Como será a cerimônia
Segundo o comunicado divulgado pelo comitê inaugural, Trump inicia a agenda de posse com uma missa na Igreja de São João, em frente à Casa Branca. Em seguida, o republicano toma chá na sede do Executivo com Joe Biden, que desocupa a presidência de maneira oficial no mesmo dia.
Embora seja um ato tradicional, Trump não convidou Biden para um chá na posse do atual presidente, em 2021. Ele e a mulher, Melania Trump, deixaram a cidade antes da cerimônia daquele ano.
O evento central da agenda começa ao meio-dia do horário de Washington (14h em Brasília). Trump deve fazer o juramento de posse no interior do Capitólio, de onde também vai discursar. Tradicionalmente, o juramento é feito nas escadarias. Antes disso, o hino norte-americano será cantado pela cantora country Carrie Underwood.
Segundo o jornal The New York Times, a última vez em que uma posse presidencial foi realizada dentro do Capitólio foi em 1985, durante o segundo mandato de Ronald Reagan (1981-1989), também devido ao frio intenso.
Caso não haja outras alterações no cerimonial, o republicano assina no Congresso as primeiras ordens do governo. Depois, participa de um almoço no Capitólio e, mais tarde, realiza o desfile presidencial pela avenida Pensilvânia até a Casa Branca, onde assina mais atos, no Salão Oval.
Mais tarde, o presidente eleito comparece a três bailes de posse, o “Baile do Comandante em Chefe”, o “Baile Inaugural da Liberdade” e o “Baile da Luz das Estrelas”. Ele deverá discursar nos três.