EDUCAÇÃO: Vistoria está vencida em 77,8% das escolas

Walney Rosa
maio 2, 2023 - 1 ano atrás

De todas as escolas fiscalizadas por equipes do Tribunal de Contas do Estado, durante operação Educação, 77,8% estão com Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. Relatório final da ação aponta ainda que 73,3% das unidades possuem inadequações aparentes como fiação exposta, estrutura do teto tomada por cumpim, infiltrações e pisos com buracos. Outras 34,9% das instituições os alimentos estão armazenados de forma inadequada.

De todas as escolas fiscalizadas por equipes do Tribunal de Contas do Estado (TEC), durante a operação Educação, 77,8% estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. Relatório final da ação aponta ainda que 73,3% das unidades possuem inadequações aparentes, como fiação exposta, estruturas do teto tomadas por cupim, infiltrações e piso com buracos. Outro fator que chamou a atenção foi o fato de em 34,9% das instituições os alimentos estarem armazenados de forma inadequada. A operação foi concluída na tarde desta quarta-feira (26) e o relatório final será apresentado em sessão plenária, a fim de cobrar dos gestores soluções para os problemas elencados.

Ao todo, 45 escolas municipais e estaduais de Mato Grosso foram alvos da operação. Durante a ação, foram constatadas situações de improviso para ventilação, com a instalação de uma janela praticamente rente ao chão. Em várias unidades foram encontrados bebedouros com problemas de vazamento, escadas e acesso às salas de aula e à escola fora do padrão de acessibilidade.

Em uma creche, crianças tomam banho em um tanque de três bocas instalado ao fundo do prédio, em meio ao matagal, e vazamento da rede de esgoto. Também em instituição de ensino infantil, banheiros foram transformados em depósitos, onde se acumulam caixas, brinquedos e baldes. Em se tratando dos pátios das escolas, os que não estão com o piso quebrado, estão servindo para empilhar entulhos.

Em uma das escolas foram encontrados cachorros circulando e dormindo no refeitório, onde os alunos realizam as refeições. Além disso, foram constatados alimentos com a data de validade vencida e alguns armazenados de forma inadequada.

Dentre as irregularidades que correspondem a possíveis risco à vida dos alunos e profissionais, está a instalação de botijões de gás em desrespeito aos padrões de segurança. Fiações de energia elétrica expostas e itens de combate a incêndio com o prazo de validade vencido também foram encontrados em diferentes unidades, o que agrava a falha na atualização do AVCB, verificada na maior parte das unidades.

Torneiras com vazamento, forros danificados e pisos irregulares também foram problemas elencados pela operação 

Reprodução
Operação ocorre em todo o país, simultaneamente

Ação analisa 193 itens de toda a estrutura

A operação Educação acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros. A ação é
destacada pelo coordenador técnico da ação, o auditor público externo do TCE, Volmar Bucco Junior, como inédita, dinâmica e a baixo custo. Isso porque, os 193 itens analisados nas vistorias constam em um aplicativo, que ao finalizar a fiscalização na unidade fornece automaticamente o relatório.

“Nunca houve uma operação nacional como essa. Aqui em Mato Grosso a ação contou com a participação de 34 auditores e técnicos, cada um com um tablet com acesso ao aplicativo, que além de dar os itens a serem analisados, possibilita a inserção de imagens que comprovam a realidade”.

O checklist envolve todas as partes estruturais como refeitórios, banheiros, pátio, parte recreativa/esportiva, sistema de incêndio segurança. O aplicativo foi desenvolvido pelo TCE de São Paulo, que já o utiliza em blitz educacionais há alguns meses.

“Há estudos que confirmam que a qualidade da infraestrutura afeta diretamente na qualidade do ensino. Tanto é que a seleção dessas 45 escolas foi realizada com base no censo escolar de 2022. E pelo que constatamos, as pesquisas estão corretas”. O relatório final será apresentado ao presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE, conselheiro Antônio Joaquim. (EM)
Estadual e municipal

Reprodução
Secretarias estadual e municipal, ainda não se manifestaram

Visitas foram em unidades de 9 municípios

As 45 escolas escolhidas estão em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. Do total, 13 unidades são geridas pelo Estado e 32 pelos municípios. Ao todo, essas escolas atendem juntas 30.216 estudantes, da educação infantil ao ensino médio.

Conforme o auditor Volmar Bucco Junior, o objetivo é apresentar o relatório final da operação Educação na sessão plenária da próxima terça-feira (2/5), momento em que o órgão irá propor encaminhamentos para os gestores municipais e estadual, a fim de sanar as problemáticas encontradas. “Nossa intenção é ser célere e dinâmico”.

OUTRO LADO

As secretarias de Educação de Cuiabá e do Estado (Seduc) informaram que só irão se manifestar após receberem o relatório. O Corpo de Bombeiros também não deu retorno. (EM)

  1. Educação
  2. Mato Grosso
  3. Noticias
  4. Politica

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido

ARENÁPOLIS: Mulher é presa em flagrante por suspeita de tentativa de homicídio contra marido

Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante neste sábado (14.09) suspeita por tentativa de homicídio e ameaça contra...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido
Brasil

TANGARÁ: Mulher é espancada e arrastada pelos cabelos pelo marido

Policiais militares do 19º Batalhão prenderam, na madrugada deste domingo (15.09), um homem por agredir a esposa, no bairro Jardim...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta
Brasil

MAIS IMPOSTO: A nova tributação sobre setor de infraestrutura será debatida na quarta

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai promover audiência pública, na quarta-feira (18), às 14h, sobre os impactos da regulamentação da...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem
Brasil

PANTANAL: Apesar da estiagem, especialistas afirmam que animais estão bem

Apesar da estiagem severa que atinge o Pantanal mato-grossense desde o final de 2023, os animais da região da Transpantaneira...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga
Brasil

DIAMANTINO: Idoso mantido refém por quadrilha especializada em roubo de carga

No último fim de semana um um idoso, de 64 anos passou por momentos de terror sendo vítima de sequestro...

setembro 16, 2024 - Walney Rosa
CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações
Brasil

CULTURA: Projeto TAPIOCA, Delícia da Culinária Indígena, fez sucesso em suas apresentações

A produtora Cultural, e mestre da culinária popular, Ivaneide Medeiros da Silva, realizou em Poconé o Projeto:  TAPIOCA – Delícia...

setembro 13, 2024 - Walney Rosa