Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Ligação clandestina de água pode ter contribuído para deslizamento que soterrou família em Manaus, diz prefeito em exercício
Moradores da região relataram à Defesa Civil que a rede clandestina de água estava com vazamento há meses, segundo a prefeitura. Prefeito em exercício de Manaus visitou local de deslizamento que soterrou família
O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, esteve no local onde uma família foi soterrada após um deslizamento de terra e atribuiu o desastre a uma ligação clandestina de água na rua Macapá, que comprometeu a encosta do barranco. Assista ao vídeo acima.
O incidente ocorreu na manhã deste domingo (19), na rua 9 do conjunto Hileia, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste. Dois irmãos foram socorridos com vida, enquanto pai e filha continuam desaparecidos sob os escombros, segundo os bombeiros.
Renato Junior explicou que, conforme avaliação técnica, o perímetro afetado pelo deslizamento é considerado de risco para moradias e, devido à ligação clandestina de água, uma infiltração sobrecarregou a encosta. Moradores da região relataram à Defesa Civil que a rede clandestina estava com vazamento há meses.
“Hoje, o que ocorreu não foi causado apenas pela ocupação irregular da área. Houve também uma ligação clandestina de água na rua de cima, que provocou uma infiltração significativa e levou ao desmoronamento sobre as casas. Não foi apenas a erosão, mas sim essa ligação irregular que causou o desastre. Já temos as imagens da Defesa Civil e vamos aguardar o laudo oficial”.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Equipes técnicas , de forma emergencial, atuam para conter os danos causados às famílias pelo deslizamento. Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura (Seminf) alegam que as moradias foram construídas em área de risco e que na área não há rede de drenagem profunda instalada e que a rede de drenagem superficial está em pleno funcionamento.
Para o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Gladiston da Silva, esse foi o principal motivo para o deslizamento.
“Em contato com as famílias e com moradores da parte de cima desse barranco, eles informaram que uma conexão clandestina foi feita e estava vazando há meses. Esse foi o principal ponto de contribuição para que ocorresse o colapso desse barranco”.
O g1 procurou a empresa Águas de Manaus e questionou se havia algum monitoramento prévio na área que identificasse problemas, como possíveis ligações irregulares de água. No entanto, por meio de nota, a concessionária apenas lamentou o ocorrido e informou que está dando total apoio à Prefeitura nas ações no local.
Buscas continuam
A prefeitura pontuou que equipes da Seminf estão trabalhando na proteção do talude, que perdeu toda a vegetação. Uma lona foi implantada na área para evitar que, em caso de novas chuvas, o solo seja sobrecarregado e novos deslizamentos ocorram. Além disso, maquinário está sendo utilizado nas buscas pelos desaparecidos.
Outra equipe está atuando na limpeza e desobstrução da área para permitir o acesso de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, que serão utilizadas nas buscas pelos desaparecidos, segundo a prefeitura.
A Seminf também está atuando na iluminação da área, por meio da Unidade Gestora de Projetos de Energia (UGPM-Energia), que acompanha a concessionária Manaus Luz na instalação de projetores de LED para auxiliar o Corpo de Bombeiros nas buscas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate de estruturas colapsadas, salvamento e primeiros socorros, estão atuando no local do deslizamento. A operação também conta com equipes acompanhadas por cães de resgate.
Outros feridos
Além da família soterrada, o deslizamento de terra também deixou pelo menos mais dois feridos. Uma criança foi resgatada com vida e levada ao pronto-socorro da Criança, enquanto um jovem também foi resgatado e encaminhado ao pronto-socorro mais próximo.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) acompanha a operação e informou que, até as 14h deste domingo, quatro vítimas foram atendidas. Uma delas já recebeu alta, enquanto as outras três seguem internadas em estado estável. Leia mais
2. Reféns libertadas pelo Hamas chegam a Israel e reencontram familiares; acompanhe ao vivo
Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher são as primeiras reféns soltas pelo grupo terrorista após o acordo de cessar fogo firmado com Israel. Reféns libertadas pelo Hamas chegam a Israel e reencontram familiares; acompanhe ao vivo Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher são as primeiras reféns soltas pelo grupo terrorista após o acordo de cessar fogo firmado com Israel. O cessar-fogo entre Israel e Hamas entrou em vigor no domingo (19). Desde o início do conflito, em outubro de 2023, mais de 48 mil pessoas morreram. Veja a cronologia da guerra.. Acordo será dividido em etapas e prevê a libertação gradual de reféns em poder do Hamas e a retirada de tropas israelenses do território palestino, que deve ser reconstruído. Entenda como será.. Três reféns mulheres foram as primeiras a serem libertadas neste domingo e já estão em Israel. Veja quem são.. Segundo o grupo terrorista, Israel deve entregar lista de 90 prisioneiros palestinos a serem libertados em troca das três reféns israelenses. Leia mais
3. Ouça trechos inéditos da entrevista com Léo Batista nos 50 anos do Show da Vida
Neste episódio do podcast do Fantástico, você ouve trechos exclusivos da entrevista de Léo Batista para os 50 anos do Fantástico, em 2023, em que ele assistiu e comentou a reconstrução dos primeiros programas do Show da Vida que foram perdidos em um incêndio. Um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo brasileiro, a voz marcante dos gols do Fantástico. Léo Batista morreu neste domingo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro.
João Baptista Bellinaso Neto marcou presença o Show da Vida desde os primeiros anos, onde ficou de 1974 a 2007. O apresentador integrou a equipe responsável por quase todos os programas esportivos da Globo.
Esta edição do podcast Isso é Fantástico traz trechos exclusivos da entrevista de Léo Batista para os 50 anos do Show da Vida, em 2023. Ele assistiu e comentou a reconstrução dos primeiros programas do Fantástico, que foram perdidos em um incêndio. Fica aqui a nossa homenagem ao nosso querido colega.
Léo Batista e a “zebrinha” do Fantástico
Reprodução Leia mais
4. Ocorrências com pipas na rede elétrica crescem em 7 cidades da região de Piracicaba; veja riscos
Curtos-circuitos, choques e até falta de energia podem ocorrer ao empinar o brinquedo em locais inadequados. Ocorrências com pipas na rede elétrica crescem em 7 das 18 cidades da região de Piracicaba
Divulgação/Equatorial Maranhão
Sete das 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região registraram aumento nas ocorrências com pipa na rede elétrica em 2024, de acordo levantamento feito pelo g1 a partir de informações divulgadas pelas concessionárias CPFL Paulista e Neoenergia Elektro.
Os municípios que tiveram alta nas ocorrências com pipas na rede de energia foram Piracicaba (SP), Elias Fausto (SP), Charqueada (SP), Rio das Pedras (SP), Mombuca (SP), Ipeúna (SP) e Saltinho (SP). ⚠️Veja, ao final da reportagem, quais são os riscos e impactos gerados.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Na soma dos registros de problemas causados por pipas na rede entre as 18 cidades da área de cobertura do g1 Piracicaba e região, houve queda de 15% no número de ocorrências entre os anos de 2023 e 2024. -📝 Veja tabela, abaixo, na reportagem.
📉Em 2023, as ocorrências com o brinquedo resultaram em 415 problemas no abastecimento de energia. Já em 2024 foram 353.
A diminuição foi impulsionada por Santa Bárbara d’Oeste. O município teve 110 registros de problemas com pipas em 2023 e 68 em 2024. Número representou 38% de diminuição. – Confira:
Ocorrências com pipas na rede elétrica em Piracicaba e Região
*Os dados de 2023 da CPFL Paulista tiveram apuração parcial de dezembro.
Riscos
Empinar pipas próximo de postes, transformadores ou cabos elétricos pode provocar curtos-circuitos, choques e até mesmo interromper o fornecimento de energia.
“A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia, por isso recomendamos procurar campos abertos, longe de equipamentos de energia e, em hipótese alguma, tentar resgatar pipas que ficaram presas na fiação”, afirma o gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia Raphael Campos em comunicado à imprensa.
Cerol e o choque
Outro risco é o cerol, também conhecido como “linha chilena”. A linha com cerol tem adição de outros materiais para torná-la cortante. Isso faz com que a linha passe a conduzir energia elétrica ao entrar em contato com a rede de distribuição.
“Além disso, o cerol também possui um potencial cortante, capaz de romper cabos de energia, provocando interrupções e ampliando a possibilidade de acidentes”, destaca Campos.
O uso e a comercialização do cerol ou ‘linha chilena’ é crime no estado de São Paulo. A pena vai de multa de até dois mil reais para quem for pego utilizando e multa de até 132 mil reais para estabelecimentos que vendem o material.
Abastecimento afetado
Em Limeira (SP), a Neoenergia Elektro informou que 34 mil pessoas tiveram o abastecimento elétrico prejudicado em decorrência de problemas com pipas. Na cidade, foram registradas 31 ocorrências com o brinquedo.
De acordo com a concessionária, os registros foram principalmente nos bairros Parque Hippolyto Gleba D, Jardim Nova Conquista e Jardim Primavera.
Dicas de segurança
Solte pipas em campos abertos e longe da rede elétrica;
Nunca use fios metálicos nem papel alumínio na confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques fatais;
Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
Não use cerol ou linha chilena. Eles podem machucar, matar, causar choques ou cortar os fios.
Não jogue objetos na rede de energia elétrica para resgatar pipas;
Não solte pipas em dias de chuva, relâmpagos ou vento muito forte.
Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.
Não solte pipa em lajes. Um descuido pode resultar em uma queda.
Não solte pipa em canteiros centrais de ruas e avenidas.
Segurança
Em caso de fios partidos e caídos no chão, a CPFL Paulista orienta que a população ligue para o número emergencial 0800 010 1010 . A ligação é gratuita. Além disso, a recomendação é para não se aproximar. Já no caso da Neoenergia Elektro, basta ligar para 0800 701 01 02.
Se houver vítimas, é preciso contatar o Corpo de Bombeiros (193), SAMU (192) ou outro órgão de socorro médico.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba Leia mais
5. ‘Vamos parar a invasão às nossas fronteiras’, diz Trump em último discurso antes da posse
Novo presidente eleito dos Estados Unidos deve tomar posse na segunda-feira (20). Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, durante último discurso antes da posse.
Carlos Barria/ Reuters
O novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (19) que tomará medidas para endurecer as regras de imigração já no primeiro dia de seu mandato. O republicano deve tomar posse na segunda-feira (20).
“Vocês verão várias ordens executivas que vou aprovar. Nós temos que colocar o nosso país no caminho correto. Amanhã, quando o sol se pôr, a invasão das nossas fronteiras terá parado e todas essas pessoas que entraram ilegalmente […] estarão, de uma forma ou de outra, voltando para casa”, afirmou Trump durante seu último discurso antes da posse.
O endurecimento das regras de imigração já vinha sendo anunciado pelo novo presidente norte-americano em sua campanha. O republicano tem um plano agressivo para dificultar a entrada de imigrantes ilegais no país, retomando parte da estratégia de seu último mandato, que aconteceu entre 2017 e 2021.
O endurecimento das regras deve contar com um aumento de penalidades para a entrada ilegal e para a permanência além do prazo dos vistos. Além disso, Trump também pretende iniciar o que chama de “maior programa de deportação da história dos Estados Unidos”.
Esta matéria está em atualização. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.