Destaques: Tom Hanks e Robin Wright falam sobre novo trabalho juntos após 30 anos em entrevista exclusiva ao Fantástico, Como é a vida na ilha que pode sumir nos próximos anos com catástrofe climática, Homem é preso ao dirigir bêbado pela contramão no Centro de Belo Horizonte; VÍDEO

Bendev Junior
janeiro 12, 2025 - 5 horas atrás

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Tom Hanks e Robin Wright falam sobre novo trabalho juntos após 30 anos em entrevista exclusiva ao Fantástico
Here, “Aqui” em português, volta a reunir os astros de um grande sucesso dos anos 90. Filme ‘Aqui’ reúne Tom Hanks e Robin Wright 30 anos depois de Forrest Gump
Como seria a experiência de observar a passagem do tempo, em gerações de uma mesma família, a partir de um único ponto de vista – a sala de estar de uma casa? Você, espectador do teatro da vida.
Essa é a proposta do filme Here, (“Aqui” em português). O longa volta a reunir, depois de 30 anos, Tom Hanks e Robin Wright – astros de um grande sucesso dos anos 90. O Fantástico deste domingo (12) conversou com eles sobre esse novo trabalho. Veja a entrevista completa no vídeo acima.
A casa como personagem
No filme Here tudo o que se passa na sala foi filmado com uma câmera aberta, sempre no mesmo lugar, o que faz com que o público possa ver bem o cenário, os móveis, a decoração, objetos que também contam uma história social, acompanhando as transformações do mundo.
As quatro paredes da sala de uma casa são testemunha do tempo e da história de uma família, que tem como figuras centrais os personagens do ator Tom Hanks e da atriz Robin Wright.
O casal se conhece na adolescência e acaba construindo uma vida na casa dos pais de Richard, personagem de Tom Hanks, que é tão apegado à sensação de segurança, que passa a vida prometendo para a esposa Margaret, que eles vão se mudar, vão realizar sonhos. Só que, enquanto isso, décadas se passam.
“O Richard vê a casa como um porto seguro, um lugar que deve ser protegido a qualquer custo e quer evitar qualquer ideia de mudança, até de pintura”, diz Tom Hanks.
Mas a esposa Margaret tem uma visão diferente. “Ela não precisava dessa segurança. Tipo: mantenha esta casa, mantenha aquele emprego, não viva seu sonho. Chega uma hora que eles se separam”, destaca Robin Wright.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

2. Como é a vida na ilha que pode sumir nos próximos anos com catástrofe climática
Reportagem do Fantástico mostra como o aquecimento global ameaça a existência de 63 comunidades do arquipélago Kuna Yala, onde a geografia paradisíaca se tornou também o maior risco à sobrevivência local. Paraíso indígena do Caribe vai ficar submerso em 25 anos
O aumento do nível do mar ameaça a existência de comunidades indígenas no arquipélago Kuna Yala, no Panamá.
A série “Refugiados do clima”, do Fantástico, mostrou neste domingo (12) que o arquipélago é formado por 365 ilhas e abriga 63 comunidades indígenas.
A região é conhecida por praias de areia branca e águas cristalinas e está na linha de frente dos impactos das mudanças climáticas.
Algumas ilhas têm apenas 50 centímetros de altitude e estão extremamente vulneráveis à elevação do nível do mar.
O aquecimento global impacta o nível dos oceanos e isso acontece de diversas formas. O planeta possui grandes concentrações de gelo em sua superfície, localizadas nos polos, na Groenlândia e nos glaciares das montanhas.
Quando esse gelo derrete, o volume de água nos oceanos aumenta. Além disso, o aquecimento das águas também contribui para o aumento do nível do mar, pois a elevação da temperatura faz com que a água se expanda, ocupando mais espaço no planeta.
Comunidades resistem
Os moradores da ilha sabem que o nível do mar está subindo, mas muitos optam por permanecer na região, pois foi ali que construíram suas vidas.
Os Kuna Yala estão na região há mais de dois séculos. Historicamente deslocados do continente por doenças e pela colonização europeia, eles construíram a comunidade em harmonia com o meio ambiente.
No entanto, a geografia que torna o local um paraíso é também a maior ameaça à sua sobrevivência.
De acordo com o governo panamenho, o avanço do mar está tornando algumas ilhas inabitáveis. Mesmo assim, muitos moradores, como Roselina López, de 40 anos, resistem à ideia de abandonar suas terras.
“Já estamos acostumados. Sempre houve marés altas, mas seguimos vivendo normalmente”, diz ela ao Fantástico.
Gardi Sugdub é uma das ilhas do arquipélago e foi a primeira a passar por um programa de evacuação do governo.
A superlotação e as dificuldades de infraestrutura levaram 300 famílias a se mudarem para uma área no continente conhecida como Nova Gardi Sugdub. No entanto, esse programa de remoção levanta preocupações sobre a preservação da cultura indígena.
“Seguimos compartilhando nossa cultura, mesmo em outro lugar. Mudamos de casa, mas somos a cultura”, afirma um dos líderes da comunidade.
O governo do Panamá garantiu um investimento de US$ 13 milhões para saneamento básico, uma escola e energia elétrica, que costuma acabar à noite. Também tem uma unidade saúde que, agora, lida com casos de malária.
Para os moradores de Kuna Yala, a solução contra as mudanças climáticas tem sido buscar alternativas, como aterrar partes das ilhas com areia e pedras. Ainda assim, muitos temem que as adaptações não sejam suficientes para conter a força do oceano.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

3. Homem é preso ao dirigir bêbado pela contramão no Centro de Belo Horizonte; VÍDEO

Segundo a Guarda Municipal, ele tinha sinais de embriaguez e passou pelo bafômetro, que indicou a ingestão de bebida alcoólica. Homem é preso ao dirigir bêbado pela contramão no Centro de Belo Horizonte
Um homem, de 34 anos, foi preso ao dirigir bêbado pela contramão na Rua Curitiba, no Centro de Belo Horizonte, neste domingo (12). Segundo a Guarda Municipal, ele tinha sinais de embriaguez e passou pelo bafômetro, que indicou a ingestão de bebida alcoólica.
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes visualizaram o motorista cometendo a infração próximo ao Mercado Central e conseguiram pará-lo na Rua São Paulo.
Durante a abordagem, o condutor apresentou “hálito etílico e olhos avermelhados”, além de dizer que estava em uma casa noturna desde a noite passada. Dentro do veículo também havia duas garrafas de cerveja abertas (veja vídeo acima).
Ao realizar o teste de alcoolemia, o aparelho apontou 0,72 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões — cerca de 17 vezes acima do limite de 0,04 mg/L permitido por lei.
Motorista passou pelo teste do bafômetro, que apontou ingestão de bebida alcoólica
Redes sociais
Ele foi conduzido ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em nota, a Polícia Civil informou que o condutor seria ouvido por meio da Central Estadual de Plantão Digital e que os procedimentos estavam em andamento.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: Leia mais

4. Maior berçário de tartarugas de água doce do mundo fica no Brasil e está ameaçado
Mudança climática e atividade humana podem prejudicar reprodução de animais. Ambientalistas defendem criar unidade de conservação. Ambientalistas pedem proteção de área de berçário de Tartarugas da Amazônia
O Fantástico deste domingo (12) foi até o Vale do Guaporé, na fronteira entre Brasil e Bolívia, onde fica o maior berçário de tartarugas de água doce do mundo, que está ameaçado pelas mudanças climáticas.
É ali que acontece, todos os anos, o ciclo reprodutivo dessas espécies: da desova até o nascimento dos filhotes. Veja no vídeo acima. Por isso, para proteger os animais em um momento tão delicado, ambientalistas defendem a criação de uma unidade de conservação.
A difícil jornada até o berçário
O Vale do Guaporé, a cerca de 800 quilômetros de Porto Velho (RO), é uma área de difícil acesso. A região faz fronteira com a Bolívia. No país vizinho, dá para ver a floresta amazônica quase que intacta. Já no Brasil, a área é cercada por dezenas de fazendas.
No período de seca, as tartarugas-da-amazônia migram para as praias de areias grossas, onde realizam a desova. O último ciclo começou quase dois meses mais tarde. O atraso pode ter sido causado pelas mudanças climáticas e pelas queimadas, como aponta o coordenador do PQA no estado do Pará, Roberto Lacava:
“Além da questão da seca histórica na Amazônia, a gente também teve um ano com muito incêndio florestal, muita fumaça”, explica.
Impacto das mudanças climáticas
Dois meses depois de colocar os ovos, nascem os filhotes. Mas este ano a cheia do rio Guaporé veio mais cedo, e apenas 30% das tartarugas sobreviveram.
“Em 2023 a gente contou 1, 4 milhões de filhotes. Em 2024, a gente contou somente 377 mil filhotes no Guaporé. Normalmente, os anos de pouca eclosão estão relacionados com a rápida subida do rio, onde ocorre o alagamento dos ninhos. O que a gente observa é que nos últimos anos isso vem ocorrendo com mais frequência, e isso preocupa a gente. A gente acredita que esteja relacionado com mudanças climáticas”, afirma Lacava.
A luta pela criação de uma unidade de conservação
Segundo ambientalistas, 60% da população mundial das tartarugas-da-amazônia estão no Brasil. Eles dizem que, pra proteger a espécie, é importante criar uma unidade de conservação no lado brasileiro.
“É importante a gente lembrar também a problemática que existe aqui, porque de lá, na Bolívia, ali existem leis que garantem essa preservação. Do lado do Brasil, a gente não tem áreas de proteção”, explica Camila Ferrara.
O ICMBio disse, em nota, que não existe uma proposta de criação de uma unidade de conservação exclusivamente para a proteção das tartarugas na Amazônia.
“A nossa intenção seria criar uma unidade de conservação, seria a menor do Brasil. Essa área não é para prejudicar ninguém no rio, é simplesmente para a proteção desses animais, principalmente nesse período reprodutivo, que vai desde a migração delas até o nascimento dos filhotes, que é o período mais sensível, onde elas estão mais vulneráveis. Então a gente tem que continuar protegendo e lutando pela conservação”, defende Ferrara.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

5.
‘Caça-tempestades’: conheça o lugar mais atingido por raios em todo o Brasil


O repórter Ernesto Paglia foi até a Amazônia em uma expedição científica para fazer registros históricos de raios; confira o último episódio do quadro. ‘Caça-tempestades’: Ernesto Paglia vai à Amazônia fazer registros históricos de raios
No segundo e último episódio do quadro “Caça-tempestades”, o Fantástico te leva para conhecer o lugar mais atingido por raios em todo o Brasil.
O repórter Ernesto Paglia viaja até a cidade de Novo Airão, no Amazonas, e depois mergulha mais fundo ainda na floresta, até encontrar um povo indígena antigo e isolado que vive na região.
Série do Fantástico mostra caça a raios no Brasil
Reprodução/TV Globo
Reveja o começo da expedição científica, que foi até a Amazônia para fazer registros históricos de raios na região
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

  1. Brasil

As opiniões e ideias expressas neste artigo são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem necessariamente a posição do Mato Grosso Total.

Notícias relacionados

Destaques: Rodízio de veículos volta a vigorar na cidade de SP nesta segunda-feira , Rodízio de veículos é retomado na cidade de SP nesta segunda, MPU abre inscrições para concurso com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil; veja como participar
Brasil

Destaques: Rodízio de veículos volta a vigorar na cidade de SP nesta segunda-feira , Rodízio de veículos é retomado na cidade de SP nesta segunda, MPU abre inscrições para concurso com 152 vagas e salários de até R$ 13,9 mil; veja como participar

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 12, 2025 - Bendev Junior
Destaques: Filme de Marcos Mion sobre MMA e autismo tem coreógrafo de ‘Matrix’ e Antônio Fagundes no elenco , Número de mortos nos incêndios em Los Angeles sobe para 24, Pamela Anderson no Globo de Ouro: por que uma mulher sem maquiagem chama tanta atenção?
Brasil

Destaques: Filme de Marcos Mion sobre MMA e autismo tem coreógrafo de ‘Matrix’ e Antônio Fagundes no elenco , Número de mortos nos incêndios em Los Angeles sobe para 24, Pamela Anderson no Globo de Ouro: por que uma mulher sem maquiagem chama tanta atenção?

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 12, 2025 - Bendev Junior
Destaques: Corpo é encontrado no Rio Paraíba, em São José dos Campos, SP, Amazônia Agro deste domingo, 12 de janeiro de 2025, Concursos no MA em 2025: Confira órgãos, vagas e editais previstos para o ano
Brasil

Destaques: Corpo é encontrado no Rio Paraíba, em São José dos Campos, SP, Amazônia Agro deste domingo, 12 de janeiro de 2025, Concursos no MA em 2025: Confira órgãos, vagas e editais previstos para o ano

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir....

janeiro 12, 2025 - Bendev Junior