PDE 2009

Na gestão do então presidente Lula o PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional) já propunha o reordenamento das escolas.

O então Secretário de Educação do Estado de Mato Grosso Ságuas Morais e a secretária adjunta de Políticas Institucionais de Gestão de Pessoas, Vera Araújo, trouxeram a proposta para debater com os diretores escolares.

Veja matéria da época:

Reportagem assinada por Sérgio Luiz Fernandes; Assessoria/Seduc-MT, de 28/04/2009

“Novos Olhares à Formação Continuada de Gestores Escolares”. Este foi o tema do encontro que ocorreu em 28 e 29 de abril de 2009, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A coordenação foi da Superintendência de Gestão Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Estiveram presentes diretores de cerca de 650 escolas estaduais do estado (as escolas indígenas também participaram de eventos específicos).

Estiveram presentes na abertura do evento, o secretário de Educação, Ságuas Moraes; a secretária adjunta de Políticas Institucionais de Gestão de Pessoas, Vera Araújo; o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Walter Kuhn; a representante do Sintep, Aparecida Cortez e o representante da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Aristides Melo.

Vera Araújo destacou o empenho dos diretores em participar do evento, já que alguns percorreram cerca de mil km para chegar até o local. Walter Kuhn ressaltou a necessidade de se continuar o debate para a maior interligação da Rede Estadual com as Redes Municipais.

Logo após a mesa de abertura, o evento teve a continuidade com a palestra, seguida de debate, da professora pós-doutora Heloísa Lück, do Centro de Desenvolvimento Humano Integrado, do Paraná. Ela falou sobre o tema “Os desafios do gestor escolar na construção de uma cultura organizacional democrática”.

Na programação ocorreu o lançamento da cartilha do MEC, sobre o tema “Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos”, com a participação da Superintendência de Educação Básica da Seduc.

Nos dias 28 e 29, os participantes se dividiram em cinco grupos, para a discussão dos seguintes temas:

– Orientações curriculares;

– Gestão pedagógica: Sala de Professor;

– Legislação e PDE; – Sigescola, Reordenamento e Gestão Educacional;

– Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e

– Educação do Campo.

No dia 30, os diretores tiveram um espaço para esclarecimentos sobre os programas da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e com os técnicos da Superintendência de Gestão de Pessoas.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta