Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. O Assunto #1385: O risco de um apagão de professores no Brasil
O programa Mais Professores irá pagar bolsas para universitários matriculados em cursos de licenciatura e para docentes em lugares com carência de profissionais da área. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A carreira docente vive uma crise multifatorial no país: salários pouco atraentes, risco de violência na sala de aula, falta de valorização e plano de carreira e problemas de estrutura nas escolas são as principais queixas dos profissionais da área.
O resultado disso é que cai, ano após ano, o interesse dos jovens pela licenciatura. Uma projeção divulgada em 2022 indica que o país pode ter um déficit de 235 mil docentes em 2040. Naquele mesmo ano, um estudo do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou que não é exagero dizer que já vivemos esse apagão.
Nesta terça-feira (14), o governo federal lançou um novo programa para enfrentar alguns desses gargalos. Com o objetivo de aumentar a atratividade da carreira, o Mais Professores irá pagar bolsas para universitários matriculados em cursos de licenciatura e para docentes em lugares com carência de profissionais da área.
Para analisar o quadro geral da docência no Brasil e avaliar, ponto a ponto, o que prevê o programa recém-lançado pelo governo, Julia Duailibi conversa com Olavo Nogueira filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação.
O que você precisa saber:
‘Pé-de-meia’ para estimular formação de professores terá bolsa de R$ 1.050 para universitários
No Brasil, 1 a cada 3 professores do ensino médio não é formado na disciplina que leciona
Brasil pode enfrentar ‘apagão de professores’ em 2040, diz pesquisa
Da valorização da carreira ao incentivo na faculdade: o que é preciso para que jovens voltem a sonhar com a carreira de professor
Unicamp tem queda no interesse por graduações ligadas à Educação Básica, e especialistas preveem ‘apagão’ de professores Leia mais
2. Polícia confirma que ossada encontrada no interior da Bahia é de menino desaparecido há mais de três anos
Davi Lima Silva foi visto pela última vez em 28 de março de 2021, enquanto visitava familiares na zona rural de Itiúba, mesma cidade onde a ossada foi encontrada. Identificação foi confirmada na terça-feira (14). Davi tinha 12 anos quando desapareceu, em Itiúba
Bélit Loiane/g1 BA
A Polícia Civil confirmou que uma ossada encontrada na zona rural de Itiúba, no norte da Bahia, é de Davi Lima Silva, desaparecido há três anos e nove meses. O menino de 12 anos foi visto pela última vez em 28 de março de 2021, quando passava férias na casa da avó, no povoado de Varzinha das Olarias — mesma área onde os restos mortais foram localizados.
A identificação foi confirmada pela instituição à família do garoto na noite de terça-feira (14), e à produção da TV Bahia.
A ossada foi localizada em novembro do ano passado por vaqueiros que circulavam no povoado, considerado de difícil acesso. Antes disso, nenhuma pista havia sido encontrada.
Exames periciais adicionais serão realizados para ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte de Davi. Durante todo esse período, os pais do menino, Lilia Lima e Edson Alves, lutaram para que o caso não caísse no esquecimento, enquanto a polícia dizia que era uma “situação complexa, sem indícios de crime”.
Pais de Davi cobraram respostas durante o período em que o filho esteve desaparecido
Bélit Loiane/g1 BA
À época, o g1 também entrou em contato com a polícia, que informou que a investigação estava em segredo de Justiça, mesma resposta dada em dezembro de 2021, em 2022, quando Davi completou um ano desaparecido, e em 2023, dois anos após ter sido visto pela última vez.
Inicialmente o desaparecimento era investigado na delegacia de Itiúba, município em que Davi foi visto pela última vez. No entanto, após intensos pedidos dos pais do garoto, o caso foi transferido para a capital baiana, onde ele vivia com a família.
A mãe de Davi contou que, enquanto o caso estava no interior, houve troca de delegado e foi preciso, inclusive, voltar à cidade para contar as mesmas informações ao novo titular. Diante disso, ela pediu ajuda para que o inquérito fosse remetido à unidade policial de Salvador.
Fotos de Davi ficaram guardadas no quarto dele, em Salvador
Bélit Loiane/g1 BA
Relembre o desaparecimento
Davi Lima desapareceu no dia 28 de março de 2021, no quarto dia de uma viagem de férias com os pais, que têm parentes em Itiúba. Lilia, que é fotógrafa, foi contratada para fazer um ensaio com um casal no município.
A mãe do garoto deixou o filho com uma irmã e voltou em menos de duas horas, contudo, Davi já tinha desaparecido. Logo após descobrir que o filho tinha sumido, os pais, vizinhos e familiares começaram as buscas. Lilia e Edson procuraram incessantemente em uma área de mata, mas não encontraram.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros, além de cães farejadores e helicópteros, também foram ao local, mas apenas a sandália que Davi usava foi achada. No entanto, os bombeiros deduziram que o calçado foi implantado no local. Primeiro, porque várias pessoas passaram por lá antes e não viram o item, e também porque os cachorros foram até a sandália e voltaram, apontando que o cheiro de Davi não prosseguia para a mata.
“Os cães chegaram a farejar, mas foi só em um determinado local. Então eles descartaram a possibilidade dele ter subido a serra descalço”, disse Lilia em entrevista ao g1, no ano de 2022.
“Todo mundo achou que ele tinha subido a serra e foi para lá, mas a sandália foi plantada porque passaram de seis horas até meia-noite e não estava lá. Passei várias vezes e ninguém encontrou a sandália, mas meia-noite apareceu do nada, como se fosse mágica. Então é alguém que sabe o que houve e colocou a sandália ali”, complementou.
RELEMBRE CASO:
Encerradas buscas por menino de 11 anos que sumiu após sair de casa na zona rural de Itiúba
Após desaparecimento de menino de 11 anos na Bahia, família seguiu sem respostas
‘Estou vegetando’, disse mãe de Davi diante da falta de notícias do filho
Garoto foi visto pela última vez na zona rural de Itiúba, região norte da Bahia
Reprodução/TV São Francisco
No dia 7 de março do ano passado, a Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Polícia Técnica realizaram a reprodução simulada dos eventos ocorridos no dia do desaparecimento da criança. A ação, conhecida popularmente como reconstituição, foi feita no povoado de Varzinha.
Segundo informações divulgadas na época pela 19ª Coordenadoria de Polícia do Interior, que fica em Senhor do Bonfim, também no norte baiano, o evento contou com a participação de 36 policiais, entre peritos, delegados, investigadores e escrivães.
A ação teve como objetivo encenar os fatos relacionados ao desaparecimento da criança, buscando esclarecer a dinâmica do ocorrido e formar convicções para a conclusão do inquérito. Os resultados, todavia, não foram divulgados.
Polícia Civil fez reprodução simulada do desaparecimento de Davi em março de 2024
Divulgação/Polícia Civil da Bahia
Lilian relatou que foi dito pelos investigadores que o provável é que Davi tenha sido sequestrado entre a casa da irmã e da mãe dela, cuja distância é de menos de 300 metros. Contudo, a informação deixou a família intrigada, pois ninguém viu o garoto passar.
“O incrível é que têm pessoas que estavam ali perto. Só um senhor que falou que viu ele no fundo da casa dele, mas depois entrou e não viu para onde ele foi”, contou a fotógrafa, há quase três anos.
De acordo com a tia do garoto, no dia do desaparecimento, ele estava muito agitado e com pressa de retornar para a casa da avó, contudo, não chegou ao destino.
‘O que me mantém viva é a fé’, disse mãe de garoto desaparecido em Itiúba
Davi ao lado da mãe, Lilia Lima
Arquivo Pessoal
Mãe e pai de Davi contam detalhes sobre o filho: ‘um menino cheio de sonhos’
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Leia mais
3. Como criar uma área de lazer em casa para aproveitar o verão com a família
Confira dicas simples para deixar seu ambiente ideal para o verão. O período do verão e início de ano traz o clima perfeito para aproveitar momentos de qualidade com quem mais amamos. Receber amigos e família em casa para um “happy hour” pode ser uma ótima atividade.
Algumas mudanças podem mudar seu espaço e garantir mais conforto e lazer para você e seus convidados. Não importa se você tem um quintal amplo ou um cantinho pequeno, com criatividade e planejamento, é possível criar um ambiente aconchegante.
Confira abaixo algumas dicas Vilarejo para transformar o seu espaço:
1. Escolha móveis e decoração resistentes ao tempo
Ao transformar a área externa, uma boa opção é escolher móveis resistentes, como os feitos de fibra sintética ou alumínio. Lembre-se que o verão traz a possibilidade de fortes chuvas no fim da tarde, por isso, a durabilidade dos materiais é essencial. Almofadas e tapetes com tecidos impermeáveis trarão conforto e praticidade.
Móveis de fibra sintética e materiais resistentes ao tempo oferecem durabilidade, fácil manutenção e beleza para áreas externas
Divulgação/Vilarejo
2. Incorpore elementos refrescantes
Alguns elementos podem potencializar o seu espaço e aumentar as opções de lazer. Por exemplo, no calor, nada melhor do que o contato com água. Se não houver espaço para uma piscina tradicional, considere opções como chuveirões externos.
Piscina e chuveirões ajudam a aliviar o calor e ainda valorizam o ambiente
Divulgação/Vilarejo
3. Invista em seu espaço gourmet
Ao receber convidados em casa, outra boa ideia de atividade é produzir almoços, jantares ou aquele churrasco no fim da tarde. Por isso, esteja pronto para deixar a sua área gourmet ativa, com os utensílios necessários para este momento.
Área de lazer revestida em porcelanato garante sofisticação, praticidade e durabilidade ao espaço
Divulgação/Vilarejo
4. Pense no conforto térmico
Ao planejar a sua área externa, lembre-se que o conforto térmico é essencial. Busque por porcelanatos com materiais que absorvem menos o calor, e que sejam antiderrapantes. Crie também espaços de sombra utilizando ombrelones, pergolados ou tendas. Assim, você garante que todos fiquem confortáveis mesmo nos dias mais quentes.
Porcelanatos claros ou tecnológicos absorvem até 30% menos calor
Divulgação/Vilarejo
Transformar seu lar com espaço de lazer para o verão não é apenas um investimento no seu bem-estar, mas também uma oportunidade de criar memórias inesquecíveis com a família. Visite a Vilarejo mais próxima de você e encontre tudo o que precisa. Leia mais
4. Quem é o casal de influenciadores preso em SC em operação contra fraudes envolvendo Jogo do Tigrinho
Ianka Cristini e Bruno Martins faziam vídeos sobre a família em rede social. Eles foram presos em operação do Gaeco na terça-feira (14). Casal de influenciadores Ianka Cristini e Bruno Martins
Reprodução/Redes sociais
Ianka Cristini se define nas redes sociais como multimilionária aos 28 anos, mãe e empresária. Ela, o marido, Bruno Martins, e uma assessora dela foram presos na terça-feira (14) na Operação Lance Final, contra fraudes envolvendo o Jogo do Tigrinho.
A ordem de prisão foi expedida pela Vara Regional de Garantias de Itajaí e obtida pela colunista da NSC Dagmara Spautz. A defesa dos três disse em nota que ainda não teve acesso total à investigação e que vai se manifestar após ter ciência dos detalhes do caso.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em duas redes sociais, Cristini acumula mais de 15 milhões de seguidores. Em uma delas, ela se define como “multimilionária aos 28 anos”, mãe e empresária.
Aos seguidores, ela dizia que eles podiam obter ganhos sem sair de casa. Para isso, ela vendia um curso online.
Na mesma rede social, ela declarou que foi mãe jovem de duas meninas e construiu a primeira casa, de madeira, há quatro anos. Naquela época, segundo ela, fazia e vendia doces para sustentar a família.
Ainda conforme a influenciadora, em 2020 ela tinha um emprego, porém foi demitida no início da pandemia da Covid-19. Foi então que começou a gravar vídeos para a internet.
Depois de um ano, conseguiu reformar a casa e comprou o primeiro carro. Nessa época, ela gravava os vídeos e continuava com a venda de doces. Ela conheceu Bruno e se casou com ele. Depois, teve mais dois filhos, gêmeos.
Nas redes sociais tanto dela quanto do marido, eles publicavam vídeos sobre o cotidiano da família. Eles também faziam sorteios de número, com prêmios em dinheiro ou mercadorias.
A família também mostrava imagens de viagens internacionais, como para Orlando e Nova Iorque, nos Estados Unidos, Paris, na França, e Punta Cana, na República Dominicana.
Influenciadora Ianka Cristini mostra Jogo do Tigrinho em publicação de setembro de 2024
Operação e prisão
O casal foi preso na terça (14) suspeito de envolvimento em um esquema relacionado ao jogo de azar Fortune Tiger, conhecido no Brasil como Jogo do Tigrinho. Eles foram detidos em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
De acordo com o órgão, o esquema funcionava da seguinte forma:
🐯💵 O esquema de fraude orquestrado pelos investigados que visava lucro fazendo simulações falsas de ganhos exorbitantes através de jogos de azar, em especial o Jogo do Tigrinho.
🤥 Os investigados se valiam de uma versão de demonstração do jogo para simular ganhos falsos e estimular os seguidores a se cadastrarem e realizarem apostas.
💸 Dessa forma, recebiam vantagem indevida tanto por cadastro realizado, como por porcentagem do valor apostado e perdido.
O MPSC, que divulgou a operação, repassou orientações de como possíveis vítimas podem acionar o Ministério Público (leia mais abaixo).
Dentro da operação, uma decisão judicial ordenou a indisponibilidade de apartamentos e casas de luxo e automóveis McLaren 720 Spider, Cadilac Escalade blindado, BMW X6, BMW M3, entre outros, ativos financeiros e bloqueio das redes sociais dos investigados com mais de 16 milhões de seguidores.
As ordens judiciais são cumpridas nos municípios catarinenses de Brusque, no Vale do Itajaí, e Balneário Camboriú, no Litoral Norte, além da capital paulista e Embu das Artes, no estado de São Paulo, e João Pessoa, na Paraíba.
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O que fazer se você foi vítima da influenciadora
O MPSC divulgou um passo a passo do que fazer se você foi vítima da influenciadora:
Entrar em contato com o número (47) 99165-2791, pelo aplicativo Whatsapp;
Informar nome completo, endereço, CPF ou RG, encaminhando cópia do respectivo documento;
Informar a data e o local dos fatos (onde estava no momento do acesso à plataforma de apostas);
Indicar, de forma expressa, se deseja representar criminalmente contra a autora do delito;
Fazer um breve relato dos fatos, informando qual foi o prejuízo;
Anexar algum comprovante de pagamento, print ou outro documento que comprove o prejuízo.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais
5. CNU: resultados de avaliação de títulos são divulgados nesta quarta-feira; saiba como acessar
A prova de títulos contribui para a nota final dos candidatos, considerando experiências profissionais e titulação acadêmica. Os resultados podem ser contestados até quinta-feira (16). As pontuações estarão disponíveis na página oficial do CNU
Reprodução/Fundação Cesgranrio
O resultado preliminar da avaliação de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), para os cargos que incluem essa etapa, deve ser divulgado nesta quarta-feira (15).
➡️ A prova de títulos é uma fase do concurso em que a comprovação de experiências profissionais e titulação acadêmica, como pós-graduação, mestrado e doutorado, contribui para a composição da nota final dos candidatos. (entenda o cálculo ao fim da reportagem)
✅ Siga o canal do g1 Concursos no WhatsApp
As pontuações estarão disponíveis na página oficial da seleção. Os candidatos que discordarem do resultado poderão solicitar a revisão das notas até quinta-feira (16).
É importante destacar que os participantes não classificados nas etapas anteriores do concurso não tiveram seus títulos avaliados.
A divulgação da primeira lista de aprovados no “Enem dos Concursos” foi antecipada para o dia 4 de fevereiro. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).
Para o bloco 8, referente aos cargos de nível médio, essa lista será definitiva. Já para as vagas de nível superior, dos blocos de 1 a 7, outras classificações serão divulgadas ao longo do mês. (veja o cronograma abaixo)
Até então, o resultado final do CNU estava previsto para sair no dia 11 de fevereiro, depois de ser adiado por uma decisão judicial que reintegrou ao concurso cerca de 32 mil candidatos que haviam sido eliminados. (entenda mais abaixo)
Como os títulos compõem a nota final do concurso?
Para os cargos sem avaliação de títulos, a nota final do candidato será composta apenas pela pontuação da prova de múltipla escolha (80% da nota) e da parte escrita (20%).
Para os cargos que incluem a avaliação de títulos, as notas poderão ser calculadas da seguinte forma:
Múltipla escolha: 75% | Discursiva: 20% | Títulos: 5%; ou
Múltipla escolha: 70% | Discursiva: 20% | Títulos: 10%.
Conforme o edital, a prova de títulos vale, no máximo, 10 pontos, mesmo que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
Os participantes tinham até o dia 5 de dezembro para enviarem os títulos.
Aqueles que não enviaram os títulos na forma e no prazo estabelecidos no edital receberão nota zero nesta etapa, mas não será desclassificado. Ou seja, o candidato concorrerá à vaga com a pontuação obtida na prova escrita e de múltipla escolha.
Os participantes do “Enem dos Concursos” terão uma nota diferente para cada um dos cargos aos quais estão concorrendo.
CNU: governo antecipa divulgação da lista de aprovados
Candidatos reintegrados
Mais de 32 mil candidatos foram reintegrados ao CNU em novembro por dois motivos:
Garantir a correção da prova escrita para vagas reservadas a negros em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência.
Cancelar a eliminação de participantes que não preencheram corretamente a identificação do gabarito.
Desde o novo cronograma, esses candidatos foram convocados para enviar títulos e realizar outras etapas do concurso.
As provas do “Enem dos concursos” ocorreram em 18 de agosto de 2024, após adiamento devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
O CNU centralizou concursos para diferentes órgãos federais, oferecendo mais de 6,6 mil vagas e registrando 2,1 milhões de inscritos, tornando-se o maior concurso do país.
Confira o novo cronograma
Cronograma de divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU)
Reprodução/Youtube
Leia ainda Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.