Na manhã da próxima segunda-feira (01.03), governador Mauro Mendes se reunirá com Poderes, instituições e prefeitos para alinhar novas medidas contra a covid-19.

O governador Mauro Mendes se reunirá, na segunda-feira de manhã, com os presidentes do Tribunal de Justiça, Maria Helena Póvoas, da Assembleia Legislativa, Max Russi, do TCE, Guilherme Maluf e o procurador Geral de Justiça José Antonio Borges para discutir medidas mais ‘severas’ para conter o aumento de casos e mortes de Covid em Mato Grosso. A maior preocupação é com a altíssima taxa de ocupação de UTIs que nesta sexta-feira chegou a 83%.

“É uma situação que está me deixando muito preocupado e temos que tomar uma decisão diferente do que temos feito nos últimos meses. Lamentavelmente a pandemia está crescendo. O Governo abriu muitas UTIs nas últimas semanas, mas estamos no limite da capacidade de abrir UTI. Não há profissionais, não se consegue mais médicos e o aparato necessário para abrir UTI”, relatou o governador. 

A primeira reunião ocorrerá a partir das 8h30, e contará com a participação de secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e demais instituições. 

Já a segunda reunião, prevista para 11h30, será com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e com os prefeitos dos 141 municípios.

Na reunião com os prefeitos será para debater quais medidas devem ser tomadas pelos municípios junto com o estado.  “A taxa de ocupação (UTIs) tá me deixando muito preocupado. Nós temos que tomar uma decisão um pouco diferente dos últimos meses e estava muito sob controle. Lamentavelmente está crescendo (casos), o governo abriu muitas UTIs nas últimas semanas (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Cuiabá e está ativando mais 10 em Sinop) e estamos no limite da capacidade para abrir UTIs porque não tem profissionais, não se consegue mais médicos, enfermeiros todo aparato necessário para abrir UTIs. Então é hora da gente tomar medidas um pouco diferentes”, expôs, em mensagem em aplicativo para prefeitos.

De acordo com Mauro Mendes, a capacidade de atendimento nas UTIs públicas e privadas em Mato Grosso já está se esgotando, realidade que já tem assolado vários outros estados. 

Desta forma, segundo o gestor, é preciso que as lideranças públicas estaduais unam esforços para diminuir o contágio. 

O governador Mauro Mendes enviou uma mensagem de áudio para todos os prefeitos mato-grossenses reiterando o convite para reunião e ressaltou o avanço da doença no Estado.

Alguns prefeitos de municípios de Mato Grosso contraíram o covid-19; em Poconé o prefeito Tatá Amaral e sua esposa Joelma Gomes confirmaram a doença.

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta