Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Família procura por jovem que desapareceu após ir visitar a avó em Várzea Paulista
Thaynara Magalhães foi vista pela última vez com uma bolsa, chinelo, short jeans e uma camiseta de time vermelha e preta. Ela disse que voltaria para casa em uma corrida por aplicativo, mas ficou incomunicável. Jovem desapareceu após ir visitar a avó no Jardim Bertioga, em Várzea Paulista (SP)
Arquivo pessoal
Uma família procura por uma jovem de 19 anos desaparecida desde terça-feira (21) após ir visitar a avó em Várzea Paulista (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o companheiro de Thaynara Graziela Viana Magalhães, ela foi levada por ele para a casa da avó no bairro Jardim Bertioga, na terça-feira. No mesmo dia, ela avisou os familiares que voltaria para casa por meio de uma corrida por aplicativo, mas não deu mais notícias e ficou incomunicável.
Um boletim de ocorrência foi registrado na noite de quarta-feira (22). A jovem foi vista pela última vez pela avó com uma bolsa, chinelo, shorts jeans e uma camiseta de time vermelha e preta.
Informações sobre o paradeiro de Thaynara que possam ajudar na investigação podem ser comunicadas pelos telefones 181, do Disque Denúncia, e 190, da Polícia Militar.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais
2. Família procura por idosa que desapareceu há 4 meses após ser vista pela última vez em padaria
Imagens de câmeras de segurança registraram Rosane Carlos Rocha Neves, de 71 anos, saindo de casa, no Bairro Colônia do Marçal, em São João del Rei, no dia 24 de setembro de 2024. Desde então, não há informações sobre o paradeiro dela. Idosa saiu de casa, foi até a padaria do bairro e não voltou mais para casa
Câmera de Monitoramento
Há 4 meses, a idosa Rosane Carlos Rocha Neves, de 71 anos, saiu de casa, foi até a padaria do bairro e não voltou mais para casa. Desde então, o desaparecimento dela é um mistério que traz angústia a familiares e amigos.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Rosane Carlos Rocha Neves, de 71 anos, desapareceu no dia 24 de setembro de 2024
Arquivo Pessoal
O caso aconteceu na tarde de 24 de setembro do ano passado, na Rua Márcio de Castro Monteiro, no Bairro Colônia do Marçal, em São João del Rei.
Ao g1, o neto da idosa, João Victor Neves Rosa, disse que câmeras de segurança da vizinhança registraram a movimentação dela naquele dia:
“Ela saiu de casa a pé, entrou em uma rua errada, e coincidiu de uma moça estar saindo, levando os filhos na escola, que deu carona para minha vó. Temos a filmagem que mostra ela chegando de carro na padaria e conversando com essa moça também. Depois temos imagem dela na padaria. Na volta ela fez o caminho certo e, em determinado ponto, temos a última imagem dela. A partir daí não conseguimos mais nada, pegamos o máximo de filmagens possíveis da vizinhança, mas nenhuma mostra ela subindo ou descendo a rua”, explicou.
Rosane Carlos saiu sozinha de casa para ir até a padaria e, no caminho de ida, pegou carona com uma mulher
Câmera de Monitoramento
Ainda segundo João Victor, a família acredita que ela tenha entrado em algum carro de novo no caminho da volta. Ele ainda explicou que a idosa não tem problemas de saúde, nem alterações mentais e também não tinha o costume de sair desacompanhada da família:
Idoso é encontrado dentro de córrego com ferimentos na cabeça e no pescoço
Idosa com Alzheimer que estava desaparecida é encontrada morta em Viçosa
“Ela não tinha o hábito de sair de casa sozinha em hipótese alguma. Então nós estranhamos o fato dela ter saído sem ninguém”, contou.
Imagens mostram o último registro de Rosane Carlos Rocha Neves, que desapareceu em setembro, em São João del Rei
Câmera de monitoramento
O caso foi registrado na polícia três dias depois, e o Corpo de Bombeiros também foi acionado:
“Conseguimos um cão farejador, mas não tivemos sucesso. Acionamos o Corpo de Bombeiros, eles fizeram buscas com drone em toda região, até nos loteamentos, mas ela não foi encontrada”.
A família alega ter parado de receber informações da Polícia Civil sobre as buscas depois de algumas semanas. Ao g1, a resposta é que a investigação, que está em andamento, conta com cruzamento de vários tipos de informações e aguarda respostas de vários setores, que foram acionados na busca de dados sensíveis que serão essenciais à elucidação do caso. “A Polícia Civil mantém a família informada dos trabalhos dentro dos parâmetros que não interfira no andamento dos trabalhos”, informou a Civil.
Rosane Carlos Rocha Neve com a família em São João del Rei
Arquivo Pessoal
Idosa estava angustiada
Segundo o neto da idosa, nos últimos anos, Rosane estava em sofrimento devido à saudade do marido, que faleceu em 2020. “Ela realmente falava muito dele, mas não imagino de hipótese que tenha sido um caso de suicídio ou um desaparecido intencional. Além disso, ela estava angustiada por questão financeiras”, explicou.
“Não imagino que ela esteja viva, mas é angustiante porque ela também pode estar em algum cativeiro e estar sofrendo. Nunca imaginamos passar uma situação dessas”.
Em caso de alguma informação sobre o paradeiro da idosa, a família pode ser contactada pelo número (32) 9 9843-3834.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes Leia mais
3. Animais transparentes invadem praia no litoral de SP e assustam internautas; VÍDEO
Salpas foram flagradas em Praia Grande (SP). Elas são semelhantes às águas-vivas, mas não possuem tentáculos para queimar os seres humanos. Animais marinhos transparentes invadem Praia Grande, SP
Um vídeo de pequenos animais marinhos transparentes em Praia Grande, no litoral de São Paulo, viralizou nas redes sociais e chamou atenção dos internautas, que relataram medo ao avistá-los nas praias. Conforme apurado pelo g1 nesta sexta-feira (24), não há com o que se preocupar. As salpas são semelhantes às águas-vivas, mas não possuem tentáculos para queimar os seres humanos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O registro foi feito por Fagner Paz, de 40 anos, dono de um trailer que fica na areia, na altura da Avenida Castelo Branco, no bairro Canto do Forte. Nas imagens, ele mostrou milhares de ‘bolhas gelatinosas’ na beira do mar e as segurou nas mãos para mostrar que não causam ferimentos (assista acima).
“O chão está forrado delas, até o final da praia você consegue ver bastante”, explicou.
Salpas são registradas em Praia Grande (SP)
Fagner Paz
O vídeo foi publicado no final de 2024, mas passou a ter uma repercussão maior agora, em janeiro, e já ultrapassou 600 mil visualizações. Nos comentários, os internautas relataram que ficaram cheios de bolhas gelatinosas no cabelo e em roupas de mergulho.
Relatos:
😱 “Fiquei com medo”, relatou uma internauta.
🚿 “Itanhaém (SP) estava assim, mas em compensação a água estava maravilhosa e sem nenhum lixo. No final, ao chegar em casa, fui lavar o cabelo e o tanto que saiu disso”, contou outra.
🏃♀️ “[Por] esses motivos, não frequento praias”, comentou uma internauta.
Especialista explica
À época em que os mesmos organismos transparentes foram encontrados na altura do bairro Canto do Forte, o biólogo Eric Comin explicou ao g1 que as salpas são comuns em todos os oceanos. Segundo o profissional, elas servem de alimento para outros animais e vivem à mercê do mar.
Ainda de acordo com o biólogo, nesta época do ano, entre a primavera e o verão, as salpas sofrem a influência da corrente Água Central do Atlântico Sul, rica em nutrientes, que aumenta a produção primária.
Salpas em Praia Grande (SP) chamam atenção de internautas nas redes sociais
Reprodução
“Elas se movem bombeando a água longitudinalmente através do corpo, ao mesmo tempo em que filtram essa água no conjunto de estruturas internas que vão reter o plâncton […]. A maré enche [e] deposita esses animais na praia”, disse Comin.
O especialista destacou que as salpas são inofensivas ao seres humanos porque não possuem tentáculos para causar queimaduras. Apesar disso, ele afirmou que não é adequado pegá-las nas mãos, pois podem acabar sendo confundidas com espécies que causam ferimentos.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos Leia mais
4. Segurança, Casa Civil, Turismo e mais: Jorginho Mello anuncia novos secretários em SC; veja nomes
Novos nomes do primeiro escalão do Governo de Santa Catarina foram anunciados em cerimônia na Casa d’Agronômica, sede do Executivo, nesta sexta-feira (24). Novos secretários de Santa Catarina foram anunciados nesta sexta-feira
Eduardo Valente/ GOV SC/ Divulgação
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), oficializou mudanças no secretariado estadual. O ato que empossou oito novos integrantes do primeiro escalão do governo foi realizado na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, nesta sexta-feira (24).
As mudanças envolvem, por exemplo, as secretarias Segurança, Comunicação, Casa Civil e Turismo e incluem nomes de ex-prefeitos (veja lista abaixo).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo informações obtidas pelo repórter da NSC Jean Laurindo, os novos nomes fazem parte de uma avaliação feita pelo governador das ações realizados pelos secretários. Em outro momento, as mudanças devem servir para abrir espaço a outros partidos.
Após as posses, Jorginho Mello classificou as alterações feitas como “uma seleção, um time jogando e precisa fazer algum ajuste”.
“Um avança mais, outro recua, outro troca de posição, enfim. E nós conseguimos fazer essas modificações trazendo gente preparada, gente que tem capacidade técnica, gente que tem serviço prestado para que o estado de Santa Catarina ganhe”, defendeu.
Veja as mudanças
Secretaria de Estado da Casa Civil
Entra: Kennedy Nunes, ex-deputado estadual e atual presidente do Detran/SC. No Detran, Ricardo Miranda, atual adjunto, deve se tornar o responsável pelo órgão.
Sai: Procurador Marcelo Mendes, que comandava a pasta e agora deve se tornar secretário adjunto.
Secretaria de Estado da Comunicação
Entra: Bruno Oliveira, atual secretário de Comunicação em Florianópolis. Na prefeitura da Capital, a jornalista Fernanda Kleinebing assume o cargo.
Sai: João Paulo Gomes, publicitário, que fica como adjunto na pasta.
Secretaria de Estado do Turismo
Catiane Seif, esposa do senador Jorge Seif é a nova responsável. Ela já era secretária-adjunta da pasta.
Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias
Entra: José Roberto Martins, ex-prefeito de Imbituba.
Sai: Ivan Amaral, que comandava a pasta.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
A ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PL), assume o cargo de secretária, antes comandado temporariamente pela adjunta Luciane dos Passos.
Secretaria de Estado da Segurança Pública
O coronel Flávio Graff assume a Secretaria, enquanto o coronel Sinval Santos é o novo secretário adjunto.
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil
Entra: Mário Hildebrandt (PL), ex-prefeito de Blumenau. Mário assume o cargo no dia 31 de janeiro.
Sai: Coronel Fabiano de Souza.
Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC)
Ricardo Miranda Aversa foi empossado como presidente do Detran/SC
Secretários adjuntos:
João Paulo Gomes Vieira (Comunicação) e o coronel Sinval Santos da Silveira Junior (Segurança Pública).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias Leia mais
5. Ministério da Justiça lança cartilha alertando riscos sobre nitazeno, substância mais potente que heroína
Droga surgiu na década de 1950 em pesquisas farmacêuticas, mas passou a ser mais usada após a pandemia. Nitazeno chega a ser 20 vezes pior que o fentanil. Nitazeno
DEA.GOV/Divulgação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta sexta-feira (24), uma cartilha sobre os perigos da substância química nitazeno.
Apesar de não ser uma droga nova — surgiu na década de 1950 em pesquisas farmacêuticas — o produto passou a ser mais usado em opioides depois da pandemia.
Diretores de presído são exonerados depois de mortes suspeitas por droga K
O Departamento de Narcóticos do estado de São Paulo afirmou que as chamadas drogas K — conhecida nas ruas como K2, K4, K9 e spice — são manipuladas, principalmente, em países asiáticos e europeus e que, muito provavelmente, o nitazeno já vem adicionado nesses entorpecentes.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o nitazeno chega a ser 20 vezes pior que o fentanil, que é uma droga 50 vezes mais forte que a heroína.
“O nitazeno foi sintetizado para ser medicamento, mas nunca foi utilizado para tal. De tal forma que a gente não sabe, pois nunca foi utilizado para humanos em uma quantidade grande. A gente não tem essa informação”, explica o professor de toxicologia Maurício Yonamine.
💊 Quais os efeitos da droga no organismo?
Segundo estudos, o nitazeno interage com vários receptores de opioides no cérebro e no sistema nervoso.
Em um alerta do governo britânico, um desses receptores foi descrito como sendo um “mediador principal” no cérebro que influencia funções positivas e terapêuticas, como o alívio à dor e o sistema de recompensa, causando uma sensação de euforia.
Outra análise de 2022 sobre o funcionamento de um dos receptores do cérebro concluiu que “tanto os efeitos terapêuticos quanto os indesejados dos opioides são exercidos por meio de sua conexão” com esses receptores. Esses efeitos indesejados incluem dependência, vício, tolerância e sintomas de abstinência.
É difícil afirmar concretamente o grau de dependência das substâncias ilícitas, incluindo o nitazeno – uma vez que são raros os casos em se pode determinar esse teor de maneira isolada.
– Esta reportagem está em atualização Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.