Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Homem apalpa mulher que saía de academia no Paraná; polícia tenta identificar suspeito de importunação sexual
Câmeras de segurança registraram a situação. Caso aconteceu em uma avenida de Marialva, norte do estado. Câmera flagra motociclista passando mão em mulher em Marialva
Uma mulher foi importunada sexualmente após sair de uma academia em Marialva, no norte do Paraná. A polícia tenta identificar o suspeito por meio de imagens registradas por câmeras de segurança. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nas imagens, ela aparece atravessando a rua, enquanto há um homem parado em uma motocicleta. Quando ela chega próxima ao carro, ele sai e passa a mão na vítima.
O caso aconteceu no dia 8 de janeiro na Avenida Mário Gallo, mas o boletim de ocorrência foi registrado na quinta-feira (16). Ela contou que não fez o registro antes porque estava em busca de imagens da ação.
Em depoimento, a mulher disse que estava saindo da academia e indo para o carro quando tudo ocorreu. Ela relatou que travou por alguns segundos após ser apalpada.
Quando se deu conta do que aconteceu, ela tentou seguir o homem, mas não conseguiu alcançá-lo.
Mulher foi importunada sexualmente enquanto saía da academia, em Marialva
Reprodução
Leia também:
Decisão: Carro cai em buraco de rodovia do PR e Justiça decide que ele terá que ser indenizado pelo governo
Vídeo: Criança de bicicleta não consegue frear e bate contra caminhão estacionado no Paraná
Paraná: Justiça suspende edital de programa que terceiriza gestão de colégios estaduais
A Polícia Civil investiga o caso. Se identificado, o suspeito poderá responder por importunação sexual, crime que prevê de um a cinco anos de reclusão, conforme o Código Penal Brasileiro.
Denúncias sobre a identidade do suspeito podem ser feitas pelo telefone (44) 98453-4222.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste. Leia mais
2. É #FAKE que, a partir de janeiro de 2025, quem dirige carro automático precisa mudar carteira de motorista
Secretaria Nacional de Trânsito explica que proposta ainda está em discussão no Legislativo, sem qualquer decisão que mude a lei. Câmara dos Deputados explica que não há previsão de votação da proposta. É #FAKE que a partir de janeiro de 2025 quem dirige carro automático terá que mudar a carteira de motorista
Reprodução
Circula pelas redes sociais um vídeo no qual uma mulher afirma que, a partir de janeiro de 2025, toda pessoa que dirige carro automático tem de se submeter a uma nova prova e mudar a carteira de motorista. É #FAKE.
selo fake
g1
O que diz o vídeo mentiroso
🛑 No vídeo, a mulher diz: “A partir de janeiro de 2025, quem dirige carro automático terá que ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B1”.
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
▶️ Em 27 de novembro de 2024, o Ministério dos Transportes publicou em seu site oficial texto para desmentir a mensagem inverídica sobre mudanças na CNH.
▶️ A Secretaria de Comunicação da Presidência da República divulgou nota em seu site esclarecendo que não existe multa por CNH para câmbio automático.
▶️ Procurada pelo Fato ou Fake, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) afirmou: “trata-se de uma proposta em discussão no Legislativo e, portanto, sem qualquer decisão que implique em atualização da norma vigente”.
▶️ A nota explica ainda que o “projeto de lei nº 7.746/2017, de autoria da deputada federal Mariana Carvalho [que teve dois mandatos: 2015-2019 e 2019-2023] e versa sobre a subdivisão da habilitação em duas categorias: uma restrita para veículos com transmissão de câmbio automática e outra para todos os veículos, independentemente do câmbio de transmissão”. “A proposta tramita na Câmara dos Deputados, e aguarda a votação nas comissões técnicas.”
▶️ No comunicado, o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, explicou que não há qualquer nova regra sobre a CNH prestes a ser implementada.
“As pessoas estão confundindo, achando que já se trata de uma lei sancionada pelo presidente da República, com data para entrar em vigor, quando, na realidade, trata-se de um projeto de lei em tramitação. Mesmo se aprovado, ainda precisa passar pela sanção presidencial”, explicou Catão.
▶️ Ao Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados informou que não há previsão de votação da proposição. Veja detalhes da tramitação (as informações estão disponíveis na área de proposições legislativas do Portal da Câmara):
Em 31 outubro de 2017, o PL 7746 foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara, com parecer apresentado pelo relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ).
Em 4 de dezembro de 2023, o projeto recebeu aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, onde recebeu do relator, deputado Gilson Daniel (Pode-ES).
Na CCJC, a proposição tramita em caráter conclusivo, ou seja: só será apreciada pelo Plenário da Casa se for apresentado um requerimento assinado por 51 parlamentares solicitando a medida.
Uma vez aprovada, a proposição segue para o Senado. Se passar sem modificações, segue para sanção presidencial. Se houver alterações, retorna à Câmara, para análise das mudanças.
▶️ Recentemente, em reportagem publicada 27 de dezembro de 2024, o Fato ou Fake já havia desmentido que a CNH teria mudanças na renovação a partir de janeiro. Aquela checagem mostrou que:
não existe nenhuma determinação para os motoristas renovarem a CNH;
e não há nenhuma mudança na legislação de trânsito para considerar como infração retrovisores que estejam danificados ou em condições inadequadas, o que també.
É #FAKE que a partir de janeiro de 2025 quem dirige carro automático terá que mudar a carteira de motorista
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito) Leia mais
3. Calçadão de Ponta Negra fica às escuras, e Semsur diz que Natal tem 6 mil postes apagados
Problema na praia foi corrigido nesta sexta, segundo secretário de Serviços Urbanos da capital, Felipe Alves, que disse que capital tem plano de diminuir demanda em até 90 dias. Ponta Negra no escuro
Natal tem pelo menos 6 mil postes de iluminação pública apagados neste início de ano de 2025, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Um desses pontos foi o calçadão de Ponta Negra, que estava às escuras na noite de quinta-feira (16).
O secretário da Semsur, Felipe Alves, informou que a pasta elaborou um plano para consertar a maior parte dos postes de iluminação da cpaital que estão apagados num prazo de 90 dias.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Em Ponta Negra, segundo o titular da pasta, o problema ocorreu por conta de uma ligação clandestina feita no local. O secretário disse que o problema foi resolvido nesta sexta-feira (17).
“É importante que se diga que a causa desse problema foi exatamente ligações clandestinas, os famosos gatos. Diante disso, ocorreu o curto circuito que apagou a iluminação da orla marítima” disse em entrevista à Inter TV Cabugi.
O problema, segundo trabalhadores e frequentadores da praia, tem ocorrido há mais tempo do que o registrado. O comerciante Artur Gomes, que trabalha em um bar nas proximidades do deck de Ponta Negra, informou que o próprio estabelecimento colocou um luz para iluminar o trecho.
“Há três meses que a gente já não tem luz nesses dois postes, e há quatro dias que toda essa estrutura já não tem luz. A gente puxou uma luz com a energia da gente do bar, pra gente não ficar no escuro, fora os refletores que a gente tem que conseguem dar uma iluminação à orla, se não não teria”, disse.
Calcação de Ponta Negra às escuras, em Natal
Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Plano de recuperação em 90 dias
Ao todo, Natal tem 57 mil postes de iluminação pública geridos pela prefeitura de Natal. Ou seja, cerca de 10,5% deles – 6 mil, segundo a Semsur – estão sem fucionar neste início de 2025.
De acordo com o secretário Felipe Alves, a Semsur criou um plano para tentar reduzir ao máximo o problema em até 90 dias. O plano consiste, segundo ele, na expansão dos equipamentos em LED – projeto que está em vigor – e num plano de manutenção.
“Nós estamos cuidando para regularizar a questão da manutenção da iluminação pública, que hoje infelizmente a secretaria não tem contrato dee manutenção”, explicou Felipe Alves.
“Nós estamos correndo, conversando com o prefeito Paulinho Freire para nos adotarmos o modelo mais rápido, mas juridicamente adequado, seguro para nós termos no menor tempo possível um contrato de manutenção da iluminação, porque aí sim nós teriamos os serviços adequados para cuidarmos dessas situações”.
Nesse momento, segundo o secretário, o plano de instalação de LEDs tem focado em áreas consideradas mais precárias na iluminação para a Semsur, como bairros como Pajuçara e Lagoa Nova, na Zona Norte.
“Nos já estamos realmente criando esse plano, utilizando o serviço de expansão da iluminação em LED para atacar prioritariamente as áreas mais críticas e esses postos apagados”, disse.
“Nós temos a ideia de em 90 dias nós causarmos aí um impacto bem significativo e reduzirmos drasticamente essa demanda”, completou.
Vídeos mais assistidos do g1 RN Leia mais
4. Morre mulher baleada na cabeça por membros de facção criminosa, em Santana
Rosemary Braga Melo, de 36 anos, morreu nesta sexta-feira (17) após ficar seis dias internada. Rosemary Braga Melo tinha 36 anos
Reprodução/Redes Sociais
Rosemary Braga Melo, de 36 anos, morreu nesta sexta-feira (17) após ficar seis dias internada ao ser baleada na cabeça e em um dos braços. No sábado (11), ela foi alvo da ação de membros de uma facção criminosa no bairro da Fonte Nova, em Santana.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima estava conversando com dois homens, que dispararam contra ela. O caso aconteceu na Avenida Castro Alves, próximo a uma área de ponte.
“Não é propriamente um crime de feminicídio, pois o feminicídio se trata quando a pessoa é vítima por ser mulher. Nós levantamos o nome da pessoa e é uma pessoa que tem passagem por tráfico de drogas e, ao que parece, é mais uma questão de guerra de facção”, informou o Ten. Fernando Souza, do 4º Batalhão da PM.
Informações preliminares apontam que a vítima pode ter sido alvo de uma execução, mas as motivações ainda não foram confirmadas. Nenhum dos suspeitos foi preso.
Mulher é baleada na cabeça em Santana e segue internada em estado grave
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: Leia mais
5. Homem morre e outro é socorrido em estado grave após colisão entre van e caminhão em Bebedouro
Acidente aconteceu na Rodovia Armando de Sales Oliveira e envolveu veículo que prestava serviços para a CPFL. Houve congestionamento de três quilômetros. Motorista de van morreu após colidir com caminhão em Bebedouro
Redes sociais
Um homem morreu e outro sofreu ferimentos graves após uma colisão entre uma van e um caminhão que prestava serviços terceirizados para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) na Rodovia Armando de Sales Oliveira (SP-322), em Bebedouro (SP), no fim da manhã desta sexta-feira (17).
Até a publicação desta matéria, as causas do acidente não haviam sido divulgadas.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O motorista da van morreu no local. Já o motorista do caminhão foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional de Bebedouro.
Além deles, o passageiro do caminhão sofreu ferimentos leves, e não há informações sobre atendimento médico.
Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), uma faixa da pista sentido norte precisou ser interditada e foi liberada por volta das 15h30. O bloqueio gerou um congestionamento de cerca de três quilômetros.
Em nota, a CPFL Paulista lamentou o acidente e se solidarizou com a família das vítimas. Disse, ainda, que acompanha o caso com a prestadora de serviço.
Caminhão que prestava serviços para a CPFL colidiu com van em Bebedouro, SP
Redes sociais
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.