Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. EUA fazem prendem 538 imigrantes e fazem primeiras deportações após decreto de Trump, diz Casa Branca
Em 1º relatório de prisão de imigrantes, Casa Branca disse que ação foi ‘apenas pequena amostra’ de ações do governo TrumpInforme relata 538 presos e outras 373 ordens de prisão emitidas até o início desta sexta-feira (24). Trump prometeu fazer a maior deportação em massa da História dos EUA e assinou ordens executivas com políticas anti-imigração. Donald Trump deportou quase 400 mil imigrantes ilegais a mais que Joe Biden
Autoridades dos Estados Unidos prenderam 538 “imigrantes ilegais” e deportaram “centenas” em uma grande operação nos primeiros dias do segundo mandato do presidente Donald Trump, disse sua secretária de imprensa na noite de quinta-feira.
“O governo Trump prendeu 538 imigrantes ilegais criminosos” e “deportou centenas” deles “em aviões militares”, disse Karoline Leavitt na rede social X.
“A maior operação de deportação em massa da história está em andamento. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, escreveu a secretária de imprensa da Casa Branca.
Trump prometeu reprimir a imigração ilegal durante sua campanha e começou seu segundo mandato com uma série de ações para impedir a entrada nos Estados Unidos.
Ele assinou decretos de “emergência nacional” na fronteira sul, anunciou o envio de mais tropas para a área e prometeu deportar “milhões e milhões de estrangeiros criminosos”.
Na quinta-feira, o prefeito de Newark (Nova Jersey), Ras Baraka, denunciou que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega “invadiram um estabelecimento local (…) detendo moradores e cidadãos sem documentados, sem apresentar uma ordem judicial”.
No início desta semana, o Congresso de maioria republicana aprovou uma lei para prorrogar a prisão preventiva de estrangeiros suspeitos de crimes.
A Casa Branca publicou nesta sexta-feira (24) o primeiro relatório de prisão de imigrantes
O relatório traz o exemplo de 4 presos, todos condenados por um crime, o que vai ao encontro das falas de Trump sobre ir atrás dos imigrantes que tenham cometido crimes. Veja abaixo
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Investida contra imigrantes: ponto a ponto
Em dois dias de governo, Donald Trump adotou uma série de medidas para combater a imigração ilegal nos Estados Unidos. Entre segunda-feira (20) e terça-feira (21), várias ordens executivas e diretrizes governamentais foram aplicadas com o objetivo de reforçar a fiscalização e impedir a entrada irregular de estrangeiros no país.
Trump está tirando do papel promessas que fez durante a campanha presidencial. O republicano garante que vai fazer a maior deportação em massa da história do país, com milhões de imigrantes ilegais sendo expulsos. Veja algumas medidas adotadas a seguir.
🚨 Emergência nacional: uma das primeiras medidas de Trump foi assinar uma medida para declarar emergência na fronteira entre México e Estados Unidos.
O presidente anunciou que tropas do Exército e da Guarda Nacional serão enviadas à região para reforçar a segurança.
Além disso, agentes federais de imigração receberam poderes ampliados para deter suspeitos.
A medida também facilita a liberação de recursos para retomar a construção do muro na fronteira.
Por fim, o governo também encerrou programas que permitiam a entrada de estrangeiros por motivos humanitários.
👶 Fim da cidadania automática: Trump emitiu uma ordem executiva eliminando o direito à cidadania para filhos de imigrantes ilegais ou com vistos temporários nascidos nos EUA.
Antes, quando imigrantes em situação ilegal tinham um filho em solo americano, a criança ganhava cidadania americana automaticamente.
A mesma coisa acontecia quando a mãe viajava aos Estados Unidos com um visto temporário, como o visto de turista. Se a criança nascesse durante o período da viagem, ganhava cidadania também.
Celebridades brasileiras já usaram essa estratégia para obter a cidadania americana para seus filhos.
Juristas afirmam que a medida contradiz a 14ª Emenda da Constituição, que garante cidadania a qualquer pessoa nascida no país.
Estados governados por democratas entraram com ações judiciais contra a medida.
“Presidentes são poderosos, mas ele não é um rei. Ele não pode reescrever a Constituição com um simples golpe de caneta”, afirmou Matthew Platkin, procurador-geral de Nova Jersey.
✈️ Deportação expressa: o governo Trump ampliou o alcance da chamada deportação acelerada, que permite expulsões rápidas de imigrantes ilegais sem a necessidade de uma audiência judicial.
Qualquer imigrante que não comprove que reside há dois anos nos EUA pode ser alvo.
Sob Biden, a deportação expressa possuía algumas limitações. Por exemplo, a medida só era adotada em todo o país para quem entrasse nos Estados Unidos por via marítima e estivesse a menos de dois anos no país.
Ainda durante o governo Biden, quem entrava por via terrestre só poderia ser alvo da deportação expressa se fosse detido a até 160 km da fronteira e estivesse no país há menos de 14 dias.
Agora, todas essas restrições foram eliminadas. Segundo o governo, a medida está dentro dos limites legais estabelecidos pelo Congresso.
A deportação expressa já foi alvo de polêmica durante o primeiro mandato de Trump. O caso chegou a parar na Suprema Corte.
⛪ Prisões em áreas protegidas: o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) revogou uma proibição de 2021 sobre prisões de imigrantes em locais como hospitais, igrejas e escolas.
Antes, prisões de imigrantes não podiam ocorrer nesses locais, para garantir acesso seguro a serviços básicos.
O governo Biden também argumentava que operações do tipo poderia criar medo nas comunidades americanas.
Com a mudança, agentes podem realizar prisões de imigrantes em hospitais, igrejas e escolas.
Benjamine Huffman, secretário interino de Segurança Interna, afirmou que “assassinos e estupradores” não poderão mais usar esses locais como esconderijos.
“A Administração Trump não amarrará as mãos de nossos bravos agentes da lei e, em vez disso, confia que eles usarão o bom senso”, afirmou Huffman.
🟢 “Fique no México”: o governo Trump anunciou que está retomando um programa que foi adotado durante o primeiro mandato, mas que foi revogado por Biden.
A iniciativa obriga que estrangeiros que pedem asilo aos Estados Unidos, com exceção de mexicanos, aguardem a análise da solicitação no México.
Na segunda-feira (20), o governo tirou do ar um aplicativo usado para agendar entrevistas de asilo.
Todos os agendamentos para pedidos de asilo que já estavam feitos foram cancelados.
A medida gerou indignação e tristeza entre imigrantes que aguardavam para entrar nos Estados Unidos na fronteira com o México.
🌐 Restrição na entrada: o DHS emitiu uma diretriz para restringir o uso da chamada “parole”.
A ferramenta permite a entrada legal de imigrantes em situação de emergência e foi amplamente usada na gestão Biden.
A parole também serve para fins humanitários e beneficiou pessoas de várias nacionalidades, como ucranianos, cubanos e venezuelanos.
Segundo o DHS, o governo Biden permitiu que 1,5 milhão de imigrantes entrasse no país por meio do benefício de forma indiscriminada.
Agora, tudo será analisado caso a caso, de acordo com o departamento.
LEIA TAMBÉM
Em missa, bispa de Washington diz a Trump para ter misericórdia com imigrantes; presidente faz crítica na saída
Estados entram na Justiça contra ordem de Trump sobre cidadania de filhos de imigrantes ilegais
Trump pretende acabar com cidadania automática para filhos de imigrantes ilegais, e isso afeta brasileiros
O presidente dos EUA, Donald Trump, em imagem feita no muro construído na fronteira com o México
Alex Brandon/AP Photo
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais
2. Três pessoas são resgatadas por tripulantes do ferry-boat após embarcação naufragar na Bahia
Caso aconteceu na noite de quinta-feira (23), próximo do Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Tripulante e duas passageiras esperaram resgate por cerca de 20 minutos. Embarcação sofre náufrago e 3 pessoas são resgatadas por tripulação de Ferry na Bahia
Um homem e duas mulheres foram resgatados por tripulantes do ferry-boat Ivete Sangalo, na noite de quinta-feira (23), após a embarcação que eles estavam naufragar próximo do Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.
Segundo a Marinha do Brasil, o caso aconteceu por volta das 19h e as três pessoas (um tripulante e duas passageiras) foram levadas, em segurança e com boas condições de saúde, para o Terminal de São Joaquim, em Salvador. A embarcação que elas estavam era propícia para esporte e recreio.
De acordo com a Marinha, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de Busca e Salvamento (Sar) foi deslocada para o local para começar as buscas. No mesmo momento, a Central de Operações do Sistema Ferry-boat foi acionado para ajudar na operação.
Três pessoas são resgatadas por tripulantes do ferry-boat após embarcação naufragar na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Tanto o tripulante quanto as passageiras usavam coletes salva-vidas no momento do naufrágio. O trio chegou a pular no mar, onde aguardou a chegada do resgate, que durou cerca de 20 minutos.
A Marinha do Brasil informou que um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Após a conclusão do procedimento, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
A instituição ressaltou que permanece atenta às emergências no mar ou em rios e disponibiliza o número 185 para atendimento das demandas. O serviço opera 24 horas.
As três pessoas foram resgatadas em segurança e com boas condições de saúde
Marinha do Brasil
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais
3. Nova Odessa adere a programa que prevê aluguel social a mulher vítima de violência doméstica
Valor do auxílio é de R$ 500, pelo período de seis meses, e pode ser renovado por mais seis meses após avaliação do caso pela equipe de Assistência Social. Vista aérea de Nova Odessa
Divulgação/ Prefeitura de Nova Odessa
A Prefeitura de Nova Odessa (SP) anunciou adesão a um programa do governo estadual que prevê o pagamento de um aluguel social a mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero.
O programa “Auxílio Aluguel Para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade” é voltado a mulheres que já tenham medida protetiva expedida pela Justiça.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Trata-se de “um apoio financeiro temporário para assegurar o direito da mulher a ter um espaço de proteção fora do alcance do agressor”, segundo o governo estadual.
Segundo a cartilha do governo, o valor do auxílio é de R$ 500, pelo período de seis meses, pago por meio da Poupança Social no Banco do Brasil.
O apoio poderá ser renovado por mais seis meses, mediante relatório multiprofissional da Assistência Social indicando a persistência da situação de vulnerabilidade e risco para a mulher beneficiada.
O Auxílio é parte do Movimento SP Por Todas.
Como solicitar o benefício?
As mulheres vítimas de violências de Nova Odessa que já tenham a medida protetiva judicial e queiram solicitar o “Auxílio Aluguel” temporário poderão se dirigir em breve ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizada na Rua Duque de Caxias, nº 442, no Centro.
A equipe técnica do Creas vai auxiliar a mulher a organizar a documentação exigida pelo Estado, realizar sua inscrição online no programa (assim que o governo do estado liberar a ferramenta) e prestar todas as orientações necessárias para garantir o recebimento deste novo benefício.
A prefeitura informou que vai divulgar em breve mais informações sobre o procedimento de solicitação do benefício.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região Leia mais
4.
Empresário é resgatado após sequestro de 8 horas no Agreste da Paraíba
Criminosos exigiram R$ 50 mil da família da vítima, que foi encontrada amarrada e dopada na zona rural de Lagoa Seca. Empresário é resgatado após sequestro em Campina Grande
Reprodução/TV Cabo Branco
Um empresário foi resgatado na noite desta quinta-feira (23) após passar oito horas sob o poder de um grupo criminoso entre as cidades de Campina Grande e a zona rural de Lagoa Seca. Ele foi encontrado atordoado, com arranhões e amarrado em cima de uma pedra. Durante o sequestro, os criminosos exigiram cerca de R$ 50 mil em troca da libertação da vítima.
De acordo com a Polícia Civil, o empresário, que atua no ramo de buffet de festas, foi sequestrado no bairro da Palmeira, em Campina Grande. Em seguida, os sequestradores entraram em contato com a família da vítima para extorquir dinheiro.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande foi acionada e deu início às investigações. Durante as buscas, dois suspeitos foram localizados, mas conseguiram fugir, abandonando uma moto que havia sido roubada recentemente no município de Areial.
Os policiais seguiram com as diligências e localizaram outro grupo de suspeitos na mesma região, que também fugiu em outra moto. Houve troca de tiros entre os criminosos e a polícia.
O empresário foi resgatado na zona rural de Lagoa Seca, atordoado e com arranhões. A polícia acredita que os criminosos podem ter usado alucinógenos ou medicamentos para dopar a vítima.
Até o momento, nenhum suspeito foi preso. As investigações continuam.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba Leia mais
5. RPC: veja as informações adicionais das reportagens do dia 24/01/2025
O g1 lista os principais destaques dos telejornais da RPC desta sexta-feira (24). Saiba os endereços, telefones e os sites das reportagens exibidas. g1 Paraná
Bom Dia Paraná
>>> A Secretaria de Estado da Educação prorrogou o prazo de inscrições para o programa Aprova Paraná Universidades. A iniciativa oferece 20% das vagas em sete universidades estaduais do Paraná exclusivamente para alunos de escolas públicas. Os interessados devem acessar o link para realizar a inscrição.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
>>> Estão abertas as inscrições para a temporada de 2025 do Coral Negro de Curitiba. O coral é considerado uma referência na valorização das histórias e das lutas da comunidade negra da capital.
As inscrições devem ser feitas pelo link.
LEIA TAMBÉM:
‘Não sentia nada’: Jovem sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo
No Paraná: Mãe e filha são executadas a tiros dentro de casa
Acidente: Batida entre dois caminhões carregados provoca bloqueio e congestionamento na BR-376, no Paraná
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.