Homem que atirou em vizinho no DF usou arma de filho militar do Exército, Compostagem dentro do shopping em Curitiba? Saiba como foi possível

Bendev Junior
fevereiro 8, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Homem que atirou em vizinho no DF usou arma de filho militar do Exército

Briga foi motivada por causa de estacionamento. Adriano de Jesus Gomes, de 50 anos, foi atingido com pelo menos quatro disparos. Suspeito de matar vizinho a tiros se entrega no DF
Francisco Evaldo de Moura, de 56 anos, disse em depoimento á polícia que usou a arma do filho, militar do Exército, para atirar contra o vizinho durante uma briga por estacionamento, na última quinta-feira (6), em Samambaia no Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 no WhatsApp
Adriano de Jesus Gomes, de 50 anos, morreu após ser atingido por pelo menos quatro disparos (veja vídeo acima).
O comerciante se entregou na sexta-feira (7) após passar cerca de 24 horas na casa de parentes em São Sebastião. Aos policiais, Francisco disse que a arma é de uso pessoal do filho, cabo do Exército há 7 anos. A arma estava no guarda-roupa do filho.
Ele alegou legítima defesa, o que não foi aceito pelos investigadores. O delegado-chefe da 26ª Delegacia de Polícia, Gleyson Mascarenhas, informou que Francisco está em prisão preventiva e foi indiciado por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificado e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.
Briga anterior
Ainda durante depoimento, Francisco contou que não foi a primeira vez que ele e Adriano se desentenderam. Há cerca de dois anos, o vizinho derrubou o portão da casa de Francisco quando estava dirigindo uma van escolar, segundo o relato.
Francisco disse que, à época, não registrou boletim de ocorrência nem entrou na Justiça. O prejuízo foi pago, em parte, pela esposa de Adriano.
O comerciante afirmou que, no dia do crime, estacionou o carro ao lado da casa de Adriano e que o veículo ficou sujo com o óleo do escapamento da van. Francisco foi até a casa da vítima falar que deixaria o carro para que eles lavassem.
Segundo o relato, como ninguém atendeu ao chamado, ele voltou para casa, colocou a arma na cintura e ficou esperando Adriano chegar. Em seguida, quando os vizinhos se encontraram e Francisco disse que deixaria o veículo para ser lavado, Adriano se “transformou” e o intimidou “peito com peito”.
Disparos
Homem atira em vizinhos durante briga por causa de carro no DF
Reprodução
O momento da briga foi registrado por câmeras de segurança (veja vídeo no início da reportagem). As imagens mostram Adriano e o filho, de 20 anos, discutindo com Francisco (de blusa branca).
O suspeito recuou para o portão de sua casa e, rapidamente, sacou a arma de fogo e efetuou disparos contra pai e filho, que correram.
O filho de Adriano conseguiu fugir e se escondeu dentro de casa, mas Adriano foi atingido, não resistiu aos ferimentos e morreu. A mulher que aparece nas imagens não se feriu.
De acordo com testemunhas, Adriano tem uma empresa de transporte escolar e estacionou um ônibus na rua onde ele e o vizinho moram. Francisco não teria gostado.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: suspeito de matar vizinho a tiros se entrega no DF
‘AINDA ESTÁ AQUI’: veja como foi a ditadura militar em Brasília
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF. Leia mais

2. Compostagem dentro do shopping em Curitiba? Saiba como foi possível

Shopping curitibano revoluciona ao realizar a correta destinação dos resíduos gerados em sua praça de alimentação Compostagem dentro do shopping em Curitiba? Saiba como foi possível
RPC
O que acontece com o que você deixa em cima da sua bandeja depois de almoçar no shopping?
Somos cada vez mais provocados a refletir sobre o nosso consumo. Afinal, nós consumidores também somos responsáveis pelo o que acontece com o nosso lixo, especialmente depois de descartá-lo na lixeira.
De onde veio esse produto que você está comprando? E para onde vai o resíduo que você gera? Essas são algumas perguntas importantes para tomar decisões melhores e contribuir positivamente para o futuro do planeta.
Pensando nisso e com o desejo de criar uma cadeia de consumo mais sustentável, um dos principais shoppings de Curitiba tomou uma iniciativa. Saiba mais sobre esse case de sucesso:
Shopping implementa a destinação para a compostagem em sua praça de alimentação
Luciano Koiti Abe, superintendente do Shopping Curitiba, explica que a equipe administrativa realizou uma análise e notou uma grande incoerência entre a quantidade de resíduo gerado diariamente no shopping e a porcentagem desses resíduos que era tratada corretamente.
Para mudar esse cenário, eles criaram uma Central de Resíduos em sua praça de alimentação. Desde então, os clientes deixam as suas bandejas nessa central e quem realiza o descarte dos resíduos é a própria equipe do shopping, que foi treinada para dar melhor destinação.
Central de Resíduos no Shopping Curitiba
RPC
Todos os lojistas e funcionários dos restaurantes receberam o mesmo treinamento, para que os resíduos produzidos na operação do shopping também sejam corretamente tratados.
Resultados históricos de sustentabilidade
Com oito meses dessa implementação, Luciano conta que 65% dos resíduos gerados dentro do Shopping Curitiba já são tratados de acordo com as melhores práticas sustentáveis: destinados tanto para centros de reciclagem quanto para pátio de compostagem.
Olhando apenas para os resíduos orgânicos, já são 160 mil quilos de orgânicos destinados para a compostagem, evitando a superlotação dos aterros sanitários.
O superintendente reforça que a meta é chegar a 80% e, é claro, a 100%, mas que o avanço de 0 para 65% já é um grande marco na história do shopping e da cidade. E para tornar possível este feito, uma parceira indispensável foi a Composta+.
Depois da destinação correta, o que acontece na compostagem?
Depois da triagem inicial que é realizada na Central de Resíduos do Shopping, os resíduos orgânicos são armazenados em bombonas que são coletadas diariamente pela Composta+.
Após a coleta, os resíduos são destinados para o pátio de compostagem da empresa, onde todo o tratamento é realizado. Esse espaço próprio possui toda a estrutura necessária para tratar os orgânicos, transformando eles em composto natural.
Posteriormente, o composto natural volta para o shopping para ser usado na jardinagem e na horta própria. Ainda, a Composta+ retorna mudas de hortaliça para o estabelecimento, criando um ciclo sustentável ainda mais forte.
Composta+: compostagem para empresas
O Shopping Curitiba é apenas uma das empresas curitibanas que utilizam o serviço da compostagem para melhorar o seu impacto no meio ambiente. São mais de 1.300 clientes que contam com a solução que a Composta+ proporciona ao tratamento dos resíduos orgânicos.
Para também levar esse parceiro para junto do seu negócio, siga os passos:
Acesse o site da Composta+ e preencha o breve formulário inicial.
Aguardo o contato e a proposta de plano personalizado para o seu negócio.
Faça parte desse ciclo de impacto positivo! Leia mais

3. Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas
Assista aos telejornais da TV Gazeta de Alagoas Leia mais

4. Tarcísio diz que cobrará OS e estuda indenização para pacientes que ficaram cegos após cirurgia de catarata em SP

Governador esteve em Ribeirão Preto (SP) para a entrega de moradias populares e comentou o caso. Ao todo, doze pacientes perderam ou ficaram com a visão comprometida após cirurgia de catarata no AME de Taquaritinga em outubro de 2024. Tarcísio de Freitas afirma que OS responsável pelas cirurgias do AME em Taquaritinga será cobrada
Reprodução/EPTV
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou em entrevista coletiva neste sábado (8) sobre a situação de pacientes que ficaram cegos ou tiveram a visão comprometida após cirurgias de catarata realizadas no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Taquaritinga (SP), em outubro do ano passado.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Tarcísio classificou o problema como pontual e afirmou que a Organização Social (OS) responsável pela operação do AME será responsabilizada. Além disso, informou que o Governo do Estado estuda a possibilidade de uma indenização administrativa para as vítimas.
“Aparentemente, houve um problema pontual, mas é essencial investigar a fundo. A ideia do Estado é oferecer uma indenização administrativa a essas pessoas e, ao mesmo tempo, cobrar a responsabilidade da organização social”, disse o governador.
De acordo com o governador, a equipe que realizou as cirurgias foi afastada e os procimentos estão suspensos no AME. O governador esteve na cidade para anunciar a entrega de moradias populares na região.
“Precisamos compreender todo o contexto para tomar as medidas necessárias e evitar que situações como essa se repitam. Neste momento, nosso foco é prestar todo o auxílio e assistência às pessoas que estão sofrendo com esse problema. Ainda não sabemos ao certo se o problema foi causado por material inadequado ou contaminação, mas vamos investigar a fundo para tomar as medidas corretivas e garantir que isso não aconteça novamente”.
Benedito Donizete Lavezzo perdeu parte da visão do olho direito após cirurgia de catarata no AME de Taquaritinga, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
LEIA TAMBÉM:
Pacientes que ficaram cegos após mutirão de catarata foram informados por médicos que quadro pode ser irreversível
Pacientes ficam cegos após serem operados em mutirão de catarata no AME de Taquaritinga
‘Saí pior do que eu entrei’, diz paciente com perda parcial da visão após operar catarata no AME de Taquaritinga, SP
Pacientes ficaram cegos após operação em mutirão
As cirurgias foram feitas no dia 21 de outubro do ano passado em um muitirão no AME de Taquaritinga e até agora, eles não sabem o que provocou os danos à visão. Pacientes ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, relataram problemas graves de visão após o mutirão.
Os pacientes foram informados por médicos que a situação pode ser irreversível. Até o momento, as causas do problema não foram esclarecidas.
Entre os afetados está o pintor Carlos Augusto Rinaldi, de 66 anos, que perdeu a visão do olho esquerdo. Ele relata que parte dos pacientes foi encaminhada para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e outra para um hospital em Araraquara (SP), onde especialistas confirmaram a impossibilidade de recuperação em alguns casos. “Estão tentando tirar a córnea porque a retina não tem mais jeito”, disse Carlos, que aguarda uma nova avaliação.
A salgadeira Maria de Fátima Garcia Chiari ficou cega do olho direito após passar por cirurgia de catarata no AME de Taquaritinga, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
Maria de Fátima Garcia Chiari, salgadeira de Matão (SP), também perdeu a visão após a cirurgia. Ela conta que, após sentir dores e passar mal, foi informada por uma retinóloga que não havia mais o que ser feito. Maria de Fátima quase perdeu o globo ocular, mas foi salva por um transplante de córnea realizado em Araraquara. “A córnea já estava derretida igual a um papel molhado”, relatou.
Com a perda da visão, ambos tiveram a renda mensal comprometida, já que não conseguem mais trabalhar. Eles também relataram descaso das autoridades sobre como foram tratados após o problema.
O que dizem as autoridades
Antes do governador, a Secretaria de Saúde de Taquaritinga e Priscilla Perdicaris, secretária executiva da Saúde do Estado de São Paulo haviam comentado o caso.
A Secretaria de Saúde de Taquaritinga informou que os pacientes tiveram complicações pós-cirúrgicas e que a Sala de Materiais para Esterilização (SME) do AME foi interditada após inadequações identificadas pela vigilância sanitária. De acordo com a pasta, todos os pacientes foram colocados na fila de transplante de córnea.
Priscilla Perdicaris classificou o caso como “um fato isolado gravíssimo” e afirmou que uma investigação está em andamento. A equipe médica envolvida no mutirão foi afastada, e as cirurgias no AME de Taquaritinga estão suspensas. “Os pacientes estão recebendo medicação, atendimento médico e multidisciplinar para restabelecer a qualidade de vida”, disse.
Pacientes relatam terem ficado cegos após mutirão de cirurgias em Taquaritinga
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região Leia mais

5. Mulher é presa suspeita de esfaquear ex-patrão durante discussão em acerto trabalhista

Vítima teve ferimentos nas costas e nos braços. Caso aconteceu em Gurupi, no sul do estado. Polícia Civil do Tocantins
Dicom SSP-TO/Divulgação
Uma mulher foi presa em flagrante por suspeita de esfaquear o ex-patrão na cidade de Gurupi, sul do Tocantins. O homem foi atingido nas costas e nos braços. Segundo a polícia, o caso aconteceu quando a suspeita voltou à empresa para receber o acerto dos dias trabalhados.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a mulher trabalhou por um curto período na loja da vítima. Na sexta-feira (7), houve um desentendimento entre os dois e a suspeita atacou o ex-patrão com golpes de arma branca.
Ela foi contida por outras pessoas que estavam no local até a chegada da polícia. Em seguida foi levada para a Unidade Prisional Feminina de Talismã, onde permanece à disposição da Justiça. O nome da mulher não foi divulgado e o g1 não conseguiu contato com a defesa dela.
O caso será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Gurupi) para investigação.
LEIA TAMBÉM
Suspeito de estuprar e roubar mulher após festa é preso com drogas e mochila de delivery
Dona de arma e funcionário de lava-jato presos após adolescente morrer baleado são liberados, dizem defesas
Caminhão desgovernado derruba paredes de casa e criança fica ferida; Vídeo
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak