Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Inédito no Brasil, sequenciamento genético de pacientes com anemia falciforme vai ajudar em transfusões e novos tratamentos
O tratamento da doença é com remédios e transfusões de sangue, e a possibilidade de cura é com transplante de medula óssea. Pesquisadores da Universidade de São Paulo fizeram o sequenciamento genético de pessoas que têm anemia falciforme.
O caderninho acompanha Claudete Matia da Silva desde 2014, quando a filha Nathaly começou a tratar a anemia falciforme, uma doença pouco conhecida. A Nathaly faz transfusões a cada três semanas.
“Tudo eu marco porque é muito importante para mim”, diz Claudete Matia da Silva, mãe de Nathaly.
“Eu parei de sentir crise de dor quando eu comecei a fazer transfusão de sangue”, conta Nathaly Fernandes Oliveira, de 15 anos.
A anemia falciforme é uma doença hereditária e crônica. A mutação de um gene provoca um erro na produção dos glóbulos vermelhos do sangue, chamados de hemácias. O formato de disco, que permite a circulação livre das hemácias pelos vasos, dá lugar ao formato de foice. E as células vão enganchar umas nas outras, o que provoca desde dores muito fortes até AVC. Com o tempo, a doença também pode afetar os órgãos. O tratamento é com remédios e transfusões de sangue, e a possibilidade de cura é com transplante de medula óssea.
Desde 2012, pesquisadores da USP buscam mais informações sobre a doença, que atinge principalmente a população negra. Em um evento em São Paulo, eles apresentaram, nesta quinta-feira (16), um estudo inédito no Brasil: o sequenciamento genético de 3 mil pacientes que têm anemia falciforme.
O estudo já trouxe um resultado prático, que pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. É uma carteirinha que traz informações bem detalhadas sobre o tipo de sangue do paciente. É para evitar que ele tenha complicações quando precisar de transfusão.
Desde 2012, pesquisadores da USP buscam mais informações sobre a anemia falciforme
Jornal Nacional/ Reprodução
O presidente da Fundação Pró-Sangue explica que, além de A, B e O – positivo e negativo -, existem vários subtipos de sangue. E que, no caso desses pacientes, é importante carregar a identificação completa.
“Quanto mais transfusões o paciente recebe, maior a capacidade de ele desenvolver anticorpos contra as hemácias que ele recebe. Então, destrói a transfusão. Então, a gente precisa selecionar aquele melhor doador para aquela transfusão”, explica Vanderson Rocha, presidente da Fundação Pró-Sangue.
A professora Ester Sabino, uma das responsáveis pelo sequenciamento, diz que essa é uma boa notícia para quem sofre de uma doença que já foi muito negligenciada por preconceito:
“Tem o componente de vir de uma população mais pobre, negra. Então, tem o nosso racismo cultural, que acaba levando esses pacientes a não receberem o mesmo cuidado. Acho que isso a gente tem que chamar a atenção e a gente tem que brigar por eles”, diz Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da USP.
O Christopher Santos Lima, de 11 anos, foi um dos pacientes que receberam a carteirinha nesta quinta-feira (16).
“Eu estou bem e eu tenho feito tudo que eu faço na minha vida. Brinco, eu faço tudo, normal”, conta.
LEIA TAMBÉM
Mais frequente entre a população negra, doença falciforme causa dores intensas; associação busca pacientes no RS
SUS vai disponibilizar dois novos medicamentos para a doença falciforme
Terapia genética vence doença sanguínea hereditária Leia mais
2. Fiéis acompanham a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador
A data também é comemorada pelas religiões de matriz africana. No sincretismo religioso, a mistura de crenças, Senhor do Bonfim é associado ao orixá Oxalá. Fiéis acompanham hoje a tradicional lavagem do Bonfim, em Salvador
Nesta quinta-feira (16) teve Lavagem do Bonfim, em Salvador.
A devoção levou milhares de pessoas logo cedo à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, de onde parte a caminhada para o Santuário do Bonfim. A artesã Graça Souza faz aniversário nesta quinta-feira (16) e foi agradecer.
“Hoje, eu completo 63 anos, e agradecendo a Deus todos os dias por tudo, pela minha saúde e paz”, diz.
Fiéis acompanham a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador
Reprodução/TV Globo
Fiéis acompanharam a imagem do Senhor do Bonfim, que saiu da Basílica para fazer o percurso de 6,5 km. São 280 anos de devoção na Bahia. O culto ao Senhor do Bonfim foi levado por um capitão português em 1745 como pagamento de uma promessa, e se popularizou.
A data também é comemorada pelas religiões de matriz africana. No sincretismo religioso, a mistura de crenças, Senhor do Bonfim é associado ao orixá Oxalá.
“Você caminhar todo esse trajeto, você dá continuidade à sua fé e à tradição que é o Senhor do Bonfim, uma das maiores festas de largo de Salvador, Bahia”, diz a professora Kizi Guimarães.
Fiéis acompanham a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador
Reprodução/TV Globo
A tradição que move essa multidão vestida de branco mistura religiosidade e festa. São mais de duas horas de caminhada até a Igreja do Bonfim. O calor é forte, já que a maioria chega entre meio-dia e 14h, e o cansaço é grande, mas a subida da Colina Sagrada compensa todo esse sacrifício.
O microempresário Ricardo Leite mostra que não há limites para quem tem fé. Há cinco anos ele faz o percurso inteiro com a mãe e o irmão para agradecer:
“É a fé que nos move, independente do estado físico, espiritual. Quem tem fé, vai até a pé não, vai até o Senhor do Bonfim. Quanto mais você é grato, mais você recebe da vida”.
Homem em cadeira de rodas faz percurso para Lavagem do Senhor do Bonfim, em SA
Reprodução/TV Globo
Na chegada da imagem, o reitor do santuário abençoou a multidão, e as baianas fizeram a lavagem simbólica da entrada da Basílica. A tradição nasceu com escravizados que lavavam o local para a festa do Senhor do Bonfim.
baianas fizeram a lavagem simbólica da entrada da Basílica
Reprodução/TV Globo
Esta quinta-feira (16) também foi dia de amarrar as famosas fitinhas nas grades da igreja e fazer três pedidos.
“O número três é um número que significa a perfeição dentro do contexto bíblico, e dentro do catolicismo, ele é o número da Trindade. Três pedidos estão ligados, justamente, a um pedido que vai ser aceito porque está ligado diretamente à Trindade”, explica o padre Jailson Santos, doutor em história da Igreja.
“Um eu posso contar porque dois são segredos. Eu pedi para minha mãe e minha madrinha melhorarem porque elas estão doentinhas. A gente tem que acreditar. Eu vim aqui, caminhei, amarrei, agradeci, é só isso que eu preciso”, diz a influenciado digital Gabriela Valverde.
Fieis amarraram as famosas fitinhas nas grades da igreja e fazem três pedidos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Orações católicas e manifestações de religiões de matrizes africanas: veja imagens da tradicional Lavagem do Bonfim
Homenagens ao Senhor do Bonfim reúnem milhares de fiéis em tradicional lavagem em Salvador
Lavagem do Bonfim: confira tudo que você precisa saber sobre tradicional evento religioso em Salvador Leia mais
3. Homem é preso com mais de 1 mil porções de drogas em Lorena, SP
Apreensão ocorreu na noite desta quarta-feira (15). Homem é preso com mais de 1 mil porções de drogas em Lorena, SP
Divulgação/PM
Um homem foi preso com 2,5 kg de drogas, na noite desta quarta-feira (15), em Lorena, no interior de São Paulo.
Segundo a Polícia Militar, equipes do 3° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) estavam fazendo um patrulhamento de rotina pelo bairro Parque Rodovias, quando identificaram um homem suspeito. Na residência do rapaz, foram encontradas diversas porções de drogas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda segundo a PM, no imóvel foram encontrados um tijolo de maconha, um tijolo de crack, dois tijolos de cocaína, 1056 porções de cocaína, além de utensílios para embalar drogas e um celular.
Ao todo, a maconha somou 428 gramas, enquanto a cocaína somou 1,738 kg e o crack 418 gramas.
Todo o material foi apreendido e será encaminhado para destruição, por meio de incineração.
O homem foi preso e levado para a Central de Polícia Judiciária de Lorena. Ele deve responder judicialmente por tráfico de drogas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais
4. Cineasta americano David Lynch morre aos 78 anos
Ele dirigiu ‘Veludo Azul’ e ‘Cidade dos Sonhos’, que renderam indicações ao Oscar de melhor diretor, e a primeira adaptação de ‘Duna’. Morre o diretor americano David Lynch, aos 78 anos
Morreu, aos 78 anos, o cineasta americano David Lynch. Ele dirigiu “Veludo Azul” e “Cidade dos Sonhos”, que renderam indicações ao Oscar de melhor diretor. E a primeira adaptação de “Duna”.
Na TV, fez sucesso com a série “Twin Peaks”, sobre o assassinato misterioso de uma jovem. Lynch era um mestre das histórias bizarras e surrealistas. Em 2019, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto da obra.
LEIA TAMBÉM
David Lynch, diretor lendário de ‘Cidade dos sonhos’ e ‘Twin Peaks’, morre aos 78 anos
David Lynch recebe homenagens de Steven Spielberg, Kyle MacLachlan e outras estrelas após morte
‘Twin Peaks’: David Lynch revolucionou a história da TV ao criar essa obra-prima Leia mais
5. Cinco cidades de Santa Catarina decretam situação de emergência por causa dos alagamentos
Os bombeiros atenderam a mais de 120 ocorrências na Grande Florianópolis e nas cidades do litoral norte do estado. Um temporal provocou estragos, em Santa Catarina
Na região Sul, Cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa dos alagamentos.
No hospital infantil de Florianópolis foi preciso tirar a água acumulada nos corredores. Com a pista molhada, o ônibus com 15 passageiros tombou em um dos acessos à ilha. As pessoas foram retiradas e ninguém ficou ferido.
No hospital infantil de Florianópolis foi preciso tirar a água acumulada nos corredores
Reprodução/TV Globo
No principal acesso às praias do norte da capital catarinense, o trânsito chegou a ficar interditado nos dois sentidos. Uma família teve que abandonar o carro.
Família teve que abandonar o carro em meio à enchente
Reprodução/TV Globo
A enchente arrastou um outro carro e outro foi engolido por uma cratera. No centro da cidade, a avenida ficou coberta pela enxurrada. Em outra avenida, um morador quase foi arrastado pela água.
Numa área residencial, a rua parecia uma cachoeira. A força da água impressiona. Uma geladeira foi parar na calçada. Um morador tentou retirá-la e, por pouco, não foi arrastado.
Geladeira foi parar na calçada com força da água das chuvas
Reprodução/TV Globo
Na cidade de Governador Celso Ramos, a 55 quilômetros da capital, houve alagamentos em vários bairros. A água levou parte do quartel dos bombeiros.
Quase 80% dos imóveis ficaram sem energia elétrica.
“O que aconteceu aqui foi o que eu nunca esperei na minha vida. Foi uma piscada de olhar, uma piscada assim que tu fechasse o olho e quando abrisse a água levou tudo”, conta o pescador, Edson Natalino Fernandes.
Os bombeiros atenderam mais de 120 ocorrências na Grande Florianópolis e nas cidades do litoral norte de Santa Catarina.
Em Camboriú, uma mulher recebeu ajuda depois de entrar em trabalho de parto em casa. Ela e o bebê foram levados para o hospital e passam bem.
Em Camboriú, uma mulher recebeu ajuda depois de entrar em trabalho de parto em casa
Reprodução/TV Globo
A água jorrou às margens da BR-101, no Morro do Boi, entre Itapema e Balneário Camboriú. Na cidade, a Avenida Atlântica ficou completamente alagada.
Cinco cidades de Santa Catarina decretam situação de emergência por causa dos alagamentos
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Florianópolis tem vias interditadas, acidentes de trânsito e viagens de ônibus suspensas por chuvas
Chuva causa alagamentos, interdições de vias e deixa veículos submersos em cidades do litoral de SC; VÍDEOS Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.