Ícone do site MT Total

Destaques: VÍDEO: Quadrilha troca tiros com a PM e abandona 200 kg de drogas às margens de rio em Almeirim, VÍDEO: Cabeça d’água em cachoeira impressiona turistas na Chapada dos Veadeiros, Justiça mantém preso suspeito de assalto que foi imobilizado com golpes de jiu-jitsu

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEO: Quadrilha troca tiros com a PM e abandona 200 kg de drogas às margens de rio em Almeirim

Um investigador da Polícia Civil e um sargento da Polícia Militar são suspeitos de envolvimento na ação criminosa. Duas pessoas foram presas. PM apreendeu 200 KG de drogas que criminosos abandonaram nas margens do rio
Uma quadrilha trocou tiros com a Polícia Militar durante uma abordagem em uma lancha na segunda (13), no município de Almeirim, no oeste do Pará. Durante a perseguição, os criminosos abandonaram caixas com 200Kg de drogas. (veja o vídeo acima).
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Polícia Militar apreendeu 200 KG de drogas
Divulgação/Polícia Militar
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada para uma ocorrência de assalto em uma embarcação. Ao chegar no local, os policiais se depararam com documentos pessoais de várias pessoas, incluindo de um Policial Civil e um Policial Militar.
Embarcação foi apreendida na operação policial
Divulgação/Polícia Militar
Os tripulantes da embarcação informaram que os donos dos documentos tinham deixado a embarcação em uma lancha que estava no rio.
A Polícia Militar começou a fazer o acompanhamento da lancha. Os criminosos que estavam na embarcação dispararam contra a PM e depois fugiram. Durante a fuga, eles abandonaram diversas caixas no rio.
Ainda segundo a Polícia Militar, no interior das caixas foram encontradas drogas, que totalizaram 200kg. Um sargento da Polícia Militar e um investigador da Polícia Civil são suspeitos de integrar a quadrilha. Há suspeita de que eles, inclusive, estavam entre os criminosos na lancha e conseguiram fugir.
Além dos dois tripulantes que foram presos, a Polícia Militar apreendeu:
4 celulares sendo três da marca Samsung e um da marca Iphone.
2 coldres sendo um de bereta e um de pistola 940.
5 carteiras porta-cédulas contendo nelas um total de R$ 50.
Documentos pessoais de um sargento da PM e de um investigador da Polícia Civil
200kg de material análogo à maconha
Embarcação Princesa Joane
Drogas encontradas nas margens do rio em Almeirim
Divulgação/Polícia Militar
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região Leia mais

2. VÍDEO: Cabeça d’água em cachoeira impressiona turistas na Chapada dos Veadeiros

De acordo Corpo de Bombeiros, fenômeno é comum em épocas de chuva e pode ser extremamente perigoso. Guia de turismo registrou momento. Fenômeno em cachoeira assusta turistas na Chapada dos Veadeiros
Um fenômeno impressionou turistas na Cachoeira de Santa Bárbara, em Cavalcante, na região da Chapada dos Veadeiros, no Entorno do Distrito Federal. Um vídeo divulgado pela guia de turismo Aline Torres mostra uma cabeça d’água, que ocorre quando o nível da água sobe rapidamente e com grande força – assista acima.
“No momento da cabeça d’água, eu estava com um casal de turistas. Foi muito rápido. Ela começa a sujar a água aos poucos e depois começa a aumentar o volume da água gradualmente”, disse a guia.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
De acordo com o Major Daniel Marra, do Corpo de Bombeiros, o fenômeno da cabeça d’água é comum em épocas de chuva e pode ser extremamente perigoso.
“A cabeça d’água é um aumento rápido e perigoso do volume de água de um rio e é causado por chuvas intensas nas partes mais altas desse curso d’água”, explicou.
LEIA TAMBÉM
VÍDEO: Turistas são surpreendidos por cabeça d’água e precisam segurar em pedras para não serem arrastados na Chapada dos Veadeiros
ASSISTA: Vídeos mostram trilha pouco tempo antes de formação de cabeça d’água que quase arrastou turistas na Chapada dos Veadeiros
CHUVA: Rios transbordam, ruas ficam alagadas e carros são levados pela enxurrada durante chuva
O major destacou algumas precauções que os turistas podem tomar para evitar acidentes:
Verificar a previsão do tempo: Não apenas para o local de visitação, mas também para as áreas mais altas da região.
Passeio durante chuva: Evitar passeios em períodos de chuvas intensas ou logo após uma chuva forte.
Contar com o conhecimento de guias locais: Eles conhecem as áreas de menor risco e podem ajudar na escolha de locais mais seguros.
Observar sinais no local: Fique atento à água turva, galhos e sujeiras trazidos pela correnteza e ao aumento do barulho das águas.
Planejar uma rota de fuga: Esteja sempre preparado com uma possível saída, especialmente em áreas com pouca possibilidade de escape.
Priorizar a segurança pessoal: Caso perceba sinais de perigo, saia imediatamente do local e não tente pegar pertences. A vida vale mais do que qualquer bem material.
Cabeça d’água em cachoeira impressiona turistas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás
Arquivo Pessoal/ Aline Torres
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás Leia mais

3. Justiça mantém preso suspeito de assalto que foi imobilizado com golpes de jiu-jitsu

Lutador imobilizou suspeito que tentava fugir correndo pela rua, em Caraguatatuba. Joias roubadas foram recuperadas. Assaltante rouba jóias em Caragua e é impedido na rua
O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve preso o homem suspeito de roubar uma joalheria que foi imobilizado com golpes de jiu-jitsu durante uma tentativa de fuga, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo.
Em audiência de custódia, Igor Gabriel Campos Silva, de 27 anos, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e vai responder ao processo por roubo preso.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Nesta segunda-feira (13), a Polícia Civil apresentou o relatório final do inquérito policial envolvendo o suspeito.
No documento, a polícia apontou que a atendente da loja, que foi vítima do crime, disse que o homem estava armado com um facão. O relatório aponta ainda que o suspeito pegou joias e fugiu da loja após a chegada de um segurança.
O relatório ainda indica a versão do suspeito: Igor afirma que cometeu o crime porque deve dinheiro de drogas a uma terceira pessoa, que o teria obrigado a roubar os objetos para quitar a dívida.
O g1 tenta contato com a defesa de Igor, mas não obteve retorno até a publicação.
Igor Gabriel Campos Silva, de 27 anos, que foi detido por morador após golpe de jiu-jitsu
Reprodução
Prisão
Câmeras de segurança registraram o momento em que Igor foi rendido com golpes de jiu-jitsu após roubar uma joalheria no sábado (11) (veja abaixo) . O crime foi por volta das 14h20 na loja, que fica na rua Altino Arantes, região central de Caraguatatuba.
Suspeito é imobilizado com golpe de jiu-jitsu no litoral de São Paulo
Reprodução
O assaltante foi preso em flagrante. Na mochila dele, os Guardas Civis Municipais encontraram um facão, diversas joias e dois aparelhos celulares.
O bandido ainda precisou ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento, onde passou por atendimento e foi medicado. Na sequência, foi levado para delegacia e permaneceu preso por roubo.
‘Pega ladrão’
O responsável por parar o suspeito foi Lucas de Pádua Villegas, de 39 anos. Ao g1, ele contou que havia ido deixar a mãe em uma loja na região central e, quando desceu do carro, percebeu a ação.
“Eu deixei meu carro na esquina, e fui atravessar para acompanhar ela, porque ela é uma idosa. Nisso, que eu estava na outra calçada, eu escutei o grito: ‘Pega ladrão!’”, contou.
Assaltante é rendido com golpes de jiu-jitsu após roubo em joalheria, em Caraguatatuba
g1 TV Vanguarda
Lucas afirma que, ao perceber a ação, decidiu agir. Ele conta que chegou a ser ameaçado pelo suspeito. Com isso, resolveu aplicar outro golpe comum do jiu-jitsu: a ‘chave de braço’, ou armlock, como é popularmente conhecido.
“Ele falou que ia me matar novamente, e aí nessa veio um rapaz da minha direita, ele colocou a mão na bolsa. Nisso que ele colocou a mão na bolsa, eu pensei que era comparsa dele. Eu falei: o cara vai pegar a arma aqui e vai me matar. Foi na hora que eu puxei o braço dele para o outro lado e neutralizei o braço dele. Pensei: esse braço ele não vai mexer mais”, acrescentou.
Bandido é rendido com golpe de jiu-jitsu em Caraguatatuba
Hoje com 39 anos, Lucas revelou que sempre gostou de artes marciais e que pratica lutas desde a infância. O primeiro contato foi com o taekwondo, em 1998. Depois, ele praticou karatê e muay thai, antes de entrar no jiu-jitsu.
Na academia, ele revelou que treina várias situações para ocasiões de risco. Foi o que o ajudou a tomar a decisão do golpe no suspeito.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região Leia mais

