Poconé poderá reabrir o Núcleo Avançado do Pantanal (NAPAN), subordinado ao Campus Cuiabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A ação foi confirmada pela Gestora do NAPAN, Simone Raquel Silva e a professora Ângela do IFMT.

Numa reunião que ocorreu na manhã de terça-feira (25) na prefeitura de Poconé, o prefeito Atail Marques do Amaral e a vice prefeita Soenil Sales, receberam uma comitiva formada pelas profissionais do IFMT, a Secretária Municipal de Educação, Ornela Falcão e as Assessoras Pedagógicas (SEDUC) Susam Meire Moura Leite e Suzana Arruda.

A proposta inicial é para atender profissionais da educação com qualificação em educação ambiental, para isso a contrapartida da prefeitura municipal é em oferecer transporte dos alunos em direção ao prédio do NAPAN.

O prefeito Tatá Amaral se mostrou entusiasmado e reivindicou para médio prazo a implantação de cursos técnicos para os munícipes; “por várias vezes já cobramos do IFMT a retomada dos cursos para atender o cidadão poconeano, acreditamos que com esse primeiro passo, muito em breve podemos ter de fato e de direito a capacitação técnica para nossa população”, defendeu Tatá Amaral.

As profissionais da IFMT deixaram claro que: “para toda caminhada devemos dar os primeiros passos, é isso que iremos fazer com a qualificação dos profissionais da educação, em seguida retomaremos as atividades paulatinamente”, afirmou Simone Raquel.

Professora Soenil Sales, vice prefeita, se mostrou entusiasmada; “Educação, qualificação, capacitação, essa é minha bandeira de luta, por isso sempre defendi a reativação da IFMT em Poconé. Estou feliz pela retomada das atividades”, pontuou Soenil.

O núcleo NAPAN:

Localizado as margens do Rio Bento Gomes, aproximadamente 10 quilômetros de Poconé, pela Rodovia Francisca de Arruda Martins (professora Chiquinha) – MT-370, no trecho compreendido entre a cidade de Poconé e Porto Cercado, o  espaço foi construído nos anos 90 com intenção de ser sede de escolas técnicas, no inicio dos anos 2000, chegou de sediar a UNEMAT, oferecendo duas graduações, em 2010 o Campus Cáceres da IFMT estava responsável pelo NAPAN, ao qual fechou suas portas em 2013.

A retomada da oferta educacional com capacitação técnica é um clamor antigo das autoridades locais e de toda sociedade poconeana.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta