Ícone do site MT Total

O Assunto #1387: A polêmica sobre o serviço de moto por aplicativo , Iluminação que destaca e transforma seu jardim em noites encantadoras

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. O Assunto #1387: A polêmica sobre o serviço de moto por aplicativo
Em São Paulo, a empresa 99 começou a oferecer o serviço de mototáxis mediados pelo aplicativo da marca. O problema é que a Prefeitura paulistana tem um decreto de 2023 que proíbe a atividade. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Em São Paulo, a empresa 99 começou a oferecer, nesta terça-feira (14), o serviço de mototáxis mediados pelo aplicativo da marca. O problema é que a Prefeitura paulistana tem um decreto de 2023 que proíbe a atividade. O caso está na Justiça, mas já no primeiro dia de funcionamento foram contabilizadas mais de 10 mil corridas.
Moto por aplicativo para transporte de passageiros é uma modalidade muito comum em cidades menores do país, mas é também realidade em algumas das mais populosas capitais brasileiras – em Salvador e no Rio de Janeiro, o serviço é regulamentado. Em todo o país, informa um estudo de 2022 do IPEA, cerca de 1,5 milhão de pessoas trabalham como motociclistas, sendo mais de 200 mil deles com transporte de passageiros.
Quem usa o serviço alega que é mais rápido e barato que outros modais e que chega em regiões onde o transporte público falha. Os críticos, por sua vez, são claros: é, de longe, o meio de locomoção que mais expõe os passageiros a riscos de acidente. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirma que, se os mototáxis forem liberados, pode haver uma “carnificina” na cidade.
Neste episódio, Julia Duailibi conversa com o arquiteto e urbanista Diogo Dias Lemos, coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para segurança viária global em São Paulo. Ele analisa os prós e contras do modelo, avalia os casos mais emblemáticos e diz o que pode acontecer no braço de ferro entre Prefeitura e 99.
O que diz a 99
A 99 moto afirmou que “começou a operar em São Paulo respaldada pela Legislação Federal que protege o transporte por aplicativo. O Plano Nacional de mobilidade urbana e a Lei 13640 colocam em prática o funcionamento de que o transporte individual privado é autorizado federalmente, ou seja, em todo o Brasil e também coloco o entendimento de que as cidades as municipalidades leia-se as prefeituras têm como missão e podem regulamentar com exigências específicas o funcionamento desses modais e fiscalizar, mas que não tem a prerrogativa de proibir.”
A empresa também disse que suas “corridas são protegidas por mais de 50 funcionalidades de segurança que agem para eh diminuir o risco e impedir intercorrências antes durante e depois das corridas.”
O que você precisa saber:
99 inicia serviço de moto por app em SP; cidade tem decreto que proíbe transporte público com motocicletas
‘Não usem isso pelo amor de Deus. Vai ser uma carnificina’, diz Nunes sobre serviço de mototáxi lançado em SP sem autorização municipal
Serviço de moto por aplicativo na cidade de SP: entenda a briga jurídica entre prefeitura e empresa Leia mais

2. Iluminação que destaca e transforma seu jardim em noites encantadoras

Veja as soluções que tornam seu jardim mais aconchegante com a iluminação certa. É bem comum que uma das áreas da casa que mais chame a atenção à primeira vista seja o paisagismo. Um jardim bonito e uma área externa pensada com detalhes fazem toda a diferença. Mas, como deixar este espaço atrativo e deslumbrante mesmo à noite?
Acompanhe abaixo 3 dicas para fazer do seu jardim um espaço aconchegante por meio da iluminação.
1- Luzes brancas e quentes são suas melhores aliadas:
Ao pensar em iluminação externa, surge a dúvida em qual cor investir. Luzes coloridas são bem-vindas para pequenos detalhes, mas podem desvalorizar seu espaço se usadas como principais.
Opções como azul, verde e vermelho criam um borrão nas plantas e tiram o formato das folhas.
Para iluminação principal de áreas externas, o ideal é investir em luzes brancas ou quentes, que valorizam as curvas e formas, deixando a visibilidade melhor.
Evite o uso de luzes coloridas para manter o jardim com destaque ideal
Divulgação/Vilarejo
2 – Aposte em diferentes formatos
Ao pensar na disposição da sua área externa para a noite, uma boa alternativa é escolher diferentes formatos de luminárias. Cordões de luzes são boas opções quando se tem um pergolado ou área coberta, já os pontos de luz no chão e paredes deixam o ambiente aconchegante.
Invista na variedade, de acordo com a função de cada uma.
Usar o formato correto de luminária faz toda diferença no espaço
Divulgação/Vilarejo
3- Escolha lâmpadas de baixa temperatura
Este é um cuidado que precisa ser levado em consideração, especialmente porque o Brasil é um país de clima quente. Além disso, o calor das luminárias pode prejudicar as plantas, por isso esteja atento ao tipo de material.
Lâmpadas fluorescentes não emitem calor e são mais econômicas que as incandescentes. Seu tom pode variar entre o amarelado até o branco azulado. Já as lâmpadas de LED consomem menos energia e podem ser encontradas em diversas tonalidades. Outra vantagem é que esta opção também não emite raios ultravioleta, portanto, não há riscos de prejudicar o jardim.
A iluminação certa também ajuda a manter as plantas saudáveis
Divulgação/Vilarejo
Na Vilarejo você encontra a maior variedade no setor de iluminação, com materiais de excelência. Venha para a maior loja de acabamentos da Região dos Lagos. Leia mais

3. Sisu 2025: inscrições começam nesta sexta; veja macetes para aumentar as chances de garantir uma vaga

Paríodo de inscrições vai até 21 de janeiro. Podem participar alunos que fizeram a edição mais recente do Enem e tiraram nota superior a zero na redação. Inscrições do Sisu 2025 começam em 17 de janeiro. Na imagem, a página deconsulta de vagas do programa.
Júlia Reis/g1
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começam nesta sexta-feira (17), e vão até 23h59 de 21 de janeiro. Serão 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.
As inscrições devem ser feitas por meio do portal Acesso Único. Podem participar alunos que fizeram a edição mais recente do Enem e tiraram nota superior a 0 na redação.
Mas apenas se inscrever não garante a vaga, por isso, é importante conhecer alguns macetes que podem ajudar a assegurar a oportunidade.
Abaixo, conheça os “truques” que podem fazer a diferença no processo seletivo.
1. Conheça a forma de seleção do Sisu
Os candidatos do Sisu terão cinco dias para escolher até dois cursos de instituições públicas de 26 unidades federativas. Rondônia, na região Norte, é o único estado que não ofertará vagas para suas universidades por meio do Sisu.
Após uma seleção inicial dos cursos, os candidatos também poderão conferir suas colocações no sistema, o que é importante para saber as suas chances de classificação.
As opções podem ser alteradas quantas vezes o candidato quiser, até as 23h59 de 21 de janeiro, quando as inscrições se encerram. Valerão as escolhas que estiverem marcadas no sistema nesse horário.
2. Fique atento às notas de corte
É aqui que o candidato deve estar atento, porque as notas de corte, que definem a pontuação mínima que é preciso para garantir uma das vagas disponíveis para aquele determinado curso, são atualizadas diariamente até o último dia do período de inscrições.
Funciona mais ou menos assim:
imagine um determinado ativo na bolsa de valores. Neste cenário imaginário, o curso de odontologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), é o ativo. Para “investir” neste ativo no primeiro dia de inscrições e concorrer a uma das 20 vagas, o candidato precisa ter obtido 759,7 de média no Enem 2024.
No primeiro dia, 35 pessoas com notas maiores se candidataram àquele curso, e o candidato X, 20º melhor colocado, tirou 820,5 de média. Como são 20 vagas, a média do candidato X passará a ser considerada a nota de corte no segundo dia. O ativo “valorizou”.
Ou seja, paga ficar com uma das vagas, o candidato precisará ter uma nota maior que um dos 20 melhores colocados até ali.
Essa movimentação acontecerá diariamente até a madrugada de 21 de janeiro, quando acontece a última atualização. Neste dia, a nota de corte apresentada será a final.
O candidato que estiver abaixo da nota de corte provavelmente só terá a chance de ficar com uma das vagas se estiver muito bem colocado logo atrás das 20 maiores notas, e caso algum ou alguns dos melhores colocados desista daquele curso.
🚨 Mas fique atento! Da mesma maneira que a nota de corte parcial pode aumentar ao longo dos dias, também pode diminuir caso um candidato bem colocado mude a opção de curso, por exemplo. Por isso, a dica é conferir diariamente a nota de corte dos cursos escolhidos.
Estudantes que fizeram o Enem se preparam para disputar uma vaga no Sisu
3. Mude as opções de curso quantas vezes for preciso
Durante o período de inscrição, o candidato deve se valer da oportunidade de mudar suas opções de curso quantas vezes achar necessário.
O coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, explica que o candidato deve estar atento à sua colocação em cada um dos cursos de sua escolha para melhorar suas chances.
“Às 23h59 a plataforma fecha, e no dia seguinte vai mostrar em que colocação ele se encontra. Se, eventualmente, estiver muito longe, ele poderá se remanejar para outras opções”, explica Madson.
Por isso, é importante que o candidato selecione suas duas opções de curso principais já no primeiro dia de inscrições, e que esteja aberto e atento a alternativas.
4. Reconheça que as notas do Enem têm pesos diferentes em instituições diferentes
Outro ponto importante que pode pesar na garantia de uma vaga é saber que cada curso e instituição dá pesos diferentes para o desempenho do candidato no Enem.
É mais ou menos assim:
A universidade X que oferece curso de direito dá mais peso para notas de ciências da natureza.
A universidade Y que também oferece o curso de direito dá mais peso para notas de linguagens.
assim, o candidato pode ficar melhor colocado em uma ou em outra a depender da área na qual obteve uma nota maior no Enem.
Assim, Madson Molina aconselha que o candidato verifique quais instituições e cursos estão valorizando as áreas do conhecimento em que ele tenha se destacado no exame.
5. Em último caso, arrisque
A dica final pode não valer para todos os casos, por isso, avalie:
O candidato que coloca duas opções de curso, mas está mais bem colocado na segunda opção e não fica entre os pré-selecionados da primeira opção, pode perder a oportunidade de concorrer a vagas ociosas pela lista de espera de sua opção principal.
A alternativa seria deixar a segunda opção em branco e arriscar uma possível seleção por meio da lista de espera. No entanto, isso seria arriscado, portanto, considere se vale a pena.
Alguns candidatos que identificam que estão muito perto de passar em uma primeira opção não colocam uma segunda opção(…), porque eles ficam elegíveis para a lista de espera. E, a depender do curso e da instituição, a lista de espera tem muita rotatividade e eles conseguriam entrar naquele curso.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO E PODCAST Leia mais

4. ICMBio reabre inscrições para concurso com 350 vagas e salários de até R$ 8,8 mil; veja como participar

Interessados têm até o dia 27 de janeiro para se inscrever. As oportunidades são para os cargos de analista administrativo e analista ambiental. Seleção para o ICMBio vai preencher oportunidades para Analista Administrativo e Analista Ambiental.
Bruno Bimbato/Divulgação
As inscrições para o concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) serão reabertas nesta sexta-feira (17), às 10h. A seleção vai preencher 350 vagas de nível superior, com remuneração inicial de até R$ 8,8 mil.
A alteração no cronograma foi divulgada na última terça-feira (14). Agora, os interessados terão até as 18h do dia 27 de janeiro para se inscrever. (veja o novo cronograma abaixo)
Por conta da mudança, as provas objetivas e discursiva, que seriam aplicadas no dia 23 de fevereiro, foram adiadas para o dia 30 de março.
➡️ VEJA O EDITAL DE RETIFICAÇÃO
✅ Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
O concurso vai preencher 350 vagas de nível superior, com remuneração inicial de até R$ 8,8 mil.
As oportunidades são para os cargos de analista administrativo (120 vagas) e analista ambiental (230 vagas), distribuídas por várias regiões do país e na sede de empresa, em Brasília (DF).
A jornada de trabalho dos aprovados é de 40 horas semanais. Do total de vagas a serem preenchidas agora, 20% são reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas, e 5% para pessoas com deficiência.
A distribuição ficou da seguinte forma:

Como se inscrever?
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) – banca organizadora do processo seletivo.
A taxa de inscrição é de R$ 93 para o cargo de analista administrativo e de R$ 99 para analista ambiental.
Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais do país no período da tarde, impedindo que os candidatos possam concorrer aos dois cargos.
A realização do concurso já havia sido autorizada pelo Ministério da Gestão em agosto. A última seleção da empresa aconteceu em 2021, quando foram preenchidas 171 vagas em cargos de nível médio e superior.
Cronograma do concurso 📆
Reabertura das Inscrições: 17/01 a 27/01/2025
Data limite de pagamento das inscrições: 14/2/2025
Divulgação dos locais de provas: 17/3/2025
Aplicação das provas: 30/3/2025
Consulta individual aos gabaritos preliminares das provas objetivas: 1º a 3/4/2025
Divulgação preliminar da prova discursiva: 1º/4/2025
Divulgação dos Gabaritos: 4/4/2025
Resultado final das provas objetivas e provisório da prova discursiva: 30/4/2025
LEIA MAIS
Concurso da Embrapa: inscrições terminam nesta terça; são 1.027 vagas e salário de até R$ 12,8 mil
MPU abre inscrições para concurso com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil; veja como participar
Veja dicas de como estudar para concurso:
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Como estudar legislação para concurso? Leia mais

5. Concurso da Embrapa encerra inscrições nesta sexta; são 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil

O prazo para de inscrição iria se encerrar na última terça-feira (14), mas foi adiado pela empresa, que não realizava concurso nacional desde 2009. Embrapa publica edital de concurso com 1.027 vagas e salário de até R$12,8 mil
As inscrições para o concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) terminam nesta sexta-feira (17), às 18h.
Ao todo, estão sendo ofertadas 1.027 vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração inicial de até R$ 12,8 mil. As oportunidades são os cargos de pesquisador, analista, assistente e técnico.
➡️ VEJA O EDITAL DE RETIFICAÇÃO
Os interessados em participar devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do processo seletivo.
O prazo para de inscrição iria se encerrar na última terça-feira (14), mas foi adiado pelo órgão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp.
A empresa não realizava um concurso público em âmbito nacional desde 2009. Até 2014, o órgão ainda convocava as pessoas que estavam na lista de reserva. O novo concurso já havia sido anunciado pelo presidente da instituição no ano passado.
➡️ VEJA O EDITAL COMPLETO
O processo seletivo tem vagas para áreas já consolidadas na Embrapa, como advocacia, desenvolvimento humano, entomologia, recursos florestais, transferência de tecnologia, pedologia, melhoramento genético, entre outras.
Outras, porém, são demandas que surgiram ou ganharam mais evidência ao longo da última década, com biologia sintética e ciências ômicas, ciência de dados, instrumentação em fotônica, nanotecnologia, inovação social e governança sustentável (ESG).
As oportunidades estão divididas da seguinte forma: 719 vagas para ampla concorrência, 103 vagas para pessoas com deficiência (PCDs) e 205 vagas para pessoas pretas e pardas, além do cadastro de reserva.
Desse total, são:
404 vagas para analista;
319 vagas para pesquisador;
242 vagas para técnico;
62 vagas para assistente;
O cargo de assistente tem como requisito o nível fundamental incompleto (no mínimo 5º ano), com salário inicial de R$ 2.186,19.
Já para técnico é exigido nível médio ou técnico (conforme a especialidade), com remuneração de R$ 5.556,81.
Para analista, é preciso ter o nível superior nas áreas determinadas no edital, com ganhos iniciais de R$ 10.921,33.
Por fim, quem escolher atuar como pesquisador é necessário ter mestrado em áreas específicas, com salário inicial de R$ 12.814,61.
Veja abaixo a distribuição.

Além da remuneração, os funcionários receberão benefícios como assistência médica, auxílio alimentação/refeição, seguro de vida, seguridade social, auxílio pré-escola, auxílio para filhos com deficiência mental, entre outros.
Os aprovados poderão atuar na sede da empresa, em Brasília (DF), ou em uma das 43 unidades distribuídas pelo país. Segundo a Embrapa, as oportunidades são separadas em 189 áreas e subáreas de atuação, chamadas de “opções” no edital.
➡️ “Opção” = Conjunto formado por Cargo/Área/Subárea e deve ser indicado no momento da inscrição. Exemplo: Pesquisador/Ciências Agrárias/Sanidade Aquícola.
Durante as inscrições, os candidatos escolhem o cargo e localidade na qual querem trabalhar, mas podem ser convocados para qualquer unidade da Embrapa com vagas disponíveis. A divisão completa consta no anexo II do edital.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. A taxa de inscrição varia conforme o cargo:
Pesquisador: R$ 170;
Analista: R$ 150;
Técnico: R$ 80;
Assistente: R$ 60.
Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.
O processo seletivo terá as seguintes etapas:
Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos.
Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para o cargo de Pesquisador e algumas especialidades do cargo de Analista,
Defesa de memorial e apresentação de projeto de pesquisa, de caráter classificatório, somente para o cargo de Pesquisador;
Prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, somente para algumas especialidades do cargo de Técnico;
Avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para o cargo de Pesquisador.
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 23 de março de 2025, em todas as capitais do país e nas cidades com unidades da Embrapa. Os locais de aplicação das avaliações estão descritos no anexo III do edital.
Cronograma do concurso 📆
Inscrições: 16/12/2024 até 17/01/2025 às 18h
Data limite de pagamento das inscrições: 4/2/2025
Divulgação dos locais de provas: 07/03/2025
Aplicação das provas: 23/03/2025
Divulgação dos Gabaritos: 28/03/2025
Divulgação do resultado final das provas objetivas: 22/04/2025
LEIA MAIS
MPU publica edital com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil; veja como participar
22 concursos públicos para ficar de olho em 2025, com salários de até R$ 17 mil
Veja dicas de como estudar para concurso
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Como estudar legislação para concurso? Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile