Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’, São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

Bendev Junior
janeiro 15, 2025 - 2 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’

Mãe de Bruna Brito acredita que a filha foi derrubada no chão enquanto era trocada de maca na UTI do hospital Unimed Recife. Morte é investigada pela Polícia Civil. Bruna Brito Barbosa de Araújo morreu após procurar atendimento para amigdalite
Acervo pessoal
A vida de Bruna Brito Barbosa de Araújo, de 4 anos, chegou ao fim no dia 13 de dezembro de 2024, quatro dias após receber o primeiro atendimento médico para tratar uma amidalite numa das unidades da Unimed Recife.
Segundo a mãe da menina, Gabriella de Brito Silva, uma série de procedimentos “negligentes” levou ao agravamento do quadro de saúde, culminando numa perfuração de pulmão durante uma intubação. O caso é investigado pela Polícia Civil.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
De acordo com Gabriella de Brito, pouco antes da confirmação da morte, ela ouviu gritos da equipe médica, um ruído alto dentro da sala de atendimento, seguido de um som de gás vazando. A família acredita que a menina foi derrubada no chão durante o atendimento.
“Eu sei que derrubaram Bruna. Foi um acidente, mas há acidentes que não podem acontecer. O hospital tem que preparar esses médicos. […] A gente está pagando muito caro por isso. Nada vai trazer Bruna de volta. Nada vai trazer minha filha de volta”, disse a mãe, em entrevista ao g1.
Procurada, a Unimed informou que lamenta a morte da criança e declarou que “todos os procedimentos realizados durante o atendimento à paciente foram pautados nas melhores práticas de medicina” (veja resposta abaixo).
Gabriella Brito disse que levou a filha para o Hospital Unimed Recife no dia 9 de dezembro e, neste primeiro atendimento, a médica que atendeu a criança prescreveu o antibiótico benzilpenicilina benzatina.
Gabriella teria informado que a menina tinha adquirido resistência ao antibiótico. Mesmo com essa informação, Gabriella disse que a pediatra administrou o remédio e pediu para que a família aguardasse três dias por uma melhora da criança.
Na quarta-feira 11 de dezembro, sem perceber melhora no quadro de saúde de Bruna, Gabriella voltou a procurar o setor de pediatria do hospital da Unimed Recife. Lá, após se desentender com a médica responsável por causa do remédio prescrito anteriormente, a mãe contou que foi aconselhada a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A menina foi encaminhada para a urgência em otorrinolaringologia da Unimed Recife.
“Eu, desesperada, já dizendo que ninguém me escutava lá; ninguém fazia nada. A pediatra disse: ‘Então leva sua filha numa UPA!”. Aquilo para mim era surreal. Pagar um plano de saúde caro e levar minha filha numa UPA?”, disse Gabriella Brito.
Dificuldade para respirar
Gabriella de Brito disse que procurou a urgência em otorrinolaringologia da Unimed Recife na quinta-feira (12), três dias após a primeira consulta, e que o médico que atendeu a menina solicitou uma tomografia com contraste e sedação para avaliar o pescoço da criança.
Segundo Gabriella, a filha já não comia, nem bebia água, e estava bastante debilitada. A mãe de Bruna disse que, depois que a medicação foi aplicada, a equipe médica responsável pelo exame pediu para que a família saísse da sala para realizar o procedimento.
“A gente, por não entender nada, aceitou esse exame. Bruna chegou lá umas 15h30 e disseram que iam fazer [o exame] de 11 horas da noite. Bruna, sem comer, sem beber. Quando vieram fazer esse exame, já era meia-noite e alguma coisa”, contou.
Gabriella disse ao g1 que o procedimento demorou muito. Mais de uma hora depois que a menina estava dentro da sala, a equipe médica informou que Bruna não poderia fazer o exame e que estava passando por laringoespasmos — contração involuntária e repentina das pregas vocais, que pode bloquear o fluxo de ar para os pulmões.
Por conta da dificuldade para respirar, a mãe explicou ao g1 que a saturação de oxigênio de Bruna caiu e ela precisou receber ventilação mecânica.
“Em algum momento, ela [anestesista] sai para explicar o que estava acontecendo e dizer que iam intubar Bruna, que seria a conduta mais correta no momento, porque intubando, ia resolver a saturação dela”, disse Gabriella.
A mãe da menina disse que a médica responsável pelo atendimento informou que Bruna seria transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica sedada, mas depois mudou de ideia, retirou a ventilação mecânica e transferiu a criança à UTI para ser novamente intubada.
“A gente escutou, em muitos momentos, ela [a médica] chamando: ‘Bruna, Bruninha. Bruninha, acorda, Bruninha’. Isso durou por mais horas ali. Ela chamando ‘Bruna’ e Bruna não acordava. Bruna estava muito resistente para acordar da sedação, mas ela estava decidida a acordar Bruna a qualquer custo. Ela não queria que Bruna fosse intubada”, disse Gabriella de Brito.
Ainda segundo a mãe, a equipe médica realizou uma tomografia de cabeça e tórax para garantir que Bruna não havia ficado com sequelas em decorrência da falta de oxigenação, mas não fez a tomografia do pescoço, que seria a justificativa usada para sedar a criança.
Morte durante transferência para UTI
Bruna Brito Barbosa de Araújo morreu durante transferência para UTI pediátrica
Acervo pessoal
A família contou que Bruna Brito morreu ao dar entrada na UTI pediátrica da Unimed Recife, já no dia 13 de dezembro. Ao chegar ao prédio da UTI, Gabriella de Brito disse que a equipe médica esperava receber a criança intubada e que não havia vaga disponível na unidade. Por isso, Bruna foi encaminhada para a sala vermelha.
“Bruna foi recebida com total surpresa pela equipe. Não tinha uma equipe preparada para aquilo. A própria enfermeira veio me questionar por que ela não estava intubada. Eles estavam esperando receber Bruna intubada”, disse.
Gabriella contou que a anestesista que acompanhava sua filha desde a urgência em otorrinolaringologia recomendou que a médica plantonista pedisse novamente a intubação, que foi autorizada.
A mãe explicou que o procedimento foi feito e, no momento em que a filha seria transferida para a UTI, os pais ouviram um barulho alto, seguido de um som de gás vazando. A família acredita que a criança foi derrubada no chão enquanto era trocada de maca.
“Aquela porta estava aberta porque iam fazer a transferência de uma maca para outra e, na hora, eram muitos médicos em volta dela. A gente estava na porta do lado de fora e aí a gente ouviu um barulho grande nessa hora, um grito da enfermeira: ‘Doutora! O que é isso, doutora?’ [Ouvimos] um som de explosão, não sei se do cilindro, mas o oxigênio mesmo, sabe? A doutora ficou muito nervosa, mandou fechar a porta”, disse a mãe da criança.
Segundo o relato de Gabriella, uma enfermeira saiu da sala com a roupa manchada de sangue, procurando outra médica. Gabriella disse que perguntou a uma enfermeira se a filha tinha sido derrubada e recebeu como resposta “que Bruna se extubou sozinha”.
A causa da morte informada à família foi hemorragia pulmonar. De acordo com a mãe, o hospital negou que a criança tenha sido derrubada da maca.
Respostas
A Unimed Recife se posicionou por meio de nota e disse que “lamenta profundamente a perda da paciente Bruna Brito Barbosa de Araujo, e se solidariza com a dor da família da criança”. Disse também que:
Investe constantemente em qualidade e segurança dos pacientes, seguindo rigorosos protocolos técnicos, com respaldo científico;
Toda a assistência foi prestada pela equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais, e que todos os procedimentos realizados durante o atendimento à paciente foram pautados nas melhores práticas de medicina baseadas em evidências;
Encaminhou o corpo da criança ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), cumprindo conduta legal prevista na portaria Nº 1405/2006 do Ministério da Saúde, que estabelece a Rede Nacional de Verificação de Óbito e Esclarecimento de Causa Mortis (SVO) como órgão responsável pela avaliação de mortes por causas não violentas, com formulário de encaminhamento padrão, fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde;
Todas as informações solicitadas pela família e pelas autoridades competentes estão sendo fornecidas com transparência.
O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) informou que recebeu a denúncia e “que todas as sindicâncias instauradas correm em sigilo processual para não comprometer a investigação”, seguindo o Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), estabelecido pela Resolução CFM nº 2.306/2022.
Procurada pelo g1, a Polícia Civil disse que:
Instaurou inquérito policial para apurar o fato;
A investigação está sob coordenação da Delegacia de Polícia de Crimes contra Criança e Adolescente (DECCA/DPCA);
“Está realizando todas as diligências necessárias para o esclarecimento do ocorrido, tendo solicitado, inclusive, perícias à Gerência Geral de Polícia Cientifica”;
Não é possível fornecer mais informações no momento.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias Leia mais

2. São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

Cursos são em diversas setores, na modalidade à distância e presencial. Curso voltado para carpinteiros é uma das oportunidades disponíveis.
Reprodução
A Prefeitura de São José dos Campos está com quase 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional em diversos setores. As oportunidades são para 19 cursos gratuitos de capacitação.
Ao todo, o programa está com 4.766 oportunidades. O maior número de vagas foi destinado para cursos de inglês e espanhol básicos, com 1 mil vagas para cada um.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As inscrições para os dois cursos de idioma começam a partir desta quinta-feira (16), mas para os outros cursos as inscrições já estão abertas.
Oferecidos pelo programa Qualifica São José, os cursos são ministrados de forma presencial e também na modalidade Ensino a Distância (EaD). Todos os formandos recebem certificado reconhecido pelo Ministério da Educação.
Entre as oportunidades estão cursos relacionados às áreas de marketing, empreendedorismo, logística, carpintaria, entre outros – confira a relação completa abaixo.
Para se inscrever, o candidato deve ser morador de São José dos Campos. Para mais informações, basta acessar o site da Prefeitura de São José dos Campos.
Veja todos os cursos disponíveis:
Marketing Digital – Redes Sociais – Sua Empresa Nas Redes Sociais – EAD
Trade Marketing – EAD – SEBRAE
Armador de Ferro SENAI
Atendimento em Farmácia – SENAC
Carpinteiro de Formas – SENAI
Ferramentas da Qualidade – SENAI
Lógica de Programação – SENAC
Workshop – Inteligência Emocional – CIEE
Excel Básico – SENAI
Práticas Administrativas – SENAC
EXCEL – Ferramentas para Análise – SENAC
Marketing Digital – Planejar para vender pela internet -EAD – SEBRAE
Desenvolvedor De Aplicações Para Android – SENAI
Precifique o Seu Produto (Ramo Alimentício) – EAD – SEBRAE
Cortes e Limpeza de Peixe Para Pescaria – SENAC
Espanhol Básico – EAD – CEPHAS
Inglês Básico – EAD – CEPHAS
Python Básico – EAD – CEPHAS
Rotinas de RH e Legislação Trabalhista – EAD – CEPHAS
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais

3. Jacaré é capturado em curral de propriedade rural de Turvolândia, MG

Animal estava encostado na parede do local usado para ordenhar as vacas e, após avaliação do veterinário, seria devolvido à natureza. Jacaré é capturado em propriedade rural de Turvolândia, MG
Polícia Militar do Meio Ambiente/Divulgação
Um jacaré assustou moradores de uma propriedade rural, no bairro dos Pires, em Turvolândia (MG), na manhã desta quarta-feira (15).
O animal estava junto à parede de uma estrutura anexa ao curral da propriedade, usada para ordenhar as vacas, e foi capturado por agentes da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA).
Jacaré é capturado em propriedade rural de Turvolândia, MG
Polícia Militar do Meio Ambiente/Divulgação
Os policiais conseguiram fechar a boca do jacaré para evitar a sua mordida, depois recolheram o animal, que foi encaminhado a um médico veterinário para avaliação antes de ser devolvido à natureza.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas Leia mais

4. Polícia prende homem suspeito de usar dispositivo eletrônico para furtar carros na Ceasa

Segundo a Polícia Militar, desde dezembro do ano passado, sete caminhonetes foram levadas das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais, em Contagem, na Grande BH, por bandidos. Dispositivo eletrônico usado para abrir e ligar carros na Ceasa, em Contagem
Divulgação/PMMG
A Polícia Militar prendeu, nesta quinta-feira (15), um suspeito de furtar carros no estacionamento da CeasaMinas, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a PM, o homem, de 22 anos, foi pego no momento em que tentava levar um veículo de luxo. Ele portava um dispositivo eletrônico para abrir e ligar automóveis sem danificá-los (veja foto acima).
“Eles [os bandidos] utilizam uma chave totalmente tecnológica, chegam perto da porta, depois ligam diretamente no veículo e conseguem fazer a ligação do veículo, extremamente rápido. Então tem que ser uma ação bem coordenada, e hoje conseguimos prender um dos autores”, detalhou o tenente Iago Regence.
Ainda segundo a corporação, sete caminhonetes foram furtadas no local desde dezembro do ano passado (leia mais, abaixo); duas delas já foram recuperadas.
“A Polícia Militar tem desenvolvido diuturnamente ações e operações para identificação e prisão dos agentes responsáveis pelos delitos”, afirmou a PM.
Em nota, a Polícia Civil informou que apura as circunstâncias do furto e que o suspeito foi conduzido a uma delegacia do município, onde prestou depoimento.
“Outras informações poderão ser repassadas à imprensa após os procedimentos de polícia judiciária”, completou a PC.
Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Reds), foi verificado que o homem detido tem passagens por roubo, receptação e outros crimes.
Histórico de furtos
Nesta semana, a Polícia Militar realizou operações no estacionamento da CeasaMinas para evitar os furtos de veículos. Conforme a corporação, a ação dos ladrões costuma acontecer entre a madrugada e o início da manhã, os horários mais movimentados no local.
Os criminosos conseguem burlar a segurança, passar pelas cancelas e levar os carros sem levantar suspeita.
“É uma quadrilha que age aqui dentro. Nós estamos levantando as informações através da equipe de inteligência, dos militares que agem aqui dentro que e levantam aí todas as imagens todas as vezes em que acontecem os furtos, os crimes, e nós estamos fazendo o nosso documento para poder envidar esforços e realizar a prisão dos indivíduos”, explicou o tenente Iago Regence.
O que diz a Ceasa
Procurada pela reportagem, a CeasaMinas disse que, em parceria com a Polícia Militar, lançou, em dezembro de 2024, uma operação para reforçar a segurança no entreposto durante o período de maior movimento. Além disso, afirmou que tem intensificado o trabalho da segurança privada com vigilantes motorizados.
“A direção da CeasaMinas já está trabalhando para lançar o novo sistema de monitoramento ‘Olho Vivo’ em todo o entreposto de Contagem, interligado com o sistema Helius da Polícia Militar”, destacou.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: Leia mais

5. Após morte de jovem que se afogou em igarapé, bombeiros vão atuar como salva-vidas em balneários no interior do AC

Militares serão destacados aos locais temporariamente por três meses, até que a prefeitura de Cruzeiro do Sul contrate guardas-civis para a função. Corporação também fez vistorias em oito balneários do município. Decisão foi tomada após jovem se afogar no balneário Igarapé Preto, um dos mais frequentados do município
Corpo de Bombeiros
Após a morte de José Francisco Santos de Melo, de 18 anos, que se afogou enquanto tentava salvar uma garota que também estava se afogando no balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, no último dia 6, o Corpo de Bombeiros anunciou que homens serão destacados para atuar como salva-vidas em balneários do município.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os militares vão cumprir a função temporariamente por até três meses, prazo em que a prefeitura do município deverá contratar guardas-civis.
José Francisco Santos de Melo, de 18 anos, se afogou após tentar resgate no Igarapé Preto
Arquivo pessoal
Além disso, a corporação fez uma vistoria em oito balneários da região nesse domingo (12) para verificar medidas de prevenção a acidentes nos locais de banho e o cumprimento das normas de segurança.
“O Corpo de Bombeiros vai estar resguardando os banhistas nos dias de sábado, domingo e feriado, no período das 11h às 17h. Nesse período de, no máximo, três meses, a prefeitura de Cruzeiro do Sul está em trâmite de contratação de guardas-civis”, explicou o subcomandante tenente Rosenildo Pires.
Corpo de Bombeiros reforça presença em balneários após afogamentos em Cruzeiro do Sul
Morte por afogamento
Jovem de 18 anos morre afogado em balneário em Cruzeiro do Sul
Melo foi encontrado morto após se afogar durante um mergulho no balneário Igarapé Preto. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, ele desapareceu por volta das 16h, quando outras pessoas que estavam no local acionaram os bombeiros. Após cerca de duas horas de busca, o corpo de Melo foi encontrado pelos militares.
“Nesse interstício foi acionado a guarnição de mergulhadores do 4º Batalhão que estavam de folga, pra estar ali se deslocando com o apoio de uma embarcação e mais equipamentos de mergulho dar continuidade nessas buscas. Após a chegada desses mergulhadores com a embarcação, facilitou o trabalho da guarnição, foi possível percorrer uma maior área do local onde ele [Melo] havia se submergido e após meia hora de mergulhos seguindo o leito do rio, foi possível encontrar o corpo do jovem ali, 15 metros do local onde ele havia se submergido”, explicou o tenente Rosenildo Pires.
O tenente informou ainda que o trecho onde o afogamento aconteceu fica próximo a um local de grande profundidade, entre seis e sete metros, onde existem tubulações de concreto conhecidas como boeiras e com forte correnteza, o que pode representar um risco maior de acidentes. Os bombeiros não informaram se havia salva-vidas no balneário.
“Ele estava com familiares, se divertindo, no dia tradicional aqui de sol. Havia mais de duzentas pessoas ali no Igarapé Preto, se divertindo naquele momento. O que foi coletado ali através de populares que verificaram, que presenciaram o fato, é que já havia uma garota se afogando ali próximo à boeira, na próxima correnteza, e esse jovem veio a se aventurar ali na tentativa de resgatar essa jovem e infelizmente veio a se afogar”, acrescentou o tenente.
Colaborou a vídeorrepórter Carla Carvalho, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Após suspensão de site, matrículas de novos alunos no AM começam nesta quinta e seguem até sábado; veja como fazer, Grande Ilha registra tarde chuvosa e áreas alagadas; há previsão de mais chuvas fortes para esta quinta no MA, alerta Inmet
Brasil

Após suspensão de site, matrículas de novos alunos no AM começam nesta quinta e seguem até sábado; veja como fazer, Grande Ilha registra tarde chuvosa e áreas alagadas; há previsão de mais chuvas fortes para esta quinta no MA, alerta Inmet

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’, São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever
Brasil

Menina de 4 anos morre em hospital particular dias após procurar atendimento para amidalite; família denuncia ‘negligência médica’, São José tem 4,7 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional; saiba como se inscrever

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
ECONOMIA: BB apresenta benefícios e oportunidades para professores
Brasil

ECONOMIA: BB apresenta benefícios e oportunidades para professores

O Banco do Brasil é um dos apoiadores do Programa Mais Professores para o Brasil, apresentado pelo Governo Federal nesta terça-feira...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa
VÍDEO: Criminosos furtam loja de artigos de caça e pesca e levam mais de 30 armas de fogo e munições, Caruaru abre 50 vagas para cursos gratuitos; saiba como participar
Brasil

VÍDEO: Criminosos furtam loja de artigos de caça e pesca e levam mais de 30 armas de fogo e munições, Caruaru abre 50 vagas para cursos gratuitos; saiba como participar

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores, Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional
Brasil

Veja o que muda na PEC da Segurança Pública após debates com governadores, Setor de serviços da Paraíba cresce 9,8% e supera média nacional

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 15, 2025 - Bendev Junior
Safra agrícola deve aumentar entre 8% e 10% em 2025, segundo Conab e IBGE
Agricultura e Pecuária

Safra agrícola deve aumentar entre 8% e 10% em 2025, segundo Conab e IBGE

A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2025 deve somar 322,6 milhões de toneladas, uma alta de 10,2%...

janeiro 15, 2025 - Walney Rosa