Assim como na rede pública, a rede particular de Cuiabá enfrenta colapso na saúde. Em alguns hospitais, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para tratamento da Covid-19 já chega aos 100%. É o caso do Hospital São Matheus e de leitos da Unimed, que estão espalhados em diversas unidades de saúde.

Conforme explicou o diretor-técnico do Hospital São Mateus, Médico Alessandro Henrique Previde Campos, aumento da procura pelo pronto atendimento aconteceu a partir do dia 1 de março. Em alguns casos, pacientes já chegavam com quadro avançado da doença e precisavam de encaminhamento direto para os leitos intensivos.

“Mesmo com todos os leitos lotados, a gente recebe todos os dias ligação de solicitação. A gente aguarda as altas, temos a gestão de leitos e podemos acompanhar isso. Nós aguardamos as altas para remanejar os leitos e aceitar pacientes de outros serviços, outras cidades e alocar os que chegam pelo pronto atendimento”, contou.

Ao todo, são 32 leitos de UTI e 57 enfermarias destinadas para pacientes infectados pelo novo coronavírus. Todos estão ocupados. Como é o caso também dos leitos da Unimed em Cuiabá.

Conforme explicou o presidente da Unimed, o médico Rubens Carlos de Oliveira, existem 188 leitos do plano espalhados por diversas unidades da rede particular. Contudo, não há mais vagas. Já nas enfermarias, são 200 vagas. Dessas, 184 estão ocupadas. Taxa de ocupação é de 92%.

“Hoje em dia continua uma procura vaga muito grande. Diariamente tem paciente que interna e aguarda vaga no pronto atendimento. Alguns pacientes chegam com gravidade maior e já têm necessidade de UTI. Nós observamos essa crescente no final de fevereiro e começo de março”, disse. Hospital avalia diariamente a possibilidade ou não da criação de novos leitos.

Dados

De acordo com informações do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), taxa de ocupação das UTIS nos hospitais particulares de Cuiabá está em 97%. Informação foi divulgada na última segunda (8) e é atualizada semanalmente.

“O Sindessmat reforça que alguns hospitais ainda possuem capacidade de ampliação do número de leitos, e neste momento, em um esforço extra, as entidades estão em processo de aquisição de novos equipamentos para ampliar a capacidade de atendimento dos pacientes com a Covid-19”, diz trecho de nota.

Com Ana Flávia Corrêa – Rdnews

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta