Após notificação pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a limpeza de vegetação e aceiros preventivos estão sendo realizados por donos de propriedades da região da Estrada Parque Transpantaneira, no município de Poconé (aproximadamente 100km de Cuiabá).

O entorno das pontes e margens da estrada também tiveram a vegetação removida por tratores, com apoio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).O resultado é o sucesso da política de prevenção aos incêndios do Governo do Estado, em parceria com ambientalistas da região, pantaneiros, e donos de pousadas, e contribui principalmente para a preservação ambiental da região, promovendo a proteção aos animais silvestres da área e melhor fluxo da estrada Parque Transpantaneira. A remoção de vegetação nas margens da estrada começou no dia 28 de maio, e será executada em toda a Rodovia MT-060, que cruza o Pantanal mato-grossense por quase 150 quilômetros de extensão, ligando a cidade de Poconé ao Distrito de Porto Jofre, nas proximidades do Parque Estadual Encontro das Águas.
 A limpeza antecipada da localizade é estratégica para evitar que focos de incêndio se alastrem no Pantanal durante a estiagem. Segundo Osvair de Miranda, gerente da Estrada Parque Transpantaneira há 12 anos, é a primeira vez que acontece uma ação assim na região. “É uma ação importante para a preservação ambiental da Transpantaneira, sua vegetação, e que traz resultados positivos para todos. Foi uma ação muito bem aceita pelos pantaneiros”, afirma Miranda.

Ainda de acordo com o gerente da Estrada Parque Transpantaneira, já começaram os aceiros na região, para prevenir a passagem do fogo em caso de foco de calor. Também já foram enviadas novas notificações para que os aceiros continuem.

“Muito já foi feito também em relação a tapar os buracos da estrada, algo que nos prejudicava bastante. Estamos fazendo tudo com muito sucesso e colaboração”, explica o gerente.

Para saber mais sobre o procedimento de limpeza e aceiro, e instruções de como realizar na sua propriedade, é necessário entrar em contato com a Coordenadoria das Unidades de Conservação (CUCO) pelos telefones (65) 3613-1512, 0800 647 0111, ou pelo e-mail [email protected]

Walney Rosa

Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Antes disso em...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta