa do Broa terá reajuste no valor da entrada de veículos a partir desta quinta-feira (19)
Prefeitura Municipal de Itirapina/Divulgação
O pedreiro Odair Pereira, de 33 anos, morreu afogado na represa do Broa, em Itirapina (SP), na noite de sábado (1).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo o Boletim de Ocorrência, a vítima estava em uma chácara com amigos próximo às margens da lagoa quando desapareceu. Um dos amigos, proprietário da chácara, disse no depoimento que ninguém havia consumido bebidas alcóolicas e que Odair tinha consumido vários energéticos e tinha arritmia cardíaca.
De acordo com o B.O, a vítima estava sentada na beirada da água e após um tempo os amigos perceberam que o boné dele estava boiando. Nisso, eles entraram na água e tentaram encontrar o amigo, mas sem êxito.
Na sequência, os amigos acionaram o salva-vidas do local e o Corpo de Bombeiro. O desaparecimento foi por volta das 20h e os Bombeiros localizaram o corpo na lagoa próximo a outra chácara. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou o óbito.
Ainda de acordo com o relato do amigo, que trabalhava com Odair em obras, a vítima estava se queixando de mal estar na semana e que usava remédio controlado quando não se sentia bem.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Rio Claro (SP). O local e data do velório e enterro ainda não foram informados.
A Perícia foi acionada e constatou que, aparentemente, Odair não apresentava lesões e que há câmeras de monitoramento às margens da represa. A Polícia Civil investiga o caso.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquaraos e Araraquara Leia mais

2. VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP

Animal foi resgatado por um agente da ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, e solto em uma região de mata próximo à Estação Socorro. Sagui é filmado se pendurando nas barras do vagão de um trem em SP
Passageiros da Linha 9-Esmeralda, que liga a Zona Sul de São Paulo a cidade de Osasco, foram surpreendidos por um sagui na manhã deste domingo (2). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o macaco se pendurando nas barras do vagão (veja acima).
Pelas imagens, é possível ver que uma das passageiras chegou a oferecer uma banana para o macaco que aceitou o alimento.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, o sagui foi resgatado por um agente de atendimento e segurança.
Em seguida, ele foi solto em uma região de mata próxima à Estação Socorro, na Zona Sul.
“A concessionária orienta que ao avistar um animal silvestre os clientes não o alimentem e chamem um agente de atendimento e segurança”, alertou a ViaMobilidade em nota.
Sagui é flagrado andando dentro do vagão de um trem da Linha 9-Esmeralda
Reprodução/Grajaú Tem Leia mais

3. Imagens de drone mostram implosão do que restou da ponte que desabou e matou 14 pessoas entre TO e MA

Estrutura entre Aguiarnópolis e Estreito (MA) foi destruída na tarde desta domingo. Detonação dos explosivos levou cerca de 15 segundos. Três vítimas do desabamento seguem desaparecidas. Imagens de drone mostram implosão de ponte entre TO e o MA
Os pilares que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA), foram implodidos neste domingo (2). Com um planejamento feito há semanas para garantir a segurança da população e das equipes, imagens aéreas feitas por drone registraram o momento exato que os explosivos foram acionados e levaram a estrutura ao chão.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O vão central da ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024. Ela ligava os estados do Tocantins e do Maranhão desde os anos de 1960. O acidente deixou 18 vítimas que estavam em dez veículos entre carros, motos, caminhonetes e carretas que caíram nas águas do Rio Tocantins. Os corpos de 14 pessoas foram retirados do rio, um homem foi resgatado com vida e três vítimas ainda estão desaparecidas.
De acordo com imagens da TV Anhanguera, é possível ver o momento exato que os explosivos derrubam a estrutura. O desabamento causou uma ‘cortina’ de poeira ao redor da ponte, que logo se dissipou. Finalizada a implosão, é possível ver as plataformas aos pedaços, espalhadas no perímetro onde estavam em pé, às margens do Rio Tocantins (assista acima).
Drone mostra momento de implosão da ponte
Antoniel Silva/TV Anhanguera
Foram usados 250 kg de explosivos em perfurações feitas na estrutura. Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) monitoraram o procedimento que utiliza a técnica de calor intenso e explosivos. Eles foram instalados em cada uma das plataformas, sendo posteriormente ativados com uma diferença de 3 segundos. É possível ouvir o momento das explosões em cadeia nas imagens feitas pela reportagem. Todo o processo levou cerca de 15 segundos.
O procedimento exigiu a evacuação de uma área de segurança tanto do lado tocantinense como do maranhense. A Prefeitura de Aguiarnópolis, juntamente com a Defesa Civil, retiraram a população que mora na região uma hora antes da ação. A população foi autorizada a voltar 30 minutos após ser finalizada e implosão.
A etapa está dentro do cronograma para a construção da nova estrutura. O Consórcio Penedo – Neópolis, constituído pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada é responsável pela obra e tem o prazo para entrega de um ano.
Imagens de drone mostram o que restou da ponte após implosão
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra implosão da estrutura que sobrou de ponte que desabou entre o Tocantins e o Maranhão
Mais de 200 kg de explosivos e 15 segundos de ação: o que se sabe sobre a implosão da ponte entre TO e MA
Implosão do que restou da ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão vai usar cerca de 250 kg de explosivos
Ponte que desabou foi construída em 1960, passou por reparos em 1998 e precisava de novas obras; veja histórico da estrutura
Relembre o desabamento
Pouco antes das 15h do dia 22 de dezembro a ponte JK cedeu. Pessoas que estavam nas proximidades conseguiram fazer vídeos do acidente. As condições da estrutura já era motivo de reclamação de autoridades e moradores tanto de Aguiarnópolis como de Estreito.
O vereador Elias Júnior (Republicanos), do lado tocantinense, estava fazendo um vídeo para denunciar a situação da ponte no momento em que ela cedeu. O parlamentar conseguiu filmar o momento que uma parte do asfalto cedeu por causa do rompimento do vão central.
Além dos veículos que caíram no rio, carros e caminhões acabaram ficando presos na estrutura. Quando o acidente completou um mês, em 22 de janeiro deste ano, os veículos começaram a ser retirados.
Um dos proprietários chegou a conseguir uma liminar na Justiça Federal para conseguir reaver o carro que ficou atravessado em um dos buracos da ponte.
Das 18 vítimas do desabamento, o único sobrevivente foi Jairo Silva Rodrigues. Ele foi encontrado ferido no rio logo após o colapso da estrutura. Além dele, os corpos de outras 14 pessoas foram localizados. Três pessoas estão desaparecidas.
Implosão da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)
Reprodução/TV Anhanguera
Carga perigosa no rio
Dos veículos que caíram no rio estavam carretas carregadas de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico. Os frascos das cargas perigosas não se romperam, segundo informações dos órgãos que monitoram a situação.
Nos primeiros dias, as buscas às vítimas chegaram as ser suspensas pelo risco que as cargas poderiam causar aos mergulhadores. Após avaliação da situação no fundo do rio com equipamentos da Marinha do Brasil, os mergulhos foram liberados e os corpos começaram a ser resgatados.
Sobre a retirada dos materiais agrotóxicos e ácido sulfúrico que ainda estão no fundo do rio, a empresa que é responsável pelos produtos contrataram outras empresas especializadas nessa área para coordenar as ações de retirada.
Em janeiro, com a cheia do Rio Tocantins por causa das chuvas foi preciso interromper as buscas submersas, que seguem suspensas. O aumento no nível do rio também levou à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, segundo a Marinha do Brasil. Por causa da cheia no rio, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o material só poderá ser retirado a partir de abril.
Travessia por barcos
As movimentações dos governos estadual e federal para arrumar soluções para travessia entre os estados começou em dezembro. Foram anunciadas pelo menos duas datas sobre a possível travessia de veículos por balsa. Entretanto, atualmente, barcos contratados por iniciativa do governo estadual fazem a travessia de pedestres entre Aguiarnópolis e Estreito.
O DNIT chegou a anunciar a contratação da empresa Pipes Empreendimentos LTDA no valor de R$ 6.405.001,97. Mas a dispensa de licitação para contratação foi revogada porque houve descumprimento das obrigações contratuais por parte da Pipes, informou o departamento.
Enquanto a autarquia ligado ao Ministério dos Transportes não contrata outra empresa, a LN Moraes Logística LTDA foi autorizada a realizar o serviço de travessia por balsa no local pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro. Esse serviço deverá ter cobrança à população.
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
Francisco Sirianno/Grupo Mirante
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

4. Casal morre em acidente de moto em BR no ES; motorista envolvido foge após batida

Segundo PRF, Aldan Dias, de 46 anos, e Ilda Cândida Paracatu, de 47, foram atingidos por condutor que invadiu a contramão. Acidente aconteceu na BR-101, em Rio Novo do Sul, no Sul do estado. Aldan Dias, de 46 anos, e Ilda Cândida Paracatu, de 47 anos, morreram em acidente na BR-101, em Rio Novo do Sul. Espírito Santo
Arquivo pessoal
Um casal morreu em um acidente na madrugada deste domingo (2), após a moto em que eles estavam ser atingida por um carro de passeio, na BR-101, em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. Aldan Dias, 46 anos, e a esposa Ilda Cândida Paracatu, 47 anos, tiveram a morte confirmada pelos socorristas que prestaram atendimento ainda na rodovia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro teria invadido a contramão e colidido frontalmente com a motocicleta. Depois, deixou o veículo no local e fugiu sem prestar socorro, antes da chegada da polícia. Não há informações sobre a identidade do condutor ou passageiros no veículo.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Casal morre em acidente de moto e motorista envolvido na batida foge, em Rio Novo do Sul
O acidente aconteceu no km 397, da rodovia, por volta de meia-noite. Na manhã deste domingo (2), partes da moto ainda estavam no acostamento da via.
Vídeos gravados por motoristas que trafegavam pelo local mostram a pista interditada para o trabalho da polícia e socorristas.
A Eco101, concessionária que administra a rodovia, informou que o trânsito chegou a ser totalmente interditado para atendimento à ocorrência, mas o fluxo foi liberado por volta das 3h40.
Segundo a família, o enterro das vítimas vai acontecer neste domingo (2), no interior de Vargem Alta, também no Sul do estado, onde os dois moravam. O casal estava junto há 26 anos, deixa três filhos, dois rapazes de 19 e 20 anos e uma jovem de 24 anos, e um neto.
LEIA TAMBÉM:
Dois jovens morrem e um fica ferido após ataque a tiros no ES
Pai suspeito de matar filho de 6 anos em apartamento é preso no ES; família acredita que criança morreu envenenada
Ciclista morre atropelado no dia do aniversário no Norte do ES
A Polícia Científica (PCIES) informou que a perícia foi acionada na madrugada deste domingo (2), por volta de 1h, para uma ocorrência de colisão com vítima fatal, na rodovia BR-101.
Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados à Seção Regional de Medicina Legal (SML), da Polícia Científica, em Cachoeiro de Itapemirim, para serem necropsiados e, posteriormente, liberados para os familiares.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo Leia mais

5. Suspeito de dupla tentativa de homicídio motivada por homofobia é preso em Nova Friburgo
Prisão ocorreu em flagrante neste sábado (1º). Segundo a Polícia Civil, a faca usada no crime foi apreendida ainda suja de sangue. Uma das vítimas foi hospitalizada em estado grave. Um homem suspeito de dupla tentativa de homicídio motivada por homofobia foi preso em flagrante neste sábado (1º) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Segundo informações divulgadas neste domingo (2) pela 151ª Delegacia de Polícia, a prisão ocorreu com o apoio de policiais militares, em ação integrada de inteligência.
Ainda de acordo com a polícia, o crime ocorreu depois de uma discussão entre o suspeito e as vítimas, sendo uma delas, uma mulher trans. Ele desferiu facadas nas duas pessoas, deixando uma em estado grave. A faca usada no crime foi encontrada ainda suja de sangue.
“A equipe da delegacia iniciou imediatamente as investigações e contatou que o autor e uma das vítimas possuem animosidade, já que uma amiga delas teria sido drogada e molestada pelo homem. Este fato não foi registrado na delegacia”, disse a Polícia Civil.
De acordo com os policiais, o homem passou a perseguir e ofender com palavras e gestos homofóbicas a mulher trans.
“Neste fim de semana, contudo, a outra vítima saiu em sua defesa. Depois disso, o autor, com uma faca de caça, desferiu diversas facadas nas vítimas, fugindo em seguida. Ambas foram socorridas, mas uma delas está em estado grave”, contou a polícia em nota.
A Polícia Civil não informou qual das vítimas está em estado grave. O g1 tenta contato com a Polícia Civil para obter mais informações sobre o caso e sobre as vítimas. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Ossada é encontrada em cova concretada no Bairro Jardim Brasília, em Uberlândia , FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro, no Amazonas
Brasil

Ossada é encontrada em cova concretada no Bairro Jardim Brasília, em Uberlândia , FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro, no Amazonas

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Acidente com três veículos deixa vítimas feridas na BR-174 em Rorainópolis, Sul de RR, Jovem aprendiz, atendente e mais: confira 4,4 mil vagas de emprego na região de Campinas
Brasil

Acidente com três veículos deixa vítimas feridas na BR-174 em Rorainópolis, Sul de RR, Jovem aprendiz, atendente e mais: confira 4,4 mil vagas de emprego na região de Campinas

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Vídeo: Incêndio destrói nove barracos em assentamento de Fortaleza, Equipe de ONG que construiu escola em Angola com ajuda de Anitta encontra cantora pela 1ª vez
Brasil

Vídeo: Incêndio destrói nove barracos em assentamento de Fortaleza, Equipe de ONG que construiu escola em Angola com ajuda de Anitta encontra cantora pela 1ª vez

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP
Brasil

Pedreiro de 33 anos morre afogado na Represa do Broa em Itirapina, VÍDEO: sagui é filmado ‘passeando’ em trem da Linha 9-Esmeralda em SP

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Acidente entre dois carros deixa cinco feridos na BR-393, em Barra do Piraí, Fake news sobre PIX, Bolsa Família e vacinas são as mais desmentidas pelo governo Lula
Brasil

Acidente entre dois carros deixa cinco feridos na BR-393, em Barra do Piraí, Fake news sobre PIX, Bolsa Família e vacinas são as mais desmentidas pelo governo Lula

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior
Duas apostas de Goiânia ganham juntas R$ 1,7 milhão na Lotofácil, ‘Os interesses de Sergipe são os meus interesses’, diz Laércio Oliveira, após ser eleito para compor a Mesa do Senado
Brasil

Duas apostas de Goiânia ganham juntas R$ 1,7 milhão na Lotofácil, ‘Os interesses de Sergipe são os meus interesses’, diz Laércio Oliveira, após ser eleito para compor a Mesa do Senado

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

fevereiro 2, 2025 - Bendev Junior