Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Gustavo Mioto é certeiro e corajoso ao apontar a mesmice da música sertaneja
♫ OPINIÃO
♩ Todo mundo sabe que, nos últimos anos, a música sertaneja está sendo produzida em escala cada vez mais industrial, seguindo padrões rítmicos e melódicos que se afinam com o mercado. Sem falar nas letras repetitivas. Mas todo mundo mantém um silêncio providencial.
Por isso, é louvável a atitude do cantor, compositor e músico paulista Gustavo Mioto ao apontar a mesmice do gênero no podcast g1 ouviu. Em entrevista às jornalistas Dora Guerra e Marília Neves na tarde de hoje, 21 de janeiro, Mioto foi certeiro, corajoso e direto ao analisar o momento artisticamente ruim do gênero.
“Eu acho que o sertanejo não tem caminhado em questão de qualidade. Não estou generalizando, não é todo mundo do sertanejo que está andando igual curupira, mas a grande maioria tem copiado muito as coisas, tentado fazer mais do mesmo só pelo desespero de fazer dar certo”, disse o artista, em reflexão pertinente.
Até as capas dos discos dos artistas sertanejos parecem reproduzir a mesma estética, e esse molde já está desgastado. Tudo soa igual. E nem sempre foi assim.
Como gênero musical de massa, a música sertaneja sempre foi controlada pela indústria fonográfica. Mas havia diferenças, inclusive vocais. O canto anasalado de Chitãozinho & Xororó é singular. O estilo lacrimoso da dupla Leandro & Leonardo também era diferenciado. Havia identidade no repertório de Zezé Di Camargo & Luciano. E também no cancioneiro de Victor & Leo. Ou mesmo no canto mais pop de Luan Santana.
Na ala feminina, Roberta Miranda e Marília Mendonça (1995 – 2021) conseguiram impor um estilo próprio de canto e composição. Elas não se pareciam com ninguém como cantoras e compositoras.
Tais particularidades parecem diluídas no mercado sertanejo nos correntes anos 2020. Fica difícil diferenciar uma dupla da outra. As letras versam sobre um mesmo universo com poucas variações temáticas. Enfim, a sensação é de quase todos os artistas do gênero estão no piloto automático.
Como o próprio Gustavo Mioto ressalta no podcast g1 ouviu, é injusto generalizar. Claro que sempre um artista ou outro sobressai. Ana Castela, por exemplo, chegou chegando em 2022 ao conectar o sertanejo com ritmos como funk e dance music.
Mas é inegável que a qualidade da música sertaneja já foi bem mais alta dentro dos padrões populares do gênero. Tomara que a fala sincera de Gustavo Mioto dê uma sacudida nos cantores e duplas que disputam um mercado cada vez mais automatizado. Leia mais
2. Polícia de Las Vegas diz que não prenderá ninguém apenas por ser imigrante ilegal
Corporação afirmou que não participará de esforços para fiscalizar violação de leis migratórias. Medida contrasta com novas políticas adotadas por Donald Trump. Policial faz patrulhamento em Las Vegas, no estado de Nevada
Polícia de Las Vegas
A Polícia de Las Vegas emitiu um comunicado nesta terça-feira (21) declarando que não realizará prisões de pessoas apenas pelo fato de serem imigrantes ilegais. O anúncio foi feito no contexto das novas políticas imigratórias implementadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos dois primeiros dias de governo, Trump decretou uma série de medidas para restringir a entrada de imigrantes no país. Ele também relaxou políticas que limitavam a detenção de estrangeiros vivendo nos Estados Unidos de forma irregular.
No comunicado, a Polícia de Las Vegas ressaltou que não participará de esforços para fiscalizar violações de leis migratórias, mesmo tendo autoridade para isso.
“Os policiais não irão parar, questionar, deter, prender ou aplicar uma retenção de imigração em nenhum indivíduo sob a justificativa de que são imigrantes sem documentação”, afirmou.
A polícia destacou que continuará colaborando com autoridades federais para combater o crime organizado e o terrorismo internacional. No entanto, denúncias relacionadas à imigração ilegal serão redirecionadas para o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.
Além disso, o órgão afirmou que seguirá prendendo estrangeiros envolvidos em crimes violentos. Nessas situações, as autoridades federais serão notificadas. No entanto, a corporação deixou claro que não realizará ações de fiscalização cujo único objetivo seja identificar pessoas vivendo sem autorização no país.
LEIA TAMBÉM
Em missa, bispa de Washington diz a Trump para ter misericórdia com imigrantes; presidente faz crítica na saída
Estados entram na Justiça contra ordem de Trump sobre cidadania de filhos de imigrantes ilegais
Trump pretende acabar com cidadania automática para filhos de imigrantes ilegais, e isso afeta brasileiros
Deportação em massa
Trump promete expulsar milhões de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos, no que seria a maior operação de deportação da história. Estimativas apontam que 11 milhões de pessoas estão em situação irregular no país.
Nesta terça-feira, o governo republicano ampliou o alcance da deportação expressa, em procedimentos que não precisam de uma audiência judicial.
Durante o governo de Joe Biden, a deportação expressa era aplicada apenas a imigrantes detidos a até 160 km da fronteira, desde que tivessem entrado nos Estados Unidos por via terrestre. Além disso, a medida só se aplicava a imigrantes que estivessem no país há menos de 14 dias.
Para os imigrantes que chegaram ao país por via marítima, a deportação acelerada se aplicava a qualquer ilegal detido em todo o território nacional, mas com a condição de que não pudesse comprovar residência contínua de pelo menos dois anos nos Estados Unidos.
Agora, Trump expandiu a medida para todo o território nacional, independentemente de como o imigrante tenha entrado no país e sem a limitação de 14 dias de presença. Segundo a normativa, a medida está em conformidade com os limites estabelecidos pelo Congresso Nacional.
Ainda nesta terça-feira, o Departamento de Segurança Interna dos EUA passou a permitir a prisão de imigrantes em áreas consideradas protegidas, como hospitais, igrejas e escolas.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais
3. VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição desta terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Leia mais
4. Primeiros anúncios de Trump sinalizam mudanças na forma como os EUA vão se posicionar diante de problemas globais
No campo do comércio, por exemplo, Donald Trump demonstrou que pretende isolar os Estados Unidos. Anúncios de Trump sinalizam mudança em como EUA vão encarar problemas globais
Os primeiros anúncios de Donald Trump sinalizaram mudanças importantes na forma como os Estados Unidos vão se posicionar diante de problemas globais.
Todo mundo ouviu falar da Organização Mundial da Saúde durante a pandemia. A agência da ONU que fazia levantamentos e promovia estratégias e regulações globais para que os países enfrentassem o coronavírus juntos. Além disso, a organização ajuda a coordenar o combate a epidemias, promove a vacinação, compartilha informações e leva remédios e suprimentos até zonas de guerra.
Os Estados Unidos são o país que mais financia a OMS. Nos últimos dois anos, doaram quase US$ 1,3 bilhão. Mas, na segunda-feira (20), Donald Trump retirou os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde. No decreto, o presidente americano criticou a forma como a organização lidou com a pandemia da Covid.
No mandato anterior, em julho de 2020, Trump tinha começado o processo de retirada. Quando Joe Biden assumiu, em janeiro de 2021, suspendeu os trâmites. Agora, Trump concluiu o plano antigo e os americanos não vão mais fazer parte de um esforço global. Para Laurence Gostin, professor de Direito de Saúde Global da Universidade Georgetown, em Washington, a decisão de Trump foi um erro estratégico grave:
“É uma ameaça à saúde global”, afirma.
Na segunda-feira (20), a correspondente Raquel Krähenbühl perguntou para Donald Trump se, depois de ter governado durante a pandemia, ele não reconhecia a importância da organização. Trump respondeu:
“Sim, eu reconheço. Mas não quando você está sendo roubado, como nós somos”.
As decisões mais importantes que Trump anunciou — e as possíveis consequências
No campo do comércio, Trump também demonstrou que pretende isolar os Estados Unidos. Decretou o começo de uma grande investigação que vai apurar de que países os Estados Unidos compram mais do que vendem. O Brasil não está nessa lista. Mas Trump ameaçou taxar em 100% as importações vindas dos países do Brics se o grupo adotar outra moeda no lugar do dólar para fazer negócio. Inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics agora também tem Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
Trump prometeu medidas mais imediatas contra seus vizinhos. Disse que, a partir de 1º de fevereiro, Canadá e México veriam tarifas de 25% sobre suas vendas para os Estados Unidos. Durante a campanha e no discurso de posse na segunda-feira (20), Trump prometeu diminuir os impostos pagos pelos americanos e substituir por tarifas sobre importações. Afinal, o país importa US$ 4 trilhões em produtos por ano.
O professor Jeffrey Anderson, da Universidade de Georgetown, afirmou que a posição dos Estados Unidos como superpotência é extremamente dependente da ajuda dos seus aliados; que o país não é capaz de ser autossuficiente; e que há movimentos na Europa para criar novos tipos de acordos multilaterais, em preparação ao que já se esperava depois da eleição de Trump.
Trump também mencionou na segunda-feira (20) que quer retomar o controle do Canal do Panamá. E, no fim do dia, reiterou seu interesse em anexar a Groenlândia. Trump disse que é um local necessário para a segurança nacional porque há navios chineses por todo lado.
Primeiros anúncios de Trump sinalizaram mudanças na forma como os EUA vão se posicionar diante de problemas globais
Jornal Nacional/ Reprodução
Com as mudanças climáticas, o Polo Norte aquece três vezes mais rápido do que o resto do mundo. O Mar do Ártico está congelando menos e se tornando navegável. Uma rota útil para a China exportar para a Europa. O mar também vira um ponto de passagem para submarinos de guerra russos e chineses.
Isso é um sinal de que o governo Trump está ciente dos efeitos das mudanças climáticas. Mesmo assim, escolheu na segunda-feira (20) retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. O tratado assinado por quase 200 países prevê frear o aquecimento do planeta.
O acordo foi assinado pelo ex-presidente Barack Obama, mas Trump retirou os Estados Unidos em 2017. Biden colocou de volta. Agora, Trump tirou mais uma vez. Os Estados Unidos são o segundo país que mais emite gases causadores do efeito estufa, atrás apenas da China.
Donald Trump quer ampliar a exploração de petróleo e gás, combustíveis fósseis que causam o aquecimento global. Se transformou em bordão: “Perfure, baby, perfure”.
LEIA TAMBÉM
Trump pretende acabar com cidadania automática para filhos de imigrantes ilegais, e isso afeta brasileiros
Trump pode mesmo acabar com nacionalidade americana automática para quem nasce nos EUA?
Na fronteira do México, imigrantes choram após EUA cancelarem entrevistas de asilo
Acusados de serem organizadores do ataque ao Capitólio deixam prisão horas após perdão de Trump Leia mais
5. Suspeito de estuprar e roubar mulher com deficiência na frente de criança é preso no interior da Bahia
Ficha do homem traz ainda abuso de idosa de 80 anos e tentativa de estupro contra pai de santo. Acusado de roubo e estupro é preso em Poções
Um jovem de 26 anos suspeito de estuprar e roubar uma mulher com deficiência auditiva, na frente da sobrinha da vítima, de 7 anos, foi preso na segunda-feira (20), em Poções, município no sudoeste da Bahia.
Segundo a Polícia Civil (PC), o suspeito era procurado desde o início do mês, quando cometeu o crime na cidade. Ele foi encontrado em uma casa onde estava escondido e não teve nome divulgado.
Durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva, o investigado teria reagido e sofreu com ferimentos graves. A polícia, porém, não detalhou de que modo ele se feriu. O jovem foi levado para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, também no sudoeste, onde passou por cirurgia.
Após receber alta, o suspeito será encaminhado para o Presídio Nilton Gonçalves, também em Vitória da Conquista. Ele é apontado pela polícia como criminoso de alta periculosidade.
Conforme pontuou a PC, o mesmo homem já havia sido preso outras vezes por abusos sexuais, tráfico de drogas e roubo, em Poções. Em um dos casos, registrado em 2019, ele teria roubado e estuprado uma idosa de 80 anos.
Já em 2024, o jovem teria tentativa de estuprar um pai de santo, além de roubar e espancar um homem de 58 anos.
Delegacia de Poções, no sudoeste da Bahia
Reprodução/TV Sudoeste
LEIA MAIS:
Programa ‘Saúde nos Bairros’ retoma atendimentos gratuitos em quatro localidades; confira
Exames, consultas médicas e procedimentos odontológicos são ofertados gratuitamente em bairros de Salvador
Serviços de saúde são oferecidos gratuitamente em estação de metrô em Salvador
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.