Mariana discute ações e políticas públicas para desenvolvimento do setor cultural com Gestores de MT

Walney Rosa
março 24, 2021 - 3 anos atrás

A Secretária Municipal de Cultura de Poconé, Professora Mariana Petronília de Arruda Pereira e sua equipe técnica participaram do Encontro de Gestores de Cultura de Mato Grosso, realizado na terça-feira (23.03) via plataforma virtual. Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Integração, cooperação e aprendizado marcaram a reunião que contou com a participação de gestores, secretários, coordenadores e agentes públicos de quase todos os municípios mato-grossenses.

Durante toda a manhã, representantes da Secel e dos municípios conversaram sobre políticas públicas de desenvolvimento da rede produtiva da cultura em Mato Grosso. Na pauta, o Plano Estadual de Cultura e as eleições para o Conselho de Estado de Cultura e do Comitê Intergestores Bipartite, bem como tratativas sobre atividades em andamento e a serem realizadas.

Professora Mariana esteve entre os participantes, dos quais iniciando neste ano na pasta de cultura por conta da renovação de gestões municipais após as eleições.

“Aqui podemos conhecer conceitos, legislações e orientações sobre elementos que fazem parte das políticas culturais. Patrimônio histórico, tombamento de bens nos municípios, economia criativa, bibliotecas públicas, descentralização, incentivos de fomento e diversidade étnica e cultural foram alguns dos temas tratados no encontro online. A prefeitura de Poconé está se preparando para atendermos a demanda do setor”, afirmou Mariana.

Os gestores municipais tiveram acesso ainda ao planejamento da Secel para 2021, que inclui o lançamento de editais e programas que contemplam ações em todos os municípios do estado. Dentre as novidades compartilhadas estão a aceleração de negócios criativos, restauração de bens tombados, revitalização de bibliotecas, pontos de cultura, incentivos e eventos literários, e a reedição dos editais MT Nascentes e Circuito de Mostras e Festivais. 

De acordo com o superintendente de Políticas Culturais da Secel, Jan Moura, o envolvimento dos municípios nas atividades estaduais e o amparo do Estado às demandas municipais ajudam a revigorar a rede produtiva cultural mato-grossense.   

“Uma política pública estadual de cultura só será fortalecida se fortalecidas estiveram as políticas públicas municipais”, destaca. 

Para os gestores participantes, a reunião trouxe, além de informações e orientações, a certeza de que a integração funcionará como direcionamento na execução de suas políticas culturais, conforme verbalizaram ao final do Encontro Estadual.   

“Agradecemos por além de esclarecer, nos incentivar”. “Parabéns a toda equipe, foi um momento de muito aprendizado”. “Foi ótimo! De enorme proveito esse encontro”. “Gratidão pelas informações e orientação para todos nós”. “Mesmo em meio à pandemia, seremos mais produtivos por essa proximidade na comunicação e apoio da Secel”.

Nenhuma categoria encontrada.

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país
Brasil

Dia do Cerrado: bioma é o segundo mais ameaçado no país

O segundo maior bioma brasileiro também ocupa essa posição (segundo) quando o assunto é ameaça à biodiversidade e aos serviços ecossistemáticos....

setembro 12, 2024 - Walney Rosa
Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores
Brasil

Programa Brasil Alfabetizado é retomado com bolsas para educadores

Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), vai retomar...

setembro 12, 2024 - Walney Rosa
Governo Federal reconhece Poconé, Livramento e mais 56 municípios de MT em situação de emergência

Governo Federal reconhece Poconé, Livramento e mais 56 municípios de MT em situação de emergência

  Estiagem, seca estrema e até incêndios florestais levaram o governo federal a reconhecer situação de emergência em 58 municípios...

setembro 11, 2024 - Walney Rosa
Nininho faz acordo com o MP e deve pagar R$ 1,2 mi para encerrar ações
Brasil

Nininho faz acordo com o MP e deve pagar R$ 1,2 mi para encerrar ações

Segundo reportagem do jornalista Vinícius Mendes, para o site “Gazeta Digital”, o Promotor Ari Madeira Costa, da Promotoria de Justiça...

setembro 11, 2024 - Walney Rosa
Como Desenvolver um Feed do Instagram que Atraia Seguidores

Como Desenvolver um Feed do Instagram que Atraia Seguidores

Com o crescimento contínuo das redes sociais, especialmente o Instagram, as marcas e indivíduos buscam maneiras eficazes de atrair e...

setembro 10, 2024 - Barbara Guides
POCONÉ: Polícia Militar prende homem por violência doméstica
Brasil

POCONÉ: Polícia Militar prende homem por violência doméstica

Policiais militares prenderam em flagrante um homem de 46 anos, por violência doméstica, neste sábado (07.09), no município de Poconé....

setembro 9, 2024 - Walney Rosa