O Assunto #1394: A crise dos deportados dos EUA, Homem atira contra ex-companheira, persegue vítima e a mata na frente de hospital, aponta polícia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. O Assunto #1394: A crise dos deportados dos EUA
No Brasil, chegaram 88 imigrantes deportados com algemas nas mãos e nos pés — o que descumpre o acordo entre os dois países. Na Colômbia, a questão virou crise diplomática. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Nos últimos dias os primeiros aviões com imigrantes ilegais saíram dos EUA para levá-los a seus países de origem. No Brasil, chegaram 88 deportados tendo como destino final o aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Antes, o voo fez uma parada em Manaus, quando o governo brasileiro ordenou que o avião norte-americano fosse substituído por um da FAB, alegando que a situação a que os brasileiros estavam submetidos rompia o acordo de deportação entre os dois países.
A deportação de imigrantes ilegais abriu uma crise ainda maior entre a nova administração de Trump e outro país da América Latina. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, proibiu a entrada de aviões dos EUA transportando colombianos. Trump reagiu e ameaçou impor sanções à Colômbia, um antigo aliado norte-americano na região.
Para entender as regras para o uso de algemas e os procedimentos de deportação, Natuza Nery entrevista Paulo Abrão, Secretário Nacional de Justiça entre 2011 e 2014, e atual diretor executivo do Washington Brazil Office. Depois, para entender os reflexos dessa crise na América Latina, a conversa é com João Paulo Charleaux, jornalista e analista político, autor do livro “Ser estrangeiro – migração, asilo e refúgio ao longo da história”.
O que você precisa saber:
Uso de algemas é procedimento padrão em voos de deportados pelos EUA, diz PF
EUA deportaram mais de 7 mil brasileiros desde 2020, segundo a PF
‘Um inferno, tortura’: brasileiros deportados dos EUA relatam agressões e humilhações
Investigadores da Polícia Federal no Amazonas instauram procedimento para apurar denúncias de agressões contra brasileiros deportados dos EUA
EUA x Colômbia: entenda a crise diplomática entre os dois países Leia mais

2. Homem atira contra ex-companheira, persegue vítima e a mata na frente de hospital, aponta polícia

Mulher teria sido morta na tarde de segunda-feira (27), em São Francisco de Assis. Homem mata ex-companheira na frente de hospital em São Francisco de Assis
Polícia Civil
Uma mulher de 32 anos teria sido morta a tiros pelo ex-companheiro na tarde de segunda-feira (27), em São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste do estado, segundo informações da Polícia Civil.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Paola Muller chegava em casa quando teria sido atingida pelo homem de 26 anos. De acordo com as investigações, a ação teria sido presenciada pelo filho do casal, de apenas seis anos.
Conforme o delegado Marcelo Batista, responsável pelo caso, Paola tentou escapar com a ajuda de um vizinho, que a socorreu e a levou de carro ao hospital da cidade. No entanto, o homem teria perseguido o carro e realizado novos disparos contra ela.
Câmeras de videomonitoramento do hospital registraram o momento em que ele chega ao local em uma motocicleta, desce e efetua os disparos na direção de Paola. Em seguida, o ex-companheiro teria fugiu do local. Paola não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
O suspeito de cometer o crime foi preso em uma força-tarefa da Brigada Militar e da Polícia Civil. Apesar da captura, as autoridades ainda procuram pela arma utilizada na ação.
Confissão nas redes sociais
Após cometer o crime, o homem publicou um texto em suas redes sociais confessando o feminicídio. Na publicação, ele alegou que perdeu a guarda do filho e mencionou conflitos no relacionamento com Paola. No texto, também pediu desculpas pelo ato.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS Leia mais

3. Oportunidade: curso gratuito de T-HUET qualifica mão de obra em Macaé

O curso prepara os participantes para avaliar e agir em situações de alto risco no mar
Moisés Bruno
A capacitação profissional em T-HUET, oferecida pela Prefeitura de Macaé, prossegue nesta quinta (23) e sexta (24). Com 960 inscritos, as aulas neste mês de janeiro foram divididas em cinco turmas.
O curso é voltado para qualificação, capacitação e aperfeiçoamento profissional e abrange treinamento de segurança e resposta a emergências para trabalhadores offshore, como os que trabalham em instalações e embarcações de petróleo e gás.
As aulas práticas acontecem em piscinas de quatro metros de profundidade
Moisés Bruno
Nas salas de aula e em piscinas de quatro metros de profundidade da empresa e Centro de Treinamento, o programa de treinamento Tropical HUET (T-HUET) tem como foco preparar indivíduos que pretendem viajar de (e para) instalações ou embarcações offshore de petróleo e gás, por meio de helicóptero em um ambiente tropical, através de treinamento específico em requisitos de pré-voo e de voo.
O foco é preparar profissionais que pretendem atuar em instalações ou embarcações offshore
Moisés Bruno
Durante o treinamento, que segue o Código de Registro OPITO 5195, foram repassados conhecimentos básicos de resposta a emergências e as habilidades necessárias em caso de uma emergência envolvendo o helicóptero – com foco específico no escape de um helicóptero após um pouso não controlado e na utilização de técnicas para sobrevivência no mar.
O treinamento segue o Código de Registro OPITO 5195
Moisés Bruno
A expectativa é de que novos editais sejam abertos nos próximos meses para qualificar ainda mais os profissionais. Leia mais

4. Inscrições do Prouni do 1º semestre terminam nesta terça; veja outras datas e quem pode se inscrever

Edição do programa oferece mais de 338 mil bolsas para 1.031 instituições privadas de ensino superior, e 403 cursos em todo o país. Período de inscrição está aberto até 23h59. Período de inscrições do Prouni 1º semestre de 2025 terminam na terça-feira (28).
Patricia Lauris/g1 Tocantins
Termina às 23h59 desta terça-feira (28) o período de inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2025. A edição do programa oferta mais de 338 mil bolsas. (Veja o detalhamento e divisão por UF mais abaixo.)
O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha.
Pode se inscrever o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. (Confira os detalhes mais abaixo.)
📅 Datas do ProUni 2025 do 1º semestre
Inscrições: 24 a 28 de janeiro
Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
Resultado da segunda chamada: 28 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 março
Resultado da lista de espera: 1º de abril
Total de vagas e distribuição por UF
A edição do Prouni do 1º semestre de 2025 ofertará um total de 338.444 bolsas, sendo 203.539 integrais (100%) e 134.905  parciais (50%) .
Participam desta edição do programa 1.031  instituições privadas de ensino superior, com 403 cursos.
Nº de bolsas por UF
📝 Como funciona
O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno).
Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos.
Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.
O que significa ser ‘pré-selecionado’?
O candidato pré-selecionado ainda não é “dono” da vaga. Ela está reservada para ele, mas, antes de assumi-la, é necessário cumprir com as últimas etapas de seleção.
Ainda será preciso comprovar as informações prestadas no ato da inscrição (como a renda familiar per capita e o certificado de conclusão de curso em escola pública, por exemplo). Isso é feito na instituição de ensino na qual o aluno estudará no prazo indicado no edital.
Se não houver formação de turma, o aluno perderá a vaga. Poderá tentar participar da segunda chamada e da lista de espera (caso manifeste interesse).
Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:
Maior nota na prova de redação.
Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias.
Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias.
Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias.
Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
🎓 Cotas no Prouni
As bolsas separadas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
A quantidade de vagas de cotas é equivalente à porcentagem que cada grupo representa na população do estado, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os cotistas têm ainda que, obrigatoriamente, se encaixar nos demais critérios de exigência do Prouni.
📚 Quem pode se inscrever
Pode se inscrever o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ou 2024 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.
Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
💰 Renda
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 por pessoa).
Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.554 por pessoa).
👉🏾 Como calcular a renda familiar bruta mensal por pessoa?
Para saber se o aluno se encaixa nos critérios de renda, deve somar os salários de todos os que moram com ele e, depois, dividir pelo número de componentes do grupo.
Por exemplo: pai (R$ 2,3 mil por mês), mãe (R$ 1,7 mil por mês), candidato do Prouni (sem renda) e irmão mais novo (sem renda).
Somando os valores, chega-se ao total mensal de R$ 4 mil.
Depois, dividindo pelos 4 membros da família, o resultado é R$ 1 mil.
Esse é o valor que deve ser tomado como referência pelo Prouni. Como está abaixo de 1,5 salário mínimo per capita (R$ 2.277), o candidato poderá concorrer à bolsa de estudos integral.
🧾 É possível usar Prouni e Fies ao mesmo tempo? E Prouni e Sisu?
Fies e Prouni: Sim. Se o candidato conseguir a bolsa de estudos parcial do Prouni, que cobre apenas 50% da mensalidade, poderá financiar a outra metade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Sisu e Prouni: Não. O aluno até pode se inscrever nos dois programas, mas precisará escolher apenas um ao efetivar a matrícula. Lembrando que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em instituições de ensino públicas, e o Prouni, em particulares.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO:
O Leia mais

5. Cariri ganha novo curso de Medicina na Unileão

As inscrições estão abertas com a nota do Enem e o início das aulas está previsto para 18 de fevereiro. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO) anuncia com orgulho a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar o curso de Medicina em sua Unidade Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte. Oficializada pela Portaria SERES/MEC nº 7, de 10 de janeiro de 2025, essa aprovação reafirma o compromisso da instituição com a formação de excelência e o desenvolvimento regional. São 60 vagas anuais disponíveis, com inscrições abertas, que podem ser realizadas pelo site oficial unileao.edu.br. As aulas têm início previsto para 18 de fevereiro de 2025.
Fachada campus lagoa seca Unileão
arquivo
Excelência acadêmica e conceito máximo pelo MEC
O curso de Medicina da UNILEÃO foi aprovado com nota 5, o conceito máximo do MEC, destacando-se pela qualidade acadêmica e infraestrutura moderna. Com corpo docente altamente qualificado e metodologias pedagógicas inovadoras, a graduação visa formar profissionais capacitados para atender de forma eficiente e humanizada às demandas de saúde da sociedade.
Para o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero, a chegada do curso de Medicina representa um marco para a instituição e a região: “Nosso objetivo é oferecer uma formação médica humanizada, integrada à rede pública de saúde e alinhada às necessidades do estado e do Cariri. Estamos comprometidos com o desenvolvimento regional e em fazer o bem para a nossa população. Já contamos com uma das maiores estruturas hospitalares do Nordeste voltada à causa animal e uma clínica-escola de saúde que é referência. Faltava-nos o curso de Medicina para ampliar ainda mais esses atendimentos e completar esse ciclo”.
Alunos da Unileão na colação de grau
arquivo
“Com essa conquista, damos um passo significativo ao realizar o sonho de muitas famílias, permitindo que seus filhos possam estudar Medicina sem precisar sair da nossa região. Ao longo de 23 anos, formamos mais de 15 mil profissionais, muitos deles na área da saúde, e esse novo curso reforça ainda mais nossa missão de transformar vidas”, afirmou o reitor.
Alunos do curso de enfermagem da Unileão
arquivo
Recomendado pelo CNS e com práticas regionais integradas
O curso também é recomendado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), reforçando sua credibilidade. Além disso, convênios estratégicos permitem que os estudantes tenham acesso a mais de 45 cidades do Centro-Sul do Ceará para realizar atividades práticas desde o início do curso até complementar sua formação no internato médico.
Colação de grau Unileão
arquivo
Infraestrutura de ponta e compromisso social
Com mais de duas décadas de atuação no Cariri, a UNILEÃO consolidou-se como referência em ensino superior, especialmente na área da saúde. A chegada do curso de Medicina amplia os atendimentos à população, exemplificando o impacto positivo de parcerias público-privadas e fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento social da região.
Congresso de biomedicina no “auditório e” da Unileão
arquivo
O Centro de Educação em Saúde da UNILEÃO oferece laboratórios equipados com tecnologia de ponta, incluindo mesas digitais, laboratórios morfofuncionais, de práticas profissionais e de simulação realística, além de espaços de telemedicina e salas para metodologias ativas como TBL (Aprendizagem Baseada em Equipes).
Clínica-Escola Unileão
arquivo
Sobre as metodologias adotadas no curso, o prof. Jaime Romero destacou:
“Estamos preparados para formar o médico do futuro por meio de tecnologias inovadoras e metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) e simulações realísticas. Nosso objetivo é desenvolver profissionais que sejam protagonistas em sua formação, conectados às demandas da sociedade e capacitados para enfrentar os desafios de um sistema de saúde em constante evolução.” Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer
Brasil

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer

Cada papa usa um anel feito sob medida com a imagem gravada de um homem pescando de um barco. Entenda...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)
Brasil

Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)

Uma força-tarefa passou meses planejando como o Jornal Nacional iria agradecer aos milhões de brasileiros que prestigiam o Jornalismo da...

abril 21, 2025 - Bendev Junior