‘Emilia Pérez’ derrota ‘Ainda Estou Aqui’ em Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro, Vendas de passagens aéreas para o Festival de Parintins 2025 já estão abertas; veja os preços

Bendev Junior
fevereiro 7, 2025 - 1 mês atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. ‘Emilia Pérez’ derrota ‘Ainda Estou Aqui’ em Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro

Premiação aconteceu na noite desta sexta-feira (7), em Santa Monica, na Califórnia (EUA). Karla Sofía Gascón vive a personagem-título de ‘Emilia Perez’
Divulgação
O filme francês “Emilia Pérez” venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme de Língua Estrangeira. Ele disputava o troféu ao lado do brasileiro “Ainda Estou Aqui” e dos longas “Tudo Que Imaginamos Como Luz”, “Flow” e “The Seed of the Sacred Fig”. A premiação aconteceu na noite desta sexta-feira (7), em Santa Monica, na Califórnia (EUA).
Rodado no México e dirigido pelo francês Jacques Audiard, o musical “Emilia Pérez” conta a história de um traficante mexicano que se torna uma mulher trans e cria uma ONG para encontrar os corpos de pessoas desaparecidas.
Desde janeiro, a campanha do musical vive uma crise. E os problemas vão muito além da rivalidade com brasileiros, que o veem como principal rival na corrida do Oscar. O filme vem sendo alvo de críticas por vários motivos que vão desde acusações de apropriação cultural até declarações racistas e xenofóbicas de sua grande estrela, Karla Sofía Gascón.
Filme “Ainda Estou Aqui”, direção Walter Salles
Imagem: Reprodução
‘Ainda Estou Aqui’
Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” é o primeiro longa original Globoplay. O filme revive a história real de Eunice Paiva (papel de Fernanda Torres), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello). O ex-deputado federal foi assassinado durante a ditadura militar.
No começo de janeiro, Fernanda ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, por “Ainda Estou Aqui”.
No Oscar, o longa concorre a três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). A cerimônia acontecerá dia 2 de março e vai ser transmitida pela TV Globo. Leia mais

2. Vendas de passagens aéreas para o Festival de Parintins 2025 já estão abertas; veja os preços

As saídas de Manaus para Parintins estão programadas para os dias 26 a 30 de junho, com retorno disponível nos mesmos dias. Caprichoso e Garantido na segunda noite de Festival de Parintins
Alex Pazuello/Euzivaldo Queiroz
As vendas de passagens aéreas para o Festival de Parintins 2025 já estão abertas. A Amazon Best e suas agências parceiras iniciam a comercialização dos bilhetes para o tradicional evento, com 22 voos programados, podendo ser ampliados conforme a demanda.
Os voos serão operados pela Gol Linhas Aéreas, com aeronaves Boeing 737-800, e as tarifas começam a partir de R$ 414,30 por trecho. As saídas de Manaus para Parintins estão programadas para os dias 26 a 30 de junho, com retorno disponível nos mesmos dias.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A abertura oficial das vendas acontece neste sábado, 8 de fevereiro, na sede da empresa em Manaus, localizada na rua Nova Prata, nº 225, Vieiralves, e também na unidade de Parintins, além das agências parceiras. As passagens podem ser adquiridas à vista ou em até 6x sem juros nos cartões de crédito.
Para mais informações e compra de bilhetes, os clientes podem entrar em contato pelos números (92) 98269-0256 / 99376-8133 / 99177-4825.
Manaus >> Parintins
Parintins >> Manaus
Inspeção da Anac ✈️
O Aeroporto Regional Júlio Belém, em Parintins, no interior do Amazonas, será inspecionado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre os dias 18 e 19 de fevereiro. O objetivo da vistoria é verificar se os ajustes solicitados pela agência foram realizados após problemas estruturais identificados em 2024.
Na inspeção de outubro do ano passado, a Anac apontou falhas na pista de pouso e decolagem, como trincas, desagregação e material solto. Também foram observadas deficiências no pátio de estacionamento de aeronaves e nos sistemas de manutenção das áreas próximas ao aeródromo.
Em dezembro de 2024, a Anac aplicou restrições de operação no Aeroporto Regional Júlio Belém, sem prazo determinado, devido aos problemas estruturais identificados. A medida impede a operação de aviões comerciais a jato, o que pode afetar o transporte de turistas para o Festival Folclórico de Parintins, em junho.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, informou ao g1 que foi informado sobre as restrições em dezembro. Segundo ele, a responsabilidade pelos reparos era do governo do estado, mas as correções não foram realizadas. No entanto, a atual administração municipal iniciou os trabalhos de recuperação desde os primeiros dias de janeiro.
Restrição no Aeroporto de Parintins afeta pousos e decolagens Leia mais

3. Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza

A capital cearense tem o aeroporto mais próximo dos Estados Unidos em território brasileiro. Com isso, os deportados passam menos tempo algemados enquanto voam para o Brasil. Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos EUA chega a Fortaleza
Chegou nesta sexta-feira (7), a Fortaleza, o segundo avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados pelos Estados Unidos já sob a administração de Donald Trump.
O avião fretado pelos Estados Unidos saiu na madrugada desta sexta-feira (7) de Alexandria, na Luisiana. Depois de uma escala em Porto Rico, chegou em Fortaleza às 16h10. Um avião da FAB passou o dia estacionado no aeroporto de Fortaleza para levar os brasileiros até o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, já que a maioria deles é de Minas Gerais.
A escolha do governo brasileiro de Fortaleza como primeiro ponto de parada dos deportados é estratégica. A capital cearense tem o aeroporto mais próximo dos Estados Unidos em território brasileiro. Com isso, os deportados passam menos tempo algemados enquanto voam para o Brasil.
A secretária de Direitos Humanos do Ceará disse que o grupo não se alimentou na viagem:
“Porque eles estavam acorrentados, eles estavam com algemas. Mas quando eles desceram do avião, já vieram totalmente livres. E aqui, o governo do estado, oportunizou que assim que eles descessem, sem algemas, sem corrente nos pés, eles recebessem um alimento, recebessem a água, recebessem o kit de higiene, um tratamento humanizado”, diz Socorro França, secretária de Direitos Humanos do Ceará.
O uso de algemas é um procedimento padrão do governo americano neste tipo de voo – as exceções são mulheres, crianças e homens com a família. Depois do pouso, policiais federais entraram no avião e retiraram as algemas. Na área restrita do aeroporto, os repatriados passaram pela imigração e receberam apoio de uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos, Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará, Anvisa e Defensoria Pública.
Avião com imigrantes ilegais brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza
Jornal Nacional/ Reprodução
“O objetivo é prestar os serviços do âmbito federal como, por exemplo, dar informações sobre assistência social, previdência social, alguns documentos, como regularizar documentos, alguns casos voltados à regularização do CPF, e nos casos de documentos de identidade, encaminhamento aos órgãos estaduais de registro civil”, diz Leonardo Magalhães, defensor-geral da União.
Dos 111 passageiros desta sexta-feira (7), a maioria seguiu para Minas Gerais por volta das 19h.
Desde 2020, os Estados Unidos deportaram mais de 7 mil brasileiros que estavam ilegalmente no país.
LEIA MAIS:
Deportação dos EUA: Lula diz que problema ‘não é do Trump’ e que novo voo com brasileiros deve chegar nesta sexta
Brasil quer que deportações atendam a requisitos mínimos de dignidade e descarta voo da FAB, diz ministro das Relações Exteriores Leia mais

4. Trump diz que vai revogar autorização de Biden para acesso à informação confidencial dos EUA

Ex-presidentes recebem relatórios diários de inteligência após deixar o cargo. Biden tomou medida semelhante contra Trump em 2021, após os ataques ao Capitólio. Trump diz que ‘herdou caos econômico’ de governo Biden
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7) que revogará a autorização de Joe Biden que permite aos ex-presidentes receberem informação confidencial mesmo depois de terem deixado o cargo. Biden deixou o cargo no dia 20 de janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Não há necessidade de que Joe Biden continue tendo acesso à informação classificada”, escreveu Trump em sua plataforma, Truth Social.
“Revogaremos de imediato as autorizações de segurança de Joe Biden e vamos interromper seus relatórios de inteligência diários”, afirmou, antes de acrescentar em letras maiúsculas “JOE, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO”.
Trump afirma que tomou tal decisão porque o democrata de 82 anos retirou sua autorização quando ganhou as eleições de 2020.
Naquele momento, Biden citou o “comportamento errático” de Trump, tanto antes quanto depois da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por manifestantes que tentavam impedir que o Congresso certificasse a vitória do democrata.
Nesta sexta-feira, Trump disse que “não se pode confiar” em Biden para receber informação de inteligência porque o relatório de um promotor especial sobre documentos classificados encontrados na casa do democrata concluiu que ele tem “memória ruim”.
Trump também foi processado por má gestão de documentos classificados, mas o Departamento de Justiça arquivou o caso depois que o republicano venceu as eleições de 2024.
LEIA TAMBÉM
Trump diz que vai demitir alguns agentes do FBI que investigaram ataques de 6 de janeiro
Político de extrema direita de Portugal a favor de castração química para pedófilos é acusado de pagar por sexo a adolescente de 15 anos
Fisiculturista e influenciador sul-coreano morre aos 38 anos; seguidores lamentam
Trump e Biden
Saul LOEB, Elijah Nouvelage / AFP
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais

5. Vídeo mostra roubo de caminhão e fuga de suspeitos que atiraram contra policiais em Manaus

Durante a fuga, os suspeitos abandonaram o veículo em uma rua, onde dois carros estacionados foram atingidos e o muro de uma residência danificado. Policiais ficam feridos em tiroteio; criminosos roubam caminhão e fogem a pé em Manaus
Câmeras de segurança registraram o momento exato em que dois homens roubaram um caminhão de carga após a troca de tiros com os policiais no bairro Zumbi, Zona Leste de Manaus, na manhã desta terça-feira (6). A viatura policial passou pelo local sem perceber a ação criminosa, mas logo iniciou a perseguição ao perceber o roubo. Assista ao vídeo acima.
A Polícia Civil havia ido até a residência de Clefferson Silva, de 40 anos, para cumprir três mandados de prisão por roubo, quando foi recebida a tiros. Dois policiais foram atingidos de raspão e por estilhaços de vidro.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Durante a fuga, os suspeitos abandonaram o veículo na Rua Tapajós, onde dois carros estacionados foram atingidos e o muro de uma residência danificado.
Testemunhas relataram que, durante a fuga, a dupla ainda atropelou duas pessoas e tentou roubar uma motocicleta, mas o dono da moto conseguiu escapar, jogando a chave. A dupla ainda disparou contra o motociclista antes de fugir a pé.
A Polícia Civil realizou perícia no local e no caminhão, e segue as buscas pelos suspeitos. O caso está sendo investigado.
Clefferson Silva e Silva, de 40 anos, reagiu a tentativa de prisão e atirou contra os policiais em Manaus.
Foto/Reprodução
Munições deflagradas durante a perseguição policial.
Divulgação Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina
Brasil

Oscar Zinelli comanda “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, reality que promove turismo em Santa Catarina

O diretor Oscar Zinelli está à frente do evento “Expedição Digital: Caminhos de Praia Grande”, um reality inovador que busca...

março 8, 2025 - Marcos Michalak
Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

Lift Contour: A Técnica não cirúrgica para o Rejuvenescimento Facial com Resultados Imediatos

A Dra. Fernanda Baboni, explica como o Lift Contour tem revolucionado os procedimentos de rejuvenescimento, oferecendo um lifting sem cortes,...

março 6, 2025 - Marcos Michalak
CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA
Brasil

CULTURA: Começa hoje em Poconé os espetáculos do Projeto de escola de circo – PANTANAL COM GRAÇA

Pantanal com Graça é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso pela Secretaria...

março 6, 2025 - Walney Rosa
CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto
Brasil

CULTURA: Making Of do Festival Pantaneiro de Siriri de Poconé amplia visibilidade do projeto

Ocorrido na semana passada, nas noites de quarta e quinta feira (26 e 27 de fevereiro) o Festival Pantaneiro de...

março 5, 2025 - Walney Rosa
Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores
Brasil

Cultura: Festival de Música do Pantanal premia 12 vencedores

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo de Mato Grosso, o 1º FESMUP – Festival de...

fevereiro 26, 2025 - Walney Rosa
Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Lady Di: Elegância e Influência no Mercado de Luxo

Referência no universo da moda e do mercado de luxo, Lady Di se destaca pelo trabalho ao lado de modelos,...

fevereiro 25, 2025 - Marcos Michalak