Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão, Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza

Bendev Junior
janeiro 23, 2025 - 3 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão

Há previsão de temporais, raios, rajadas de vento e até granizo nas 46 cidades da região. Imagem de arquivo – Chuva em Taubaté.
g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quinta-feira (23) o alerta para a possibilidade de tempestades e ventos fortes nas 46 cidades do Vale do Paraíba e região.
O alerta foi emitido nesta quarta-feira (22) e valeria até quinta-feira (23). Agora, com a renovação, a previsão se estende pelo menos até sexta-feira (24).
No período do alerta, há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
As cidades da região foram classificadas pelo instituto como amarelo no grau de risco. Esse é o menor grau na escala de gravidade. Veja:
🟡 Amarelo: perigo potencial
🟠 Laranja: perigo
🔴 Vermelho: grande perigo
Há condições para temporais, raios, rajadas de vento e até granizo em todas as cidades da região. Existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Orientações
Em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar em árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão, por conta do risco de descargas elétricas e de queda de galhos.
O instituto pede atenção dos moradores, principalmente a quem vive em áreas mais vulneráveis e com histórico de problemas com chuva.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais

2. Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza
O g1 errou ao informar que as cobras encontradas pela Receita Federal no Aeroporto de Fortaleza eram da espécie mamba-negra (Dendroaspis Polylepsis). A informação tinha sido repassada pela própria Receita federal, mas posteriormente o órgão corrigiu e informou que as duas cobras eram, na verdade, da espécie real-mexicana-negra (Lampropeltis Getula Nigrita). A informação foi corrigida às 14h59 do dia 23 de janeiro de 2025. Leia mais aqui. Leia mais

3. JAM 1 – Edição de quinta-feira, 23 de janeiro de 2025:

Confira as reportagens exibidas no Jornal do Amazonas 1ª Edição desta quinta-feira (23). Confira as reportagens exibidas no Jornal do Amazonas 1ª Edição desta quinta-feira (23). Leia mais

4. Fuad Noman completa 20 dias de internação na UTI

Prefeito de BH deu entrada no Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital, no dia 3 de janeiro, com um quadro de insuficiência respiratória aguda. Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD)
Rodrigo Clemente/ PBH
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), está internado há 20 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul da capital.
Ele foi hospitalizado no dia 3 de janeiro com um quadro de insuficiência respiratória aguda, decorrente de uma pneumonia, e necessidade de assistência ventilatória. Em 6 de janeiro, o prefeito apresentou melhora e foi extubado, mas, três dias depois, voltou a ser intubado.
Segundo o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (23), Fuad Noman manteve estabilidade clínica nas últimas 24 horas, “seguindo os programas de reabilitação motora, respiratória e neurológica” e “tolerando períodos longos sem assistência ventilatória” (veja abaixo).
Boletim médico de Fuad Noman (PSD)
Rede Mater Dei/ Reprodução
Em 17 de janeiro, a equipe médica prorrogou o atestado médico do prefeito por 15 dias. Durante o afastamento de Fuad, o vice-prefeito, Álvaro Damião (União Brasil), comanda o município de forma interina.
Internações
Esta é a quarta internação de Fuad Noman desde o fim de novembro de 2024.
Naquele mês, ele passou cinco dias no hospital por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento de câncer, um Linfoma não Hodgkin (LNH) identificado meses antes (leia mais abaixo).
No início de dezembro, o prefeito voltou a ser internado. Ele teve alta no dia 15, depois de tratar pneumonia e sinusite. Durante o período no hospital, um exame confirmou a remissão total do câncer.
Após quatro dias, em 19 de dezembro, Fuad foi internado novamente, dessa vez com um quadro de diarreia e desidratação. Ele chegou a ser monitorado na UTI devido a um sangramento intestinal e recebeu alta no dia 23.
Em 3 de janeiro, o prefeito voltou ao Hospital Mater Dei, com insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica.
No dia 10, Noman passou por uma traqueostomia – procedimento que cria uma abertura na parede da traqueia para facilitar a entrada de ar nos pulmões.
Linfoma não Hodgkin
Em julho do ano passado, Fuad contou que, após exames de rotina, foi diagnosticado com um pequeno Linfoma não Hodgkin (LNH). Ele passou por cirurgia e, imediatamente, iniciou as terapias para combater a doença.
O LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e se espalha de maneira não ordenada.
Em outubro de 2024, durante o período eleitoral, o prefeito informou que havia concluído o tratamento.
Posse
No dia 1º de janeiro deste ano, Fuad tomou posse de forma virtual para o segundo mandato como prefeito de BH. Ele seguiu recomendação médica de evitar locais com grande concentração de pessoas por causa da baixa imunidade.
Noman teve dificuldade para falar durante o discurso.
Prefeito reeleito Fuad Noman (PSD) toma posse em Belo Horizonte
Vídeos mais vistos no g1 Minas: Leia mais

