HOJE (20)/: Mato Grosso recebe 58,7 mil doses de vacina

Acaba de chegar uma nova remessa de vacinas em Mato Grosso (sábado 20.03) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por um voo da Gol. O Ministério da Saúde informou o envio de 58,7 mil doses para a imunização dos grupos da primeira e segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Para Mato Grosso, foram enviadas 50,2 mil doses da CoronaVac e 8,5 mil doses da vacina da AstraZeneca. As unidades da CoronaVac contemplarão trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 74 anos e as unidades da AstraZeneca imunizarão povos tradicionais quilombola.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa deverão ser destinadas à primeira dose do público-alvo. Em Nota Técnica, o Governo Federal garante que “disponibilizara´, em tempo oportuno, essas [segundas] doses D2”.

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bibartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

Até o momento, Mato Grosso já recebeu 334.360 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Posted Under Sem categoria
Walney Rosa
Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta Cancelar resposta