Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Jovem de 20 anos morre após batida entre carro e carreta que prestava serviços para os Correios no oeste da Bahia
Batida aconteceu na noite de quarta-feira (23), na BR-242, em trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães. Vítima foi identificada como Jéferson Bonfim
Marlon Ferraz/Blog do Braga
Um jovem de 20 anos morreu após uma batida entre um carro e uma carreta que prestava serviços para os Correios na noite de quarta-feira (21), na BR-242, em trecho da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito (Sutrans), o acidente aconteceu por volta das 20h10, em frente ao Complexo da Bahia Farm Show. A vítima foi identificada como Jéferson da Silva Bonfim.
Trecho da BR-324 é interditado após acidente com caminhão que transportava acetona; bombeiros avaliam risco de explosão
De acordo com o órgão municipal, a carreta trafegava no sentido Luís Eduardo Magalhães e o jovem dirigia na pista contrária. Duas pessoas estavam no veículo dos Correios, mas elas não sofreram ferimentos. As duas fizeram teste do etilômetro, que deu resultado negativo.
Acidente aconteceu na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia
Marlon Ferraz/Blog do Braga
O corpo de Jeférson Bonfim ficou preso às ferragens. O resgate foi feito por equipes do Corpo de Bombeiros.
Por causa do acidente, a Sutrans desviou o fluxo do trânsito para uma estrada paralela. A pista foi liberada por volta das 23h após a limpeza da pista.
Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o acidente. O caso foi registrado na delegacia do município.
VEJA TAMBÉM:
Adolescente de 12 anos morre após caminhão cair em ribanceira no norte da Bahia; pais da vítima ficaram feridos
Homem morre após carro bater em muro e capotar em Conceição do Coité
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais
2. Ações de fiscalização e orientação serão intensificadas nas feiras e mercados de Santarém
A medida tem como objetivo principal garantir a qualidade dos alimentos, assegurando o bem-estar da população. Reunião de alinhamento entre Semap e Vigilância Sanitária
Ascom Semap
Reunião de alinhamento estratégico entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a Vigilância Sanitária (VS), realizada na tarde de quarta-feira (22), discutiu os principais desafios enfrentados nas feiras e mercados do município, como: o controle de higiene, acondicionamento adequado dos alimentos e a padronização das práticas de manipulação de produtos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Também foram definidas estratégias para intensificar a fiscalização e enfatizar a importância do cumprimento das normas sanitárias. O planejamento inclui um cronograma de visitas técnicas periódicas nos locais, contemplando ações de inspeção e orientação educativa.
“A atuação da Vigilância Sanitária é fundamental para garantir a saúde pública. Nosso objetivo é alinhar as práticas de fiscalização e ampliar as orientações aos comerciantes, assegurando que os produtos ofertados à população atendam aos padrões de qualidade e segurança”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Bruno Costa.
“A medida tem o propósito de promover boas práticas na produção e manipulação de alimentos, minimizando ou eliminando potenciais riscos à saúde. Nosso objetivo não é apenas punir, mas orientar, proporcionando aos comerciantes a oportunidade de se adequar às normas da Vigilância Sanitária”, reforçou o coordenador da Vigilância Sanitária, Izenildo Pedroso.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região Leia mais
3. Após exumação, perícia vai confirmar causa da morte de influenciador que passou por anestesia geral para tatuagem
Declaração de óbito emitida pelo hospital citou o uso de anabolizante como uma “condição significativa” que contribuiu para a morte. Corpo havia sido sepultado sem passar por exame cadavérico, importante para determinar com precisão a causa do óbito. Empresário morre após receber anestesia geral para tatuagem em Itapema
O laudo que vai atestar a causa da morte de Ricardo Godoi, empresário e influenciador morto em Itapema após tomar anestesia geral para fazer uma tatuagem, deve ficar pronto em cerca de uma semana, informou o delegado Aden Claus, responsável pela investigação.
A vítima teve o corpo exumado na quarta-feira (23), dia seguinte ao sepultamento por não ter passado pelo exame cadavérico. A declaração de óbito emitida pelo hospital citou o uso de anabolizante como uma “condição significativa” que contribuiu para o óbito.
“[O laudo] vai esclarecer a causa morte. Pode ser que a exumação conclua a mesma coisa [que a declaração de óbito]”, informou o investigador.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O que se sabe e o que falta saber sobre a morte e investigação
A família afirmou à Polícia Civil que o empresário não usava as substâncias há cerca de cinco meses e que fez exames que indicaram aptidão ao procedimento.
A delegacia de Itapema investiga o caso como suposto homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A morte ocorreu na segunda-feira (20).
Godoi tinha 46 anos, era pai de quatro filhos, avô de uma neta, casado e dono de uma empresa de carros de luxo. Ele morreu no Hospital Dia Revitalite, que se pronunciou por nota explicando que forneceu somente uma sala operatória e equipamentos (confira a nota mais abaixo).
Segundo o delegado Aden Claus, responsável pela investigação, representantes do hospital não haviam sido ouvidos até a tarde de quarta. O investigador, porém, conversou com uma familiar do empresário sobre a possível causa da morte:
“A certidão de óbito que tivemos acesso, consta lá, parada respiratória, parada cardíaca e devido ao uso de anabolizantes. Conseguimos, já no final da tarde de ontem, conversar com a familiar do Ricardo. Ela confirmou que ele não fazia mais uso de anabolizantes há uns cinco meses e, por isso, teria realizado alguns exames também, e estaria apto para fazer a tatuagem”, explicou.
O que cita a declaração
A declaração de óbito, assinada pelo diretor do hospital, e a qual o g1 teve acesso, cita no campo “condições e causas do óbito” os termos “indução anestésica”, “parada respiratória” e “parada cardíaca”.
Em um espaço abaixo, onde se pede “outras condições significativas que contribuíram para a morte, e que não entraram, porém, na cadeia acima, foi escrito “uso de anabolizante” (veja a imagem abaixo).
Declaração de óbito de influenciador dee SC morto após anestesia para tatuagem aponta uso de anabolizante
Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Corpo de influenciador será exumado, diz polícia
‘Risco-benefício’ deve ser considerado antes de anestesia para tatuagens
Ricardo Godoi era influenciador do ramo de carros de luxo de Balneário Camboriú
A vítima chegou a fazer a tatuagem?
Conforme o estúdio de tatuagem responsável, Godoi teve uma parada cardiorrespiratória no começo do processo de anestesia geral, antes mesmo de a tatuagem começar a ser feita. Conforme a equipe, um cardiologista foi chamado para tentar reanimá-lo, sem sucesso.
Ricardo Godoi era influenciador do setor de carros de luxo
Instagram/Reprodução
O procedimento é permitido pelo CRM-SC?
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) afirmou que há um parecer que orienta os profissionais sobre procedimentos de tatuagens.
Conforme o documento, assinado em 6 de junho de 2024, não há regra que proíba o profissional especializado de ministrar anestesia antes de uma tatuagem, embora seja necessário analisar a relação entre risco e benefício.
O que diz o hospital
O hospital publicou uma nota sobre o caso em uma rede social:
O Hospital Dia Revitalite vem a público expressar suas mais sinceras condolências aos familiares do Sr. Ricardo Godoi, que infelizmente faleceu durante procedimento realizado por intermédio de médico particular contratado pelo studio de tatuagem e pelo próprio falecido.
Esclarecemos que a atuação do hospital se limitou à disponibilização de uma sala operatória e demais equipamentos necessários homologados pelo CRM/SC e que compõem uma Sala Cirúrgica completa.
Ressaltamos, portanto, que o Hospital Dia Revitalite não teve qualquer participação no procedimento realizado, tampouco qualquer membro do nosso quadro clínico esteve envolvido em qualquer etapa do procedimento até a intercorrência.
Como em todo e qualquer caso, estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes e fornecendo todos os esclarecimentos e documentos protocolares exigidos por lei para a apuração das circunstâncias que levaram ao lamentável ocorrido.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos que utilizam nossas instalações e serviços.
Neste momento de dor, renovamos nosso apoio e solidariedade aos familiares e amigos.
O que diz o estúdio de tatuagem
“Primeiramente o Studio de Tatuagem lamenta profundamente o falecimento do Ricardo, que além de cliente era um grande amigo do proprietário do Studio. Esclarecemos que o Ricardo iria fazer conosco um fechamento de costas com anestesia geral, sedação e intubação. Para isso contratamos um hospital particular com toda equipe, equipamentos e drogas anestésicas necessárias para a segurança do procedimento. Contratamos também um médico com especialização em anestesiologia e experiência em intubação, que teve sua documentação aprovada pelo hospital.
Foram solicitados previamente exames de sangue, que não apontaram nenhum risco explícito [para] a realização do procedimento. O Ricardo assinou o termo de consentimento de risco do procedimento. O que ocorreu é que no começo da sedação e intubação ele teve uma parada cardiorrespiratória, que ocorreu antes mesmo de começarem a tatuarem ele, que foi verificado rapidamente e chamado um cardiologista para tentar reanimar ele, infelizmente sem sucesso”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais
4. Prefeitura de SP monta postos para aumentar cobertura vacinal contra coqueluche; casos batem recorde em 2024 no país
Doença infecciosa afeta as vias respiratórias e causa crises de tosse seca e falta de ar. A doença atinge principalmente bebês e crianças. Prefeitura de SP monta postos de vacinação; casos de coqueluche batem recorde em 2024 no país
A Prefeitura de São Paulo montou postos de vacinação para aumentar a cobertura vacinal contra coqueluche e outras doenças.
A coqueluche é preocupante, principalmente, para bebês com menos de um ano de idade.
Os casos da doença bateram recorde em 2024 no país: foram mais de 6 mil, um recorde em nove anos. Em 2023, tinham sido 214 registros.
Ao lado do Paraná e do Rio de Janeiro, São Paulo está entre os estados com o maior número. E o motivo do aumento é justamente porque tem menos gente se vacinando.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a maioria dos casos é em crianças com menos de um ano de idade. E o que preocupa é que, justamente nas crianças, a doença tem maior potencial de agravamento. Por isso, a vacinação é fundamental para essa proteção e também para diminuir as chances de sintomas mais graves caso tenha coqueluche.
Sintomas
A coqueluche é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias, causa crises de tosse seca e falta de ar. A doença atinge principalmente bebês e crianças.
É altamente transmissível, já que o contaminado pode infectar outras pessoas através de gotículas da tosse, espirros ou mesmo ao falar.
Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos, a transmissão pode ocorrer por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes, mas isso é pouco frequente.
Segundo o ministério, os sintomas podem se manifestar em três níveis:
No primeiro, podem ser parecidos com os de um resfriado, com mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. Eles podem durar por semanas.
No segundo estágio, a tosse piora.
Já no terceiro nível, a tosse é tão intensa que pode comprometer a respiração, além de causar vômitos e cansaço extremo.
Geralmente, os sintomas duram entre seis e 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso.
A maioria das pessoas consegue se recuperar da doença sem maiores complicações ou sequelas. Contudo, nas formas mais graves, podem ocorrer quadros mais severos, com complicações como infecções de ouvido, pneumonia, parada respiratória, desidratação, convulsão, lesão cerebral e morte.
Vacina
A melhor forma de prevenção é a vacinação, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças até 6 anos, gestantes e profissionais da saúde.
A vacina pentavalente é indicada no primeiro ano de vida do bebê, em um esquema de três doses (aos dois, quatro e seis meses de idade) em um intervalo recomendado de 60 dias entre as doses.
Em seguida, é preciso administrar doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.
A penta previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B.
Os postos volantes de vacinação montados na capital paulista vão funcionar por dois meses em parques, supermercados e terminais rodoviários.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde diz que, apesar de as vacinas estarem disponíveis no SUS, a cobertura está abaixo de 90%. A meta é 95%.
Os casos graves de coqueluche estão todos acontecendo nos bebês. Inclusive, os óbitos registrados até o momento aconteceram em bebês. Esses bebês têm uma característica em comum: todos são filhos de mães não vacinadas.
Segundo o diretor, a vacina contra coqueluxe para gestante tem com objetivo garantir a transferência de anticorpos da mãe para o bebê durante a gestação para que o bebê fique protegido nos primeiros meses de vida.
Para o pediatra infectologista Marcelo Otsuka, médico da Sociedade Brasileira de Infectologia, o público-alvo deveria ser ampliado para incluir os adolescentes.
“A vacinação em adolescentes não faz parte do Ministério da Saúde. Apesar de não ter quadros graves, é quem transmite com maior frequência também”, pondera.
O que é coqueluche, doença que acendeu o alerta no Brasil e em países da Europa Leia mais
5. NTCPE abre inscrições para cursos no Agreste e Mata Sul de PE
Oportunidades são para os seguintes municípios: Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Cupira, São Caetano, Passira e Riacho das Almas, no Agreste, e em Gameleira, na Mata Sul. Cursos gratuitos no Agreste pelo NTCPE.
Foto – Andrea Rego Barros
O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco abriu as inscrições para as formações gratuitas que vão ocorrer ao longo do mês de fevereiro em cidades do Agreste e Mata Sul do Estado. Os cursos atendem as necessidades do setor de Moda e visam fomentar o segmento da indústria de confecções, capacitar a mão-de-obra e fortalecer a gestão dos negócios.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
As oportunidades serão ofertadas nos seguinte municípios: Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Cupira, São Caetano, Passira e Riacho das Almas, no Agreste, e em Gameleira, na Mata Sul.
Confira programação
Caruaru – (NTCPE – Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau)
Inscrições: site ou pelo (81) 97307-0458
Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h
Curso: Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios
Data: 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 17h
Curso básico: Estamparia Com a Técnica Cianotopia em Tecidos
Data: 11 a 13 de fevereiro, das 8h às 17h
Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Roberto Simonsen, nº 201, Salgado)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99129-4031 (Whatsapp
Curso: Upcycling para Carnaval, Criando Abadás e Acessórios
Data: 11 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h
Caruaru – (Centro de Qualificação Profissional – Rua Aureliano de Góis, 110, Rosanópolis)
Inscrições: no local ou pelo (81) 97307-0458 (Whatsapp)
Curso: Estamparia com Serigrafia
Data: 11 e 12 de fevereiro, das 8h às 17h
Caruaru – (Secretaria Mun. de Políticas para as Mulheres – Rua dos Expedicionários, Centro)
Inscrições: Site ou pelo (81) 97307-0458
Curso básico: Corte e Costura
Data: 10 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h
Curso: Fotografia de Moda com Smartphone Para Redes Sociais
Data: 18 e 19 de fevereiro, das 8h às 17h
Brejo da Madre de Deus – (Centro Vocacional Tecnológico – Av. Cleto Campelo, 378, Centro)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99118-5144 (Whatsapp)
Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 03 a 14 de fevereiro, das 13h às 17h (Turma 01) e das 18h às 22h (Turma 02)
Cupira – (Centro Vocacional Tecnológico – CVT Cupira)
Inscrições: Centro Vocacional Tecnológico ou pelo (81) 9270-3057 (Whatsapp)
Curso básico: Mecânica e Manutenção de Máquinas de Costura Industrial
Data: 10 a 20 de fevereiro, das 17h às 22h
São Caetano (Sala da Costureira)
Inscrições: no local
Curso básico: Modelagem Plana
Data: 24 a 28 de fevereiro, das 8h às 17h
Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 17h às 22h
Passira – (Centro Vocacional Tecnológico)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99669-6443 (Whatsapp)
Curso avançado: Costura Industrial Polivalente em Malha – Moda Íntima
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h (Turma 01) e das 18h às 22h (Turma 02)
Riacho das Almas – (Centro de Oportunidades)
Inscrições: no local
Curso intermediário: Estratégia de Marca para Instagram de Moda
Data: 11 e 12 de fevereiro, das 8h às 17h
Gameleira – (Centro de Treinamento)
Inscrições: no local ou pelo (81) 99709-8551 (Whatsapp)
Curso básico: Costura Industrial Polivalente em Malha
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 18h às 22h
Curso intermediário: Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano
Data: 10 a 21 de fevereiro, das 13h às 17h Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.