5. Presidente Prudente adota método Wolbachia no controle do Aedes aegypti; saiba como funciona

Novo método interfere na capacidade de transmissão do vírus pelo mosquito. Iniciativa faz parte do combate à proliferação do Aedes aegypti
Lucas Garriga/INaturalist
O Ministério da Saúde do Governo Federal divulgou que Presidente Prudente (SP) é uma das primeiras cidades brasileiras a receber o método Wolbachia na nova fase de implementação, como parte da política de saúde pública no combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A introdução de tecnologias de controle vetorial como essa faz parte do Plano de Ação 2024/2025, que visa reduzir os impactos das arboviroses.
Desenvolvido pelo World Mosquito Program (WMP) em parceria com a Fiocruz, o método interfere na capacidade de transmissão do vírus pelo mosquito, tornando-o menos eficiente na disseminação da doença.
Engajamento comunitário
Presidente Prudente encontra-se na fase de engajamento comunitário, na qual as equipes do projeto, juntamente com os municípios parceiros, estão em contato com a população e com instituições como unidades de saúde, escolas, associações e ONGs.
O objetivo é compartilhar informações sobre o método Wolbachia, esclarecer o trabalho que será realizado em campo e detalhar o processo de liberação e monitoramento dos mosquitos Aedes aegypti infectados pela bactéria.
Uma das metas do Ministério da Saúde é expandir a metodologia Wolbachia para mais 40 municípios em 2025.
Até o momento, cerca de 4 milhões de habitantes foram beneficiados com a tecnologia em oito cidades brasileiras:
Londrina (PR);
Foz do Iguaçu (PR);
Joinville (SC);
Niterói (RJ);
Rio de Janeiro (RJ);
Campo Grande (MS);
Belo Horizonte (MG); e
Petrolina (PE).
Esse número deverá atingir 5 milhões com as liberações previstas para Presidente Prudente (SP), Natal (RN) e Uberlândia (MG).
Com a expansão, o Brasil espera cobrir um maior número de cidades e otimizar a distribuição desses ovos às regiões mais críticas.
“A nossa meta é transformar essa tecnologia em política pública, deixando de ser um projeto de pesquisa e passando a integrar as estratégias permanentes de controle do Aedes aegypti em larga escala”, afirmou o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Rivaldo Cunha.
Biofábricas
Atualmente, há biofábricas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, onde é reproduzido todo o ciclo de vida do mosquito, além da produção de ovos. Foz do Iguaçu, Londrina e Joinville também abrigam biofábricas, responsáveis pelo processo iniciado com a eclosão dos ovos do Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia.
Além disso, estão em andamento novas biofábricas que seguirão esse mesmo modelo nas cidades de Presidente Prudente, Natal e Uberlândia.
Entenda o método
A Wolbachia é uma bactéria encontrada em cerca de 60% dos insetos, incluindo alguns tipos de mosquitos, mas não ocorre naturalmente no Aedes aegypti. Quando introduzida nesse mosquito, a bactéria impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya se desenvolvam, contribuindo para a redução dessas doenças.
O método consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti infectados com Wolbachia, que se reproduzem com os mosquitos locais, formando gradualmente uma nova “população” de mosquitos portadores da bactéria. Com o tempo, a proporção de mosquitos infectados aumenta até atingir um nível estável, eliminando a necessidade de novas liberações. Esse efeito torna o método autossustentável e viável a longo prazo.
Os “Wolbitos”, como são chamados os mosquitos infectados pela bactéria, não são organismos transgênicos e, portanto, não sofrem modificação genética. Além disso, não transmitem doenças, e a Wolbachia não pode ser transmitida para humanos ou outros mamíferos.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

AO VIVO: Assista ao GR2, Agenda cultural: Netinho, Olodum, Baile do Seu Godô e muito mais no final de semana em Belém
Brasil

AO VIVO: Assista ao GR2, Agenda cultural: Netinho, Olodum, Baile do Seu Godô e muito mais no final de semana em Belém

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Corte europeia decide a favor de mulher acusada pelo marido de lhe negar sexo, Colônia de Férias Científica da Pedreira da Voldac abre inscrições para 6ª edição
Brasil

Corte europeia decide a favor de mulher acusada pelo marido de lhe negar sexo, Colônia de Férias Científica da Pedreira da Voldac abre inscrições para 6ª edição

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão, Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza
Brasil

Inmet renova alerta para tempestades e ventos de até 60 km/h no Vale do Paraíba e região; veja a previsão, Correção: cobras apreendidas no aeroporto de Fortaleza

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Homem morre ao tentar socorrer animal após choque elétrico em cerca clandestina, no Sertão da Paraíba, Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após discussão em Mairinque
Brasil

Homem morre ao tentar socorrer animal após choque elétrico em cerca clandestina, no Sertão da Paraíba, Mulher é presa suspeita de matar companheiro a facadas após discussão em Mairinque

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas, Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles
Brasil

Professores da rede pública protestam em frente à Seduc, em Belém, em apoio aos indígenas, Bombeiros lutam contra novos focos de incêndio em Los Angeles

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior
Casos de violência digital contra mulheres aumentaram 128% no AM em 2024, Sede do governo do Acre, revitalização do Palácio Rio Branco irá custar mais de R$ 2 milhões
Brasil

Casos de violência digital contra mulheres aumentaram 128% no AM em 2024, Sede do governo do Acre, revitalização do Palácio Rio Branco irá custar mais de R$ 2 milhões

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 23, 2025 - Bendev Junior