Em Mato Grosso, cinco pessoas morreram em decorrência da Covid-19 a cada duas horas na última semana. De acordo com os dados do Painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do dia 14 até o último domingo (21), foram 425 mortes. Ou seja, em média, 60 pessoas foram vítimas do novo coronavírus, por dia e pelo menos duas pessoas morreram por hora.

O índice aponta para um aumento de 81% na média de mortes por dia nesta semana, em relação a primeira semana de março, quando 33 pessoas foram a óbito diariamente.

Segundo os dados, o estado já registrou mil mortes por Covid-19 em março, ou seja, uma média diária de 45 óbitos. A taxa é 95% maior que a média diária de fevereiro, quando foram registradas 23 mortes por dia.

O mês de fevereiro, que tem 28 dias, registrou 645 mortes no total. Março atingiu este número em apenas duas semanas.

Já no mês de janeiro, 611 pessoas morreram por causa da Covid-19. Ou seja, foram 19 óbitos por dia. Se comparado a janeiro, março teve um aumento de 136% no índice diário de mortes confirmadas.

Por Kethlyn Moraes, G1 MT

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta