Fumaça em avião e mecânico a bordo: brasileiros deportados dos EUA contam sobre susto durante voo, Aprenda a fazer um salgado de jerimum com queijo

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Fumaça em avião e mecânico a bordo: brasileiros deportados dos EUA contam sobre susto durante voo

‘O momento mais difícil foi quando o ar-condicionado estragou, as pessoas começaram a passar mal’, diz deportado. Brasileiros expulsos dos EUA também relataram agressões e humilhações. Brasileiros deportados dos Estados Unidos relatam agressões, maus tratos, humilhação e medo de morrer durante viagem de retorno
Reprodução/TV Globo
Além das agressões e humilhações durante o trajeto dos Estados Unidos para o Brasil, os deportados também relataram problemas técnicos com o avião, e, apesar disso, a tripulação decidiu continuar a viagem sem trocar de aeronave.
“O avião estava em condições precárias, teve que viajar com o mecânico dentro do avião, eu nunca vi isso. O avião não queria funcionar”, contou Kaleb Barbosa, de 28 anos, que migrou para os EUA há seis anos para dar uma vida melhor aos filhos.
Oitenta e oito brasileiros desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. em Confins, na Grande BH, depois de serem expulsos por estarem ilegais naquele país.
Ele ainda disse que o avião apresentou falha no ar-condicionado e nas turbinas.
“O momento mais difícil foi quando o ar-condicionado estragou no ar, as pessoas começaram a passar mal, alguns desmaiaram e as crianças estavam chorando. As turbinas estavam parando durante o voo, foi desesperador, coisa de filme mesmo”.
Ainda segundo ele, se não fosse a intervenção do governo e a mudança para um avião da FAB, todos poderiam estar mortos.
Depois do pouso em Manaus, Kaleb contou que que as turbinas do avião chegaram a soltar fumaça enquanto tentavam continuar a viagem para Belo Horizonte. As saídas de emergência foram abertas e ele pediram socorro.
Kaleb retornou apenas com um saco com algumas roupas e objetos pessoais. Ele contou que, nos últimos dias, durante a deportação, enfrentou momentos aos quais jamais pretende se submeter novamente.
Brasileiros deportados dos Estados Unidos relatam agressões, humilhação e medo de morrer durante viagem de retorno.
Reprodução/TV Globo
Sandra Pereira de Souza, de 36 anos, o marido Alisdete Gonçalves dos Santos, de 49, e os dois filhos pequenos estavam entre os passageiros. Ela contou que viveu momentos tensos, desde o tratamento que receberam até a falta de estrutura do avião.
“Um inferno, uma tortura desde que saímos da Louisiana. Deu para perceber que o avião tinha algum problema. Acho que foi uma falta de compromisso deles com os seres humanos, a gente estava morrendo de medo de morrer”.
LEIA MAIS:
Avião da FAB com brasileiros deportados dos EUA chega a BH
Avião da FAB com deportados dos EUA decola de Manaus com destino a BH
Segundo Sandra, eles caíram em um tipo de armadilha, saíram de casa acreditando que iriam para uma reunião com a imigração, mas não retornaram. Levando apenas os pertences que tinham em mãos e nem ao menos tiveram tempo de pegar uma fralda para o filho.
Apesar de terem imigrado ilegalmente, o casal disse que cumpria com todas as obrigações com a imigração, há três anos e meio, desde que chegaram. Eles construíram uma empresa nos Estados Unidos e a deixaram para trás, além da casa e o carro que tinham.
Sandra e Alisdete, que nasceram em Itambacuri, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, disseram que não estava nos planos voltar para o Brasil, mas, depois do que passaram, querem somente reconstruir a vida no Brasil.
Algemas, agressões e ameaças
Entre os 88 brasileiros, vários foram algemados pelos agentes de imigração dos Estados Unidos. Durante o voo de Manaus para Belo Horizonte, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou a retirada das correntes e solicitou um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para eles completassem a viagem com dignidade e segurança.
O brasileiro Carlos Vinícius de Jesus, de 29 anos, contou que ele e outros passageiros foram algemados, agredidos e ameaçados.
“Foi terrível, vim preso nos braços, nas pernas e na cintura, eles não respeitaram a gente. Bateram em nós. Disseram que iam deixar derrubar o avião e que o nosso governo não era de nada”, relatou.
Brasileiros deportados dos Estados Unidos relatam agressões, maus tratos, humilhação e medo de morrer durante viagem de retorno
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais assistidos do g1 Minas Leia mais

