ESPORTE: ‘Academia Barrinho Jiu-Jitsu’ contribui para crescimento da pratica esportiva em Mato Grosso

Walney Rosa
julho 31, 2024 - 4 meses atrás

Membro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) e pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, Cesar Rodrigues Barrinho, ou Mestre Barrinho iniciou muito cedo suas práticas esportivas, há quase 20 anos.

Barrinho Criou a “Academia Barrinha Jiu-Jitsu”, que em Poconé, cidade pantaneira no estado de Mato Grosso, iniciou suas atividades em 2014.

De lá pra cá muitos avanços foram conquistados.

TRAJETÓRIA:

Em sua trajetória, Barrinho ficou em 3º lugar no Campeonato Mundial de 2015 e tornou-se Campeão no Mundial de 2016, em evento promovido pela CBJJE.

As conquistas passaram a ser reconhecidas em todo estado fazendo com que Cesar Rodrigues Barrinho fosse homenageado na cidade de Tangará da Serra com a Medalha do Mérito Esportivo conferido as equipes e atletas que se destacaram em competições no ano de 2016.

Barrinho passou a categoria de Faixa Preta 2 º grau, recebendo a faixa em 2017.

Em entrevista ao site MTTotal, Barrinho fala sobre essa arte marcial, “Hoje, o Jiu-Jitsu é praticado em todo o mundo, tanto como uma forma de autodefesa quanto como um esporte competitivo, com uma rica tradição e uma comunidade global dedicada a essa arte marcial”, esclarece.

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA:

Para chegar a função de “Mestre”, Barrinho teve que estudar muito. Além das práticas esportivas entre as suas formações estão Biologia e Educação Física, na sequência, Pós-graduado (Especialização) em treinamento de arte marciais mistas, Pós-graduado (Especialização) em educação física escolar; e por fim Mestrado em Saúde Pública (Magister en salub pública – Saint Alcuin of York Anglican College, Saint, Chile).

Seus conhecimentos foram partilhados em diversas publicações em revista e portais científicos com artigos que falam desde “atividade física e a boa saúde para terceira idade”, passando por “recuperação de pacientes pós covid-19”, até “projetos sociais associados a alimentação saudável para crianças e idosos”.

RECONHECIMENTO:

Devido ao seu reconhecimento em todo estado, em 2022 Barrinho pode ministrar aulas de defesa pessoal para militares do exército brasileiro.

Pela iniciativa do Vereador Fábio Oliveira (UB), aprovado pela Câmara dos Vereadores de Poconé, Mestre Barrinha recebeu o Título de Cidadão Poconeano, tendo em vista os vastos trabalhos prestados ao município. A entrega foi feita pelo Vereador Fábio Oliveira no gabinete do Prefeito Tatá Amaral.

PARCERIA:

A Academia Barrinha Jiu-Jitsu atende em Poconé nas dependências da residência do também instrutor, professor Ademilson de Almeida Souza (PIÓ).

CONQUISTA DOS ATLETAS:

Em 2023, numa reportagem do site MTTotal foram apresentados os medalhistas de Poconé na 3ª etapa de Jiu-jitsu realizada pela federação do Mato Grosso, o evento que ocorreu em 24 de setembro teve a participação de atletas poconeanos, os medalhistas foram:  

O Atleta Ademilson de Almeida Souza disputou na categoria Master 2, conquistando o primeiro lugar. A atleta Janaína Cristine da Silva Santos disputou na categoria Pesadíssimo feminino 30 a 40 anos, conquistando Medalha de Prata. O Atleta Jacknner Duarte nunes, disputou na categoria peso médio, conquistando a medalha de segundo lugar. O atleta Felipe Marmo do Nascimento Ferreira disputou na categoria leve e conquistou a medalha de 3º lugar estadual. O Atleta Joilthon Michel Bispo, disputou na categoria médio pesado e conquistou a medalha de Ouro. O Atleta César Rodrigues Barrinho, disputou na categoria super pesado e conquistou a medalha de ouro. Na categoria infantil, para crianças até sete anos de idade, o pequeno: Murilo Bender Freitas de Oliveira, conquistou a medalha de Primeiro Lugar.

HOJE:

Este ano de 2024, Barrinho também ministra aulas para 508 alunos (crianças) atendidas pelo Programa Ser Criança, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Prefeitura de Poconé.

Pela “Academia Barrinha Jiu-Jitsu”, existem 40 alunos registados em Poconé, 50 alunos na cidade de Cáceres e 40 alunos iniciam suas atividades na cidade de Reserva do Cabaçal.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES – CBJJE:

O Campeonato Estadual 3ª Etapa de Jiu-Jitsu Esportivo acontece numa quinta-feira, 18 de Agosto no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá.

“Precisamos de mais apoio, tanto financeiro, quanto logístico e de materiais esportivos. Esse respaldo poderia vir de empresários ou poder público, afinal temos que valorizar desde os alunos até mesmo os professores, pois buscamos também mais incentivo para participar das competições”, finaliza Barrinho.

  1. Brasil
  2. Cidades
  3. Educação
  4. Entrevistas
  5. Esportes

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Com omissão de prefeituras, sociedade pode convocar conferência de 15 a 30 de novembro. Menos de 10% dos municípios convocaram conferências do meio ambiente
Brasil

Com omissão de prefeituras, sociedade pode convocar conferência de 15 a 30 de novembro. Menos de 10% dos municípios convocaram conferências do meio ambiente

Se as prefeituras não convocarem as conferências municipais ou intermunicipais dentro do prazo previsto, a sociedade civil poderá fazê-lo entre 15...

novembro 12, 2024 - Walney Rosa
Gefron prende homem com mais de 2 mil peças de roupas contrabandeadas da Bolívia
Brasil

Gefron prende homem com mais de 2 mil peças de roupas contrabandeadas da Bolívia

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) deteve um homem e com ele apreendeu, na tarde do último domingo (10.11), 20...

novembro 12, 2024 - Walney Rosa
Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais
Brasil

Forças de segurança impedem mais uma invasão de terra em MT; 44ª ação realizada para combater ocupações ilegais

As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa...

novembro 11, 2024 - Walney Rosa
Grupo desviou R$ 1,8 bilhão e atuou em mais de 100 prefeituras de MT
Brasil

Grupo desviou R$ 1,8 bilhão e atuou em mais de 100 prefeituras de MT

A operação Gomorra, desencadeada na ultima quinta-feira, 07, pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), revelou uma rede de...

novembro 11, 2024 - Walney Rosa
Fórum do Patrimônio Mato–grossense vai debater preservação de bens culturais em MT
Brasil

Fórum do Patrimônio Mato–grossense vai debater preservação de bens culturais em MT

O 1° Fórum do Patrimônio Mato-Grossense vai debater abordagens e práticas para a preservação de bens culturais em Mato Grosso...

novembro 10, 2024 - Walney Rosa
DEFESA DOS MUNICÍPIOS: TCU atende pedido da CNM que propõe diálogo federativo sobre a redistribuição dos royalties

DEFESA DOS MUNICÍPIOS: TCU atende pedido da CNM que propõe diálogo federativo sobre a redistribuição dos royalties

Uma importante decisão sobre a redistribuição dos royalties de petróleo ocorreu na tarde desta quarta-feira, 6 de novembro, após meses de atuação...

novembro 9, 2024 - Walney Rosa