Passageira de moto de aplicativo morre em acidente envolvendo ônibus e carro em BH, Operadora oferece 5G em todos os bairros de Teresina a partir desta segunda-feira (10)

Bendev Junior
fevereiro 10, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Passageira de moto de aplicativo morre em acidente envolvendo ônibus e carro em BH

Ocorrência foi registrada na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Sion, na tarde desta segunda-feira (10). Acidente entre carro, moto e ônibus na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Sion, em BH
TV Globo/ Reprodução
Uma passageira de moto por aplicativo morreu em um acidente envolvendo também um carro e um ônibus, no Sion, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (10).
Segundo informações iniciais da Polícia Militar (PM), a moto bateu na traseira de um carro, e a passageira foi parar debaixo de um ônibus, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, sentido Centro.
A perícia da Polícia Civil foi acionada para o local do acidente.
Vídeos mais vistos no g1 Minas: Leia mais

2. Operadora oferece 5G em todos os bairros de Teresina a partir desta segunda-feira (10)

A tecnologia 5G é uma evolução do 4G e promete velocidades de 1 Gbps em todos os 112 bairros da capital piauiense. Rede 5G pode atingir velocidade entre 1 e 10 Gbps, cem vezes mais que o 4G.
Kelvyn Coutinho/g1 Piauí
A partir desta segunda-feira (10), a tecnologia 5G está disponível em todos os 112 bairros de Teresina por meio da operadora TIM. O 5G é uma evolução da conexão 4G e permite maiores velocidades de navegação, de tempo para um dado ser transferido ou recebido e maior quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo Bruno Talento, diretor de vendas da TIM Nordeste, o sinal já está 100% disponível e para utilizar a tecnologia, o consumidor deve ter um aparelho compatível e um chip habilitado para o 5G.
“24% do total do tráfego de dados em Teresina já é na rede 5G. Com essa expansão do sinal, pretendemos aumentar ainda mais esse número e, para isso, a rede foi reforçada. São 115 antenas licenciadas em todo o território da capital e nós estamos alcançando altas velocidades, na faixa de 1 Gbps, cem vezes mais do que o 4G”, comentou.
A tecnologia começou a ser disponibilizada na capital piauiense em setembro de 2022, com 60 bairros contemplados. Para o diretor, a expansão do 5G em Teresina vai contribuir para mais avanços tecnológicos e sociais em toda a cidade, permitindo que cada vez mais pessoas tenham acesso à internet em alta velocidade.
Uma das principais vantagens do 5G sobre o 4G é a possibilidade de mais dispositivos se conectarem à rede sem interferências ou queda de sinal.
“Com a rede de quinta geração, podemos impulsionar os negócios e apoiar o desenvolvimento de Teresina, melhorando a vida dos seus moradores”, comentou.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Bruno também explicou que a conexão 5G pode propiciar, por exemplo, cirurgias a distância e outros tratamentos médicos a distância, e melhorar equipamentos e uso de dados pelas forças de segurança.
Conforme a TIM, a ideia da expansão do 5G não é apenas alcançar maiores velocidades, mas também oferecer um reforço, para que o consumidor não tenha os problemas antigos do 4G ao acessar a internet pelo celular.
“O consumidor quer ter uma boa experiência no dia a dia, mas não só isso, ele também espera o mesmo resultado em um evento de grande porte. O desempenho ainda depende da proximidade do usuário com as antenas e o número de usuários simultâneos, mas o avanço na tecnologia permite oferecer uma melhor experiência”, explicou.
Bruno Talento, diretor de vendas da TIM Nordeste, fala sobre implementação do 5G em todos os bairros de Teresina.
Kelvyn Coutinho/g1 Piauí
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube Leia mais

3. Portaria define regras para uso de celular em escolas da rede estadual de educação de Sergipe

O órgão responsável pela fiscalização é o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação, até a atualização dos regimentos escolares e projetos políticos pedagógicos. Aluno usando celular na sala de aula
Reprodução/TV Gazeta
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) publicou, nesta segunda-feira (10), a portaria que define as regras para o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes nas escolas da rede pública estadual de Sergipe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O documento proíbe a utilização de celulares, tablets, relógios inteligentes e demais dispositivos similares dentro das escolas, em todos os turnos de estudo, seja durante as aulas, recreios ou intervalos.
O uso é liberado apenas para atividades pedagógicas sob orientação explícita de profissionais de educação, na sala de aula ou em lugares que envolvem intervalos entre aulas. Também é possível usar em situações de perigo, por motivo de força maior e na garantia de acessibilidade, situações de saúde e inclusão.
O órgão responsável pela fiscalização será o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Estado da Educação, até a atualização dos regimentos escolares e projetos políticos pedagógicos.
Ainda segundo a Seed, cada unidade de ensino precisa definir em seu Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico [PPP] as regras e procedimentos a serem adotados em sua rotina, como local de armazenamento e outras características, ‘observando as especificidades da escola, ouvindo os diferentes segmentos, por meio do Conselho Escolar’, destaca a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, professora Eliane Passos,
O ano letivo da rede estadual teve início no dia 6 deste mês e a proibição do uso de celulares já valia desde a Lei Federal, sancionada no dia 13 de janeiro, mas a partir de agora as unidades de ensino devem seguir as regras apresentadas na portaria.
Qual é a justificativa para a lei?
A lei estabelece a proibição que abarca todas as turmas de educação básica (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio).
O relator do projeto no Senado, Alessandro Vieira (MDB-SE), destacou estudos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que indicam os impactos negativos do uso excessivo de smartphones. Segundo o relatório de 2022, alunos que passaram mais de cinco horas diárias conectados obtiveram, em média, 49 pontos a menos em matemática do que aqueles que utilizam os dispositivos por até uma hora.
“A escola deve ser um ambiente de desenvolvimento intelectual e social, e não um espaço dominado pela tela do celular que prejudica a interação entre os estudantes. É inegável que os celulares, quando usados de forma inadequada nas escolas, contribuem para a queda na concentração e no desempenho acadêmico dos alunos”, evidenciou senador Alessandro Vieira. Leia mais

4. Polícia apreende dois adolescentes suspeitos de atear fogo a ônibus escolar em Artur Nogueira

Coletivo ficou danificado e repleto de cinzas. Ninguém se feriu. Câmera de segurança flagra dupla que ateia fogo em ônibus escolar de Artur Nogueira.
A Polícia Civil apreendeu, no início da tarde desta segunda-feira (10), dois adolescentes suspeitos de atear fogo em um ônibus escolar de Artur Nogueira (SP). O crime aconteceu na noite de domingo (9) e foi flagrado por câmeras de segurança (assista acima).
O primeiro adolescente identificado pelos policiais chegou na delegacia trazido pela Guarda Municipal. Outro jovem, que foi apontado como cúmplice pelo primeiro, foi ao local acompanhado dos pais. Os dois foram ouvidos pelo delegado.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“Nós começamos a fazer investigações a partir da imagem que nós tínhamos e chegamos à autoria pelo menos de uma pessoa. Essa pessoa, de pronto, é um adolescente de 16 anos. Ele confessou, disse que tinha ido até o local pegar motor a convite do outro, e que chegando lá o outro teria dado a ideia de eles colocarem fogo nos ônibus”, relata Roberto Daher, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil.
Ainda de acordo com o secretário, o segundo adolescente nega qualquer participação na ação. “Agora, o delegado de polícia vai encaminhar isso ao Ministério Público, e o Ministério Público vai adotar as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente”, completa.
Adolescente é apreendido suspeito de atear fogo em ônibus escolar de Artur Nogueira
Reprodução/EPTV
Flagrante
Nas imagens, é possível ver o momento em que duas pessoas pularam a grade do pátio e entraram em um dos veículos após forçar uma das portas. Em seguida, um vídeo feito pela equipe da prefeitura da cidade mostra o estado que o ônibus ficou após o fogo ser apagado.
Os vândalos ainda esvaziaram o extintor de incêndio do ônibus e atearam fogo em pedaços de papelão dentro do coletivo. O vigia, ao fazer a ronda, percebeu a fumaça e chamou a Guarda Civil Municipal.
O ônibus ficou danificado e repleto de cinzas. Segundo a GM, em outro ônibus também foram encontrados papéis acumulados, mas sem sinais de incêndio. Os agentes conseguiram retirar o material inflamável a tempo, evitando mais danos.
Em nota, a prefeitura disse que repudia atos de destruição de patrimônio público e reforçou que vai tomar todas as medidas necessárias para a responsabilização dos envolvidos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como incêndio na Delegacia de Artur Nogueira, que requisitou perícia.
Polícia Civil investiga incêndio em ônibus na Rua XV de Novembro, em Artur Nogueira (SP), na madrugada deste domingo (9)
Prefeitura de Artur Nogueira
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas Leia mais

5. Israel reforça tropas após ser acusado pelo Hamas de violar cessar-fogo em Gaza

Grupo terrorista anunciou que atrasará a entrega de novos reféns até que Israel compense violações do tratado. Militares israelenses estão de prontidão para defender o território. Israel conclui retirada de tropas de corredor estratégico em Gaza
As Forças de Defesa de Israel anunciaram que vão reforçar as tropas após o Hamas declarar que atrasará a libertação de novos reféns nesta segunda-feira (10). O grupo terrorista acusou Israel de violar o acordo de cessar-fogo, em vigor há três semanas.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Mais cedo, o Hamas afirmou que Israel dificultou a entrada de ajuda humanitária em Gaza, atrasou o retorno de deslocados ao norte do território e realizou bombardeios. O grupo exigiu que o governo israelense compense os termos violados.
Israel declarou que o atraso na entrega de reféns configura uma violação do cessar-fogo e colocou os militares em nível de prontidão para defender comunidades na região de fronteira.
Em um comunicado, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que “foi determinada a mobilização significativa de forças adicionais para missões defensivas na região”. Folgas e licenças de soldados foram canceladas.
Segundo a agência Reuters, mediadores do cessar-fogo temem que o acordo possa ruir. Novas negociações para as próximas fases foram adiadas.
A tensão entre Hamas e Israel também aumentou após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que os palestinos deveriam ser retirados da Faixa de Gaza de forma permanente.
Desde o início do cessar-fogo, em 19 de janeiro, o Hamas libertou 16 reféns sequestrados em outubro de 2023. Outros 17 devem ser soltos na primeira fase do acordo.
O acordo
Soldados israelenses jogam futebol diante de tanques e veículos blindados de transporte de pessoal (APC), em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo islâmico palestino Hamas, perto da fronteira entre Israel e Gaza, em Israel
Amir Cohen/Reuters
Em janeiro, Israel e Hamas assinaram um cessar-fogo após mais de 14 meses de guerra. O conflito começou em outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel, matando mais de 1,2 mil pessoas. Em resposta, Israel bombardeou a Faixa de Gaza, resultando em mais de 40 mil mortes.
O acordo construído prevê uma aplicação em três etapas. Atualmente, o cessar-fogo está na primeira fase, que prevê o fim dos ataques, a libertação de reféns mantidos pelo grupo terrorista e a retirada de tropas de Israel da Faixa de Gaza.
Na semana passada, as partes se reuniram para começar as negociações da segunda fase do acordo. Na próxima etapa, os demais reféns sob poder do Hamas seriam libertados, enquanto Israel libertaria mais prisioneiros palestinos.
Na terceira fase será negociada a reconstrução da Faixa de Gaza. A última etapa também deve definir quem será o responsável pelo governo do território palestino.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak