Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.
1. Sobrado desaba, atinge casas e homem fica ferido em Guarapari
No local moravam duas famílias, no primeiro e segundo andar. Moradores ouviram estalos e viram rachaduras minutos antes. Defesa Civil do município informou que construção era irregular. Homem fica ferido após sobrado em Guarapari
Um homem ficou ferido após um sobrado, com duas casas, desabar em Guarapari, Região Metropolitana de Vitória, na tarde deste domingo (12). A vítima voltou para tirar a máquina de lavar quando a residência desmoronou. Duas casas vizinhas foram atingidas e, interditadas. A Defesa Civil Municipal disse que o sobrado era irregular.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
No sobrado, no bairro São João, moravam duas famílias. No segundo andar moravam a ambulante Keila dos Santos com os filhos e no primeiro, o pai da comerciante com as irmãs.
A moradora contou que a família ouviu estalos antes da residência desabar.
“Quando eu cheguei para tomar banho meu pai perguntou se eu tinha ouvido um barulho. Eu falei que sim e ele disse que estava trincando lá embaixo. Quando eu olhei para o chão tinha uma rachadura. Aí, eu já saí para fora e fiquei do lado de fora”, relatou Keila.
Sobrado com duas casas desaba em Guarapari, Espírito Santo, e deixa uma pessoa ferida
Reprodução/TV Gazeta
Depois de ouvir o estalo, o ex-companheiro da ambulante voltou para a casa para salvar uma máquina de lavar roupas. Foi nesse momento que a residência cedeu e ele ficou preso nos escombros.
Vizinhos resgataram a vítima. O homem teve alguns arranhões nas pernas, braços e barriga. Ele foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
A ambulante explicou que a casa passava por uma obra de ampliação há anos.
“Eu venho arrecadando todas as minhas rendas e investimentos para essa construção. Inclusive, eu estou terminando de pagar o material de construção do contrapiso. Eu trabalho de manhã na praia e de noite eu trabalho de garçonete. Do mesmo jeito que eu trabalhei até agora, Deus também já mostrou para mim que pode me dar outras oportunidades. Eu tenho que pensar assim, tenho que pensar positivo”, disse.
Outras duas casas que ficam ao lado da residência que desabou em Guarapari, Espírito Santo, precisaram ser interditadas pela Defesa Civil municipal
Reprodução/TV Gazeta
Outras duas casas que ficam ao lado também foram atingidas e interditadas pela Defesa Civil municipal após o muro e parte da cozinha e dos quartos cederem.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo mostra momento em que costureira morre atropelada em faixa de pedestres por motorista sem CNH no ES
Jovem de 19 anos morre afogado em praia de Vitória
A operadora de frios Teresa Bianke relatou que correu assim que ouviu um barulho.
“Na hora que eu olhei para o lado e a casa já vinha todinha praticamente em cima de mim. Aí eu corri para o quintal, mas para os fundos. Aí a poeira tapou a gente e aquilo desabou. Eu já preocupei com as crianças”, apontou a moradora.
Sobrado com duas casas desabou em Guarapari, no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Construção do sobrado era irregular
A Defesa Civil de Guarapari informou que interditou o local para garantir a segurança da população e que ainda não é possível identificar o que causou o acidente. O órgão informou que a construção era irregular. Os ocupantes do imóvel foram para casa de familiares.
Ainda nesta manhã a membros da Secretaria de Obras e outras Secretarias relacionadas, acompanhados pela equipe da Defesa Civil, vão fazer uma nova avaliação da estrutura para determinar as providências necessárias e evitar novos riscos.
O Corpo de Bombeiros Militar disse foi acionado e que a vítima, um homem adulto, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para a UPA do município.
O g1 procurou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e as Polícias Civil e Militar para mais detalhes sobre a ocorrência e não teve nenhum retorno até a última atualização da reportagem.
Três casas foram interditadas pela Defesa Civil de Guarapari, Espírito Santo, após sobrado com duas residências desabar
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo Leia mais
2. Mais de 200 famílias ficam desalojadas após temporal em Espinosa
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados alagamentos em residências com a água atingindo níveis entre 40 e 60 centímetros em alguns locais. Ruas de Espinosa ficaram alagadas
COMPDEC
A forte chuva que atingiu Espinosa nesse domingo (12) provocou alagamentos e deixou 260 famílias desalojadas. Ao todo, cerca de 1.040 pessoas precisaram sair de casa. Não há registros de vítimas.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Paulo Henrique, a cidade foi atingida por uma grande precipitação de chuva.
