Destaques: VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT, Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz, Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais

Bendev Junior
janeiro 14, 2025 - 7 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT

Polícia Miitar fez um levantamento e constatou que as fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos pontos e mobilizaram equipes de resgate para atender à população. Antes do carro submergir, foram prestados auxílios a vários moradores das áreas alagadas
Uma viatura da Polícia Militar ficou submerso na água após os policiais tentarem ajudar os moradores que ficaram ilhados em Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, nesta terça-feira (14). De acordo com a corporação, o veículo teve um problema na ignição e parou de funcionar durante o temporal.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o carro parado no meio da via embaixo da água e um policial em cima do veículo (assista acima). Um trator que passava pelo local foi acionado para retirar a viatura da área alagada. Em seguida, o carro foi rebocado até a base do 2º Pelotão com o apoio de moradores e de uma caminhonete.
Conforme o boletim de ocorrência, a polícia foi acionada para prestar apoio ao município durante a tempestade devido a grande quantidade de pedidos de ajuda que foram solicitados em diversos pontos da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A polícia informou que, antes do carro submergir, foram prestados auxílios a vários moradores das áreas alagadas, incluindo ajuda para deixarem as residências em busca de locais seguros e controle do trânsito, evitando que motoristas entrassem em áreas de risco. No entanto, durante o trajeto para um dos locais que solicitou ajuda, a equipe ficou alagada na MT-170 e, nesse momento, o carro desligou e não voltou a funcionar.
A equipe fez um levantamento e constatou que as fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos pontos e mobilizaram equipes de resgate para atender à população. Além disso, dezenas de residências foram inundadas, mas, até o momento, não há registro de vítimas, segundo a PM.
A polícia, em conjunto ao Corpo de Bombeiros, acompanha a situação no município
Situação de calamidade
Imagens aéreas mostram a situação da cidade
Reprodução
Nesta terça, a Prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência e calamidade pública após as chuvas que atingiram o município nesta semana. O decreto vale por 180 dias e autoriza ações emergenciais para atender a população.
O decreto autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
Temporal
Imagens mostram parte do município de Rio Branco (MT) alagado pelas chuvas
As fortes chuvas que atingem causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361 km e 383 km de Cuiabá respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região (veja vídeo acima).
Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. Ao g1, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.
Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés.
Cabeça d’água
Cabeça d’água alaga ruas em Salto do Céu (MT)
Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. O fenômeno foi registrado nessa terça-feira (14) (assista o vídeo acima).
A cabeça d’água é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza.
Também na terça (14), um ponte desmoronou sobre o Rio Branco, que transbordou com o volume da água, nesta terça-feira (14), em Salto do Céu. Vídeos registrados por moradores da região mostram o momento em que a força da água destrói o local. Leia mais

2. Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz

Segundo Comlurb, a quantidade de recicláveis que chega às cooperativas é muito pequena, são apenas 1.500 toneladas por mês. Apesar dos 21 anos de existência da coleta seletiva de recicláveis no Rio de Janeiro, o serviço ainda é invisível para boa parte da população. Coleta seletiva insuficiente: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz
A cidade do Rio de Janeiro recicla apenas 0,5% de todo o lixo misturado que o município envia por mês para o aterro sanitário de Seropédica, Baixada Fluminense. Segundo Comlurb, a quantidade de recicláveis que chega às cooperativas é muito pequena, são apenas 1.500 toneladas por mês.
Apesar dos 21 anos de existência da coleta seletiva de recicláveis no Rio de Janeiro, o serviço ainda é invisível para boa parte da população. O serviço prestado pela Comlurb é alvo de muita desconfiança.
A frota da coleta seletiva da Companhia Comlurb conta com apenas 16 caminhões para a cidade inteira, que circulam com aproximadamente 30% de espaço ocioso.
Os caminhões azuis que fazem a coleta seletiva podem misturar sem problemas papel, papelão, vidro, plásticos e metais. Misturar o chamado lixo seco não causa nenhum prejuízo à reciclagem. Só não pode misturar os recicláveis com o lixo orgânico, que são os restos de comida.
“Mistura todo o reciclável não é misturar tudo orgânico. Então cuidado, pode parecer que a gente vai lá com o caminhão azul e mistura o orgânico e reciclável, não é”, explica Edison San Romã, coordenador da coleta seletiva da Comlurb.
LEIA TAMBÉM
Lixo consciente: veja como e onde descartar materiais recicláveis no RJ
Caminhão da Coleta Seletiva da Comlurb tem a cor azul
Divulgação/Comlurb
Entretanto, o RJ2 entrevistou muita gente que não acredita que os caminhões da coleta seletiva levem os recicláveis para o lugar certo.
“Acho que colocam tudo e vai para o aterro sanitário, algo do tipo. Se você não sabe para onde vai, porque você vai fazer na sua casa, se no final não vai ser correspondido teu trabalho em casa”, questiona Thiago Roldão.
“Não sei onde deixam tudo separado porque é lixo, é muito lixo”, diz Anete Braga.
Coleta seletiva insuficiente: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz“Você acha que eles separam isso tudo? Claro que não! Claro que não separam. Vai tudo para o lixão comum como sempre vai”, conta Frederico Costa.
“Acho que vai tudo para o mesmo lugar, por mais que a gente separe em casa”, diz Mateus Cabral
Para confirmar o caminho que fazem os materiais recicláveis recolhidos pelo caminhão azul, o RJ2 instalou um rastreador em materiais recicláveis coletados numa Rua do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, e acompanhou o deslocamento do caminhão azul sem que a Comlurb soubesse.
O veículo seguiu direto até a Rua Matapi, no Jacaré, Zona Norte do Rio, onde fica uma das cooperativas de catadores que participam do projeto.
“Tem a roteirização de todos esses caminhões, então todos os caminhões saem para um roteiro determinado e, no final, a gente também tem determinado qual é a cooperativa que eles vão levar através de um sistema de monitoramento de todos os caminhões via satélite.
A quantidade do material reciclável que chega às cooperativas mal dá para garantir a renda dos catadores, dizem os coordenadores das cooperativas.
“O material vem, mas meio vazio. A gente precisa mais rotatividade, mais caminhões dentro da população do Rio de Janeiro para fazer essa coleta seletiva e chegar até mesmo às cooperativas. Falta muita campanha mesmo para fazer essa separação e seleção para que chegue material de fato nas cooperativas”, explica Ana Carla Nistaldo, diretora financeira da cooperativa Coopideal.
Um dos diretores da cooperativa Copam, Luiz Carlos Fernandes, diz que a Comlurb precisa aumentar a frota.
“Acho que a Comlurb precisa aumentar a frota de caminhões porque já tivemos número muito maior de pessoas trabalhando e a gente teve que reduzir devido a quantidade de material que chega. O número de resíduos reduziu bastante”.
“A gente tem que dar nosso jeito para correr atras de material. Falta uma conscientização das pessoas sobre a reciclagem. Muitas pessoas não entendem e acabam jogando o material no rejeito. São muitas bandejas de ovo, que é pet, mas não é reciclável, bandeja de uva, esponja, muita embalagem aluminada por dentro. Nada disso é reciclável e gera uma grande quantidade de rejeito na cooperativa. Fica difícil para a gente que depende desse material”, diz Adilson Farias da Silva, representante da triagem da Copam.
“Aqui somos 22 famílias nesse espaço aqui, que depende desse material para viver. A gente depende que esse material seja separado em casa”, disse Luiz Carlos Fernandes.
A diretora da Coopideal fala sobre os catadores.
“São catadores que vieram do antigo lixão de Gramacho, que hoje estão aqui nessa luta pelejando pra que chegue material na cooperativa, pra que eles possam levar seu sustento pra dentro de casa”.
Sem campanhas públicas de estímulo à reciclagem, os interessados em participar da coleta seletiva têm que procurar informações por conta própria no site da Comlurb, onde há um espaço para saber se a rua onde mora está na rota dos 117 bairros cobertos pelo projeto.
Oficialmente, a Prefeitura do Rio estima que a coleta seletiva garanta a separação de pelo menos 10% dos recicláveis. Mas nem o prefeito acredita nesse número. Eduardo Paes falou sobre isso há menos de um mês. Pela quarta vez prefeito da cidade, Paes ainda não encontrou um caminho para popularizar a coleta seletiva.
“A sensação que a gente tem é de muito mais baixo do que isso. Portanto, acho que a gente tem que querer ousar nisso. Avançar, mas não é aquele padrão, não acho que tenha que ser o padrão. Não vamos conseguir trazer o padrão europeu pra cá. Separação em casa, colaboração da população, a gente vai ter que olhar um pouco para nossa realidade e eventualmente a gente pode disparar esse número”, fala o prefeito do Rio.
O diretor da Comlurb, Thales Malta, afirma que a solução está na educação de base.
“A gente não vê isso no dia a dia, não vê propaganda, não vê de certa forma de que isso vai funcionar e vai gerar resultado positivo para a sociedade pra no dia a dia. Se a gente tiver na base das crianças uma educação voltada para isso e de alguma forma. Atingir pais e mais velhos em ter consciência de separar resíduo reciclável, isso leva tempo, até haver mudança de cultura. Mas acho que é caminho fundamental. Trabalhei 16 anos da minha vida dentro do lixão e é um sonho que o Rio realmente de fato, com tantas cooperativas que tem município grande, tenha coleta seletiva de verdade. Que tenha caminhões e mais caminhões chegando nas cooperativas, toneladas de materiais recicláveis, dando sustentabilidade a nós catadores”.
A Comlurb disse ao RJ2 que o serviço de coleta seletiva conta com divulgação constante pra população da cidade em feiras livres, praças e pontos de grande movimentação de pessoas, todos os fins de semana. E que além disso, são realizadas campanhas nas redes sociais. Leia mais

3. Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais

Mais de 3 mil pessoas ficaram desalojadas no estado devido ao período chuvoso. Imagens aéreas feitas por drone mostram alagamentos em Ipatinga, MG.
Reprodução Instagram/via Reuters
Minas Gerais tem 58 cidades em situação de anormalidade por causa das chuvas. O número inclui municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil estadual nesta terça-feira (14).
Devido ao período chuvoso, o estado soma 343 desabrigados, 3.210 desalojados e 25 mortes.
O município mais atingido pelos temporais foi Ipatinga, na Região do Vale do Aço, onde, desde o último domingo (12), foram registradas 10 mortes. Ao todo, 47 pessoas ficaram desabrigadas, e 144, desalojadas.
Segundo a Defesa Civil Municipal, os trabalhos para recuperação da cidade estão sendo realizados em conjunto com órgãos e secretarias estaduais.
Deslizamento de terra deixa mortos em Ipatinga
Em Santana Do Paraíso, também na Região do Vale do Aço, foi registrada uma morte. O município tem 57 desabrigados e 528 desalojados.
Já em Juramento, no Norte de Minas, uma tromba d’água elevou o rio em cinco metros e inundou ruas, casas e comércios, na madrugada desta terça-feira (14).
Forte chuva causa alagamentos em Juramento
A previsão é que, a partir desta quarta-feira (5), o volume de chuva diminua em Minas Gerais. Na capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a semana seguirá com tempo instável, com possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte.
Veja as cidades em situação de anormalidade:
Acaiaca
Água Boa
Alfenas
Antônio Carlos
Areado
Argirita
Brazópolis
Bugre
Caldas
Campo Florido
Campos Gerais
Capelinha
Carlos Chagas
Carmo da Mata
Claro dos Poções
Conceição do Pará
Conselheiro Pena
Coroaci
Coronel Fabriciano
Curral de Dentro
Diogo de Vasconcelos
Dom Silvério
Ferros
Franciscópolis
Galiléia
Glaucilândia
Guaranésia
Guriricema
Itabirinha
Itambacuri
Laranjal
Leopoldina
Malacacheta
Mantena
Maripá de Minas
Mendes Pimentel
Mirabela
Nepomuceno
Novo Oriente de Minas
Ouro Verde de Minas
Pavão
Pedra Bonita
Pequeri
Raul Soares
Recreio
Resplendor
Rio Preto
Rochedo de Minas
Salinas
Santo Antonio do Aventureiro
São Geraldo do Baixio
São José da Safira
Sem-Peixe
Tapira
Tocantis
Uberaba
Virgolândia
Confira os vídeos mais assistidos do g1 Minas: Leia mais

4. VÍDEOS: MG Inter TV 2ª Edição desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025

MG Inter TV 2ª Edição desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025 MG Inter TV 2ª Edição desta terça-feira, 14 de janeiro de 2025 Leia mais

5. Menino de 6 anos morre após colidir bicicleta que pedalava com caçamba no sul da Bahia
Acidente ocorreu nesta terça-feira (14), em Itapé. Garoto foi identificado como Matheus Ramos Batista. Criança morre atropelada em Itapé no interior da Bahia
Um menino de 6 anos morreu após colidir a bicicleta que ele pedalava com uma caçamba em Itapé, no sul da Bahia. O acidente ocorreu nesta terça-feira (14), na Rua Agnaldo Severo, no centro da cidade.
Conforme apurado pela TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, o garoto foi identificado como Matheus Ramos Batista. Ele chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
Já o motorista da caçamba foi conduzido até a delegacia e fez o teste do bafômetro. Como o resultado foi negativo, o homem foi liberado. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.
LEIA TAMÉM
Acidente com ônibus deixa nove passageiros feridos em Salvador
Batida com ônibus que transportava evangélicos para congresso deixa feridos na Bahia
Caminhoneiro morre após carreta tombar na BR-116 em trecho conhecido como Curva do Cavaco
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

O Assunto #1385: O risco de um apagão de professores no Brasil, Polícia confirma que ossada encontrada no interior da Bahia é de menino desaparecido há mais de três anos
Brasil

O Assunto #1385: O risco de um apagão de professores no Brasil, Polícia confirma que ossada encontrada no interior da Bahia é de menino desaparecido há mais de três anos

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição desta terça-feira, 14 de dezembro de 2025, Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal
Brasil

VÍDEOS: Jornal do Acre 2ª edição desta terça-feira, 14 de dezembro de 2025, Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal , Famílias são resgatadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras, RO
Brasil

Lula sanciona com vetos projeto que flexibiliza pagamento das dívidas bilionárias dos estados com o governo federal , Famílias são resgatadas após rio Araras transbordar em Cerejeiras, RO

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
VÍDEOS: AB2 de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, Negociações de acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entram na fase final
Brasil

VÍDEOS: AB2 de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, Negociações de acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas entram na fase final

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior
Destaques: VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT, Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz, Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais
Brasil

Destaques: VÍDEO: carro da PM fica submerso ao tentar ajudar moradores ilhados após temporal em MT, Coleta seletiva: Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz, Chuvas deixam 25 mortos e mais de 50 cidades em situação de emergência em Minas Gerais

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 14, 2025 - Bendev Junior