2. Aprenda a fazer um salgado de jerimum com queijo

Receita rápida e com poucos ingredientes foi apresentada no Inter TV Rural deste domingo (26). Salgado de jerimum com queijo
Reprodução
O Inter TV Rural deste domingo (26) apresentou uma receita que utiliza o jerimum para preparar um salgado simples com recheio de queijo de coalho.
Além de saboroso, o salgado é nutritivo e não é frito. Ele deve ser preparado no forno.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Ingredientes
Para a massa:
500g de jerimum sem casca e sem sementes, cozido em água e sal
150 g de farinha de rosca
1 gema
Cebolinha, sal, azeite e pimenta do reino a gosto
Para o recheio:
200 g de queijo coalho cortado em cubos grandes
Para a finalização:
Fio de azeite ou óleo para untar
1 gema para pincelar os salgados
Modo de preparo
Em um recipiente espaçoso, amasse a polpa do jerimum com ajuda de um garfo ou com um amassador. O ponto ideal é quando o jerimum está macio, porém ainda firme, sem desmanchar.
Depois de amassar bem, acrescente os temperos: pimenta do reino (ou outra pimenta), 1 colher de sopa de azeite, cebolinha (ou outras ervas aromáticas) e 1 gema. Misture bem todos os ingredientes.
Na sequência adicione a farinha de rosca aos poucos, misturando com uma colher. O ponto ideal da massa é quando ela fica firme o suficiente para ser manipulada com as mãos para dar o formato dos salgados.
Quando a massa estiver nesse ponto, separe em porções do tamanho desejado, abra a massa na palma da mão, adicione o queijo coalho como recheio e feche. Repita esse processo com toda massa, tentando deixar os salgados do mesmo tamanho para que assem por igual.
Depois de prontos, organize em uma assadeira untada com um fio de azeite. Antes de levá-los ao forno, pincele um pouco de gema sobre o salgado para que eles fiquem com uma coloração mais bonita e dourada.
Leve ao forno pré-aquecido entre 180º a 200º até que a superfície fique levemente dourada. Nessa receita, os salgados ficaram no forno por cerca de 40 minutos, mas esse tempo pode variar.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN Leia mais

3. Presidente afastado da Coreia do Sul é indiciado por insurreição após decreto de lei marcial

Lei imposta por Yoon Suk Yeol restringia direitos civis e fecharia o parlamento, mas foi derrubada horas depois. Ele está preso desde o último dia 15. Presidente afastado da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, em foto de arquivo
Reuters/Kim Hong-Ji/Pool/File Photo
Promotores da Coreia do Sul indiciaram o presidente afastado Yoon Suk Yeol por insurreição, devido ao seu decreto de lei marcial em 3 de dezembro, afirmou neste domingo (26) o principal partido de oposição.
Insurreição é uma das poucas acusações criminais das quais um presidente sul-coreano não tem imunidade. É punível com prisão perpétua ou morte, embora a Coreia do Sul não tenha executado ninguém em décadas, explicou a Reuters.
“A promotoria decidiu indiciar Yoon Suk Yeol, que está enfrentando acusações de ser um líder de insurreição”, disse o porta-voz do Partido Democrata, Han Min-soo, em uma coletiva de imprensa. “A punição do líder da insurreição começa finalmente agora.”
Yoon está preso desde o último dia 15, em confinamento solitário, após duas semanas de tentativas. A lei que ele decretou restringia direitos civis e fecharia o parlamento, mas foi derrubada horas depois da imposição.
A atitude desencadeou uma onda de agitação política na quarta maior economia da Ásia e importante aliada dos Estados Unidos, com o primeiro-ministro também sendo acusado e suspenso do poder, e vários altos oficiais militares indiciados por seus papéis na suposta insurreição.
O gabinete do promotor não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.
Investigadores anticorrupção já haviam recomendado na semana passada o indiciamento de Yoon, que foi acusado pelo parlamento e suspenso de suas funções em 14 de dezembro. Leia mais

4. Manaus tem previsão de chuva forte para este domingo, alerta Inmet

Além da capital, o alerta também se estende a quase todos os demais municípios do estado. Formação de nuvens de chuva, indicando tempestades intensas em Manaus
Daniel Landazuri, g1 AM
Manaus deve continuar enfrentando chuva forte neste domingo (26). O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê que a capital pode enfrentar ventos de até 60 km/h.
Durante a tarde de sexta-feira (25), a forte chuva que atingiu a capital do Amazonas causou alagamentos em diferentes pontos da cidade. Houve alagamentos no Terminal de Integração de Ônibus, o T2, na Zona Sul, e em diversas ruas da cidade. O temporal também afetou o fornecimento de energia elétrica em cinco bairros das zonas Leste e Norte da capital. Moradores registraram os estragos em vídeos.
A previsão agora é de que chova entre 20 e 30 milímetros na cidade por hora ou uma média de 50 milímetros só neste domingo. Há ainda um risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Além de Manaus, o alerta também se estende a quase todos os municípios do estado. Apenas as cidades próximas ao Acre têm previsão de tempo firme.
O Inmet alertou ainda que, em caso de de rajadas de vento as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é necessário evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e acionar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em caso de problemas com a tempestade. Leia mais

5. Decreto delimita o Centro Histórico de Juiz de Fora; veja o mapa

Medida visa preservar o Patrimônio Histórico e Cultural, fortalecer o comércio, além de impulsionar o turismo e servir como base para o planejamento urbano, segundo o Executivo. Mapa detalhado da área delimitada do centro histórico de Juiz de Fora
Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação
A Prefeitura de Juiz de Fora publicou no Atos do Governo desta sexta-feira (24) a delimitação do Centro Histórico do município, que compreenderá vias entre as ruas Santo Antônio, Espírito Santo, Barão de Cataguases e Avenida Francisco Bernardino (confira na arte mais abaixo).
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Assinado pela prefeita Margarida Salomão, a delimitação visa preservar o Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, fortalecer o comércio local e impulsionar o turismo local.
Ainda conforme o Executivo, o decreto vai servir como base para ações futuras voltadas à preservação, ao planejamento urbano e ao fortalecimento da identidade cultural de Juiz de Fora.
Delimitação da área
O Centro Histórico compreende as vias formadas pelo conjunto urbano incluso no contorno delimitado pelas ruas e avenidas assim indicadas:
a partir da esquina da Rua Barão de Cataguases com a Rua Santo Antônio, segue até a Rua Espírito Santo, incluindo a Rua São Sebastião até a Praça Menelick de Carvalho e a Rua Halfeld até o Colégio Academia;
da Rua Espírito Santo, esquina com Rua Santo Antônio, até a Rua da Bahia, segue pela Avenida Francisco Bernardino à Rua Barão de Cataguases, a ela retornando após contorno na Avenida dos Andradas, no limite da Rua Mariano Procópio
Também fará parte do Centro Histórico o Largo do Riachuelo, a Praça Menelick de Carvalho e o entorno da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora.
Segundo o decreto, a iniciativa respeita publicações anteriores de tombamento de imóveis históricos situados na área delimitada, para garantir a preservação do local.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Notícias relacionados

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer
Brasil

Como é o ‘Anel do pescador’, usado pelo papa Francisco e que foi destruído após ele morrer

Cada papa usa um anel feito sob medida com a imagem gravada de um homem pescando de um barco. Entenda...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja
Brasil

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural
Brasil

Guia de porcelanatos: entenda as diferenças entre polido, acetinado e natural

Aprenda a identificar o porcelanato ideal para combinar estilo e funcionalidade. Na hora de escolher o porcelanato ideal para seu...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

O Assunto #1451: Papa Francisco – vida, legado e o futuro da Igreja

A trajetória do Santo Padre à frente do Vaticano se encerrou nesta segunda-feira (21). Ele morreu aos 88 anos, vítima...

abril 21, 2025 - Bendev Junior
Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)
Brasil

Estreia da série especial do JN para homenagear os brasileiros nos 60 anos da Globo é transferida para terça-feira (22)

Uma força-tarefa passou meses planejando como o Jornal Nacional iria agradecer aos milhões de brasileiros que prestigiam o Jornalismo da...

abril 21, 2025 - Bendev Junior