A Associação de Defesa do Pantanal (Adepan) é a responsável por encascalhamento e manutenção da Rodovia Transpantaneira (MT-060) graças a um convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). O convênio já mantém no local um aporte de máquinas, sendo motoniveladora, caminhões caçamba e carregadeira.

Frente a atual necessidade de limpar também as estradas vicinais que dão acesso pantanal adentro, se faz necessário mais outra motoniveladora.

O vereador de Poconé, Dudu Carrapato (PSDB) apresentou essa demanda durante as reuniões da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa que tem como presidente o deputado Carlos Avallone (PSDB). O pedido do vereador teve apoio do Tenente do Corpo de Bombeiro Thiago Soares, do 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar de Poconé.

Após manifestar a solicitação junto a Comissão, o vereador também se reuniu com membros da (Adepan), diretor e engenheiro Leopoldo Nigro Junior e Jamil Rodrigues Junior, bem como falou por telefone com o presidente Ivan Freitas. Após o dialogo foi oficializado que a Adepan poderá receber mais esse maquinário (motoniveladora) para manutenção das estradas vicinais que dão acesso a fazendas do pantanal.

“Se não houver estradas para que a equipe de bombeiros, carros pipas ou maquinas possam transitar, não terá validade alguma afirmarmos que nos preparamos para as queimadas, porque se ocorrer mais uma queimada no pantanal e não ter estrada para equipe de combate chegar no local; tudo queima, vira cinza; então temos que ter estradas transitáveis, para isso precisamos de maquinário”, defendeu o vereador.

Para assegurar essa trafegabilidade pela Transpantaneira e as estradas vicinais, todos os fazendeiros, peões, bombeiros e colaboradores se prepararam para combater as queimadas, para que o que houve em 2020 não ocorra novamente.

Compartilhe.

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados em jornais da Europa, Canadá e Estados Unidos. Idealizador e Fundador em 21 de janeiro de 2011 da Academia Lítero-Cultural Pantaneira, que compõe escritores, poetas, músicos e defensores da cultura pantaneira (com sede em Poconé) Entre obras já publicadas: A fé e o fuzil (A história de Doninha do Caeté); Boca da Noite (Ficção policial); Ei amigo (A história do Lambadão de Poconé).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.