Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Itaquaquecetuba tem mais de 130 vagas para cursos e oficinas culturais
Oportunidades são para aulas de teclado, violão, teatro, capoeira, expressão corporal, ballet e canto coral cênico. Aulas começam em fevereiro. Itaquaquecetuba tem vagas para cursos e oficinas. Uma das modalidades oferecidas é a capoeira
Divulgação/ Dayane Oliveira
Itaquaquecetuba tem 138 vagas para sete cursos e oficinas culturais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até sexta-feira (7), na sede da secretaria ou através de formulário pela internet.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp.
Os interessados podem escolher entre aulas de teclado, violão, teatro, capoeira, expressão corporal, ballet e canto coral cênico que têm início em fevereiro. De acordo com a Prefeituram, interessdos a a partir de 7 anos podem se inscrever.
Para a matrícula é preciso apresentar comprovante de endereço, RG e CPF do menor e do responsável. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
“As oficinas são essenciais, pois permitem que os alunos aprendam o básico e, caso se interessem, possam buscar a profissionalização. […]” destaca a secretária de Cultura Maria Ana Rosa.
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba está localizada na avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53, Vila Virgínia.
Mais informações pelo telefone (11) 4754-2111.
Assista a mais notícias do Alto Tietê Leia mais
2. Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais; região engloba 3 municípios
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale dos Buritis e Carnaubais, localizada nos municípios de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e Pajeú do Piauí, é uma aposta para o desenvolvimento sustentável. Piauí cria nova Área de Proteção Ambiental em região de 3 municípios
Semarh/ Divulgação
O Governo do Estado do Piau criou a Área de Proteção Ambiental (APA) do Vale dos Buritis e Carnaubais por meio do Decreto nº 23.563, de 30 de janeiro de 2025, como forma de impulsionar o desenvolvimento sustentável e conservar legalmente espécies de fauna e flora.
O corredor ecológico se estende pelos municípios de Brejo do Piauí, Canto do Buriti e Pajeú do Piauí e também visa recuperar ecossistemas degradados por espécies exóticas invasoras. A área se integra aos parques nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.
No total, a Unidade de Conservação abrange uma área total de 25.921,1715 hectares e foi criada para proteger a biodiversidade da Caatinga, além dos campos de carnaúba e buritizais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O decreto também prevê a criação de um Conselho Gestor, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil para auxiliar na implantação das atividades de administração e na elaboração do plano de manejo da unidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, a APA é importante para atrair investimentos e fortalecer um corredor ecológico e cultural que integra a Serra da Capivara à Serra das Confusões e desenvolve o ecoturismo na região sul do Piauí.
Entretanto, segundo a bióloga Estefânia Farias, os proprietários de terras inseridas na região de conservação têm o papel importante na proteção da região. Como executar essa proteção costuma ser caro, alguns deles podem negligenciar essa obrigação.
“Por lei, esse local é um local de reserva, de preservação, onde não se pode haver caça e é de responsabilidade do dono do terreno proporcionar isso, que não se pode capturar animais, que não se pode fazer uma soltura que não seja devidamente informada para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Ele pode inclusive perder a terra.”, explica Estefânia Farias.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube Leia mais
3. Foragido por homicídio em MG sofre fratura no calcanhar ao tentar fugir da polícia e acaba preso em Porto Real
Homem foi encontrado no bairro Jardim das Acácias. Um homem, de 40 anos, que estava foragido em Minas Gerais, foi preso na terça-feira (4) em Porto Real (RJ). Ele foi encontrado no bairro Jardim das Acácias.
✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp
Informações de que ele estava na Rua Projetada levaram policiais civis e militares ao endereço. Segundo a Polícia Civil, contra o foragido, havia um mandado de prisão em aberto por homicídio.
O documento foi expedido a cerca de um mês pela 2ª Vara de Execuções Criminais da Comarca de São João Del Rei (MG).
Ainda de acordo com a Polícia Civil, ao ver os agentes se aproximando, ele tentou fugir, mas acabou caindo e fraturando o calcanhar.
Após ser capturado, o homem foi encaminhado para um hospital, onde passou por atendimento médico e foi liberado.
O foragido foi levado para a delegacia de Porto Real. Nesta quarta-feira, ele será transferido para a Cadeia Pública de Volta Redonda, onde vai passar por uma audiência de custódia.
Siga a TV Rio Sul no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul Leia mais
4. Oito mulheres procuram polícia para denunciar médico por estupro
Mastologista Danilo Costa foi preso nesta terça-feira (4) em Itabira (MG). Advogado dele nega as acusações e disse que está ‘tomando as medidas necessárias para reverter a prisão’. Médico suspeito de estuprar paciente é preso em Itabira
Oito mulheres procuraram a Polícia Civil para denunciar o mastologista Danilo Costa, de 46 anos, por estupro. O médico foi preso nesta terça-feira (4), em Itabira, na Região Central de Minas Gerais, suspeito de abusar sexualmente de uma paciente com câncer de mama durante uma consulta.
O crime aconteceu no ambulatório do Hospital Nossa Senhora das Dores, no último dia 24. O boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar (PM) foi registrado pela filha da vítima. Ela disse que a paciente chegou abalada em casa, relatando que procurou o centro de saúde para um atendimento e foi violentada.
“A vítima teria chegado em casa aos prantos (chorando) alegando que o médico que a atendeu teria a estuprado; que ao entrar na sala do médico ele fechou a porta, nem deu boa tarde, a colocou na parede, levantou sua saia e a estuprou”, relata o registro policial.
O mastologista Danilo Costa
Reprodução/ TV Globo
Ainda segundo o BO, após o estupro, o médico entregou à vítima uma receita e o agendamento de uma nova consulta para 90 dias. Antes de liberá-la, Danilo Costa pediu para que a paciente saísse “pelo corredor lateral para não ser percebida”.
A filha dela disse aos policiais que a mãe consulta com o médico há muito tempo, por ser paciente oncológica. Ela passou por exame de corpo de delito.
Em nota, o Hospital Nossa Senhora das Dores repudiou o acontecimento, informou que afastou o médico das funções até que as investigações sejam concluídas e disse que colabora com as autoridades.
O advogado do médico, Hermes Vilchez Guerrero, disse que “a acusação não procede” e que a defesa está “tomando as medidas necessárias para reverter a prisão”.
Na tarde desta terça-feira, Danilo Costa passou por uma audiência de custódia. A defesa pediu a revogação da prisão preventiva, enquanto o Ministério Público solicitou a manutenção. A juíza do caso pediu vistas para a decisão, e ele aguarda preso.
Outros casos
O inquérito da Polícia Civil que investiga o caso recebeu denúncias de outros possíveis casos de abuso cometidos pelo médico.
“Foram aparecendo mais vítimas nesse curso desse inquérito. Algumas outras mulheres que tinham sido pacientes e também funcionárias do hospital que ele prestava serviço nos procuraram e relataram alguns outros casos de violação dos direitos sexuais”, contou o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais João Martins Teixeira, responsável pelo inquérito.
O delegado diz que os demais casos relatados eram semelhantes, envolvendo o exercício da função de médico, mas que este da paciente oncológica era “de mais violência”.
“Toques indevidos na vítima, outras relataram que haviam sido agarradas por ele, beijos forçados. Foram esses relatos [das demais vítimas]”, completou.
Homenagem
Em agosto do ano passado, Danilo Costa recebeu “Voto de Congratulações” da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) “pelo trabalho realizado e pelos expressivos resultados obtidos no tratamento do câncer de mama realizado em Itabira e em outros 28 municípios da região”.
Danilo Costa recebeu ‘Voto de Congratulações’ da ALMG
Reprodução
Vídeos mais assistidos do g1 Minas Leia mais
5. Pai e mãe são presos por suspeita de tortura após morte de filho de 9 meses em Viamão, diz Polícia Civil
Investigação apurou que o homem teria torturado a criança com a conivência da mulher. De acordo com delegados, menino faleceu em decorrência de traumatismo craniano, mas possuía múltiplas lesões pelo corpo. Pai e mãe são presos por suspeita de tortura após morte de filho de 9 meses no RS
Um casal foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (5) em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, por suspeita de tortura qualificada contra o próprio filho, um bebê de 9 meses. De acordo com a Polícia Civil, a criança morreu há uma semana em razão das agressões sofridas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido pelos agentes. A investigação apurou que o homem teria torturado o menino com a conivência da mãe. A mulher não teria adotado providências para proteger o filho.
“De acordo com o laudo do IGP, as lesões na criança possuíam coloração diferenciadas, fraturas, sendo mais um elemento de convicção de que as agressões ocorriam ao longo do tempo”, diz a delegada Jeiselaure de Souza.
Pai e mãe são presos por suspeita de tortura após morte de filho de 9 meses
Divulgação/Polícia Civil
Conforme a polícia, a vítima faleceu em decorrência de traumatismo craniano, mas possuía múltiplas lesões pelo corpo. O bebê chegou já sem vida a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, segundo a Delegacia de Homicídios de Viamão.
“Os presos submeteram a vítima, com emprego de violência, consubstanciados em agressões físicas, negligência e intenso sofrimento físico e mental”, afirma a delegada.
Os suspeitos não tiveram os nomes divulgados. Eles serão encaminhados ao sistema prisional nas próximas horas.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.