O produtor cultural, comunicador, produtor de vídeo Benedito Edmar de Oliveira Sales, popular Dito de Roxo torna-se o mais novo Cineasta do estado de Mato Grosso.

Poconeano de chapa e cruz, Benedito finalizou o documentário de curta metragem intitulado “Conhecendo a origem do Bairro Cruz Preta em Poconé”.

Cineasta durante as gravações

A produção foi realizada durante 70 dias, entre pré-produção, levantamentos, filmagens, entrevistas, finalização, musicalização e edição final. O resultado do projeto apresenta o resgate de um Patrimônio histórico e cultural através da memória de sua própria gente: os moradores do bairro.

“Apresentar o local exato onde foi erguida uma Cruz, que nominou o Bairro Cruz Preta e documentar através de entrevistas e pronunciamentos dos moradores negros e descendentes de índios no bairro relatando sobre sua história”, afirmou Benedito.

O registro da história promoverá o resgate desse patrimônio histórico e cultural que é a Cruz erguida no Centro do Bairro.

O filme teve sua produção contemplada pelo edital Movimentar Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para auxiliar financeiramente os profissionais do setor cultural.

No edital Movimentar Cultura, a quantidade de projetos beneficiados foram 300, entre eles o documentário “Conhecendo a origem do Bairro Cruz Preta em Poconé”.

SERVIÇO:

Lançamento do Documentário “Conhecendo a origem do Bairro Cruz Preta em Poconé”.

Evento: Cerimônia da Academia Lítero-Cultural Pantaneira;

Local: Plenário da Câmara dos Vereadores de Poconé;

Data: 28/03; Segunda-feira;

19h30min – Apresentação do Curta Metragem;

20h00min – Encerramento

Dona Áurea – uma das entrevistadas

“Fazer este trabalho foi encantador, pois, ao ouvir cada relato, me despertava ainda mais a curiosidade de saber e retransmitir aos outros tudo que me era contado por aquelas pessoas simples, moradoras do bairro Cruz Preta e que ouviram as histórias através de seus antepassados e, por isso, me sinto realizado em finalizar este material“, finalizou o cineasta.

Walney Rosa

Jornalista, produtor cultural e escritor. Walney de Souza Rosa (Vavá Rosa) presta assessoria e escreve para sites de Mato Grosso e de todo o Brasil. Seus artigos literários e culturais já foram publicados...

Deixe um comentário

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.