“Fomos acionados para atendimento de uma ocorrência de um possível rompimento de barragem, mas chegando no local percebemos que se tratava de uma precipitação que ocorreu nas cabeceiras do Rio Grande e Pajeú. Essa precipitação ocorreu entre 110 a 130 milímetros”, explicou.
De acordo com os militares, o grande volume de chuva fez com que o nível das águas se elevasse, ultrapassando a ponte localizada na entrada da cidade. As águas percorreram aproximadamente 23 km até chegarem ao Centro de Espinosa. Os bairros mais atingidos foram o Centro, Araponga, Santa Tereza e JK.
Água invadiu algumas casas da cidade
COMPDEC
Ainda segundo a corporação, foram registrados alagamentos em algumas residências, com a água atingindo níveis entre 40 e 60 centímetros em alguns locais.
Moradores foram retirados das casas devido ao risco de novos alagamentos, por causa da previsão de mais chuvas. Os desalojados contam com um alojamento cedido pela Prefeitura de Espinosa.
Casas ficam alagadas após forte chuva em Espinosa
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas. Leia mais
3. Terremotos atingem o Tibete
Tremores ocorrem uma semana após um terremoto de magnitude 7,1, segundo o Serviço Geológico dos EUA, e deixou mais de 100 mortos e mais de 200 feridos. A região tem mais de 2 milhões de habitantes e fica próxima ao Monte Everest. Terremoto entre o Tibet e o Nepal deixa mortos e destruição; vídeos mostram tremores
Um forte terremoto matou pelo menos 126 pessoas no Tibete na manhã de terça-feira (7), pelo horário local — noite de segunda-feira (6) no Brasil —, de acordo com a agência de notícias AFP.
Os tremores causados pelo terremoto e outros secundários foram sentidos na região oeste da China, onde fica o Tibete, e no Nepal, do outro lado da fronteira.
A agência oficial Xinhua informou que, além das vítimas fatais, outras 188 pessoas ficaram feridas, citando a sede regional de socorro em desastres.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Câmera de segurança registrou o momento em que começou o tremor
SOCIAL MEDIA via REUTERS
Cerca de 1,5 mil bombeiros e trabalhadores de resgate foram enviados para procurar pessoas nos escombros, informou o Ministério da Gestão de Emergências. Os números de mortos e feridos estão sendo atualizados conforme avança o trabalho de resgate.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto teve magnitude 7,1 e foi relativamente raso, com uma profundidade de cerca de 10 quilômetros. A China registrou a magnitude como sendo 6,8.
O epicentro do terremoto foi cerca de 75 quilômetros ao norte do Monte Everest, que fica na fronteira entre os dois países. A área é sismicamente ativa, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se chocam, causando elevações nas montanhas do Himalaia fortes o suficiente para alterar a altura dos picos mais altos do mundo.
Saiba mais sobre terremoto no Tibete
Informações sobre terremoto no Tibete
Arte g1
Mil casas danificadas e 50 tremores secundários
A emissora estatal CCTV afirmou que cerca de mil residências foram danificadas. Cerca de 50 tremores secundários foram registrados nas três horas após o terremoto, conforme a agência.
A altitude média na área ao redor do epicentro é de cerca de 4.200 metros (13.800 pés), disse o Centro de Redes de Terremotos da China em uma postagem nas redes sociais.
Terremoto de magnitude 7,1 deixa ao menos 95 mortos no Tibete
A emissora estatal CCTV informou que há algumas comunidades a menos de 5 quilômetros do epicentro, que fica a 380 quilômetros de Lhasa, a capital do Tibete, e cerca de 23 quilômetros da segunda maior cidade da região, Shigatse.
A cerca de 230 quilômetros de distância, na capital do Nepal, a cidade de Kathmandu, o terremoto acordou os moradores e os fez correr para as ruas.
O USGS informou que, ao longo do último século, ocorreram 10 terremotos com magnitude de pelo menos 6 na área onde o terremoto desta terça-feira aconteceu.
Katmandu é a maior cidade do Nepal, sendo que a região concentra mais de 2 milhões de habitantes. Moradores ouvidos por agências de notícias afirmaram que sentiram um forte tremor. Até a publicação desta reportagem não havia informações sobre estragos ou feridos.
Região de terremotos
Terremotos são comuns na região, já que a área possui um encontro de placas tectônicas. O local possui uma grande cadeia de montanhas, incluindo o Monte Everest, que é o mais alto do planeta.
Em 2015, um tremor de magnitude 7,8 chegou a provocar o deslocamento do Monte Everest três centímetros para o sudoeste, segundo pesquisadores.
Naquele ano, dois fortes terremotos deixaram mais de 8,7 mil mortos no Nepal, incluindo 18 alpinistas que escalavam o Everest. Foi o pior desastre desde a década de 1930, sendo que Katmandu foi uma das áreas mais atingidas.
Pontos vermelhos indicam área de terremoto que balançou Katmandu, em 7 de janeiro de 2025
USGS
Trabalhadores de resgate procuram sobreviventes após um terremoto no Tibete, nesta terça-feira (7)
Xinhua via AP
Pessoas nepalesas que correram para fora de suas casas após o terremoto ficam no meio de materiais de construção em Kathmandu, no Nepal
Sunil Sharma/AP
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Leia mais
4. Desentendimento entre irmãos termina em morte no bairro São Francisco, em Oriximiná
O caso aconteceu na noite de domingo (12). A Polícia Civil investiga o caso. Corpo de Bombeiros Civil realizou a remoção do corpo
Rede Sociais/Reprodução
Uma tragédia familiar foi registrada na noite de domingo (12), no bairro São Francisco, em Oriximiná, no oeste do Pará. Segundo informações repassadas pelo comandante do 41º BPM, Major Loris Figueira, o caso aconteceu após um desentendimento entre dois irmãos que estavam consumindo bebidas alcoólicas dentro de casa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a PM, durante a discussão, houve uma luta corporal entre os irmãos. Em determinado momento, um deles atingiu a cabeça do outro, que caiu ao chão. Mesmo após a queda, o agressor continuou desferindo golpes contra o irmão, o que resultou na morte da vítima ainda no local.
A Polícia Militar constatou o óbito assim que chegou ao local do crime e acionou a Polícia Civil para realizar a perícia. O Corpo de Bombeiros Civil também foi mobilizado para a remoção do corpo, que foi encaminhado ao necrotério da cidade.
O irmão acusado do homicídio foi preso em flagrante e conduzido para Unidade Integrada de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região Leia mais
5. Corpo de Bombeiros retoma buscas por desaparecidos após embarcação virar na Lagoa São Paulo, em Presidente Epitácio
Dois homens nadaram por seis horas até a margem e outro foi encontrado sem vida. Embarcação vira na Lagoa São Paulo, em Presidente Epitácio (SP)
Redes sociais
O Corpo de Bombeiros retomou as buscas na manhã desta segunda-feira (13) por duas pessoas que estão desaparecidas após uma embarcação virar na Lagoa São Paulo, às margens do Rio Paraná, em Presidente Epitácio (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
O segundo dia de buscas começou por volta das 5h30 e conta com uma embarcação do Corpo de Bombeiros, uma da Marinha do Brasil e quatro de populares.
Além disso, dois drones do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e da Penitenciária de Caiuá (SP) sobrevoam a área e o Helicóptero Águia da Polícia Militar deve prestar apoio a partir das 11h.
A Polícia Militar Ambiental também auxilia nas buscas.
Até o momento, ninguém foi encontrado.
VEJA TAMBÉM:
Embarcação vira na Lagoa São Paulo, às margens do Rio Paraná, em Presidente Epitácio; duas vítimas estão desaparecidas
Chuva e ventania
Segundo o Corpo de Bombeiros, a embarcação virou por volta das 16h do último sábado (11), por conta da chuva e da ventania no local.
Das cinco pessoas a bordo, dois homens conseguiram se salvar e nadaram por cerca de 6h até chegarem à margem, por volta das 22h.
A embarcação já foi encontrada.
De acordo com a Polícia Militar, o corpo de um homem, de idade ainda desconhecida, foi localizado sem vida no domingo (12) com o auxílio do Helicóptero Águia.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região. Leia mais
Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.