Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. VÍDEO mostra cardume de raias em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo
Registro foi feito na manhã deste domingo (12), na Praia das Toninhas. Fotógrafo flagra cardume de raias em Ubatuba, SP (Créditos: Divulgação/@_marcio.s)
Um cardume de raias-ticonha foi flagrado por um fotógrafo neste fim de semana em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo (veja vídeo acima).
O registro foi feito pelo fotógrafo Marcio Silva neste domingo (12), na Praia das Toninhas, por volta das 7h30. Ao g1, ele contou que saiu para tentar flagrar baleias pelo local, quando avistou o cardume. Foi a primeira vez que ele viu.
A gente não tem muitos registros aqui na região. Foi a primeira vez que eu avistei. A gente já tinha visto alguma coisa ou outra na região de Ilhabela”
“Eu estava procurando baleia, que o pessoal tinha comentado que tinha visto, e acabei achando esse cardume de raia”, acrescentou.
A raia-ticonha possui baixo potencial reprodutivo e se alimenta principalmente de moluscos bivalves. O tamanho máximo de largura do disco das raias é de 91 centímetros nos machos e 102 centímetros nas fêmeas.
Cardume de raias-ticonha em Ubatuba, SP
Divulgação/@_marcio.s
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais
2. Exército abre apuração disciplinar contra militar suspeito de agredir pastora em cadeira de rodas dentro de igreja em Boa Vista
Soldado, de 27 anos, invadiu culto, quebrou objeto e agrediu pastora de 68 anos. Procedimento instaurado pelo Exército foi resultar em prisão e até expulsão da corporação. Sede da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista
Divulgação/Exército Brasileiro/Arquivo
O Exército abriu, nesta segunda-feira (13), apuração disciplinar contra o soldado de 27 anos que invadiu uma igreja e agrediu uma pastora na cadeira de rodas. Ele estava “extremamente agressivo” e foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A vítima tem 68 anos.
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
A apuração interna no Exército ocorre por meio da abertura de um Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar, trâmite previsto para que militares possam ter o direito à ampla defesa e contraditório e pode resultar em prisão e até expulsão da corporação.
O soldado integra o 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado do Exército em Roraima. A igreja foi invadida pelo militar na noite da última sexta-feira (11), no bairro Nova Canaã, zona Oeste.
A pastora relatou à PM que ele quebrou vários objetos no templo. Assustados, os fiéis correram, mas como a pastora estava na cadeira de rodas não conseguiu fugir e acabou agredida fisicamente pelo infrator, segundo a polícia.
Outra mulher também afirmou à PM ter sido agredida pelo soldado, no entanto, ela não quis ir até a delegacia prestar queixa formalmente. A polícia foi acionada e encontrou o soldado na proximidades da igreja.
“O militar em questão terá 72h para responder em sua defesa. Após esse prazo, o Comandante da Organização Militar tem o prazo máximo de 8 dias úteis para a solução, podendo ser prorrogado até 30 dias para elucidação dos fatos”, informou o Exército.
Ainda em nota, o Exército destacou que a “1ª Brigada de Infantaria de Selva não admite condutas que contrariem os valores e os princípios do Exército Brasileiro.”
Por se tratar de militar, a Polícia Civil acionou um representante do Exército para conduzir o caso. O crime foi registrado como lesão corporal dolosa, desacato e ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo com emprego de violência.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima. Leia mais
3. ‘Arco-íris de fogo’ é observado no céu do Paraná; veja fotos e entenda o que é o fenômeno raro
Registro foi feito em Marilena, no noroeste do estado. Climatempo explica que cores são resultado da refração da luz solar em gotículas de água. Fenômeno chamou atenção no noroeste do Paraná
Vanderson Aparecido Martins
Um “arco-íris de fogo” foi visto no céu do noroeste do Paraná, em Marilena. As imagens, feitas nesta segunda-feira (13), mostram as cores refletidas em nuvens.
O fenômeno é considerado raro, de acordo com o Climatempo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O registro, captado na região do Porto Maringá, foi feito por Vanderson Aparecido Martins. Ele disse à RPC que ficou impressionado ao ver a faixa colorida no céu.
“Achei muito bonito e muito interessante”, contou o funcionário público.
“Arco-íris de fogo” é considerado um fenômeno raro.
Vanderson Aparecido Martins
Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, explica que o fenômeno é causado por um processo semelhante ao arco-íris comum: interação da luz solar com vapor d’água – após chuvas, por exemplo -, e refração.
Embora o céu de Marilena estivesse sem indícios de chuva no momento em que o fenômeno foi observado, o meteorologista explica que a nuvem estava com “muita gotícula [de água] em suspensão”. Assim, foi possível a aparição do “arco-íris de fogo”.
“Muitas gotas, muito vapor d’água em suspensão, que favoreceram esse cenário mais colorido naquela nuvem. Então, basicamente é esse processo de refração, que a gente chama na meteorologia, observado no céu de Marilena”, detalha Borges.
Leia também:
Paraná: Carro envolvido em acidente levava adolescente no porta-malas e mais cinco pessoas; três morreram
Veja como ajudar: Fortes chuvas deixam famílias desabrigadas no litoral do Paraná
Vídeo: Bombeiros resgatam 10 pessoas surpreendidas por cabeça d’água que ficaram ilhadas no litoral
Registro foi feito durante a manhã desta segunda-feira (13)
Vanderson Aparecido Martins
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Norte e Noroeste. Leia mais
4. TCE-PI reforça para prefeituras critérios para realização de festas de Carnaval com recursos públicos
O presidente Kennedy Barros abordou as recomendações do Tribunal sobre como as prefeituras devem proceder ao organizar eventos festivos, como as prévias carnavalescas e o Carnaval. TCE monitora gastos excessivos de prefeituras
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, destacou, em entrevista a TV Clube nesta segunda-feira (13), a importância de os municípios seguirem critérios rigorosos ao utilizarem recursos públicos para a realização de festas e eventos.
Segundo o presidente, a má gestão desses recursos pode configurar improbidade administrativa, especialmente quando os serviços públicos essenciais estão comprometidos.
Durante uma entrevista, o presidente abordou as recomendações do Tribunal sobre como as prefeituras devem proceder ao organizar eventos festivos, como as prévias carnavalescas e o Carnaval.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“OTribunal emitiu uma nota técnica explicando como essas contratações podem ocorrer. Não é razoável um município que tem problemas na área de saúde, de educação, de mobilidade urbana, gastar grandes recursos com festas”, disse Kennedy Barros.
“Ou seja, município que gasta grandes recursos com festas e os serviços públicos estão prejudicados, esse é sim o motivo de reprovação das contas e é uma modalidade de improbidade administrativa”, completou o presidente do TCE-PI.
Ele destacou ainda que, embora as festas sejam importantes para a cultura e economia, é necessário que haja equilíbrio nos gastos. “A festa em si não é ruim e é até necessária. Ela representa um sentimento do povo, uma questão cultural. E você pode fazer com moderação”, disse.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Você pode fazer com artistas da terra, com gastos modestos, moderados, e, consequentemente, atender as duas situações. Tanto atende a comemoração em si, como pondera com relação aos gastos”, explicou.
Kennedy Barros explicou que a contratação de um artista nacional só é permitida por meio de emenda parlamentar, não onerando as contas do município. A estrutura para o evento, por sua vez, deve passar por um pregão eletrônico para garantir o menor preço.
“Gastos com bandas afamadas só se for com recurso específico, vindo de fora, por exemplo. Um recurso que chega no município de emenda, aí ele vem específico para aquilo. Mas ainda assim tem regras”, disse o presidente.
O presidente também falou sobre a fiscalização em relação a essas contratações. “A população pode comunicar para podermos agir, notificar o gestor. Se o recurso é do município, o critério de contratação por inexigibilidade deve ser seguido, e a licitação para a contratação da estrutura também. Vamos passar a lupa e podemos constatar que a contratação foi inoportuna”, comentou.
CONFIRA A NOTA TÉCNICA
Tribunal de Contas do Estado do Piauí
TCE-PI
*Estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube Leia mais
5. AO VIVO: Assista ao JAC1 com Murilo Lima
Participe pelo telefone (68) 99211-2930. AO VIVO: Assista ao JAC1 com Murilo Lima Participe pelo telefone (68) 99211-2930. G1 transmite diariamente os telejornais Bom Dia Acre, às 7h30, JAC 1, às 11h, e o JAC – 2ª edição a partir de 19h30. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.