Ícone do site MT Total

Parte de ponte entre o TO e o MA que não desabou começa a ser perfurada para receber explosivos de demolição, Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Parte de ponte entre o TO e o MA que não desabou começa a ser perfurada para receber explosivos de demolição

Apesar dos trabalhos para a implosão, a estrutura remanescente só será demolida após retirada de veículos que estão no local, segundo DNIT. Carros presos em ponte entre o Tocantins e o Maranhão após desabamento
Divulgação/@vshenrique
As primeiras ações para realizar a demolição da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre o Tocantins e o Maranhão, começaram nesta quarta-feira (22). Técnicos do consórcio responsável construção da nova ponte iniciaram as perfurações que vão servir para a colocação de explosivos.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A autarquia ressaltou que apesar da etapa estar em andamento, a demolição só vai acontecer quando todos os veículos que estão sobre a ponte forem retirados.
A ponte que fica na BR-226 desabou na tarde de 22 de dezembro de 2024 e completou um mês nesta quarta-feira. Dez veículos, entre carros, motos, caminhonetes e carretas, caíram no Rio Tocantins. Dentre as vítimas que caíram na água, um homem sobreviveu, 14 pessoas morreram e três ainda estão desaparecidas.
O Departamento já havia informado que para a construção da nova estrutura seria preciso demolir a parte remanescente da ponte Juscelino Kubitschek. O Consórcio Penedo – Neópolis, constituído pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada. O prazo de entrega da obra é de um ano.
A operação para retirada dos veículos na ponte começou na terça-feira (21). Carros de passeio e carretas que ficaram presos por após o colapso causar abertura de fendas ente as plataformas.
Um dos proprietários entrou na Justiça para reaver o bem, preso desde o dia do acidente. No dia 15 de janeiro o juiz da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz (MA) deferiu o pedido e deu um prazo de dez dias para remoção do veículo que ficou entre uma das fendas da ponte.
O DNIT afirmou que a expectativa é concluir a retirada de todos os veículos até o final desta semana.
Ponte sobre o Rio Tocantins desabou deixando mortos
Ana Paula Reihban/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Veículos que estão em cima de ponte entre o TO e o MA devem ser retirados até o fim da semana, diz DNIT
Carro está há um mês preso em fenda de ponte que desabou entre Tocantins e Maranhão
Justiça Federal determina retirada de carro que ficou preso em fenda após ponte desabar entre TO e MA
Ponte entre MA e TO: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre desabamento na BR-266
Um mês após queda da ponte entre TO e MA, caminhoneiro que perdeu esposa fala de trauma e saudade: ‘Tentando esquecer essa dor’
Superintendente do DNIT no Tocantins é afastado do cargo durante investigação sobre queda de ponte
Relembre o colapso
No desabamento da ponte caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outro 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Segundo o DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
A ponte foi completamente interditada e os motoristas estão usando rotas alternativas desde o dia da queda.
Ponte cai e deixa trânsito bloqueado na BR-226 entre Tocantins e Maranhão
O momento em que estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). Semanas depois do acidente, ele contou em entrevista ao g1, como foram os dias após o colapso da estrutura e os impactos gerados para toda a população da região. “Foi bem difícil, principalmente bem no início, quando iam chegando os familiares para acompanhar a retirada dos corpos. Então eu que convivi, estive desde o início acompanhando tudo isso, não é fácil. A gente sofre junto com eles e então aqui foi a maior tragédia considerada aqui da nossa cidade”, lamentou o vereador.
Passado um mês do acidente, equipes da Marinha do Brasil e dos bombeiros seguem as buscas para tentar encontrar Salmon Alves Santos, de 65 anos e Felipe Giuvannuci Ribeiro, 10 anos, avô e neto, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38 anos. Mas os mergulhos no Rio Tocantins estão suspensos devido à abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, segundo os bombeiros.
No dia 10 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União a contratação da empresa PIPES Empreendimentos LTDA, no valor de R$ 6.405.001,97, que vai fazer a travessia entre as margens do rio. Segundo o termo, o contrato vale por um ano, contados a partir do dia do acidente, em 22 de dezembro de 2024. Até esta quarta-feira, as balsas ainda não começaram a operar.
Sobre isso, o DNIT afirmou que os acessos necessários para receber as balsas ainda estão em fase final de execução e que as equipes do Departamento atuam para atender as exigências da Marinha do Brasil para poder iniciar o serviço.
Íntegra da nota do DNIT:
O DNIT informa que o consórcio responsável pela execução do projeto e construção da nova ponte que ligará os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), na BR-226/TO/MA, deu início à perfuração para a colocação dos explosivos para demolição da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek.
A implosão, no entanto, só ocorrerá após o processo de retirada dos veículos que permanecem no local. Técnicos do DNIT estão atuando na adequação das condições do encontro da ponte no lado de Aguiarnópolis, onde estão os caminhões e carros de passeio. A ação vai viabilizar a passagem dos veículos.
Após a execução dos serviços preliminares na estrutura remanescente, as equipes vão retirar o caminhão mais próximo da saída da ponte e na sequência os demais veículos. A expectativa do DNIT é concluir a operação até o final desta semana.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

2. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca

Transmissão encerrada. Bom Dia Cidade – Ribeirão e Franca Transmissão encerrada. Leia mais

3. Assista aos telejornais da TV Bahia
Assista aos telejornais da TV Bahia Leia mais

4. Assista ao Jornal do Almoço
Assista ao Jornal do Almoço O g1 transmite ao vivo, de segunda a sexta, os telejornais da RBS TV: Bom Dia Rio Grande, Jornal do Almoço e RBS Notícias. . Aos sábados, temos transmissão ao vivo também do Jornal do Almoço e do RBS Notícias.. Acompanhe o canal do g1 RS no WhatsApp Leia mais

5. Foragido da Justiça é preso depois de tentar fugir pelos telhados de residências, em Jequitaí

Homem possuía mandado de prisão em aberto por um homicídio ocorrido em 2017, na cidade de Francisco Dumont. Um foragido da Justiça foi preso nessa quarta-feira (22), enquanto tentava escapar fugindo pelos telhados de residências, no bairro Alto Varginha, em Jequitaí. O homem, de 45 anos, possuía um mandado de prisão em aberto por um homicídio ocorrido em 2017, na cidade de Francisco Dumont. Relembre abaixo o crime.
De acordo com a Polícia Militar, após receber informações de que o autor estaria em sua casa, a corporação se deslocou até o local para efetuar a prisão. Ao chegar em frente à residência, uma das equipes avistou o homem subindo as escadas do imóvel e acessando algumas residências através dos telhados.
Durante a tentativa de fuga, o autor desceu de um telhado para o quintal de uma das casas, onde foi contido.
Ainda de acordo com a PM, após a captura, o homem foi conduzido para a delegacia Pirapora.
Relembre o caso
O crime ocorreu na madrugada do dia 8 de janeiro de 2017, durante um evento no Centro de Francisco Dumont.
Segundo a Polícia Militar, testemunhas disseram à época, que os autores se envolveram em uma confusão em uma festa que ocorria na Praça Matriz. Após a desavença, eles teriam ido até a cidade de Jequitaí, onde residiam, e retornado com uma arma.
Ainda segundo a PM, o rapaz, alvo dos criminosos, foi abordado por um dos suspeitos que queria colocá-lo dentro de uma caminhonete. Ao perceber a ação e tentar intervir, a vítima, que tinha 37 anos na data, se aproximou e gritou “parado, polícia!”. Ela teria também jogado um cavalete contra a caminhonete em que os autores estavam.
Para revidar, um dos homens teria atirado contra a vítima, que foi atingida na cabeça e morreu no local.
Após o crime, os autores fugiram.
LEIA TAMBÉM
Coautor na morte de homem que se passou por policial é preso em Montes Claros
Homem é assassinado ao intervir em confusão dizendo ser policial em MG
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile