A Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) é uma associação formada por escritores intelectuais, filósofos, artistas plásticos, cantores, mestres da cultura popular, músicos, produtores culturais, cineastas, dançarinos, entre outros. Cidadãos dos municípios pantaneiros de Mato Grosso, sendo: Poconé, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço; havendo ainda a participação de Cuiabá e Várzea Grande.

Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, a entidade amplia seu quadro de membros.

Tomarão posse como “Imortais”, dois representantes de Poconé e um de Cáceres.

O senhor Fernando Fernandes de Bessa irá tomar ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 22 (VACANTE da saudosa e Ilustre Artista Plástica, Produtora Cultural Maria Francisca da Silva) representando o município de Poconé.

O senhor Carlos Ângelo da Cruz irá tomar ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 35, espaço nunca ocupado anteriormente, representando o município de Poconé.

O senhor Luiz Antônio Machado Tolotti irá tomar ASSENTO na ACADEPAN ocupando a Cadeira 36, espaço nunca ocupado anteriormente representando o município de Cáceres.

A Academia tem finalidade exclusivamente literária, artística, cultural e histórica. Buscando sempre incentivar o interesse pelo idioma nacional, respeitando o dialeto regional valorizando as literaturas nacional, estadual e municipal. Valorizando a arte e a cultura local – pantaneira -, promovendo e difundindo; quando capaz, incentivando, contribuindo, incitando às autoridades responsáveis nas ações diretas de eventos literários, folclóricos, tradicionais, artísticos e culturais que venham ao encontro direto a realidade da grande maça popular.

SERVIÇO:

Evento: Sessão Solene – Posse de Imortais

Data: Quarta-feira, 15 de fevereiro

Horário: 19h00min

Local: Câmara Municipal dos Vereadores

Serviço: Cerimônia Festiva de Posse.

Evento aberto ao público, com sugestão de traje social-esporte.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta