Ao lado do Vereador por Poconé, Dudu Carrapato (PSDB) o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) acompanhou os trabalhos dos militares do Corpo de Bombeiros nas frentes de combate aos incêndios da região do Pixaim, no Pantanal mato-grossense, localizado em Poconé.

Acompanhados do tenente Whiby, Dudu Carrapato e Avallone seguiram até um foco de incêndio que se iniciava por baixo do solo. “Neste ponto, os bombeiros já, preventivamente, fizeram o resfriamento com água para que às chamas não se alastrassem”, explicou.

Avallone também destacou o importante trabalho que vem sendo realizado pelas equipes de combate aos incêndios. “Quero aqui parabenizar todos os envolvidos nessas ações. Os pecuaristas da região, defesa civil, sociedade organizada entre outros. Vimos aqui que eles não medem esforços, na maioria das vezes percorrem mais de 15 quilômetros adentro da mata para chegar ao ponto do fogo, dormindo pouco e trabalhando muito”, parabenizou.

Para o deputado, a mobilização e conscientização de todos os segmentos ajudaram na diminuição dos incêndios deste ano. Já que indicadores mostram que houve uma diminuição dos focos em relação ao mesmo período de 2020, quando os incêndios destruíram mais de 2,9 milhões de hectares.  

“Prova disso é que as equipes de trabalho tem mais estrutura para trabalhar este ano. Tendo uma base de apoio localizada na Rodovia Transpantaneira, próximo ao Pixaim, com pista de aviões de combate a incêndio e caminhões de combustível e piças com água”, destacou.

O parlamentar lembra que a forte seca também afeta a fauna sendo que em 2020 diversos animais morreram de sede. Por isso, o deputado visitou alguns pontos da Transpantaneira que devem ter poços artesianos. “Registrei tudo em vídeo e foto e encaminhei para a secretária Estadual do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que também deve vir aqui e verificar essa disponibilidade para a construção desses poços”, falou.

Por fim, Avallone afirmou que a visita ‘in loco’ é importante para verificar a realidade do trabalho das equipes de combate aos incêndios e, assim poder ajudar na busca de mais recursos que dará mais estrutura. 

Com isso, o parlamentar lembrou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deve contribuir destinando parte de seu orçamento para defesa ambiental. Além disso, disse que a Comissão do Meio Ambiente vai continuar acompanhando de perto essa questão. “Somente este ano já fizemos mais de seis reuniões reunindo toda as partes envolvidas para avaliar as ações de prevenção e combate aos incêndios do Pantanal”, finalizou.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta