Ícone do site MT Total

Destaques: Polícia pede prisão de segundo suspeito de cometer ataque contra assentamento do MST, Vídeos do g1 e TV Bahia – domingo, 12 de janeiro de 2025, Servidores públicos aposentados e pensionistas devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário em Bauru

Este artigo apresenta um resumo das principais notícias do dia, destacando os acontecimentos mais relevantes. Confira os detalhes a seguir.

1. Polícia pede prisão de segundo suspeito de cometer ataque contra assentamento do MST

Pedido de prisão temporária foi realizado neste sábado (11). Agora, o Tribunal de Justiça de SP deve avaliar a solicitação e decidir se vai conceder o mandado de prisão. VÍDEO mostra momento em que suspeito de chefiar ataque a assentamento do MST é preso
A Polícia Civil pediu à Justiça, neste sábado (11), um mandado de prisão temporária contra um segundo suspeito de ter cometido o ataque ao assentamento Olga Benário do MST, em Tremembé (SP). O ataque criminoso deixou dois mortos e seis feridos.
Neste sábado (11), um homem de 41 anos, suspeito de ter chefiado o ataque, foi preso pela Polícia Civil – veja vídeo acima. No boletim de ocorrência, o suspeito foi identificado como Antônio Martins dos Santos Filho, conhecido na região pelo apelido “Nero do piseiro”. Ele confessou para a polícia que esteve no assentamento, mas negou que tenha atirado contra os moradores – leia mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o boletim de ocorrência, o segundo suspeito de ter envolvimento no ataque ao assentamento é Ítalo Rodrigues da Silva. O homem foi reconhecido por uma das vítimas que estão internadas e também foi identificado pelo suspeito que já está preso, que apontou a participação de Ítalo no ataque.
No boletim de ocorrência, a polícia alega que a prisão temporária de Ítalo é necessária, pois “há elementos informativos no sentido de que Ítalo era um dos autores do grave crime investigado”.
Ainda segundo o documento, “a gravidade do crime, somada a periculosidade do agente (Ítalo), exige que a prisão seja decretada” e “a violência do crime, cometido por disparos de arma, inviabilizando a defesa das vítimas, demonstra a periculosidade atual e a necessidade de medidas constritivas”, argumentou o delegado no pedido.
Agora, o Tribunal de Justiça de São Paulo deve avaliar o pedido de prisão temporária solicitado pela polícia, para decidir se concede o mandado de prisão temporária, que é válido por 30 dias, contra Ítalo.
Consta no b.o. que a polícia chegou a fazer buscas por Ítalo no sábado, mas que o homem não foi localizado.
PF investiga assassinato de 2 pessoas em assentamento do MST no interior de SP
O único suspeito preso, até o momento, é Antônio Martins dos Santos Filho, o “Nero do piseiro”. O homem foi preso no sábado, em uma casa no bairro Santa Teresa, em Taubaté, cidade vizinha de Tremembé.
Em depoimento para a polícia, Antônio contou que estava no assentamento na noite de sexta-feira, quando houve o ataque, mas ele alegou que não atirou contra os moradores.
“Afirmou que realmente foi até o local com uma pessoa de nome ‘Italo’ e outras pessoas que não sabe quem são. Disse que a motivação seria uma briga por um terreno existente no interior do assentamento. Disse que foi até o local tirar satisfação; negou que tenha sido o autor dos tiros”, diz trecho do boletim da polícia.
Com Antônio, uma moto vermelha, que teria sido utilizada no ataque, foi apreendida. A polícia alega que o próprio preso confessou que a moto foi usada no dia e que a moto estava suja de barro.
O g1 acionou o Tribunal de Justiça de SP sobre o caso e aguarda retorno.
A reportagem não conseguiu localizar as defesas de ítalo e de Antônio. A matéria será atualizada caso os advogados se manifestem.
Em coletiva de imprensa, polícia anuncia que prendeu homem acusado de ter chefiado ataque a assentamento do MST no interior de SP
Peterson Grecco/TV Vanguarda
Prisão do 1º suspeito
A Polícia Civil informou que prendeu, neste sábado (11), um homem acusado de ter participado do ataque a um assentamento do MST em Tremembé, no interior de São Paulo. Duas pessoas foram mortas e seis ficaram feridas.
Em entrevista coletiva, Marcos Ricardo Parra, o delegado seccional de Taubaté, informou que o homem preso tem 41 anos e é apontado como a pessoa que chefiou o ataque. No boletim de ocorrência, o suspeito foi identificado como Antônio Martins dos Santos Filho, conhecido na região pelo apelido “Nero do piseiro”.
Segundo o delegado, os policiais conseguiram chegar até o homem, pois, no momento da invasão, os criminosos não cobriram o rosto. Com isso, o suspeito, que já era conhecido na comunidade, foi identificado por vítimas que estão hospitalizadas e também por testemunhas que presenciaram o crime.
Ainda segundo Parra, o homem foi detido e na delegacia confessou para os policiais que ele participou do ataque no assentamento. Agora, comparsas são procurados por participação no crime. Não há uma estimativa de quantas pessoas cometeram o ataque.
“Ele confessou o crime. Não só confessou, como ele está indicando onde podem ser encontradas as demais pessoas (que participaram do ataque). Além de confessar o crime, ele foi reconhecido por algumas das vítimas e testemunhas. A gente trabalha na condição de certeza da participação dele”, afirmou o delegado seccional Marcos Ricardo Parra.
Valdir do Nascimento de Jesus, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, foram atingidos pelos disparos e não resistiram aos ferimentos.
Divulgação/MST
O delegado alega que o motivo do ataque ainda é investigado, mas que tem relação com uma disputa por um lote do assentamento.
“Com o assentamento fechado que é, eles têm ali um entendimento de existir concordância para a admissão de pessoas novas no local. Até onde a gente apurou, essa concordância não teria acontecido nessa comercialização do terreno”, contou o delegado.
“O homem e seu grupo estariam lá para, num primeiro momento, intimidar, mas, como não intimidou e aconteceu, na verdade, uma repulsa da presença deles lá, a gente tem o nascimento de um confronto envolvendo arma branca e arma de fogo e levou a gente para esse resultado trágico de várias mortes e várias pessoas lesionadas”, completou.
Por fim, o delegado explicou que ainda não foi descoberto se o homem que foi preso queria adquirir o terreno ou se estava fazendo a negociação para um terceiro, mas que o problema teve início por causa da disputa por um lote.
“A motivação foi o problema interno de pessoas do próprio assentamento, entre elas, ou seja, sem nenhuma conotação com invasão ou proteção de terra. Foi uma cobrança de posição em relação à permissão de negociar o terreno ou não. A gente não conseguiu, até agora, entender se ele era o adquirente ou se ele era o intermediário. Seja como for, ele estava lá para modificar o pensamento dos demais”, disse Parra.
Foram apreendidas armas brancas (como foices e facas) e armas de fogo, além de um carro. Tudo passará por perícia, na tentativa de identificar digitais dos criminosos.
A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na área do assentamento.
Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa dois mortos e seis feridos
Arte/g1
Investigação da Polícia Federal
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) determinou, na tarde deste sábado (11), que a Polícia Federal (PF) instaure um inquérito para investigar o ataque que ocorreu em um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Tremembé, no interior de São Paulo.
Dois homens foram mortos a tiros e seis pessoas ficaram feridas após serem baleadas, na noite desta sexta-feira (10), na comunidade – leia mais abaixo.
No ofício enviado para a Polícia Federal, o ministro em exercício, Manoel Carlos de Almeida Neto, citou que houve violação aos direitos humanos das famílias que fazem parte do assentamento.
Ainda segundo o Ministério, uma equipe da Polícia Federal – com agentes, perito e papiloscopista – foi até o assentamento neste sábado (11) para dar início às investigações sobre o crime.
Ataque a assentamento do MST em Tremembé (SP) deixa mortos e feridos
O ataque
Dois homens foram mortos a tiros e seis pessoas ficaram feridas após serem baleadas, na noite desta sexta-feira (10), durante um ataque a um assentamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), na zona rural de Tremembé, no interior de São Paulo.
O caso foi registrado na delegacia de plantão em Taubaté e é investigado pela Polícia Civil de Tremembé como homicídio e tentativa de homicídio.
De acordo com o boletim de ocorrência, o crime aconteceu por volta das 23h, no assentamento Olga Benário, que fica na Estrada Kanegae.
Ainda segundo o documento, testemunhas e sobreviventes relataram para a polícia que cinco carros e três motos invadiram o local durante a noite e que as pessoas dos veículos efetuaram diversos tiros contra os moradores do local.
Consta no boletim de ocorrência que Valdir do Nascimento de Jesus, de 52 anos, e Gleison Barbosa de Carvalho, de 28 anos, foram atingidos pelos disparos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.
Outras seis pessoas que moram na comunidade foram baleadas e ficaram feridas. Os sobreviventes são três homens e três mulheres.
Os baleados foram socorridos e levados para o Hospital Regional de Taubaté e para o pronto-socorro de Tremembé. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos.
O assentamento é regularizado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) há cerca de 20 anos para o Movimento dos Sem Terra. Segundo a assessoria do MST, cerca de 45 famílias vivem no local.
Ministério Agrário emite nota de repúdio
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar emitiu uma nota de repúdio, informando que “repudia o crime e manifesta solidariedade e apoio aos assentados da reforma agrária, especialmente às famílias de Valdir do Nascimento e do jovem Gleison Barbosa Carvalho, brutalmente assassinados neste caso”.
Ainda segundo a pasta, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, “entrou em contato com autoridades estaduais e nacionais da área da segurança pública para pedir providências e punição do crime que classificou como bárbaro”.
Ministério dos Direitos Humanos diz que vai reforçar proteção
O Ministério de Direitos Humanos e Cidadania informou que “está buscando mais informações sobre os fatos ocorridos e oferecerá assistência para as lideranças do assentamento e sua coletividade”.
Ainda segundo o Ministério, “o grave ataque contra o assentamento do MST e o assassinato de lideranças soma-se aos alertas anteriores para a urgência de fortalecimento das políticas de proteção aos defensores de direitos humanos que integrem as esferas federal e estadual, os sistemas de Justiça e de Segurança Pública e as redes de proteção”.
Em 2025, o Ministério informou que “vai reforçar suas ações para o fortalecimento das práticas coletivas de proteção das comunidades, associações, grupos, organizações, coletivos e movimentos da sociedade civil que fazem a proteção popular desses agentes”.
O assentamento do MST que foi alvo do ataque fica na zona rural de Tremembé.
Reprodução/TV Vanguarda
Momento em que ‘Nero do Piseiro’, suspeito de chefiar ataque contra assentamento do MST, é preso.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina Leia mais

2. Vídeos do g1 e TV Bahia – domingo, 12 de janeiro de 2025

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia deste domingo. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia deste domingo. Leia mais

3. Servidores públicos aposentados e pensionistas devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário em Bauru

Convocados, que fazem aniversário em janeiro, precisam comparecer na Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos. Documentos obrigatórios são RG, CPF, Certidão de Casamento e comprovante de residência atualizado. Câmara recebe projeto com aumento da alíquota previdenciária dos servidores de Bauru, Funprev
Thayna Polin/Prefeitura de Bauru/ arquivo
Servidores públicos aposentados e pensionistas de Bauru (SP), que fazem aniversário em janeiro, devem comparecer à Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos (Funprev) para realizar o Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida) e o Censo Cadastral e Previdenciário.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os convocados precisam levar documentos obrigatórios como o RG, CPF, certidão de casamento com eventuais alterações e comprovante de residência atualizado.
Em novembro, 10 pessoas tiveram seus ganhos bloqueados por não realizarem o processo. Em dezembro, mais de 80 pessoas também não fizeram o procedimento e correm o risco de terem seus benefícios suspensos.
Os segurados que estiverem fora do município ou que tiverem dúvidas sobre o processo, podem entrar em contato com o serviço social da fundação pelos telefones (14) 3009-5502 ou (14) 3009-5506.
A Funprev Bauru fica na rua Rio Branco, 19-31 – Vila América e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da região Leia mais

4. Número de mortes em acidentes de trânsito em Sorocaba sobe 45% em 2024; motociclistas são a maioria das vítimas

Foram 121 mortes e quase 3 mil internações entre janeiro a novembro de 2024. A maioria das vítimas fatais eram homens, jovens e motociclistas, conforme dados do Infosiga. Mais de 120 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Sorocaba no ano passado
Mais de 100 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Sorocaba (SP) entre janeiro a novembro de 2024. O número é 45% maior do que o registrado em 2023, de acordo com os dados do Infosiga, ferramenta de estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Já o total de internações passou de 3 mil.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Mais pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Sorocaba (SP) em 2024
Fábio Modesto/TV TEM
Segundo os dados, dos 121 óbitos registrados em Sorocaba, 64 são de motociclistas. Em segundo lugar estão os pedestres, com 30 vítimas.
Conforme o painel, de janeiro a novembro de 2024 foram registrados 3.284 acidentes na cidade. Deste total, 100 foram apenas na Avenida Itavuvu, importante corredor que passa pela zona norte de Sorocaba. Outras vias que registraram grande número de acidentes foram as avenidas Ipanema e Dom Aguirre, com 72 e 63 acidentes, respectivamente.
Mortes por acidentes de trânsito aumentam de um ano para o outro em Sorocaba (SP)
TV TEM
Reflexo no atendimento hospitalar
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o aumento no número de acidentes de trânsito reflete nos atendimentos ambulatoriais.
Nas cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, foram registrados 5.885 atendimentos à vítimas do trânsito entre janeiro a outubro do ano passado, enquanto no mesmo período de 2023 foram 2.756 atendimentos, o que representa um aumento de 113%.
A fisioterapeuta Solange Laud comenta que notou um aumento de pelo menos 40% no número de pacientes procurando reabilitação após acidentes de trânsito.
“Seja acidente de primeiro contato ou de segundo contato, que são aqueles pacientes que vêm encaminhados de hospitais”, destaca a profissional.
José Ignácio é uma vítimas que procurou a fisioterapeuta depois de se acidentar. O jovem pilotava uma moto quando dormiu na direção do veículo e bateu contra um carro.
“Há um ano e meio eu sofri um acidente de moto que me deixou tetraplégico. A reabilitação começou há um ano com a Solange e me deu uma boa base para começar. Hoje em dia, eu faço a fisioterapia no Centro de Reabilitação Lucy Montoro”, comenta.
“Com a fisioterapia, feita já logo em seguida, assim que ele foi liberado do hospital, nós temos uma recuperação muito boa no quadro do José”, analisa Solange.
José Ignácio buscou fisioterapia depois de sofrer acidente e ficar tetraplégico
Arquivo Pessoal
Monitoramento de vias
O monitoramento de ruas e avenidas de Sorocaba, feito pelo Centro de Controle Operacional Integrada (CCOI), visa contribuir para a fluidez do trânsito e auxiliar na prestação de socorro às vítimas. Além do monitoramento, a prefeitura informa que realiza ações educativas e de conscientização de trânsito em diversas regiões da cidade.
Centro de Controle Operação Integrado de Sorocaba (SP)
Fábio Modesto/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Leia mais

5. Corrida de Reis: veja em fotos como foi a 40ª edição do evento

O g1 reuniu fotos da edição especial de 40 anos do evento. Mar de gente na Ponte Sérgio Mota
Jardes Johnson/g1
A edição especial de 40 anos da Corrida de Reis, realizada neste domingo (12), reuniu cerca de 20 mil corredores. Além dos mato-grossenses, o trajeto de 10 km foi percorrido por corredores de 22 estados brasileiros e até de outros países, como Uganda, Quênia, Etiópia e Tanzânia.
Entre profissionais, amadores e fantasiados, o evento foi marcado pela alegria contagiante dos participantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O g1 reuniu fotos para quem não conseguiu acompanhar ou quer rever como foi a corrida. Confira abaixo:
Veja fotos da 40ª Corrida de Reis
Confira os vencedores
Vencedores da 40ª Corrida de Reis Leia mais

Essas foram as principais notícias de hoje. Continue nos acompanhando para mais informações atualizadas.

Sair da versão mobile