4. Resposta da Meta ao governo brasileiro veio direto dos EUA e em tom mais ameno que o de Zuckerberg

AGU analisa documentação e próximos passos: ação que trata do Marco Civil já abre brecha para acionar empresa por mudanças, avalia integrante do governo. Zuckerberg disse nesta quinta-feira (21) que Facebook adotará trabalho remoto permanente mesmo após pandemia
Mark Lennihan/AP Photo
Faltavam dez minutos para a meia-noite desta terça-feira (14) quando a Meta, empresa do bilionário Mark Zuckerberg, entregou sua manifestação oficial ao governo do Brasil sobre as mudanças que decidiu implementar em suas políticas de moderação de conteúdo.
A posição da empresa veio direto de sua sede nos Estados Unidos, com cópia em inglês e português, e em tom mais ameno do que o adotado por seu CEO ao anunciar a guinada de posicionamento da big tech.
Num alinhamento político inédito com o próximo presidente americano, Donald Trump, a Meta decidiu acabar com o sistema de checagem de fake news por empresas parceiras e profissionais e ainda passar a permitir ofensas e até agressões sem qualquer base científica a mulheres, imigrantes e à comunidade LGBTQIA+.
Segundo uma fonte com acesso ao documento, a empresa fez questão de, ao se dirigir ao governo brasileiro, tirar força das tintas usadas por Zuckerberg ao tratar da mudança de posição da firma.
O governo brasileiro, por meio da Advocacia-Geral a União e outras pastas, como o Ministério da Justiça, decidirá agora, ao longo desta terça, que atitude adotará diante da manifestação da Meta.
A AGU já levantou posições defendidas anteriormente pela empresa que responde pelo Facebook, Instagram e WhatsApp na Justiça do Brasil, em especial no Supremo. Ao defender seus interesses no julgamento que trata do Marco Civil da internet, a Meta tratou seu sistema de checagem de fatos como uma política eficaz para lidar com desinformação, discurso de ódio e crimes no ambiente digital.
Um dos caminhos é usar a ação que já está em discussão para provocar a empresa a explicar, no STF, o motivo, então de ter desarmado todo esse esquema de proteção dos usuários, passando a permitir, por exemplo, afirmações de que a homossexualidade é fruto de “doença mental”. Leia mais

5. BR-277: Serra da Esperança volta a ficar em pare e siga no Paraná

Em dezembro, trecho ficou totalmente bloqueado por cinco dias e passou mais três dias em pare e siga após registrar deslizamentos de terra. Agora, previsão é que trânsito fique alterado por uma semana para poda de árvores. BR-277: Serra da Esperança fica em pare e siga para poda de árvores
O trecho da BR-277 que fica na Serra da Esperança, em Guarapuava, na região central do Paraná, voltou a ficar com trânsito em pare e siga.
O sistema foi implantado na segunda-feira (13) e a previsão é que se estenda até a próxima segunda-feira (20). O motivo é a realização de poda de árvores, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Serra da Esperança fica na BR-277
Matheus Cavalheiro/RPC
Em dezembro, a Serra da Esperança passou cinco dias totalmente interditada após deslizamentos de terra. A estimativa é que o bloqueio causou R$ 1 milhão de prejuízo por dia à economia do estado, além de escancarar um problema histórico na região.
Logo depois, o trecho ficou três dias com o trânsito em pare e siga entre para obras de recuperação asfáltica.
Nesta segunda (13), o sistema foi implantado no km 307 e deve se estender até o km 315, segundo a PRF.
“Para que as atividades sejam realizadas com segurança, está sendo necessário realizar interdição parcial da rodovia com o fluxo de veículos seguindo em sistema pare e siga, com intervalos de aproximadamente 20 a 25 minutos. A Polícia Rodoviária Federal solicita aos motoristas que redobrem a atenção, respeitem a sinalização e considerem possíveis atrasos no planejamento de suas viagens”, ressalta a corporação.
Leia também:
Acidente de carro que levava adolescente no porta-malas e matou três pessoas: Polícia investiga circunstâncias da viagem
Rio Iguaçu: Empresário desaparece em rio do Paraná e corpo é encontrado três dias depois
Inusitado: Moradores veem ‘corpo’ boiando em lago e bombeiros descobrem ser peixe preso em calça, no Paraná
Serra da Esperança volta a ficar em pare e siga, na BR-277
PRF
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile