Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25), Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis

Bendev Junior
janeiro 19, 2025 - 4 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25)

Acordo prevê que três a quatro reféns mantidos em Gaza sejam soltos a cada semana. O primeiro grupo com três mulheres israelenses foi libertado neste domingo (19). Pessoas celebrando a libertação de três reféns do Hamas, em Tel Aviv
REUTERS
Um novo grupo de reféns israelenses deve ser libertado no próximo sábado (25), de acordo com o principal porta-voz militar de Israel, Daniel Hagari. A expectativa é que o grupo seja composto por cinco mulheres israelenses.
No mesmo dia, Israel, em troca, entrega até 250 palestinos (entre 30 e 50 para cada refém). (veja abaixo as etapas do acordo)
Nos primeiros 42 dias de acordo de cessar-fogo, a previsão é que três a quatro reféns mantidos em Gaza sejam soltos a cada semana.
Neste domingo (19), o grupo terrorista Hamas libertou as três primeiras reféns. Todas as vítimas possuem cidadania israelense e têm idades entre 24 e 31 anos.
Primeira libertação
As três mulheres fazem parte do primeiro grupo de 33 reféns que serão libertados pelo Hamas nos próximos dias. Em troca, Israel prometeu soltar prisioneiros palestinos e recuar as forças militares dentro da Faixa de Gaza.
O acordo foi assinado na última semana e deveria ter entrado em vigor às 8h30 deste domingo, pelo horário local (3h30, em Brasília). No entanto, por causa de um atraso do Hamas na divulgação dos nomes, Israel adiou o início do tratado em quase três horas.
A imprensa israelense noticiou, por volta das 12h (horário de Brasília), que as reféns já estavam com a Cruz Vermelha. Segundo as Forças de Defesa de Israel, elas passarão por avaliação médica ao chegar em Israel.
As reféns libertadas são:
Romi Gonen, 24 anos: ela foi sequestrada em uma emboscada enquanto tentava deixar o festival Supernova.
Emily Damari, 28 anos: a jovem possui nacionalidade britânica-israelense e foi sequestrada no Kibutz Kfar Aza, no sul de Israel.
Doron Steinbrecher, 31 anos: enfermeira veterinária que também morava em Kfar Aza e foi rendida dentro do próprio apartamento.
Em uma publicação na conta de Israel no X, administrada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo publicou uma imagem com os nomes e fotos dos 33 reféns que serão soltos.
Porém, a publicação não detalha quantas das pessoas nomeadas estão vivas. Dos total, 31 foram tirados de Israel em 7 de outubro de 2023.
Os outros dois reféns, que devem ser soltos, estão presos desde 2014 e 2015, respectivamente.
Entre os que devem ser libertos estão os dois reféns mais jovens mantidos pelo Hamas – Kfir e Ariel Bibas que, se vivos, possuem dois e cinco anos, respectivamente.
Confira a lista de reféns a serem libertos:
1. Liri Albag – 2. Itzhik Elgarat – 3. Karina Ariev – 4. Ohad Ben-Ami – 5. Ariel Bibas – 6. Yarden Bibas – 7. Kfir Bibas – 8. Shiri Silberman Bibas – 9. Agam Berger – 10. Romi Gonen – 11. Danielle Gilboa – 12. Emily Damari – 13. Sagui Dekel-Chen -14. Yair Horn – 15. Omer Wenkert – 16. Alexander (Sasha) Troufanov – 17. Arbel Yehud -18. Ohad Yahalomi – 19. Eliya Cohen – 20. Or Levy – 21. Naama Levy – 22. Oded Lifshitz – 23. Gadi Moshe Moses – 24. Avera Mengistu (mantido desde 2014) – 25. Shlomo Mansur – 26. Keith Siegel – 27. Tsahi Idan – 28. Ofer Calderon – 29. Tal Shoham – 30. Doron Steinbrecher – 31. Omer Shem-Tov – 32. Hisham Al Sayed (mantido desde 2015) – 33. Eli Sharabi
Os 33 reféns que podem ser liberados na 1ª fase do acordo entre Israel e o Hamas
Reprodução/X
A lista de prisioneiros palestinos que serão libertados neste domingo ainda não foi divulgada. De acordo com a Reuters, o escritório de prisioneiros do grupo terrorista Hamas atribuiu o atraso a “erros” em alguns nomes, acrescentando que isso seria resolvido.
O acordo
Israel e Hamas chegaram a um acordo que pode colocar um fim definitivo na guerra após mais de seis meses de negociações. As conversas foram mediadas por Estados Unidos, Catar e Egito. Confira a seguir o que prevê o texto.
🔵 1ª etapa: cessar-fogo e liberação de reféns
Neste domingo (19):
O cessar-fogo deveria começar às 8h30 no horário local (3h30 no de Brasília), mas atrasou após o Hamas não divulgar quais reféns seriam libertados.
A partir das 16h no horário local (11h de Brasília), o Hamas deve entregar reféns israelenses – são três mulheres vivas. O local não foi informado, mas Israel preparou locais para recebê-los em três cidades ao longo da fronteira com Gaza: Erez, Re’im e Kerem Shalom.
Na sequência, Israel entregará 95 prisioneiros palestinos. A lista não inclui nenhuma liderança do Hamas ou de outros grupos terroristas. Muitos são mulheres, crianças e outras pessoas que foram detidas recentemente e não foram julgadas.
Ao longo da primeira semana:
No dia 25 de janeiro, Hamas entrega mais 5 mulheres israelenses vivas.
No mesmo dia, Israel, em troca, entrega até 250 palestinos (entre 30 e 50 para cada refém).
Os moradores do norte de Gaza poderão retornar a seus locais de origem, mas sem portar armas.
Tropas israelenses se retirarão do corredor Netzarim, a via principal de Gaza.
A travessia de Rafah, entre o Egito e Gaza, voltará gradualmente a operar, permitindo a passagem de pessoas doentes para tratamento fora do enclave.
Será permitido o aumento da entrada de ajuda humanitária a Gaza. A expectativa é que 600 caminhões possam entrar por dia, o triplo do máximo atingido durante o conflito.
Nas semanas seguintes:
Ocorrem liberações periódicas pelos dois lados, até um total de 33 reféns israelenses — vivos ou mortos — e quase 2 mil palestinos (1.167 detidos em Gaza desde o início da guerra e 737 remanescentes detidos antes de 8 de outubro de 2023).
🔵 2ª etapa: liberação de mais reféns, fim das hostilidades e saída de Gaza
A expectativa é que os demais reféns israelenses vivos — em geral, soldados e civis jovens do sexo masculino —, e os corpos dos que morreram sejam devolvidos. Segundo o jornal israelense Haaretz, são 98 pessoas, 36 delas, mortas.
Em troca, Israel deve sair completamente da Faixa de Gaza, permanecendo ao longo da fronteira para proteger as cidades e vilarejos fronteiriços de Israel.
🔵 3ª etapa: reconstrução de Gaza e devolução de corpos
Negociações sobre a reconstrução de Gaza, que poderia levar anos. Há, porém, um debate sobre quem governaria a região: Israel não aceita que seja o Hamas, que hoje controla o enclave.
Devolução de todos os demais corpos de reféns.
Veja o momento em que as resgatadas saem do carro da Cruz Vermelha Leia mais

2. Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis
O crime foi registrado na noite de sábado (18). A vítima teve a morte confirmada ainda no local. Um homem de 21 anos foi morto a tiros na noite de sábado (18) em Divinópolis. O crime ocorreu na Rua Gualter Teixeira Malta, no Bairro Jardim Copacabana.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central de Regulação foi acionada às 22h49 para socorro à vítima de arma de fogo.
A chegar à rua da ocorrência, a equipe de resgate encontrou a vítima com várias perfurações na cabeça. A morte do home foi confirmada ainda no local.
Após a liberação do corpo, a Polícia Civil realizou perícia.
Detento é executado na frente de presídio em Nova Serrana
Idosa nega dinheiro para filho comprar bebida alcoólica e é agredida
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas Leia mais

3. PRF prende homem com veículo roubado na Via Dutra, em Resende
Suspeito desobedeceu ordem de parada, tentou fuga em alta velocidade, mas foi pego por agentes na altura do KM 299.
Um homem, de 45 anos, foi preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao ser flagrado conduzindo um veículo roubado neste domingo (19) na altura do KM 311, sentido SP, da Via Dutra, em Resende (RJ).
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Durante a abordagem, por volta de 8h, foi verificado que o homem não possuía CNH. Ele informou aos agentes que trabalha como pedreiro e que havia adquirido o veículo de um cliente.
A PRF realizou uma inspeção no veículo e constatou que vários itens de identificação estavam adulterados, indicando uma clonagem.
O homem foi preso e vai responder pelos artigos 180 (adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar o veículo roubado), cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão e multa; e 311 do Código Penal (adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor, placa de identificação, ou qualquer sinal identificador de veículo), cuja pena varia de três a seis anos de reclusão e multa.
O caso foi registrado na delegacia de Resende.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul Leia mais

4. Justiça Federal determina retirada de carro que ficou preso em fenda após ponte desabar entre TO e MA

Dono do veículo fez o pedido informando que precisa do carro para trabalhar. Desabamento da ponte JK deixou 14 pessoas mortas e três ainda estão desaparecidas. Carro ficou preso em fenda aberta na ponte entre o Tocantins e o Maranhão
Divulgação/@vshenrique
A Justiça Federal deu um prazo de 10 dias para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retirar um dos veículos que está sobre a parte da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga o Tocantins e o Maranhão. O carro de passeio ficou preso em uma fenda após o desabamento.
O Dnit afirmou que vai se posicionar sobre a decisão na segunda-feira (20).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A ponte que fica entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) desabou na tarde de 22 de dezembro de 2024. Dez veículos, entre carros, motos, caminhonetes e carretas caíram no rio Tocantins. Dentre as vítimas que caíram na água, um homem sobreviveu, 14 pessoas morreram e três ainda estão desaparecidas.
A decisão para retirar o veículo é da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Imperatriz (MA) e foi publicada no dia 15 de janeiro. No documento, o juiz Georgiano Rodrigues Magualhães Neto aponta que há fortes indícios da “conduta omissiva do Dnit” em adotar preventivas ou para reparar a estrutura da ponte.
“O perigo de dano, por sua vez, surge do fato de que o autor utiliza o veículo como instrumento de trabalho (vendedor/representante comercial de produtos agropecuários), o que agrava os prejuízos advindos da impossibilidade de uso do bem”, diz trecho do documento.
No carro que ficou preso na fenda viajavam três pessoas no dia do acidente. Em entrevista, a jovem Laís Lucena disse que estava no carro junto com o esposo e a cunhada. Ela descreveu o sentimento após ver outros veículos desabarem junto com a estrutura.
Sobrevivente que ficou com carro preso após queda da ponte JK explica como se salvou
“Para nós estarmos aqui hoje é um milagre. Não temos explicação de como a gente conseguiu sair dali, porque só Deus que nos orientou. Não deu tempo de pensar o que tinha que fazer, a gente só saiu correndo e pulando as rachaduras. Inacreditável essa tragédia infelizmente com vítimas. E hoje a minha vida é um milagre de Deus”, contou.
Após a queda da ponte, a família notificou o Dnit pedindo providências para a remoção do carro ou alternativas para locação de um veículo substituto, mas não houve qualquer resposta por parte da autarquia, segundo a decisão.
“A Justiça Federal concedeu uma liminar para que o Dnit retire um dos veículos que está na parte remanescente da Ponte JK no prazo de dez dias ou disponibilizar outro veículo compatível ao proprietário do veículo”, comentou o advogado da família, Daniel Andrade.
Buscas continuam
As buscas por três desaparecidos continuam sendo realizadas quase um mês após a queda da ponte. Os serviços chegaram a ser suspensos após a abertura das comportas da barragem de Estreito, mas militares dos bombeiros e Marinha seguem na região.
Durante a semana, o superintendente do Dnit no Tocantins e mais quatro servidores do órgão foram afastados. Uma sindicância foi aberta para apurar as causas e responsabilidades pelo desabamento da ponte.
LEIA TAMBÉM:
Superintendente do DNIT no Tocantins é afastado do cargo durante investigação sobre queda de ponte
Acessos para balsas começam a ser construídos mais de 20 dias após queda de ponte; funcionamento segue sem prazo
Vereador que filmou queda da ponte entre o TO e o MA diz que realidade da região mudou: ‘A gente sofre junto’
Empresa é contratada por R$ 6,4 milhões para fazer transporte de passageiros e veículos após queda de ponte entre TO e MA
Vereador que filmou queda da ponte entre o TO e o MA diz que realidade da região mudou: ‘A gente sofre junto’
Relembre como foi o colapso da ponte
No desabamento caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outro 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem usar rotas alternativas.
O momento em que estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). Semanas depois do acidente, ele contou em entrevista ao g1, como foram os dias após o colapso da estrutura e os impactos gerados para toda a população da região.
“Foi bem difícil, principalmente bem no início, quando iam chegando os familiares para acompanhar a retirada dos corpos. Então eu que convivi, estive desde o início acompanhando tudo isso, não é fácil. A gente sofre junto com eles e então aqui foi a maior tragédia considerada aqui da nossa cidade”, lamentou o vereador.
No dia 10 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União a contratação da empresa PIPES Empreendimentos LTDA, no valor de R$ 6.405.001,97. O documento foi assinado pelo superintendente do DNIT no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira. Segundo o termo, o contrato vale por um ano, contados a partir do dia do acidente, em 22 de dezembro de 2024.
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba sobre rio
Arte/g1
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

5. Jovens são baleados por criminosos enquanto caminhavam para festa

Vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Gurupi. Segundo a PM, o crime aconteceu no setor Campos Belo. Viaturas da Polícia Militar do Tocantins
Divulgação/Ascom 2º BPM
Dois jovens, de 20 e 19 anos, ficaram feridos após serem baleados na madrugada deste domingo (19) no setor Campos Belo, em Gurupi, região sul do estado.
De acordo com a Polícia Militar, as vítimas contaram que estavam andando na rua, a caminho de uma festa, quando dois homens em uma moto se aproximaram. O garupa estava armado e atirou contra eles.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As vítimas ainda tentaram correr, mas foram atingidas. O jovem de 20 anos sofreu uma perfuração na perna direita e o adolescente, na região do pé. Ambos foram levados para o hospital regional da cidade.
LEIA MAIS:
Jovem de 24 anos morre após ser golpeado com canivete na perna durante briga
Adolescente de 15 anos morre e pai fica ferido após acidente com moto
Carros pegam fogo após acidente na BR-153 e três pessoas ficam feridas
A PM informou que as investigações sobre o caso continuam para identificar os autores e a motivação do crime.
O g1 solicitou mais informações sobre o caso para a Secretaria da Segurança Pública, mas até o momento da publicação desta reportagem não houve resposta.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Dois homens morrem afogados em barragens no sudoeste da Bahia, Homem morre e outro fica ferido após explosão de compressor de ar em bairro rural de Inconfidentes, MG
Brasil

Dois homens morrem afogados em barragens no sudoeste da Bahia, Homem morre e outro fica ferido após explosão de compressor de ar em bairro rural de Inconfidentes, MG

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Passageira é presa ao ser flagrada dentro de ônibus com 70 kg de maconha , Morre Maricenne Costa, cantora de ‘voz colorida’ que lançou Chico Buarque em disco e que embeveceu João Gilberto
Brasil

Passageira é presa ao ser flagrada dentro de ônibus com 70 kg de maconha , Morre Maricenne Costa, cantora de ‘voz colorida’ que lançou Chico Buarque em disco e que embeveceu João Gilberto

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024, Pai mata o próprio filho com tiro após confundi-lo com animal silvestre durante caçada, diz polícia
Brasil

Após atingir marca de U$ 21 milhões, soja lidera exportações no Acre em 2024, Pai mata o próprio filho com tiro após confundi-lo com animal silvestre durante caçada, diz polícia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25), Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis
Brasil

Novo grupo de reféns deve ser libertado no sábado (25), Homem é morto com tiros na cabeça no Jardim Copacabana, em Divinópolis

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém, Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões
Brasil

Condutor bate moto contra muro ao tentar fugir de ‘blitz’ em Santarém, Secretária de Saúde faz alerta e dá orientações para prevenir acidentes com escorpiões

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior
Comboio com três reféns libertadas pelo Hamas chega a Israel; acompanhe ao vivo, Carro capota na Rodovia Raposo Tavares e deixa vítima em estado grave, em Rancharia
Brasil

Comboio com três reféns libertadas pelo Hamas chega a Israel; acompanhe ao vivo, Carro capota na Rodovia Raposo Tavares e deixa vítima em estado grave, em Rancharia

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 19, 2025 - Bendev Junior