MPSE publica recomendação contra poluição sonora durante carnaval na Praia da Caueira, VÍDEOS: AB1 de quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Bendev Junior
fevereiro 12, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. MPSE publica recomendação contra poluição sonora durante carnaval na Praia da Caueira

No documento, enviado à Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, estão detalhadas as ações para minimizar a poluição sonora que devem ser realizadas em colaboração com as forças policiais e a sociedade civil. Carro de som equipado com aparelhagem para festa tipo ‘paredão’
Divulgação/SSP
O Ministério Público de Sergipe (MPSE), expediu uma recomendação à Prefeitura de Itaporanga d’Ajuda para combater a poluição sonora durante o Carnaval, deste ano, no Povoado Caueira. A medida visa atender às frequentes reclamações sobre o excesso de barulho, que prejudica o aproveitamento da festa e causa danos à saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
No documento, enviado à Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, estão detalhadas as ações para minimizar a poluição sonora que devem ser realizadas em colaboração com as forças policiais e a sociedade civil.
Entre as medidas sugeridas, destacam-se: campanhas educativas, policiamento ostensivo e apreensão dos veículos ou equipamentos sonoros, bem como motocicletas com sistema de escapamento propositadamente adulteradas para produzir barulho.
De acordo com o MPSE, a recomendação tem como base legislações que protegem o meio ambiente e a saúde humana, como a Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Leia mais

2. VÍDEOS: AB1 de quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Matérias exibidas no AB1, telejornal do grupo Asa Branca. Matérias exibidas no AB1, telejornal do grupo Asa Branca. Leia mais

3. Celebração dos 86 anos do Parque Nacional do Iguaçu

Parque apresenta novo projeto para o futuro da unidade com muitas atividades especiais. O Parque Nacional do Iguaçu comemorou no dia 10 de janeiro 86 anos de história, com uma programação especial, que trouxe novidades e celebrações para visitantes e convidados. O evento, que reuniu autoridades, gestores, parceiros e a comunidade, foi marcado pela apresentação do projeto das novas estruturas do parque, reflexo do compromisso com o turismo responsável e a conservação da biodiversidade.
Initial plugin text
Mário Macedo, CEO da Urbia Cataratas, celebrou as conquistas do passado e o futuro promissor da unidade de conservação. “Chegar aos 86 anos é um marco que reflete o compromisso do parque com a conservação. Esse legado de anos significativos nos prepara para um futuro ainda mais brilhante, onde este Patrimônio Mundial Natural se consolidará como uma referência internacional em turismo responsável e sustentável”.
CEO Mario Macedo celebra as conquistas no aniversário do parque.
Divulgação – Urbia Cataratas
Cerimônia oficial e novas estruturas
A cerimônia de aniversário iniciou com a execução do hino nacional e contou com discursos de lideranças como o CEO da concessionária Urbia Cataratas, Mário Macedo; o prefeito de Foz do Iguaçu, Silva e Luna; e o gerente regional Sul do ICMBio, Walter Stenbook. Durante o evento, o diretor técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, apresentou o projeto das novas estruturas do parque. As inovações prometem elevar a experiência dos visitantes e posicionar o parque como um referencial global no turismo em meio à natureza.
Diretor técnico Marcelo Skaf fala sobre o futuro da unidade de conservação.
Divulgação – Urbia Cataratas
“Inspirado em atrativos de renome mundial, este projeto reforça a posição do Parque Nacional do Iguaçu como ícone do turismo sustentável e da conservação. Estamos projetando um futuro ainda mais grandioso para essa joia natural”, destacou Skaf.
Prefeito de Foz do Iguaçu, Silva e Luna parabeniza o sucesso do parque.
Divulgação – Urbia Cataratas
O prefeito Silva e Luna reforçou a importância do parque para a região: “O Parque Nacional do Iguaçu é o coração do nosso turismo e um orgulho para todos os iguaçuenses”.
Roda de conversa: passado, presente e futuro do parque
Roda de Conserva reuniu especialistas na unidade de conservação.
Divulgação – Urbia Cataratas
Outro destaque foi a roda de conversa entre o atual chefe do parque, Ulisses dos Santos, e ex-chefes que ao longo das décadas contribuíram para a gestão dessa unidade: Julio Gonchoroski, Ivan Baptiston e Cibele Munhoz. O diálogo abordou a evolução do Parque Nacional do Iguaçu, sua relevância para o turismo e a conservação, além dos desafios e oportunidades que o futuro reserva.
Ulisses, atual chefe do parque, destaca a conservação da biodiversidade no parque.
Divulgação – Urbia Cataratas
“O parque pertence à sociedade e é nosso dever zelar por ele. Cada etapa de sua história reflete nosso compromisso com o meio ambiente e com o turismo de qualidade”, afirmou Ulisses.
Pesquisa e conservação
Durante o evento, foi assinado o convênio com o Projeto Onças do Iguaçu, que receberá aproximadamente R$ 3,6 milhões nos próximos três anos. Este investimento reforça o compromisso do ICMBio e da concessionária Urbia Cataratas com a biodiversidade da Mata Atlântica. Além disso, foi celebrada a aprovação do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), que trará novos estudos sobre a biodiversidade e a geodiversidade do parque.
Assinatura do convênio de investimento no Projeto Onças do Iguaçu.
Divulgação – Urbia Cataratas
Reconhecimento aos parceiros e recorde de visitantes
O evento também celebrou as principais parcerias que contribuíram para o recorde de visitantes brasileiros do parque em 2024. Empresas como Grupo Loumar, MMC Turismo e Combo Iguassu foram premiadas pela colaboração em promover o destino.
O aniversário contou com feirinha de produtores locais da comunidade de entorno do paque.
Divulgação – Urbia Cataratas
Atividades especiais para visitantes
Os visitantes também foram presenteados com uma programação especial, que incluiu feira de produtores locais, música ao vivo, pintura recreativa, mural interativo, bolo comemorativo e outras atividades. Ao todo, 7.879 pessoas, de 59 nacionalidades, visitaram o parque e participaram das celebrações, vivenciando momentos inesquecíveis em um dos Patrimônios Mundiais Naturais mais icônicos do mundo.
Mais informações
[email protected]
www.cataratasdoiguacu.com.br Leia mais

4. Novas imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá

Técnicos foram enviados nesta quarta-feira (12) para avaliar situação e realizar a coleta de amostras da água. Barragem se rompeu na terça-feira (11) e lama com rejeitos de mineração se espalhou por igarapé e pelo rio Cupixi. Moradores temem que contaminação chegue até os rios Araguari e Amapari, que abastecem outras cidades. Imagens mostram contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
Novas imagens divulgadas pelo governo do Amapá nesta quarta-feira (12) mostram os efeitos da contaminação em igarapé e no rio Cupixi após o rompimento de uma barragem de garimpo ilegal na região. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Polícia Civil e da Defesa Civil sobrevoaram a área para verificar as dimensões da contaminação pela lama, que pode ter substâncias tóxicas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Segundo o governo do estado, uma força tarefa foi montada para investigar o caso. O rio mudou de coloração e chamou a atenção de ribeirinhos, que estão preocupados.
Os moradores temem que a contaminação chegue até os rios Araguari e Amapari, que abastecem outras cidades. Só em Porto Grande, cerca de 20 mil habitantes podem ser afetados com o abastecimento de água.
LEIA MAIS:
Barragem de garimpo ilegal se rompe, e lama invade rio em Porto Grande, no Amapá
Ação avalia mudança na cor de rio após rompimento de barragem no AP; há suspeita de contaminação
Contaminação de rio por lama de barragem que se rompeu em garimpo no Amapá
Governo do Amapá/Divulgação
A força-tarefa informou que agentes da Polícia Científica, especialistas em perícia criminal e ambiental, também estão sendo deslocados, via terrestre, para atuarem na investigação.
“Será montada uma base no município de Porto Grande e neste primeiro momento vamos fazer um sobrevoo seguindo o curso do rio Cupixi para identificar de onde está vindo a água barrenta. Identificado o local, então decidimos como será feito o trabalho operacional da equipe e dos agentes da força-tarefa do Governo do Estado”, explicou o capitão Bryan Fonseca do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá.
Até o momento não há registro de famílias afetadas, mas a área atingida está localizada no Igarapé Água Preta, que deságua no Rio Cupixi, impactando na pesca e no consumo de água potável para quem vive no local. Além da avaliação dos danos ambientais, o Governo do Estado monitora a necessidade de envio de água mineral, kits de alimentos e combustível. 
A Prefeitura de Porto Grande foi orientada a decretar estado de calamidade e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) foi acionado para ajuda humanitária.
Especialista faz balanço das ações realizadas na área da barragem de Porto Grande
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: Leia mais

5. Prefeitura amplia horário de atendimento nas UBSs após aumento nos casos de dengue em Ourinhos

Município triplica número de infectados em apenas 20 dias. Medidas são reforçadas para o combate ao Aedes aegypti. Aumento de casos de dengue fazem cidades reforçarem prevenções e atendimentos
O avanço da dengue em Ourinhos (SP) levou a prefeitura a ampliar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para lidar com o aumento na demanda.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Duas unidades, CAIC e Pacheco, agora funcionam até as 20h exclusivamente para pacientes com sintomas da doença. Desde o fim de janeiro, o município passou de 30 para 90 casos confirmados, além de outros 93 em investigação.
Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agentes de saúde intensificaram visitas domiciliares, bloqueios de criadouros e aplicação de inseticida nos bairros mais afetados.
À TV TEM, o secretário de Saúde, Diego Singoloni, destacou a importância da colaboração da população na eliminação de focos do mosquito e na busca por atendimento médico ao surgirem sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça.
“Estamos com a equipe ampliada, trabalhando em todos os bairros, desde a conscientização até mesmo a nebulização. Então abram suas portas, cuidem dos seus quintais. Sabemos que a dengue vai crescer, tínhamos, há 20 dias, 30 casos. Agora já são 90 casos confirmados, outros 93 aguardando confirmação. Chega-se um ponto que é melhor trabalharmos de maneira preventiva, então estamos já abrindo as unidades desde segunda-feira (10). Então você, que tem dor de cabeça, dor no corpo, febre, procure uma unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.”
O reforço nas UBSs também visa desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebe pacientes de cinco municípios da região.
Casos de dengue no centro-oeste paulista
A situação da dengue preocupa toda a região centro-oeste paulista. Veja os casos em cada município:

Marília: 1.326 casos e uma morte;
Bauru: 562 casos;
Ibitinga: 552 casos;
Cândido Mota: 460 casos e uma morte;
Campos Novos Paulista: 271 casos e uma morte;
Lins: 109 casos e duas mortes.

O cenário se agrava com as condições climáticas recentes, tendo chuvas intensas na semana passada e uma onda de calor nesta, criando um ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.
Especialistas reforçam a necessidade de ações preventivas, como a eliminação de criadouros e a busca por atendimento médico imediato ao surgirem sintomas.
Aumento de casos de dengue faz cidade de Ourinhos reforçar prevenções e atendimentos
TV TEM / Reprodução
C
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak