Litoral potiguar tem 10 pontos impróprios para o banho; veja locais, Deportado beija chão de aeroporto após chegada ao Brasil: ‘muito sofrimento’

Bendev Junior
fevereiro 8, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Litoral potiguar tem 10 pontos impróprios para o banho; veja locais

Ponta Negra, Areia Preta, Praia do Meio e Redinha estão entre trechos considerados impróprios, de acordo com Boletim da Balneabilidade divulgado pelo Idema. Praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, está imprópria para banho
Thiago César/Inter TV Cabugi
O novo Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, publicado na sexta-feira (8), aponta que 10 trechos do litoral potiguar estão impróprios para banho.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Os pontos identificados como impróprios são: Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul; Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim; Ponta Negra (Morro do Careca e Rua M. S. Medeiros), Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), Praia do Meio (Quiosque 13), Praia da Redinha (Rio Potengi) em Natal; Touros (Av. Bom Jesus), em Touros; e Maracajaú (Mercado Público), em Maxaguaguape.
No verão, o Programa de Balneabilidade amplia o número de áreas analisadas, chegando a 51 trechos, com a intenção de dar mais segurança aos banhistas e turistas que visitam o estado. Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. Os boletins são divulgados semanalmente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Engorda de Ponta Negra continua com pontos de alagamento
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN Leia mais

2. Deportado beija chão de aeroporto após chegada ao Brasil: ‘muito sofrimento’

O corretor de imóveis César Diego Justino, natural do estado de Goiás, disse que a situação nos EUA está ‘muito difícil’ e que ‘não sai mais do Brasil’. Voo com repatriados chegou a Belo Horizonte no final da noite de sexta-feira (7). Brasileiro repatriado desembarcou em Confins e beijou o chão.
Henrique Campos/TV Globo
A chegada dos brasileiros deportados dos EUA nesta sexta-feira (7) foi marcada pelo sentimento de alívio para muitos dos repatriados, que narraram momentos de tensão que precederam o retorno.
O corretor de imóveis César Diego Justino, natural do estado de Goiás, beijou o chão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como forma de demonstrar o alívio e a gratidão.
Justino chegou aos Estados Unidos em 1º de outubro do ano passado com o objetivo de trabalhar e dar uma vida melhor para a família. Porém, se entregou logo após a chegada.
“Lá está muito difícil. Eu não aconselho ninguém a fazer isso [migrar ilegalmente]. Está muito sofrido. Quatro meses detido e não aconselho ninguém a fazer isso. Lá está com muito problema, deportando todos. […] Eu cheguei lá e me entreguei às autoridades pra fazer o praxe, tudo certinho, mas não deu certo.”, narrou César Diego Justino.
Deportado, o corretor de imóveis César Diego Justino beijou o chão do aeroporto ao chegar em Confins.
Henrique Campos/TV Globo
O goiano ressaltou a queixa de outros brasileiros a respeito das condições do voo entre Alexandria, no estado da Louisiana, e Fortaleza, no Ceará.
“Todos algemados, mais de 24 horas algemados, cara, muito sofrimento. Sem comida, sem água. Muita tristeza”, completou.
O alívio para os repatriados foi em Fortaleza, em que, segundo o corretor de imóveis, houve uma recepção calorosa quando aterrissaram na capital cearense.
“Eu não saio do Brasil mais. Nós somos ricos e não sabemos, de verdade. A riqueza nossa está aqui no Brasil”, concluiu.
Brasileiro deportado diz que ‘não recomenda’ imigração ilegal para ninguém
Segundo voo de deportados da era Trump
O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos neste novo mandato de Donald Trump pousou na capital mineira por volta das 21h40 desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana, em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
Desta vez, os passageiros desembarcaram sem as algemas já em Fortaleza, mas, ao desembarcar na capital cearense, se queixaram que passaram até 12 horas sem comer.
Como a cidade é uma das mais próximas dos EUA, o governo brasileiro decidiu que seria a porta de entrada dos deportados, que, assim, ficariam menos tempo algemados, procedimento de praxe do governo americano (saiba mais abaixo)
Brasileiros repatriados foram recebidos pela comitiva do governo.
Henrique Campos/TV Globo
Os brasileiros que chegaram no voo foram recebidos por uma comitiva de recepção que contou com a presença de servidores da Prefeitura de BH, do Governo de Minas e da União, incluindo a Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo.
Eles foram orientados pelos servidores e recebidos no aeroporto em uma sala com acesso a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiro.
Na tarde desta sexta, a Fecomércio, responsável pelo Sistema S, divulgou que oferecerá transporte, alimentação e hospedagem por dez dias aos deportados na unidade do Sesc Venda Nova, na capital mineira, por dez dias. Os interessados também vão receber capacitação profissional.
Caminhão do Servas com Kits de higiene e lanche para os deportados
Ernane Fiuza/TV Globo
Retirada das algemas
Este é o segundo avião enviado pelos EUA com imigrantes deportados desde o início do novo governo de Donald Trump. Nos últimos dias do governo de Joe Biden, em 10 de janeiro, um outro avião com 100 imigrantes deportados já havia pousado no Brasil.
O primeiro voo da nova era Trump, no último dia 24, chegou ao Brasil em meio a polêmicas sobre as condições as quais o grupo foi submetido ao longo do trajeto.
Houve um desentendimento com a tripulação devido ao calor, e os 88 deportados abriram uma porta de emergência e desembarcaram por uma ponte inflável ainda algemados.
Segundo a Polícia Federal, o uso de algemas em imigrantes é uma praxe em voos fretados dos EUA para repatriação, mas elas são retiradas ao pousar no Brasil, já que os deportados não são prisioneiros.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ordenou a retirada das correntes e solicitou que os deportados fossem levados a Belo Horizonte em um voo da FAB. Itamaraty diz que cobrará EUA por tratamento ‘degradante’.
Veja perguntas e respostas sobre o impasse envolvendo a deportação de brasileiros algemados pelos EUA
Avião da Força Aérea Brasileira que transportou brasileiros deportados dos Estados Unidos de Fortaleza (CE) para Belo Horizonte (MG).
Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares
Assista aos vídeos mais vistos do g1 MG Leia mais

3. Motorista com sinais de embriaguez bate em cerca da residência oficial de Geraldo Alckmin em Brasília

Segundo polícia, mulher se recusou a realizar teste do bafômetro, mas apresentava ‘fala alterada, comportamento arrogante e tom irônico’. G1 tenta contato com assessoria do vice-presidente. Motorista bêbada bate em cerca da residência oficial de Geraldo Alckmin em Brasília
Divulgação/PMDF
Uma motorista perdeu o controle da direção e bateu com o carro na cerca do Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República, Geraldo Alkcmin (PSB), em Brasília. O acidente foi na madrugada deste sábado (8).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a mulher se recusou a realizar o teste do bafômetro, mas apresentava “sinais aparentes de embriaguez, fala alterada, comportamento arrogante, olhos vermelhos e tom irônico”.
Ainda conforme a PMDF, ao chegarem no local, os policiais encontraram a mulher sentada no chão. Ela teria tentado pedir um veículo por aplicativo para deixar o local, mas um militar do Exército que estava na guarita e presenciou o acidente a impediu de sair.
“A mulher exalava odor etílico e não conseguia responder a perguntas básicas, como nome, data de nascimento, horário e endereço residencial”, informou a PMDF.
A mulher foi conduzida à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, para providências.
LEIA TAMBÉM:
Suspeito de matar vizinho a tiros se entrega no DF; veja VÍDEO do momento dos disparos
Leia mais notícias sobre a sua região no g1 DF. Leia mais

4. Rede Amazônica Acre é destaque na 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público Estadual

Emissora venceu a principal categoria da premiação ‘Jornalismo em Vídeo’, com reportagem sobre as investigações do MP-AC na rebelião do Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro. Supervisora da Rádio CBN Amazônia Rio Branco, Rita Pontes, ganhou na categoria ‘Jornalismo em Áudio’. Jornalistas Eldérico Silva e Rita Pontes ganharam as principais categorias do 14º Prêmio de Jornalismo do MP-AC
Arquivo pessoal
Com dois prêmios, a Rede Amazônica Acre foi destaque na 14ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre (MP-AC) na noite dessa sexta-feira (7). O jornalista Eldérico Silva conquistou o principal prêmio da noite na categoria ‘Jornalismo em Vídeo’ e levou R$ 15 mil com a reportagem especial sobre as investigações do MP-AC na rebelião do Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Em parceria com o g1 na apuração e produção, a reportagem apontou que o Estado foi omisso e negligente deixando de seguir uma série de medidas para evitar o confronto dentro da unidade prisional.
As equipes de reportagem ouviu a Polícia Civil, o MP-AC e, com autorização do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Eldérico Silva entrou no presídio onde houve a tentativa de fuga para conferir o que mudou um ano após a rebelião.
“Esse é o reconhecimento de um trabalho de muitas mãos. A reportagem premiada mostrou o andamento da investigação de um dos casos mais violentos da história do sistema penitenciário do Acre, a rebelião no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves, em Rio Branco. Conseguimos informações exclusivas da investigação que apontou fragilidades no sistema e o papel do Estado. Ficamos muito felizes com essa premiação que só reafirma a importância do jornalismo profissional para a sociedade”, destacou o jornalista.
Profissionais da Rede Amazônica Acre no 14º Prêmio de Jornalismo do MP-AC
Arquivo pessoal
Em primeiro lugar na categoria ‘Jornalismo em Áudio’, a supervisora da Rádio CBN Amazônia Rio Branco, Rita Pontes, ganhou R$ 10 mil ao produzir a reportagem sobre o Projeto Hortas Urbanas, de autoria do promotor de Justiça Alekine Lopes, que atua na Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre.
A iniciativa pretende transformar terrenos baldios de Rio Branco em hortas comunitárias. O projeto, que está em fase de planejamento, está previsto para entrar no orçamento da prefeitura de 2025.
“O sentimento é de dever cumprido, alegria, felicidade, e recebi mais um prêmio de jornalismo, em ter o meu trabalho reconhecido entre os escritos como um dos melhores. Isso traz um sentimento de leveza, de realização, de saber que em meio a rotina do jornalismo, que é bem agitada, ter um monte de compromisso, fora a vida pessoal, conseguir fazer um trabalho e ele ser premiado, ser um dos melhores, o sentimento é de felicidade. Meu agradecimento ao Ministério Público por realizar mais um prêmio de jornalismo valorizando os profissionais da imprensa e estou muito feliz”,
O g1 teve dois profissionais entre os finalistas na categoria ‘Jornalismo em Texto’: o web repórter Victor Lebre e o supervisor de mídia eletrônica Renato Menezes.
Reveja os telejornais do Acre Leia mais

5. EPTV1 – Ribeirão e Franca

Acompanhe as notícias da região. EPTV1 – Ribeirão e Franca Acompanhe as notícias da região. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak