Kendrick Lamar: Show no intervalo do Super Bowl 2025, Devolve aí: Paulo Vieira vai atrás de amiga que emprestou cabelos e nunca devolveu

Bendev Junior
fevereiro 9, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Kendrick Lamar: Show no intervalo do Super Bowl 2025
Leia mais

2. Devolve aí: Paulo Vieira vai atrás de amiga que emprestou cabelos e nunca devolveu
Após fazer nora devolver potes para a sogra, Paulo Vieira agora vai atrás de cabelos emprestados por amiga “Devolve Aí”: Paulo Vieira vai em busca da devolução de cabelos
Todo mundo já passou por isso: emprestou algo que nunca mais voltou!
No episódio da última semana, Paulo Vieira mostrou a negociação para fazer uma mulher devolver, para a própria sogra, dezenas de potes, digamos, “esquecidos”.
Nesta semana ele volta, com mais uma disputa. Desta vez por cabelos emprestados. Confira no vídeo!
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

3. Degelo da Antártica muda o habitat das orcas; população cai 5% ao ano
A rede britânica BBC acompanhou uma expedição de biólogos ao Polo Sul e registrou as estratégias de caça desses animais Expedição Orcas: cientistas estudam as estratégias de caça desses incríveis predadores
Uma notícia preocupante: janeiro foi o mês mais quente já registrado. São 18 meses seguidos com temperaturas recordes, de acordo com cientistas do Observatório Europeu.
Outro alerta da semana veio por imagens de satélite. O A-23a é o maior iceberg do mundo e fica na Antártica. Ele está se deslocando de forma cada vez mais acelerada, indo em direção a uma ilha conhecida pela população de pinguins.
O degelo da Antártica também tem preocupado cientistas que monitoram as orcas. A rede britânica BBC acompanhou uma expedição de biólogos ao Polo Sul e registrou – em vários ângulos – as estratégias de caça desses animais super inteligentes.
As orcas estão entre os predadores mais bem sucedidos do mundo. Apesar de serem geralmente chamadas de baleias, as orcas são golfinhos e têm estratégias elaboradas de comunicação e trabalho em equipe.
Na Antártica, as orcas aprenderam a dominar o gelo para caçar. Atentos às mudanças climáticas, os cientistas têm monitorado esse habitat de perto.
Assista à reportagem completa no vídeo.
Há 20 anos, Leigh Hickmott vem estudando os animais marinhos desta região.
“Nesta área vivem certa de 100 indivíduos, mas essa população tem caído 5% ao ano”, afirma o pesquisador.
Orcas vivem em um sistema matriarcal. Filhos e netos passam a vida toda próximos da fêmea mais antiga da família. E com ela aprendem onde e como caçar.
Em 2023, o gelo da Antártica esteve em seu menor nível desde que começaram as medições.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

4. Trump promete tarifar de novo o aço, o que atingiria Brasil: o que se sabe
Trump não mencionou nenhum país em sua declaração, mas, se de fato ele anunciar oficialmente essa tarifa, o Brasil poderá ser um dos afetados. O presidente americano Donald Trump afirmou neste domingo (9/2) que anunciará tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país. As novas taxas devem ser anunciadas na segunda-feira.
“Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, afirmou Trump a repórteres no avião presidencial Air Force One.
Trump não mencionou nenhum país em sua declaração, mas, se de fato ele anunciar oficialmente essa tarifa, o Brasil poderá ser um dos afetados.
Depois do petróleo, o ferro e o aço são os principais produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos, representando 14% das exportações brasileiras para os EUA em 2024. O país comandado hoje por Trump é o segundo maior parceiro comercial com o Brasil, atrás somente da China.
Outro importante produto brasileiro para os EUA são as aeronaves, que representaram 6,7% das exportações do Brasil para território americano em 2024, com destaque para a Embraer.
O governo brasileiro ainda não se manifestou, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse que manterá uma relação de “reciprocidade” e taxará as importações americanas, caso Trump decida por taxar os produtos brasileiros no país.
“É muito simples, se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são exportados para os Estados Unidos. Simples”, disse Lula no início de fevereiro.
O aço e o alumínio já estiveram no alvo de Trump em seu primeiro mandato, quando ele impôs tarifas de 25% sobre o primeiro, e 10% sobre o segundo produto. No entanto, acabou concedendo cotas isentas de impostos a vários parceiros comerciais, o Brasil entre eles, além de Canadá e México.
A bordo do avião presidencial, Trump também afirmou que vai igualar as tarifas cobradas por outros países aos Estados Unidos, mas não mencionou quais.
“É muito simples, se eles cobram de nós, nós também cobramos deles”, afirmou, em mais uma escalada na guerra comercial estabelecida por ele desde que tomou posse no mês passado.
Sua intenção de implementar tarifas recíprocas cumpriria uma promessa de campanha eleitoral de cobrar tarifas nas mesmas taxas impostas aos produtos dos EUA.
Ele também disse que os impostos de importação para veículos permaneceram na mesa após relatos de que ele estava considerando isenções para tarifas universais.
Trump reclamou repetidamente que as tarifas da União Europeia (UE) sobre importações de carros americanos são muito mais altas do que as taxas dos EUA.
Na semana passada, Trump disse à BBC que as tarifas sobre produtos da UE poderiam acontecer “muito em breve” – ​​mas sugeriu que um acordo poderia ser “feito” com o Reino Unido.
O anúncio de Trump ocorre dias depois de ele fechar acordos com o Canadá e o México. Os pactos com os dois países ocorreram para evitar tarifas de 25% que ele havia ameaçado sobre todos os produtos mexicanos e canadenses.
Em sua rede Truth Social, Trump afirmou que aceitou o adiamento depois que o Canadá se comprometeu a intensificar o combate à entrada de drogas ilegais nos EUA — um dos principais argumentos do americano para impor as tarifas.
Como contrapartida, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, prometeu gastar 1,3 bilhão de dólares canadenses (cerca de R$ 5,2 bilhões) em segurança na fronteira, nomear um “czar” para supervisionar os esforços para impedir o tráfico de fentanil e “classificar cartéis como grupos terroristas”.
Já em relação ao México, o presidente americano afirmou que teve uma “conversa muito amigável” com a presidente do país, Claudia Sheinbaum, na semana passada.
A presidente mexicana anunciou o compromisso de reforçar a fronteira com 10 mil soldados da Guarda Nacional mexicana, os quais terão como missão principal de conter o tráfico de drogas, incluindo novamente o fentanil.
“Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com muito respeito pela nossa relação e soberania”, escreveu Sheinbaum na rede X.
Tarifas retaliatórias na China
Já com a China não houve negociação. Depois de passar dias alertando sobre medidas retaliatórias e conclamando Washington a iniciar negociações para “chegar a um meio-termo com a China”, o governo chinês anunciou sua contraofensiva.
Os impostos retaliatórios sobre alguns produtos americanos devem entrar em vigor já nesta segunda-feira (10/2), depois que Pequim anunciou o plano, em 4 de fevereiro, minutos após novas taxas dos EUA de 10% sobre todos os produtos chineses entrarem em vigor.
A partir de 10 de fevereiro, a China cobrará um imposto de fronteira de 15% sobre importações de carvão dos EUA e produtos de gás natural liquefeito. Há também uma tarifa de 10% sobre petróleo bruto americano, máquinas agrícolas e carros de motor grande.
Na semana passada, as autoridades chinesas lançaram uma investigação anti monopólio sobre o gigante da tecnologia Google, enquanto a PVH, proprietária americana das marcas de grife Calvin Klein e Tommy Hilfiger, foi adicionada à chamada lista de “entidades não confiáveis” de Pequim.
A China também impôs controles de exportação sobre 25 metais raros, alguns dos quais são componentes-chave para muitos produtos elétricos e equipamentos militares.
No dia seguinte à entrada em vigor das últimas tarifas dos EUA, Pequim acusou Washington de fazer “alegações falsas e infundadas” sobre seu papel no comércio do opioide sintético fentanil para justificar a medida.
Em uma queixa apresentada à Organização Mundial do Comércio (OMC), a China disse que os impostos de importação dos EUA eram “discriminatórios e protecionistas” e violavam as regras comerciais.
Mas especialistas alertaram que é improvável que a China garanta uma decisão a seu favor, já que o painel da OMC que resolve disputas continua incapaz de funcionar.
Esperava-se que Trump falasse com seu colega chinês Xi Jinping nos últimos dias, mas o presidente dos EUA disse que não tinha pressa em manter conversas.
Algumas das muitas medidas trazidas por Trump desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro estão sujeitas a alterações.
Na sexta-feira, ele suspendeu as tarifas sobre pequenos pacotes da China, que, junto com as tarifas adicionais de 10%, entraram em vigor em 4 de fevereiro.
A suspensão permanecerá em vigor até que “sistemas adequados estejam em vigor para processar e coletar receitas tarifárias de forma completa e rápida”.
*Com reportagem de Peter Hoskins. Leia mais

5. Xuxa mostra histórias de animais que foram resgatados e estão à espera da adoção

No segundo episódio da série “Deu Petch”, do Fantástico, a apresentadora também mostrou o trabalho de ONGs para garantir um novo lar aos bichinhos. Xuxa fala sobre os desafios da adoção de animais mais velhos
Reprodução
No segundo episódio da série “Deu Petch”, do Fantástico, Xuxa apresentou histórias de animais que foram resgatados e estão à espera da adoção.
“Eu acompanho muitas histórias de muitas ONGs, que eles pegam os animais, e fico pensando: como eles passam por esse processo dentro desses lugares, esperando tanto ser adotado”, diz Xuxa.
A apresentadora também mostrou o trabalho de ONGs para garantir um novo lar aos bichinhos.
“Todos nós nascemos com uma missão de vida. E a minha missão, eu acho que eu já nasci com amor incondicional aos animais. Hoje a gente recebe esse número absurdo de resgate. Eu, às vezes, acordo de manhã e eu peço para Deus me dar força. Porque são tantos pedidos que você, às vezes, se perde em qual você vai salvar primeiro”. destaca a presidente da ONG Indefesos, Rosana Guerra.
Veja o episódio completo no vídeo acima.
O drama do abandono
O abono de animais é uma coisa recorrente na porta da Suipa, uma das mais antigas instituições de proteção animal do país. A entidade abriga cerca de 1.500 animais, que juntos consomem cerca de 650 kg de ração por dia. Marcelo Marques destaca que a falta de recursos é um desafio constante.
“Eu ponho para dentro, porque eu quero tirar essa dor. Mas tirar essa dor também custa dinheiro. E onde vamos arrumar tanto dinheiro?”, questiona Marcelo, presidente da instituição.
O resgate
Após o resgate, os animais passam por tratamento veterinário, vacinação e castração antes de estarem prontos para a adoção.
“É uma vacina polivalente pras doenças principais dos bichinhos, de Cinomose, que é uma doença terrível, parvovirose, hepatite vírus. E a raiva, para poder protegê-los e facilitar a adoção. A gente faz a vacina, mas a vacina já não age agora. A gente deixa agir pelo menos uns 10, 14 dias pra realmente criar o anticorpo pra eles ficarem protegidos”, conta a veterinária Patrícia Pimentel.
O desafio da adoção
Nas ONGS, Xuxa ainda conheceu a história de cães com deficiência, como a Sharika, que foi atropelada. A apresentadora e os voluntários ressaltam o desafio de encontrar pessoas que se interessarem por animais nessas condições especiais.
“Muita gente quer adotar filhotinho pequenininho — e é importante que a gente veja que os maiores às vezes têm esse sinal para dizer, tipo, se eu sou mais velho, eu vou ter uma dificuldade para andar, mas eu preciso de você, sabe?”.
Um final feliz
A Gi e a Larissa foram na ONG “Paraíso dos Focinhos”, no Rio de Janeiro, adotar a Joana, a mais nova integrante da família. Elas contam como foi a escolha.
“A gente pega muito idosinho. Aí eu falei: ‘Larissa, por favor, não me mostra nada, porque eu sei que eu vou pegar’. Aí, Larissa viu a Joana, aí se apaixonou”, esclarece Gi.
“Ela foi abandonada porque a tutora dela faleceu, né? E aí os familiares abandonaram ela”, conta Larissa.
“Fiquei emocionada só vendo isso, porque agora ela vai ter um lar mesmo para chamar dela. Não vai mais ser uma abandonada agora. Nunca mais”, ressalta Xuxa.
LEIA TAMBÉM:
Do abandono até a alegria de um novo lar: Xuxa acompanha processo por trás da adoção de animais de estimação; VÍDEO
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak