Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Orações católicas e manifestações de religiões de matrizes africanas: veja imagens da tradicional Lavagem do Bonfim
Evento religioso acontece nesta quinta (16) e deve reunir uma multidão na Colina Sagrada. Multidão se reúne em frente a Igreja da Conceição da Praia em procissão à Colina Sagrada
Jorge Jesus /Ag. Picnews
A tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, que reúne milhares de fiéis há mais de 200 anos na Bahia, acontece nesta quinta-feira (16). O evento conta com orações católicas, manifestações de religiões de matrizes africanas e elementos do sincretismo religioso, em uma caminhada de mais de seis quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, em Salvador.
Lavagem do Bonfim: confira tudo que você precisa saber sobre tradicional evento religioso que acontece nesta quinta, em Salvador
Sagrado e profano: festas privadas reúnem Xand Avião, Xande de Pilares e Jau no dia da Lavagem do Bonfim em Salvador
Calorão e possibilidade de chuva: confira previsão do tempo para Lavagem do Bonfim em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais
2. Filho conta que escapou por segundos de acidente que matou pai atropelado: ‘Vi ele voando’
Emanuel Victor Fernandes Cruz disse que estava ao lado do pai, Jovair Machado da Cruz antes do acidente. Motorista foi ouvida pela Polícia Civil, mas ficou em silêncio. Filho conta que escapou por segundos de acidente que matou pai atropelado
O filho do pastor Jovair Machado da Cruz, que morreu atropelado por uma motorista que estaria bêbada, contou que escapou por segundos de também ser atingido pela caminhonete. À TV Anhanguera, o adolescente Emanuel Victor Fernandes Cruz, de 13 anos, contou como foram os últimos minutos antes do pai ser atropelado, em Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital (assista acima).
“Já desci [da moto], peguei minha bíblia. Na hora que eu peguei a minha, fui para a grama, aí a caminhonete veio e pegou ele. Eu vi ele voando e parou na parede. A caminhonete andou mais um pouco, espremeu as motos e ainda quebrou a parede da igreja”, descreveu Emanuel.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O pastor foi atropelado no dia 11 de janeiro, na calçada da igreja Assembleia de Deus, localizada no Residencial Ravenna. À TV Anhanguera, a Guarda Civil Municipal (GCM) afirmou que o marido da motorista tentou retirar a caminhonete do local antes da chegada das autoridades. Os dois foram presos, mas soltos após audiência de custódia realizada no dia 12.
O g1 não conseguiu contato com a defesa do casal até a última atualização da reportagem.
O pastor Jovair Machado da Cruz, de 44 anos, morreu após ser atropelado por uma caminhonete, em Senador Canedo
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Motorista bêbada invade calçada, atropela pastor e tenta recitar o ‘Pai nosso’, diz GCM
‘QUERO JUSTIÇA’: Filho de pastor que morreu após ser atropelado por motorista que estaria bêbada conta que presenciou atropelamento
Morre pastor atropelado por motorista que estaria bêbada e que tentou recitar o ‘Pai nosso’ após atropelamento
Filho pede justiça
O adolescente Emanuel Victor Fernandes da Cruz também disse querer justiça pela morte do pai.
“Meu pai era um bom homem, ele estava na igreja e a mulher estava bêbada. A justiça tem que ser feita. Isso não pode ficar assim”, disse Emanuel.
Atropelamento
Motorista bêbada invade calçada, atropela pastor e tenta recitar o ‘Pai nosso’, diz GCM
O pastor foi atropelado na porta da igreja antes do início do culto, conforme informações da GCM à TV Anhanguera. Um dos fiéis da igreja, Edinei Nunes, contou que a caminhonete estava desgovernada e atingiu o pastor pelas costas, e o arremessou contra o portão da igreja. O impacto chegou a abrir um buraco no muro do templo.
Um vídeo mostra o momento em que a mulher admite ter ingerido bebida alcoólica e tenta recitar o “Pai Nosso” (veja acima). De acordo com a GCM, a motorista tentou fugir do local, mas foi presa. O teste do bafômetro indicou 0,71 miligrama de álcool por litro de ar expelido, segundo a corporação.
Motorista atropelou pastor de 44 anos enquanto ele estava na calçada da igreja, em Senador Canedo
Reprodução/TV Anhanguera
“Ela nos relatou que estaria em casa, realmente consumindo bebida alcoólica, e que seu marido teria pegado outro veículo que tinha som automotivo. Então, ela ficou nervosa, pegou a caminhonete para sair atrás do marido, porque ele não deixou o carro com som para ela. Então, ela saiu nervosa, ocasionando esse crime”, explicou o comandante da GCM, Alexandre Ribeiro.
Após o atropelamento, Jovair Machado da Cruz foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), em Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.
Buraco em muro de igreja atingida por carro, em Senador Canedo
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias sobre trânsito em Goiás Leia mais
3. Faixa no Batan obriga motoristas andarem com vidros abertos e motociclistas sem capacete
Código Brasileiro de Trânsito define que andar de moto sem capacete é infração gravíssima, com pena de pagamento de multa e perda de 7 pontos na CNH. Faixa na comunidade do Batan afirma que motoristas são obrigados a andar na área com vidros abaixados e motociclistas sem capacete
Reprodução/ TV Globo
Uma faixa colocada na comunidade do Batan, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, proíbe que moradores e motoristas de aplicativo circulem com os vidros dos carros fechados. A imagem foi registrada nesta quinta-feira (16) pelo Globocop.
O texto da faixa afirma ainda que os motociclistas devem andar sem o capacete para que possam ser identificados.
“Atenção Uber e moradores: proibido andar com os vidros fechados e com capacete. Assinado: os crias”. diz a faixa.
O Código Brasileiro de Trânsito define que andar de moto sem capacete é infração gravíssima, com pena de pagamento de multa e perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A faixa é assinada por “Os Crias”, que é uma forma como os bandidos da área se definem.
De forma geral, o termo cria é usado pelos cariocas e moradores do Grande Rio para dizer de que parte da cidade vieram, sem relação com a criminalidade. Leia mais
4. Após chuvas, municípios sergipanos podem decretar situação de emergência
Nas últimas 24 horas, foram registrados 51 mm de chuva em Poço Redondo. Comitê de Gerenciamento de Crise no município de Salgado (SE)
Arthur Soares
O comitê de gerenciamento de crise do governo do estado inspecionou nessa quarta-feira alguns dos municípios mais atingidos pelas fortes chuvas do último fim de semana em Sergipe. Frei Paulo, Itabaiana, Lagarto e Salgado, regiões do agreste e centro-sul podem decretar situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil. Nas últimas 24 horas, foram registrados 51 mm de chuva em Poço Redondo, no povoado Santa Rosa do Hermírio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
O estado registrou um acumulado de chuva superior ao esperado para todo o mês de janeiro. O Superintendente da Defesa Civil, Luciano Queiroz, informou que equipes do governo estão avaliando os danos nas localidades e realizando levantamento em busca de soluções. “Existem alguns critérios que o município pode decretar situação de emergência para que receba um aporte de forma mais rápida da estrutura do estado. As chuvas trouxeram estragos consideráveis e a gente precisa trabalhar em parceria com municípios para dar uma resposta e para que a população possa voltar a sua normalidade”.
De acordo com o superintendente, a Defesa Civil haverá o encaminhamento dos danos causados no estado para Brasília, de forma de complementar ações com recursos federais.
Ainda segundo Queiroz, há uma tendência para a diminuição das chuvas nos próximos dias, entretanto o alerta de chuva continua até esta quinta-feira (16).
A ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para o estado, apresentando alto risco em rodovias, possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos. Há ainda risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, além da possibilidade de trovoadas, descargas elétricas e ventos intensos e, em caso de emergência a população deve acionar as equipes pelos números 199 ou 193. Leia mais
5. Professor acusado de estuprar 15 alunos no Ceará é condenado a mais de 400 anos de prisão
Homem foi preso em Fortaleza, quando tentava fugir para o Rio Grande do Norte. Professor de futebol acusado de abusar de 15 alunos pegava vítimas em casa e tinha histórico de abuso
Reprodução/TV Globo
O professor de uma escolinha de futebol da cidade de Sobral, no interior do Ceará, foi condenado a 414 anos de prisão por estuprar 15 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 13 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Os crimes ocorreram entre abril e junho de 2024. Neilton Gomes da Silva Melo, de 38 anos, utilizava a escolinha de futebol, localizada no Bairro Sinhá Sabóia, para atrair alunos, que posteriormente eram vítimas de abuso sexual.
Professor acusado de estuprar alunos em Sobral é condenado a mais de 400 anos de prisão
Ele foi preso no dia 27 de junho do ano passado, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, em Fortaleza, no momento que tentava fugir para o Rio Grande do Norte.
Conforme a denúncia da 6ª Promotoria de Justiça de Sobral, Neilton começou a dar aulas na escolinha, em junho de 2023. Durante o trabalho no estabelecimento, ele ganhou a confiança dos pais e passou a buscar as vítimas em casa.
O acusado ainda criou um “programa de pontos” que atribuía a atos sexuais, oferecendo premiações como celulares, bicicletas e lanches, em troca dos abusos.
Ele também gostava de ser chamado de “padrinho” e levava os meninos para passeios em shopping, banhos e até para a casa dele, locais onde cometia os atos de violência sexual contra as vítimas.
LEIA TAMBÉM:
Ajudante de escolinha de futebol é preso em Fortaleza por suspeita de estuprar crianças e adolescentes
Professor de escolinha de futebol acusado de estuprar 15 alunos oferecia ‘premiações’ após abusos sexuais, diz MP
Professor de futebol acusado de abusar de 15 alunos pegava vítimas em casa e tinha histórico de assédio
Histórico de abusos sexuais
Delegado fala sobre prisão de ajudante de escolinha de futebol suspeito de estupros
Ainda segundo a denúncia do MP do Ceará, durante o depoimento dos familiares das vítimas, foram levantadas suspeitas de que essa não foi a primeira vez que o denunciado estuprou crianças e adolescentes.
O órgão ministerial disse haver indícios de prática desses mesmos crimes em Fortaleza e no bairro Residencial Nova Caiçara, em Sobral. Por isso, o Ministério Público orientou que caso haja outras vítimas, as famílias denunciem o caso na Delegacia de Polícia.
“O acusado era professor de futebol de todas as vítimas e tinha plena consciência de que eram menores de idade, mas, mesmo assim, aproveitava-se de momentos em que ficava com eles a sós, ou na presença uns dos outros, para praticar diversas vezes os abusos, ainda lhes atribuindo recompensas pela prática ou permissão dos atos”, relatou o titular da 6ª Promotoria de Justiça de Sobral, promotor de Justiça Rodrigo Calzavara.
Segundo o promotor, algumas vítimas chegaram a receber ameaças de morte aos familiares caso contassem sobre os abusos.
Relembre o caso:
Treinador de escolinha é preso suspeito de abusar de alunos
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.